Novo contingente de soldados salvadorenhos integra missão da ONU no Haiti

O SALCON VI, novo contingente das Forças Armadas de El Salvador que se integra à MINUSTAH, é formado por 44 militares. A FAES participa da MINUSTAH desde fevereiro de 2013, contribuindo com 136 efetivos para o Batalhão Chile 24. [Foto: Gloria Cañas]
O SALCON VI, novo contingente das Forças Armadas de El Salvador que se integra à MINUSTAH, é formado por 44 militares. A FAES participa da MINUSTAH desde fevereiro de 2013, contribuindo com 136 efetivos para o Batalhão Chile 24. [Foto: Gloria Cañas]

Por Lorena Baires

Um novo contingente das Forças Armadas de El Salvador (FAES) se uniu aos esforços de recuperação, reconstrução e manutenção da paz da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Conhecido como SALCON VI, o grupo é formado por 44 militares que se juntaram o Batalhão Chile 24.

“Para as Forças Armadas, é um orgulho ter um pessoal seleto e preparado nos representando em terras internacionais e ante uma organização que reconhece nosso profissionalismo ao realizar o trabalho multinacional com outras Forças Armadas em tarefas humanitárias”, diz o General de Brigada Félix Núñez, Comandante da Terceira Zona Militar da FAES, de onde o SALCON VI partiu a bordo de um avião da Força Aérea do Chile.

O contingente salvadorenho chegou a Cabo Haitiano em 20 de novembro para ajudar a garantir a segurança da ilha caribenha com patrulhamentos a pé e motorizados. O Tenente Coronel Carlos Alvarado vai liderar o SALCON VI por seis meses.

“Trabalharemos para que nossos irmãos haitianos possam reconstruir o país em paz”, diz o Ten Cel Alvarado. “Do mesmo jeito, nos uniremos a outras atividades cívico-militares nas áreas de educação e saúde, tais como distribuição de ajuda humanitária e apoio às necessidades básicas das comunidades.”

A FAES integra a MINUSTAH desde fevereiro de 2013, com 136 militares do Batalhão Chile 24, em cumprimento à resolução 2180 do Conselho de Segurança da ONU. Hoje, a MINUSTAH recebe apoio de militares de 19 países – Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Indonésia, Jordânia, México, Nepal, Paraguai, Peru, Filipinas, Sri Lanka e Uruguai.

Por isso, a ONU reconheceu o trabalho do SALCON no Haiti. Em 18 de setembro, 34 membros do SALCON V receberam a medalha de Manutenção da Paz durante ato presidido pelo representante especial adjunto do secretário-geral da ONU para a MINUSTAH, Mourad Wahba, e pelo Comandante interino da missão, General de Brigada Jorge Peña.

“Nos sentimos muito orgulhosos de todos vocês e satisfeitos porque cumpriram a missão, destacando o nome da FAES e mostrando ao mundo o profissionalismo, coragem, valentia e espírito militar que caracterizam cada membro das Forças Armadas de El Salvador”, disse o General de Brigada José Mauricio Villacorta, Comandante do Comando de Doutrina e Educação Militar da FAES na chegada do SALCON V a El Salvador, em 10 de novembro.

O contingente do SALCON V partiu rumo ao Haiti em 1 de maio. Durante seis meses, realizou 729 operações, que incluíram serviços de saúde e segurança; patrulhamentos a pé, motorizados e noturnos; e apoio de resposta imediata às comunidades.

“O povo haitiano é muito nobre e demonstrou sua gratidão ao pessoal dos cinco contingentes com um apoio diário a nossa cooperação, tanto na segurança pública como na ajuda humanitária”, diz o Ten Cel Velial Casco Roque, Comandante do SALCON V.

Fonte: Dialogo Americas