Brasil: PF conclui que houve corrupção passiva em caso Temer

Em relatório preliminar de investigação envolvendo presidente e Rodrigo Rocha Loures, investigadores não têm dúvidas sobre a existência deste crime. Polícia Federal pede, porém, prazo maior para concluir inquérito.

Decisão de denunciar Temer caberá ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot

Em relatório preliminar entregue nesta segunda-feira (19/06) ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a investigação envolvendo o presidente Michel Temer e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, a Polícia Federal (PF) concluiu que houve crime de corrupção passiva, mas pediu um prazo maior para concluir o inquérito referente aos delitos de organização criminosa e obstrução de Justiça.

Ainda não se sabe qual o papel atribuído a cada um dos investigados pela PF, que não se manifestou sobre o relatório. Mas, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, o documento é conclusivo sobre a existência do crime de corrupção passiva.

Segundo o jornal O Globo, a investigação levou em consideração indícios e provas, além de conversas gravadas entre o diretor da JBS Ricardo Saud e Loures.

A corrupção estaria ligada ao episódio da mala de propina de 500 mil reais, que beneficiaria Temer, entregue a Loures por Saud. O dinheiro foi devolvido pelo ex-assessor que foi preso no início de junho.

A PF pediu ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, um prazo adicional de cinco dias para concluir as outras investigações, pois espera o laudo das perícias das gravações feitas por Joesley Batista.

A decisão de denunciar Temer e Loures ao Supremo, com base nas investigações da PF, caberá ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Desde o início das investigações, Temer nega as acusações.

Cenário pós-denúncia

Se a PGR apresentar a denúncia por crime comum contra Temer, caberá ao ministro Fachin notificar o presidente e pedir para que ele ofereça uma resposta no prazo de 15 dias. Se o STF aceitar então a denúncia, o caso deve seguir para a Câmara. Ao contrário de um pedido impeachment, que trata de crimes de responsabilidade, a denúncia não pode ser engavetada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já vem ignorando a apresentação de uma série de pedidos que pedem a destituição do presidente.

No caso da denúncia criminal pela PGR, Maia será obrigado a submeter o caso ao plenário da Câmara. São necessários os votos de dois terços dos deputados (342 votos) para que o processo avance e Temer se torne réu e seja afastado temporariamente do poder. Neste caso, a denúncia ainda seria remetida mais uma vez ao STF, que será responsável pelo julgamento – ao contrário do que ocorre em um impeachment, onde o Senado assume essa tarefa. Neste caso, Temer poderá se tornar réu e ser afastado por até 180 dias até a conclusão do julgamento.

Fonte: DW

25 Comentários

  1. agora eu quero ver aquele bando de hipocritas dos deputados corruptos gritando o voto e dizendo esse voto e para minha mae para o meu pai para o coelhinho da pascoa para o papai noel rsrs

    aquela camara dos deputados nao passa de um picadeiro cheio de tiriricas

    • E por falar nisso quando Aécio Neves irá preso? Será visitado pelos grandes amigos Luciano Huck, Neymar ou Ronaldão?

      • o ronaldo aquele chamado de FEROMONIO

        vai atrair moscas em cima dele rsrs

        neymar a rapaziada do condômino em santos diz ter visto ele petecando a bola depois de ter tomado a joelhada nas costas contra a Colômbia

        e a rede globo dizendo que ele podia ficar paralitico rsr

        o luciano narigudo e outro que nao vou com a cara

        eles vao e correr ? do aecio como esse estivesse com leproso

  2. E isso porque Aécio Neves não aceitou a derrota, fazendo uma aliança com outro notório corrupto (Eduardo Cunha – “e os seus milhões de cunhas”). Criando a farsa das “pedaladas fiscais”, que terminou no golpe de estado de 2016.

    Levou milhões de brasileiros ao desemprego, afundou a economia. Instalando na presidência o governo mais corrupto de sua história.

    E tudo isso “só para encher o saco”.

    Ele realmente irá precisar dos R$ 2 milhões da JBS…

    • se fosse um pais de verdade ele seria fuzilado por traiçao a pátria

      ai os outros ladrões iriam ficar com medo
      mas do jeito que esse judiciário e tendencioso eles vao proibir dele assumir o senado mas nao vão prender.

      quem manda aqui sao os corruptos

      • ss88 treless hms e por ai vai , sr chico anisio show dos Nicks name rs

        vai catar coquinho sionista do Paraguai rsrs

      • Engraçado mas quando a estocadora de vento foi para a Rússia em 2015 o Putin também não estava na pista do aeroporto esperando pela Estocadora de vento…rs!

      • JBS deu R$ 2,1 milhões a Gilmar Mendes, a título de patrocínio de uma faculdade da qual o ministro do STF é sócio. O mesmo que foi pego em um grampo com Aécio.

        Não. Não é “gópi”.

      • Impeachment é julgamento de natureza político -administrativa e se processa no Senado, embora o recebimento da denúncia seja realizado pela Câmara dos deputados. Então fica a pergunta: o que o recebimento de patrocínio pela faculdade do Gilmar Mendes tem a ver com isso? Cadê o “gópi”? Tá vendo!? É isso que dá vocês da trupe —— amestrada não conhecerem o “livrinho”!

      • É só você me apontar o crime de responsabilidade de Dilma Russef. Ou você ainda acha que pedalada fiscal é crime? Alias nada representa melhor o “gópi” de Estado, do que a aceitação ter sido feita por um criminoso como Eduardo Cunha. Mesmo sendo investigado se encontrava com Gilmar Mendes, Michel Temer e sua quadrilha. Décadas de intimidade com Aécio Neves e José Serra e você nunca achou nada de estranho.

        O mérito da delação da JBS é fazer com que o TRF, Lava Jato e este Governo (quadrilha) tenham que lidar com quem tentaram proteger.

        Para quem não entendeu a locução, segue a transcrição da conversa:

        Aécio Neves: Eu entrei no TSE. Era uma coisa que não achei que ia dar em ***** nenhuma. Lembra depois da eleição?

        Joesley: hum, hum.

        Aecio: Os filhas da **** sacanearam tanto gente que vamos entrar com um negócio só pra gente encher o saco deles também responder lá … A Dilma caiu, a ação continuou e ele quer que eu retire a ação, cara. Só que se eu retirar, eu não tô nem aí pra ele lá, o…o Janot assume a ação, o Ministério Público assume essa *****. Aí não dá mais pra ele. Eu tô tentando convencer ele.

        Como condenar Dilma por receber dinheiro declarado de uma empreiteira se essa mesma empreiteira deu dinheiro para todos os candidatos.

      • Quando os golpistas usam o “livrinho” ( a constituição ) com certeza deturpam a coisa toda com meias verdades ( mentiras ) … a primeira delas é esconder o “livrinho” do entendimento do povão ou buscar uma nova versão para o “livrinho” onde nessa versão …. atenda os mais baixos desejo de um criminoso e anti-social e democráta … como se vê então … o tal ” livrinho” é muito usado pela turma lá de Curitiba ( VAZA JATO )… para peso de papel ou para outra finalidade nada nobre… como deveria ser .

  3. O mais incrivel foi ver em rede nacional o bandido Temer “O Chocolate Belga” chamando o Joesley de bandido e entrando na justiça para obter elevado recharcimento em dinheiro. Como gosta de dinheiro esse embusteiro sem vergonha,lider da maior quadrilha pilitica desta Republica de Ratazanas.

    • kkk imagina se ele não fosse gravado , filmado , gps , clossan , rsrs

      a CIA , SNA , pegou todos nossos políticos , e esses estão seguindo o entreguismo

      o celularzinho ANDROID canta e canta lindo parece um sabia laranjeira , a pleno pulmões

      ate agora nem telefone criptografado esses políticos usam

      o ultimo a ser gansado facilmente foi o Bolsonaro falando pelo celular com o filho dele a tv registrando a conversa por detrás

      imagina a CIA e SNA , ta tudo dominado

      a lava jato tem ajuda externa atrapalhando os interesses nacionais

      ai entra vários B.O e entre eles o da traição .

      E QUANDO teve a lei de internet que era entre outras coisa comprar um super computador para as memorias brasileiras os hd como exemplo ficassem aqui

      hoje eles nossas comunicações vao para os estados unidos para depois voltar

      imagina uma empresa brasileira contruindo alguma coisa coloca na rede de são Paulo para o rio de janeiro
      ai a comunicação internet vai primeiro para os estados unidos antes de chegar ao rio entre esse caminho eles pegam o que a empresa esta fazendo

      isso novamente os nobres deputados tiriricas não acharam que tinha necessidade
      ai você já ve quem esta na politica um bando de analfabeto funcional igual o chico anisio show dos nick names
      rsrsrs

  4. O sistema jurídico brasileiro acabou, não é capaz de promover a justiça, com tantas evidências e provas envolvendo esses políticos corruptos, providência nenhuma é tomada. Os bandidos continuam soutos e metendo a mão no dinheiro público. Pena de morte para corruptos, a China está corretíssima na sua política ante_corrupção. Aqui no Brasil, como dizia o finado Cazuza, Os meus inimigos estão no poder

    • a justiça sempre foi para os inimigos

      nunca funcionou para neutralizar corrupto e sim para gerar funcionário publico marajás

  5. Os peniqueiros se esquecem que seu ídolo de nove dedos tá com a faca no pescoço… tirem a trave do próprio olho pra depois poderem tirar o cisco do olho alheio… se livrarem o luladrão terão que livrar o mordomo também, pela mesma causa… e pensar que esses dois trastes foram colocados lá por vcs mesmos não lhes causa um pingo de vergonha ???… creio que não… socialistas não sabem o que é MORAL ou VERGONHA… são mais bandidos que aqueles bandidos que elegem…

Comentários não permitidos.