Defesa & Geopolítica

Irã apresenta seu novo fuzil automático Zolfaqar calibre 7,62×51 mm

Posted by

O Irã apresentou no dia 23 de Junho de 2017, o protótipo do seu novo fuzil de assalto calibre 7,62x51mm denominado “Zolfaqar “. O novo fuzil é tido como o substituto do Heckler & Koch G3 atualmente utilizados pelas Forças Armadas do país. O Zolfaqar segundo informações foi projetado utilizando as melhores soluções técnicas atualmente disponíveis como por exemplo o uso material de polímero na maioria das peças da arma visando a redução do peso ( 3,5 kg vazio).

Nesta foto podemos ver 2 carregadores acoplados por pinos, o que facilita a troca de carregado em situação de combate.

A coronha é rebatível, ideal para uso em aeronaves por paraquedistas ou dentro de viaturas blindadas de transporte de tropas.

Uma característica que chama a atenção, também, é a existência de um longo trilho para acessórios montado em toda parte superior da arma  e de baixo do guarda mão , que serve para a montagem de diversos tipos de miras e acessórios. Falando em mira as  mecânicas  aparentemente são feitas em aço e possuem a peculiaridade de serem montados no trilho podendo ser retiradas ou colocadas na parte lateral da arma para facilitar a adaptação de miras ópticas pelo operador.

As miras básicas do Zolfaqar são “rebativeis” para o lado, o que permite não atrapalhar o uso de miras ópticas.

 Um detalhe importante de se observar é que os comandos do Zolfaqar são todos ambidestros, incluindo a alavanca do ferrolho. A coronha é total regulável em comprimento (telescópica) e ainda pode ser dobrada, o que dá uma das maiores flexibilidades de configuração ao fuzis de assalto. Embora não se tenha conhecimento do seus sistema de funcionamento e outros detalhes da arma a mesma impressiona pelas características encontradas no qual faz uso de soluções modernas sendo algumas encontradas em fuzis como o FN SCAR, ACR e HK G-36.

6 Comments

shared on wplocker.com