Vídeo: Caças suecos que vão defender o espaço aéreo do Brasil

Os pilotos brasileiros passaram três meses aprendendo a manobrar o Gripen e, agora, eles fazem o treinamento de combate, que, nos caças modernos, com toda a tecnologia, pode ocorrer entre pilotos que nem veem os inimigos, a 60 quilômetros de distância um do outro.

GloboTV – Clique no Link e assista 

A Força Aérea Brasileira exigiu uma série de mudanças, como aumento do tanque de combustível e da turbina, para que o Gripen tenha maior autonomia de voo e possa patrulhar um país tão grande como o nosso. Os primeiros chegam em 2019. Mas para substituir a frota atual, formada pelos jatos americanos F5, que tem mais de 30 anos, o Brasil vai alugar, já a partir do ano que vem, caças semelhantes ao que o repórter do Fantástico voou.

Em breve, os brasileiros verão esses aviões cruzando os céus do país ou eles estarão tão rápidos que mal vai dar pra ver.

Roberto Kovalick

Programa Fantástico

Fonte: G1

18 Comentários

  1. Bom, a reportagem foi boa a nível de tornar popular o novo caça, porem deveria ter abordado mais a necessidade de tê-lo em nosso país, o que ajudaria a população a entender esses gastos que são tão necessários.
    Outra coisa, o piloto nem sacaneou o repórter né rsrsrs.

    • Era para consumo dos leigos amigo ARC, por isso o tom da mesma. Mas concordo que deveria ter sido dita a avançada idade dos F-5E

  2. Um dado interessante que foi fornecido pela reportagem é a capacidade do Gripen de decolar em pistas de 600 metros…

    • já era de conhecimento de todos que acompanham assuntos de defesa. A doutrina de defesa sueca sempre apregoou a dispersão dos caças em pequenos destacamentos aptos a operar de estradas de rodagem com o mínimo de apoio de solo. Seu antecessor o Viggen já operava assim

    • Inclusive ele pode operar em pistas semi-preparadas e rodovias ( desde que não sejam esburacadas) com uma pequena cadeia logística.

  3. Acho que poderia ter um pouco mais de “sensacionalismo” pra puxar um pouco mais a questão da importância dos jatos… poderiam apresentar alguns infográficos com nossas capacidades atuais e as capacidades que estamos adquirindo… ainda fazendo um paralelos com forças de outras nações… só assim pro público leigo compreender que trata-se de uma necessidade… que capacidade de defesa não se constrói da noite pro dia mediante a uma urgência…

  4. Tenho uma duvida.Se o Brasil tivesse escolhido o FA18 no ano passado, quantos já estariam voando com as cores da FAB? Gripen só em 2020 e olhe lá.

    • Segundo a reportagem ano que vem já teremos a versão antiga do Gripen por aqui , as mesmas serão alugadas, e as versões atuais ainda estão em desenvolvimento.

    • ta pra fazer uma década que não assisto a este lixo de programa senhor muttley…GRAÇAS A DEUS eu tenho TV paga…DEUS SALVE A TV PAGA…da programação daqui só assisto os telejornais, globo e SBT repórter, globo rural/ciência/ecologia, auto esporte, the noite, e o Chaves …gostava do CQC de antigamente quando tinha o Danilo gentili e o Rafinha Bastos……hoje virou outro lixo também…

      • Maquina da GLOBO em termo de TV me libertei desse grilhão ….hoje sou LIVRE . 😀 … realmente D’US SALVE A TV PAGA … 😀

  5. Quem pensa pequeno fica pequeno!

    Brasil, mostra a sua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim…

    Brasil o nome do teu sócio… confie em mim!

    O mais fraco em tudo venceu e agora tem que dar certo… bah!

    Valeu!

  6. A exigencias não se restringem somente ao display,tanque de combustivel e turbina com exposto na materia.
    A FAB exigiu tambem outras adequações.
    O Gripen NG é um caça de multiplas configurações e foi escolhido justamente por adequar-se a nossa assimetria.
    O projeto Sea-Gripen é Sueco mas o projeto bi-turbina é nacional.
    Como estamos adentrando um programa de compartilhamento tecnologico tudo o que vier a ser criado e aperfeiçoado sera compartilhado entre o socios.
    O Gripen NG BR não é um caça desse ou daquele fabricante e sim um programa nacional ou seja sera montado onde especificarmos e não um produto a ser oferecido no mercado made in embraer por exemplo.
    Este caça distribuido de forma assimetrica pelo territorio nacional em bases camufladas na selva por exemplo com seu rapido rearmamento e multiplas configurações sera letal a qualquer adverso mesmo superior.
    Adequa-se como uma luva no perfil de nossos caçadores.
    Todas as surpresas que nossos caçadores ja demonstraram com o AMX serão muito mais significantes com o Gripen NG.
    O Brasil realmente fez a escolha do melhor pacote e daqui pra frente que o descaso publico não o transforme em vão.

    • Explica a aí a nossa assimetria.
      Que até agora você não explicou.

      Não existe essa coisa de bi turbina.
      Ninguém nunca ouviu falar, só você…

      • CUZÃO ASSIMETRIA É UNICAMENTE ADAPTAÇÃO TUDO O MAIS COLOCADO ENTORNO DISSO É COISA DE AFICCIONADO BUNDÃO QUE CAGA GOMA PRA APARECER

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: Caças suecos que vão defender o espaço aéreo do Brasil | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.