Opinião: Com operação militar em Afrin, Ancara comete um erro imperdoável

Ao lançar uma ofensiva contra as forças curdas na região síria de Afrin, o exército da Turquia corre o risco de sofrer grandes perdas, declarou em uma entrevista ao jornal Vzglyad o diretor do Centro de Pesquisas do Oriente Médio-Cáucaso, Stanislav Tarasov.

“Os americanos prepararam bem os curdos, assim que estão armados até os dentes, e serão capazes de repelir o ataque”, explicou.

Além disso, salientou que Damasco tem o direito legítimo de “deslocar as atividades militares para o território do país agressor”, ou seja, para a Turquia. Segundo indicou Tarasov, “parece que os americanos tentam levar Erdogan a um ponto de não-retorno para envolvê-lo uma guerra”.

De acordo com o especialista russo, “esta não será uma ofensiva de um só dia”. Além disso, ele afirmou que agora é possível um golpe militar na Turquia.

“Indo contra os EUA, OTAN e Europa, Erdogan não chegou a um acordo nem com o Irã, nem com a Rússia. Assim, as manobras táticas ambiciosas dele podem falhar após o primeiro confronto com as unidades curdas, que tem alta capacidade de combate”, destacou Tarasov.

De acordo com ele, os resultados pouco significativos da operação Escudo do Eufrates não permitiram ao exército turco mostrar a sua eficiência militar, não obstante, atualmente, o país “não só tem conflitos em suas fronteiras, como também corre o risco de perder sua integridade territorial”, algo que seria “uma segunda catástrofe geopolítica após a dissolução da URSS”.

O analista também qualificou a operação Ramo de Oliveira como um “erro político” de Erdogan.

Tarasov lembrou que Turquia sempre foi um dos países mais abertos e integrado no Ocidente.

“Não está claro por que os americanos estão montando uma armadilha para seu aliado da OTAN”, questionou. Ao mesmo tempo, ele explicou que a situação na Turquia é o passo seguinte do cenário da “primavera árabe” provocada pelos norte-americanos, tal como o fizeram no Iraque e Líbia.

“Além disso, os norte-americanos terão a possibilidade de intervir no Irã pegando carona dos curdos”, detalhou.

Em 20 de janeiro, os militares turcos lançaram a operação Ramo de Oliveira contra os combatentes curdos em Afrin. Depois de uma ofensiva aérea, da qual participaram 72 aviões, Ancara anunciou o início de uma operação terrestre na área.

 

Fonte: Sputnik

Edição: Plano Brasil

 

 

3 Comentários

  1. Com apoio aos Curdos, os EUA visam manter o Oriente Médio sempre em tensão , não os interessando a Paz de forma nenhuma , com isso , colocam sempre possível uma intervenção sua .A esperança de Paz a Região , somente com a decadência total do Tiozinho , que caminha a Passos Largos !

    • “EUA visam manter o Oriente Médio sempre em tensão”
      É como diz o ditado, pimenta no olho dos outros é refresco, simples assim. Como não há possibilidade alguma de milhares de refugiados atravessarem o Atlântico e ir para os EUA eles não estão nem ai para qualquer desgraça alheia.
      * diga-se de passagem imbecis de plantão pregam uma invasão a Venezuela capitaneada pelos EUA, e a gente que fique com as levas de refugiados geradas por um conflito dessa dimensão.

      Sds

  2. Muttley , tens toda a Razão , depois o Tiozinho entrar na Venezuela , fará uma União Nacional dos Verdadeiros Venezuelanos , pois a grande parte que combate Maduro , veio das Castas Privilegiadas como as nossas aqui no Brasil , que espoliam a Nação para investirem e viverem com a Cabeça em MIAMI . O Tiozinho sabe , que Chaves espertamente ,( ao Contrário do Brasil que desarmou o povo) armou e criou Milícias Populares , inclusive com mísseis AA de ombro , caso as Forças do Tiozinho tentarem , enfrentarão os venezuelanos armados atrás de Árvores , Muros , Florestas , etc , e caso tente lançar Paraquedistas , quando seus aviões chegarem a Altura de Salto serão abatidos com suas de Tropas , eu não Creio que o Decadente Tiozinho se Atreva !

1 Trackback / Pingback

  1. Opinião: Com operação militar em Afrin, Ancara comete um erro imperdoável | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.