Egípcios ressaltam o novo Buk-M3

buk-m3-amry-2016-1Rustam

Tradução e  adaptação: E.M.Pinto

Na página não-oficial das “Forças Armadas Egípcias” na rede social www.facebook.com (clique para ver) são divulgadas fotos do sistema de defesa aérea BUK-M3 em exposição no fórum técnico-militar internacional “Army- 2016” que ocorre em Kubinka – Rússia. O sistema 9K317M e os elementos de sistema de mísseis anti-aereo “Buk- M3”  são desenvolvimentos da JSC “Concern EKR” Almaz-Antey “.   

A página ressalta ainda que além das capacidades de engajamento entre e 24 e  36 alvos simultâneos, o sistema é capaz de engajar diferentes tipos de alvos como: caças e aviões não tripulados, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos. O sistema também mantém as mesmas capacidades dos mísseis Buk M2 no que diz respeito à possibilidade de envolvimento com alvos fixos e navais. A velocidade dos mísseis é no entanto diferente, antes fixada entre 5600 km / h e agora pode atingir algo como 10800 km/h segundo a informação da referida página.

  • Uma  bateria BUK M3  é composto basicamente de:
  • Uma estação de comando e controle.
  • Uma estação de radar alerta antecipado e segmentação de alvos.
  • Dois Lançadores verticais (SDA- 9A317M) equipados com radar de orientação e controle de fogo  para seis mísseis em conteiners (TPK).
  • Um ou dois  veículos lançador vertical (TPU-9 A316M) para 12 mísseis terra-ar 9M317M míssil.

buk-m3-amry-2016-2

O “Buk-M3” é capaz de destruir alvos aéreos que voam a uma velocidade de até 3 km / s em distâncias de 2,5 a 70 km e altitudes de 15 metros a 35 km. A primeira brigada equipada com os sistemas SAM “Buk-M3” deve chegar às Forças Armadas Russas até ao final de 2016.

10 Comentários

  1. essa bateria está na mesma categoria dos Pantsir s ??
    Se sim, qual é a mais completa ?

    A Rússia tem um vasto arsenal de baterias de defesa aérea, e muitas vezes me confundo qual é a melhor para certas situações, e quais seriam as ideais para certos alcances.

    só sei, q o Brasil precisa e muito desse tipo de sistema.

    • Alessandro, não sãod emesma categoria, os Pantsir são sistemas de defesa de ponto com alcances restritos e específicos para a defesa na última camada permitida. Os BUK se assemelham em perfis aos S 350 ViTyaz que completa as baterias S 400. Ao que parece é a versão preferida do Exército Russo para defesa aérea curta/ média.
      Um dado interessante quanto ao novo M3 é que ele permite a interoperabilidade em baterias estáticas como as dos sistemas maiores, as versões anteriores do BUK eram caracterizadas por sistemas móveis que acompanham as colunas de veículos. A nova versão parece poder cumprir ambas as funções e portanto, eu julgo que o exército Russo prefira operar o BUK M3 aos Pantsir e Vityaz, cobrindo o intervalo de ambas as armas. Estou correto?
      Abs

      • muito obg pelas explicações E.M.Pinto
        então os BUK seriam um complemento na defesa se eu entendi corretamente.

        um exemplo, se o Brasil optasse em comprar os Patriots (q seriam da mesma categoria do S 400, ou estou errado ?) e para complementar a defesa, comprasse tbm o BUK isso daria certo, ou não ? Poderia dar algum tipo de incompatibilidade ?

  2. estão vendo só…mas é isto que eu não entendo…são estas coisas que eu ainda não consigo entender…se é porcaria e o pós venda é péssimo então porque compram e continuam comprando desta gente?!…porque ainda teimam em gastar milhões de dólares com estas tranqueiras feitas na Rússia se são imprestáveis e de qualidade ruim como tanto apregoam por aqui?!.…mas como estes Egípcios são troxas ..rs…

    • Porque isso do pós venda ser péssimo não passa de mito.Além disso os Russos não embargam nem vetam seus clientes por causa de outros interesses externos,dai vem sua clientela…no mercado bélico confiança conta mais que tudo.

      Esse Buk-M3 já é considerado de médio alcance,seria interessante ver ele contra os furtivos.Os russos dizem que o Tor-M2 já é suficiente,imagina então o Buk-M3. Ele também carrega mais misseis – já que os mesmos são menores – que são mais rápidos e tem um alcance maior.

      • Não acho que o pós venda seja péssimo mas muitas críticas são verdadeiras, sim inclusive no Brasil conforme já noticiado aqui mesmo no PB..

        Pesquise, no planoBrazil para ver que os problemas não são mitos.

        A maioria dos que escreve aqui sabe bem disso, inclusive o troll acima.
        E ao contrário do que ele afirma, ninguém diz que são “porcaria ou imprestáveis” só não fazem a mágica que os fãs acreditam.

        Como essa:
        “””Os russos dizem que o Tor-M2 já é suficiente””

        Não é isso que eles dizem.

  3. Esse lançador TPU-9 A316M para 12 mísseis ficou fantástico… com o aumento da capacidade de processamento para acompanhar e travar em múltiplos alvos simultaneamente a quantidade de mísseis stand by prontos para utilização quase triplicou de 4 para 12 em uma única unidade de tiro… isso sem contar que uma bateria BUK pode trabalhar interligada a outras 3, todas submetidas a um único posto de comando espalhadas a até 50 km uma das outras para cobertura a nível estratégico. Seria uma excelente aquisição para nossas forças armadas.

  4. Eu sempre quis equipamento russo,nunca os subestimei perante os ocidentais,Agora tem coisa quê tem de ter grana e um orçamento robusto, para operar.O mundo ganhou com o fim da URSS,um país muito mais eficaz e produtivo sendo uma opção fantástica em termos de equipamentos militares, e de outras categorias.

Comentários não permitidos.