Defesa & Geopolítica

EUA retiram sanções de venda de armas para o Egito

Posted by

Os EUA anunciaram a retirara das sanções proibindo a venda de armas ao Egito, restrições que perduravam desde outubro de 2013 após o país passar por mais uma profunda desestabilização política e social. Até então os EUA contribuíam com US$ 1 bilhão em fornecimento de armas e sistemas de defesa, que foram suspensos após o Exército do Egito ter dado o golpe no primeiro presidente eleito democraticamente no país, Mohamed Morsi, que assumiu o cargo em 30 de junho de 2012.

Acusado de incitar a violência, de fazer espionagem e de ter cometido atos de traição à Nação, Morsi foi deposto em 30 de julho de 2013 e em seu lugar foi estabelecido um novo governo interino. Em 8 de junho de 2014 Abdul Fatah Khalil Al-Sisi foi eleito democraticamente e a partir de então as conversas entre os EUA e o Egito voltaram a fluir.

O país deverá receber em breve 12 Lockheed Martin F-16, 20 mísseis AGM-84 Harpoon e 125 kits para os carros de combate M1A1 Abrams, além de uma ajuda para o segmento de defesa de US$ 1,3 bilhões.

AS relações serão modernizadas a médio prazo, com a mudança do envio de verbas para a aquisição de armamentos norte-americanos para o início de um crédito de financiamento específico, além da criação das categorias de contraterrorismo, segurança de fronteiras, segurança marítima e do Sinai.

Fonte: C&R

25 Comments

shared on wplocker.com