‘BRICS: Rússia e China em alta; Brasil em queda’

Os ministros das Relações Exteriores do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – estiveram reunidos em Pequim ontem e hoje para debater o futuro de suas inter-relações. Com exclusividade para Sputnik Brasil, especialista analisa posição brasileira no grupo.

A reunião de dois dias foi preparatória para a 9.ª Cúpula dos BRICS, marcada para os dias 3, 4 e 5 de setembro em outra cidade da China, Xiamen.

No encontro de Pequim, coube ao Brasil, representado pelo Chanceler Aloysio Nunes, defender o aprofundamento das relações entre os 5 países. Nas palavras do ministro brasileiro, ficou clara a posição do Brasil em relação ao futuro do quinteto de países:

“Eu me refiro a eliminarmos obstáculos que ainda existem entre os nossos países, criarmos modalidades práticas de facilitação do comércio entre nós, e também, no que se refere a investimentos intra-BRICS, de modo a termos maior integração produtiva entre nossos países”, disse Aloysio Nunes.

O chanceler brasileiro incluiu as grandes questões criminais como terrorismo, tráfico internacional de drogas e armas e crimes financeiros internacionais no aprofundamento da cooperação dos BRICS. Nunes defendeu uma maior integração entre os órgãos de Inteligência e Informação dos 5 países para que a repressão a esses crimes se dê de forma mais apurada, objetiva e efetiva.

Estudioso do grupo BRICS, o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, RS, Charles Pennaforte, vê nesse grupo uma ampla possibilidade de os 5 países realçarem seu papel perante a comunidade internacional. Diretor-geral do Cenegri (Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais), Pennaforte aponta os países que, em sua opinião, mais estão se projetando dentro do grupo:

“Sem dúvida alguma, Rússia e China estão em franca projeção. A lamentar, somente, o decréscimo da influência brasileira. Além disso, a atual política externa brasileira tomou um rumo diferente daquela do Governo anterior, quando o Brasil estava mais integrado ao grupo e exercia um papel de maior destaque perante seus 4 parceiros.”

Na opinião do Professor Charles Pennaforte, Rússia e China são, no momento, os dois grandes do grupo BRICS:

“A Rússia, por razões notórias, e, particularmente, como ela soube enfrentar as reações mundiais à sua política para a Ucrânia, superando as dificuldades que lhe foram impostas. E a China pela sua crescente projeção no cenário econômico mundial.”

Quanto aos 3 outros países BRICS, Charles Pennaforte foi enfático:

“Ao Brasil, já me referi, lamentando que ele tenha invertido suas proposições em relação à política externa. A Índia, a par de toda a sua importância, dá a impressão de que sua projeção ficará restrita à Ásia, da mesma forma que a África do Sul no âmbito do continente africano.”

Foto:© Sputnik/ Zhanna Manukyan

Fonte: Sputnik News

 

15 Comentários

  1. Brincs é possibilidade de protagonismo, contra ponto e cooperação inicialmente e sobretudo político econômica e talvez além. Há um empenho das Nações inseridas neste sentindo. Algumas mais que outras. A recente criação de banco comum de fomento é demostrativo deste ímpeto. No entanto, há imensos interesses em contrário ao refinamento deste bloco. Cabe aos países envolvidos sucumbir e se subjugar ou contrapor e prosperar em carater de protagonismo internacional como uma das grandes nações do próximo século dentro desta e de muitas incitiavas individuais.

  2. O “BRICS” tem oito anos.

    Se o Brasil quiser exportar margarina pra China, deve seguir os mesmos procedimentos de países que não são dos BRICS.

    É o bloco mais ridículo da história.

  3. O mais engraçado disso tudo é que os “caras” ..( O sujeito , tem diversos Nicks, como por exemplo, HMS Tireless ) …criticam o bloco BRICS e justamente é nesse governo golpista, tanto elogiado pelos sacanas; vai lá com pires na mão fazer negocio .
    .
    ———–
    .

    ‘Diálogo Brasil-Rússia deu origem ao grupo BRICS’, diz vice-presidente do NBD
    Beto Barata/PR

    .
    “Sem dúvida nenhuma, é um sinal de importância e atenção que o Brasil dá a um dos nossos principais parceiros [Rússia], e que é essa cooperação BRICS. Há 10 anos, o processo BRICS começou nesse diálogo Brasil-Rússia e [só] depois incorporou os outros. No caso, Índia, China e, por último, África do Sul”
    .
    * sputinik

  4. ……………………o Brasil lamentavelmente deixou de ter uma política soberana pra passar a ser lacaio dos EU após o golpe……..escolheu um caminho……esperar pra ver onde chega…………..

  5. entendo sionista nao gosta da russia e china rsrs

    entao devemos nos aliar mais ainda

    o brasil caiu de produçao pois a dilma foi democratica ao extremo uma frouxa ou esta do lado deles

    a esquerda brasileira e utopica ela acredita nas instituições

    esses dias tinha materias dizendo que aecio nao deveria ser preso sem antes ser julgado

    entao eles continuam acreditando no judiciario que demostra claramente ter lado e ser seletivo

    o brasileiro e tao bonzinho rsrs como ja dizia o velho deitado

    • olá chico anisio show dos nick names

      você me diz esquerdalha vou respeitar quem é de esquerda e quem é de direita pois responderia direitalha para você

      mas eu sei quem você é sionista rsrs e sei que você votou no aecio

      como você me diz ser de direita e vota no psdb e defende muitas vezes ele ???
      defende o temer que se encontra com lula ,

      resposta você defende todos que forem ruins para o brasil não importa se e esquerda direita ou da para viver

      esta ai a sua contradição

      cara para de essa sua metarmofose de Nicks name esta parecendo um crows dressing rsrs

      aqueles carinha que de noite se veste de mulher mais jura não ser biba rsrs

      fica ai mudando de nick name e no futuro se vai acabar mudando de sexo
      quando você crescer você vai dar pra um bom sionista rsrs
      por enquanto não passa de um aprendiz de feiticeiro

Comentários não permitidos.