Segundo Monsieur Jôban ele era ” Demais para nós!” E tudo isso para tentar enfiar goela abaixo da FAB a escolha “político-etílica” que custa o mesmo e é tecnologicamente inferior. Felizmente ao final do certame ganhou o Gripen NG.
o aumento da capacidade computacional…sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade…ter/voar não significa operar…o f-22 que o diga…relatórios emitidos apontam que os custos operacionais e de apoio do f-35 ao longo dos 55 anos sairão mais de um trilhão de dólares….o atraso do desenvolvimento do software torna ainda mais inviável e defasado o programa..já que os rivais ganham tempo para desenvolver respostas….
A psicologia explica estah atitude , quando o macaco humano se deperah com algo que lhe eh totalmente desfavoravel e decepcionante , seu celebro tem duas reaçoes possiveis , a primeira eh desdenhar e ignorar a realidade , a outra eh o mergulho na retraçao , geralmente expressa e diagnosticada como uma DEPRESSAO , se nao tratada leva ao suicidio ou a atentados fisicos contra os agentes da situaçao desfavoravel !
Quanta besteira heim! Ainda mais quando é com a bolsa trollagem que te pagam
“Felizmente ao final do certame ganhou o Gripen NG.”
Concordo com vc! Imagine se a FAB pegasse os Kfirs tampões que Israel empurrou pra Colômbia (e que já caíram mais de 5 unidades), naquela época em que buscavam um substituto para os M-III.
Ufa! Nos livramos de uma! E nos livramos mais ainda da escolha catanhédica habemus papa! Rendeu uma excelente (e inesgotável) matéria prima para as nossas tirações de sarro!
Habemus papa! 😀
Mas o melhor mesmo foi termos nos livrados das escolhas das tietes russófilas e do Apedeuta não é verme?
Agora é vez dos xingamentos em defesa de um país que nem conssegue desenvolver uma aeronave Stealth de verdade.
em relação ao f-35 abacaxi vemos países fantoches sendo forçados politicamente a comprar uma aeronave com projeto 20 anos mais novo que o f-22 e de semelhante custo unitário mas de desempenho amplamente inferior…comparável em alguns aspectos a aeronaves de 4 geração…
caças como esse f-35 foram projetados para entrar em conflito contra adversários do “naipe” da Líbia, Afeganistão ou Iraque…onde já se viu caças terem que ter motores poucos potentes para não esquentar muito e derreter o tal do revestimento furtivo….isso só pode ser piada….
tanto o f-22 quanto o f-35 se constituíram uma das maiores trapalhadas da historia da aviação de combate até hoje…o fracasso do f-22…os seus erros de projetos… obrigaram a sua linha de produção ser encerrada compulsoriamente……por isso estão correndo pra desenvolver e colocar em operação os caças sexta geração …defeitos e problemas mecânicos se resolvem facilmente…já defeitos e erros de projetos não…exige remodelação…. se reprojetar tudo de novo…pilotos de F-22 morrem por conta dos erros de projetos deste caça e são coagidos, cooptados e silenciados atualmente por isso…para manter as aparências e a propaganda….ação/padrão comportamental típica de regimes autoritários e tirânicos……
apenas algumas poucas centenas de f-22 foram encomendadas…todas com erros de projetos assim como o f-35…lembrando que este f-35 nem full stelti é..não é furtivo em determinadas seções/áreas/ângulos…..criticamente limitado seja em desempenho, capacidades ou tecnologias……devido a cortes de investimentos e requisitos…
Nada a ver.
O F-35 foi projetado para enfrentar os mais modernos sitemas anti-aéreos do mundo.
E seu motor é o mais potente já colocado em um caça.
Sobre o fracasso do f-22 você foi já informado sobre a verdade e mesmo assim continua insistindo no erro.
O fim da linha do f-22 não tem relação nenhuma com os problemas, o motivo foi falência da União Soviética e a nova doutrina de guerra assimétrica que dispensava caças furtivos.
Também não estão correndo para projetar um caça de 6° geração, ele está previsto para 2030.
“lembrando que este f-35 nem full stelti é..não é furtivo em determinadas seções/áreas/ângulos…..’
Observe as fotos que postei e veja qual caça é mais furtivo.
Puffffffffffffff…
Cara, eu achei q vc tivesse pilotado um PAK-FA T-50 ou um F-22 pra impor as suas verdades vencedoras de argumentação…rsrsrs
😀
Vc se baseia em fotos.. hahahahaahahhaaha
Sucker!! (A double two-part) hahahahahaha
Não caro warpth quem diz que o PAK-Fa não será muito furtivo são os russos.
As fotos só confirma isso perfeitamente.
Pena que você não entende nada sobre isso e não tem capacidade de análise nenhuma.
Meu ingles e fraco e as vezes eu nao entendo o que eles falam. Uns oficiais da Forca Aerea dos EUA, estao dizendo que o F35 e “sitting duck”, pato sentado? Aparentemente sitting duck e alvo facil para o fogo inimigo. Tambem dizem que esse F35 e um “turkey” isto e um “peru”, a ave que os gringos matam para comer no Natal. Eles estao dizendo que o F35 contra os russos nao tem chance. E pato n’agua, ou peru no quintal, ambos faceis de matar com espingarda.Meu ingles e fraco, entendo mais nada
JOJO
Essa é opinião de alguns, outros dizem exatamente o contrário.
Falou JOJO bipolar mais uma de suas sandices…
Concordo Degol minha resposta nao e para vc que parece estar ciente que o F35 tem seus criticos no proprio EUA. Nao e o caso do parrot Tireless:THE NATIONAL INTEREST: F35 Savior of US Power or Abaltross of the Asia-Pacific. BLOOMBERG NEWS: Flawed F35 Fighter too big to kill…plagued by costly design, bulkhead crack and too much weigt. http://www.news.com.au F35 combat jet that can’t fight, can’t run can’t hide. Is the F35 a flop?REUTERS, US EDITION, PENTAGON’S BIG BUDGET F-35 FIGHTER CAN’T TURN, CAN’T CLIMB, CAN’T RUN. WINSLOW WHELER, dIrector of the STRAUS MILITARY REFORM PROJECT, diz que o F-35 is less maneuverable than the vulnerable F105…The F35 is too fast to identify the target it is shooting at, to delicate flammable to withstand ground fire, a giant step back from current A10. Sem mencionar Pierre Spray, o designer do F-16 no You Tube PIERRE SPRAY RUNAWAY FIGHTER F-35.. Como se ve Mr Tiereless sandice e repetir o que outros dizem sem fazer pesquisas. O F-35 esta cheio de controversia dentro do proprio EUA.
o fato do aparelho ter enfrantado problemas de desenvolvimento não quer dizer que ele será ruim meu caro JOJO bipolar! E outros sistemas de armas que eram controversos provaram seu valor.
Como se vê, suas críticas apenas se deram no afã de engrossar a multidão de antiamericanopatas, e também para você destilar seu próprio antiamericanismo pueril.
Caro JOJO.
” F35 combat jet that can’t fight, can’t run can’t hide. Is the F35 a flop?REUTERS, US EDITION, PENTAGON’S BIG BUDGET F-35 FIGHTER CAN’T TURN, CAN’T CLIMB, CAN’T RUN. WINSLOW WHELER, dIrector of the STRAUS MILITARY REFORM PROJECT, diz que o F-35 is less maneuverable than the vulnerable F105…The F35 is too fast to identify the target it is ”
Muito disso é verdade, mas em parte exagerada pelos críticos do programa.
A parte que diz “combat jet that can’t fight”” can’t hide” não são verdades.
É claro que dependendo da distância ele pode ser detectado, mas pode chegar mais perto do alvo que qualquer outro
E o F-35 é assim porque foi projetado assim, visto que a ênfase dos americanos era o Stealth e a eletrônica acima de tudo.
Só o tempo dirá se estão certos, não podemos subestimar a USAF.
Quanto baixa área de asa é assim, porque se a furtividade der errado ele pode facilmente cumprir missões à baixa altitude escapando dos radares. Aviões como o F-22 e o PAK-FA são melhores para voos em grandes altitudes.
Com certeza o F-35 tem defeitos, problemas e limitações. Mas é um projeto basicamente aberto ao público. Se outras aeronaves tivessem a mesma transparência ( mesmo que limitada) também veríamos muitos problemas.
Todos os projetos de aeronaves “revolucionárias” apresentam grandes dificulades pois dependem de novas tecnolgias recém criadas e pouco conhecidadas que demoram muito para serem aperfeiçoadas.
Com certeza ele tem muitos defeitos e problemas mas também terá boas qualidades. Segundo os pilotos de teste o avião é muito bom, fácil de pilotar, fácil de utilizar e tem passado nos testes contra radares modernos e apresenta maior manobrabilidade que o superhornet ( o que não é grande coisa)
Espero que nunca saibamos qual doutrina está mais correta, a russa ou a americana.
Também é bom lembrar que as aeronaves inimigas passam muito mais tempo no solo do que no ar e esse é umponto importante para os americanos.
Não podemos esquecer da importânicia dos Stukas e stumovks na segunda guerra.
Aviões de ataque são tão importantes quanto aeronaves de superioridade aérea. O F-35 pode fazer os dois, talvez não tão bem como o F-22 e o PAK-Fa, mas pode.
E está sendo preparada uma nova geração de armas para ele e com com mísseis de cruzeiro furtivos JASSM, AIM-120D e Meteor, na Europa, é uma boa ameaça para qualquer caça.
Diria que a capacidade do APG-81 em jamear em diversas frequências ao mesmo tempo e de maneira direcionada focalizada concentrando enregia é a mais modrna já instalada em um caça. Certo que é limitada a banda X, mas com execeção do Mig-31 e do PAK-FA todos os caças usam radares de nessa faixa de ondas.
E a capcidade do PAK-FA em transmitir em banda L, pelo que se sabe até agora, pode reduzir a eficiência do Stealth mas não anula-la completamente além de ter menor resolução.
Algumas fontes dizem que o F-35 também tem eficiência contra outras faixas de onda mais longas, mas isso já não tenho tanta certeza.
Quanto a fama de ter curto alcance, pode ser em comparação com o Flanker e o F-15D, porém seu alcance armado é maior que qualquer outro de seu porte.
Saudações
Deagol, nos temos ideologia diferentes, mas reconheco que nesse assunto e em certos outros assuntos tecnologico vc e o expert eu sou o leigo. Me quito el sombrero.
Obrigado JOJO.
Estou muito longe de ser expert.
Quando vejo uma informção procuro confirmá-la nas mais diversas fontes possíveis, por isso considero que tenho um mínimo preparo.
Procuro pesquisar em fontes opostas para ter equilíbrio nas minhas opiniões.
Abraço
Cuidado Deagol, vc pode pagar com a lingua, seus comentarios na maioria das vezes são dosados com equilibrio, mas especular que as capacidades stealth do T-50 são inexistentes pode fazer vc sair mal, pois como vc, reconheço as otimas capacidades dos F-22 e F-35, só que preciso ser honesto em dizer que realmente ambos os projetos são terrivelmente caros, muuuuuuito caros, sem vias de lucro nenhum, só haverá a cobertura de custos num horizonte de 15 anos, e isso pelo dito pelo proprio governo americano ( e detalhe, só pagarão os debitos quando outro estiver sendo projetado). Agora falar que a Russia não domina tal setor é precipitado meu caro, até porque ate agora os prototipos só fizeram testes aerodinamicos ao publico, todos os demais testes de capacidade estao sendo acobertados ( por motivos obvios) pela Russia, mas breve breve, saberemos que a Russia domina com louvor tal arte,e provavelmente vc sairá mal na historia. Sds
Meu caro ARC.
Sobre furtividade, quem diz que o PAK-Fa será em nos furtivo são prórpios que afirmam que as características stealth, reduzem a performance, aumentam a manutenção e diminuem a disponibilidade.
E isso pode ser confirmado analisando as imagens do caça.
Um abraço.
Caro ARC.
A questão não é fato da Rússia dominar a tecnoliga com louvor, isso eu não questiono.
O problema é ter dinheiro para aplicar essas tecnologias nos produtos.
Sds.
Eu admiro as maquinas de asas russas , mas nao ao ponto de acreditar que serao o supra -sumo dos caças , espero que o SU 50 entre logo em produçao ,ja definindo o modelo final , reservei um lugar de honra na estante para ele , ao ladinho do F117 e DELTA DART !
Tá mostrando os dentinhos só pra imprensa ocidental te olhar com mais carinho né F-35 pimpão kkkkkkkkkkkk
Que trolagem!
Quem dera a Rússia tivesse dinheiro para fazer um avião furtivo.
Em furtividade são Estados unidos e China mesmo.
Perdedor.
Como de costume o Lóide ( ou seria Débi) vem aqui exercer a mesma liberdade de expressão que pratica no banheiro…rs!
o próprio assistente do Secretário da Força Aérea…William LaPlante…disse em pronunciamento que o preço do modelo F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares estadunidenses em 2018 ou 2019…traduzindo…o abacaxi não será como o planejado e propagandeado..já propagandearam de tudo desse caça…que atiraria lasers..que teria a capacidade de realizar interceptações de alvos em orbita e o escambau…como diz um ditado…quem duvida é sábio…quem acredita é feliz…
Mude suas fontes.
“quem duvida é sábio”
Uma coisa é duvidar outra é fazer questão de entender errado.
Maquina,
Se o F-35 chegar aos 80 milhões de dólares, então ele será ameaça a todos os caças ocidentais e russos de nova geração… Creio que mesmo caças chineses de nova geração não deverão ter preço abaixo dos 60 milhões de dólares…
“F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares estadunidenses em 2018 ou 2019…”
Isso é exatamente o que foi prometido no início do programa.
Realmente não sei da onde saiu a informação de que ele poderia fazer interceptação de alvos em órbita.
E sobre os lasers isso foi a suposição de uma possibilidade, nunca afrimaram que ele dispararia lasers.
E se tiver lasers de combate será para desviar mísseis, semelhante ao sistema que os Israelense já vendem hoje.
Improvavel, o custo de produção deste caça inviabiliza em 100% o valor de venda no patamar de 80 milhões, nem em 20 anos pagariam as contas. A estimativa mais concreta do Pentagono foi o valor de 100 milhões para o mais barato modelo do F-35, esse sim é um valor mediano. Talvez o caça mais barato dos considerados 5G seja o J-31, seguido pelo F-35, e o T-50 ainda é uma incognita pois não sabemos o que virá realmente embarcado nele. Sds
senhor Deadgol….F-35s não se enquadram como caças de quinta geração…não se enquadram na classe de caças Stealth..pois não são caças Full Stealth ou Stealth All Aspect…o F-35 teve sua exigência de furtividade reduzida desde os requisitos…o programa F-35 esta dentro da mesma classe dos Silent Eagles como caças Semi Stealths ou de quarta geração com alguns + a mais…Sua furtividade esta dentro do mesmo nível dos Silent Eagles e Su-35s…é de conhecimento geral que o tratamento dado ao revestimento da aeronave furtiva demanda caros e complexos investimentos…o que faz dos caças de quarta geração ainda a espinha dorsal ou os principais meios das forças pelo o mundo…o único caça furtivo de fato em operação hoje é apenas o F-22 mas com sua linha de produção já encerrada e com apenas algumas pouquíssimas centenas de unidades feitas..
de fato todos os caças estadunidenses estão hoje obsoletos…o motivo do cancelamento da linha de produção do F-22 se deu ao fato de seus rivais terem conseguido desenvolver seus próprios meios de quinta geração como Rússia e China..por isso estão correndo para desenvolverem os programas de sexta geração…por isso deixaram os programas de quinta geração de lado para se dedicarem/voltarem aos programas de sexta geração…
os problemas do caça não são nenhum segredo…esse abacaxi é suscetível a detecção por radares que operam nas faixas VHF do espectro….a capacidade de jamear do caça é restrita apenas a banda X…é um lixo para jamear radares inimigos…investiram centenas de bilhões de dólares num caça que dependera da ajuda de aeronaves de interferência especializadas que também protegem aviões não furtivos…..o aumento da capacidade computacional…sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade…
“furtividade esta dentro do mesmo nível dos Silent Eagles e Su-35s…”
Esse foi o maior erro que já vi na internet.
Se você não consegue ver a diferença entre o F-35 e o su-35 não posso fazer nada.
O Su-35 tem redução de assinatura em comparação com outras aeronaves de grande porte, não se sabe nem se ele alcança o nível do superhornet ou eurofigther. O Su-35 está muito longe de ser uma aeronave furtiva.
Compará-lo em furtividade com o f-35 é um completo absurdo!
“esse abacaxi é suscetível a detecção por radares que operam nas faixas VHF do espectro…?”
Nenhum caça tem radar VHF e os radares de VHF só servem para
alerta e tem 30 metros de largura.
” capacidade de jamear do caça é restrita apenas a banda X…é um lixo para jamear radares inimigos…’
Caças inimigos como o Su-35 opera exatamente na banda X onde o f-35 pode jamear e a furtividade funciona melhor?
O motivo do cancelamento do F-22 se deu porque o rival se desintegrou e passou a ser insignificante.
Nada a ver com as capacidades do caça.
“investiram centenas de bilhões de dólares num caça que dependera da ajuda de aeronaves de interferência especializadas que também protegem aviões não furtivos…..’
Nem vou perder tempo explicando. Daqui a pouco o RR aparece aqui e explica para você.
Chamar o f-35 de lixo sem ter a menor compreensão sobre o que está falando é demais.
nos embasemos em fatos concretos e não em paixões/ufanismos político ideológicos..picuinhas, birras e torcidas infantis em nada acrescentam ao debate…Ter não significa operar..Vide o F-22 mal lançado e já fora de linha/aposentado e o F-35 já garantido o maior fiasco da historia da aviação militar daquele pais…
Há outros fatores importantes como a resposta operacional e o custo..tanto de aquisição como o de operação durante o ciclo de vida..De nada adianta ter vetores de alta capacidade e tecnologia…super fantásticos…se os custos de desenvolvimento, aquisição e operação tornam o programa militar impraticável e inviável… a historia militar é cheia de exemplos assim…..
o programa F-35 ainda tem um longo percurso a fazer para entrar em operação..esta muito longe ainda pelo o que vemos de ser operacional e funcional..ignorar falhas graves, percalços e erros táticos de projeto que levaram estes programas a se tornarem impraticáveis e inviáveis operacionalmente não muda fatos…não muda a realidade..
não adianta se falar em escala em tempos de crise global e vacas magras….para se ter escala é preciso ter compradores…clientes… vendas….coisas difíceis em tempos de crise econômica global que assola o mundo e afeta investimentos/gastos em defesa….vários pretendentes clientes desistiram ou reduziram seus pedidos drasticamente devido a economia…
são poucos os países do ocidente que se mantém firmes e fortes..como a Alemanha por ex…..os chineses e russos terão sucesso em seus programas pois escolheram sabiamente direcionar seus projetos de forma conservadora …não investindo em programas demasiadamente mirabolantes, caros e complexos….não cometendo erros como os da bombardier por ex….
Quanta imbecilidade heim seu mentecapto inútil! Tudo o que você faz, prolixamente diga-se de passagem, é regurgitar lixo antiamericano e infectar o espaço com sua tradicional histeria sino-russófila. Tudo isso financiado pela grana surrupiada da petrobrás
“Ter não significa operar..Vide o F-22 mal lançado e já fora de linha/aposentado e o F-35 já garantido o maior fiasco da historia da aviação militar daquele pais…”
Com essa bobagens não dá para discutir.
Eu, o RR e o E.M.Pinto já lhe dissemos várias vezes que o F-22 não foi aposentado e ficará em serviço até 2040.
O F-35 tem vários problemas e defeitos, mas não são esses que você comentou.
E pesquise o desenvolvimento de outros caças para saber de problemas.
“picuinhas, birras e torcidas infantis em nada acrescentam ao debate
Você insiste no erro e em entender errado.
Por isso as picuinhas.
Desse jeito você acaba massacrando o analfabeto Troll amigo Deagol!
Como dizem, nem aqui nem na china o su-35 esta dentro da mesma classe de furtividade.
Maquina,
Não creio que os benefícios da furtividade estejam se degradando como afirma… Tanto é que Russia, China e quem mais tiver dinheiro, corre como louco para deixar pronto os seus, pois sabem que não tem nada ao nível de F-22 e F-35. Fosse o contrário, ninguém estaria tão preocupado.
Ora pois, se a evolução dos sistemas de detecção logo tornam caças stealth vulneráveis, o que acha que ocorrerá com a quarta geração? Torna-se ainda mais vulnerável…!
Sistemas de proteção eletrônica sempre foram uma constante na guerra aérea e continuarão a ser. O stealth é somente um elemento a mais de proteção, a ser utilizado em conjunto com a cobertura eletrônica, dificultando ainda mais a detecção… Aliás, assumindo que as emissões do jammer podem denunciar a posição, então não convém que a aeronave emita com seu jammer, deixando esse papel para meios especializados.
Salvo melhor juízo, a banda X é uma das que vem sendo mais utilizada em radares de vigilância, além dos radares de caças de quarta geração ( aí incluso o PESA do Su-35 )… E são esses radares os que representam a maior ameaça aos caças…
Radares de VHF tem precisão parca… Podem, evidentemente, apontar uma direção, mas seu feixe não é o melhor para o guiamento de uma arma anti-aérea… Aliás, não há nada que efetivamente prove que um radar de VHF possa realmente ser util em um engajamento contra um vetor stealth de nova geração ( F-35, F-22 e PAK FA )… Fora isso, são verdadeiros trambolhos, podendo ser facilmente localizados por qualquer força armada competente. Suas ondas são altamente susceptíveis a sofrer interferência, posto que trabalham nas mesmas frequências de transmissão domésticas, o que pode acarretar falha no retorno.
O F-35 aplica basicamente todo o conceito de técnicas de forma e de material RAM. Os Silent Eagle e o Su-35 não chegam nem perto de representar o que o F-35 representa no aspecto furtividade…
Já disse e repito: ainda não se sabe exatamente o que será a sexta geração… Tudo o que se tem são demonstradores de conceito, que podem ou não resultar em algo prático no futuro…
senhor RR..o super tijolo Growler é mais equipado do que o abacaxi para operar em áreas com sofisticadas defesas aéreas inimigas/ambientes de negação de área….apenas o Growler oferece proteção no espectro completo….a capacidade de jamear do f-35 é restrita apenas a banda X….e apenas quando se aproxima de um alvo em uma direção de entrada….é um lixo para jamear radares inimigos… dependem da ajuda de aeronaves de interferência especializadas como o Growler para realizar missões…
Maquina,
Como disse acima, sendo o F-35 uma aeronave stealth, então o jammer é a ultima opção de defesa eletrônica, pois a emissão pode entregar sua posição… Somente seria usado em ultimo caso, para jamear radares de controle de fogo ou radares dos caças inimigos. Primariamente, ele dependerá de sua furtividade.
Como também disse acima, a banda X é uma das que mais vem sendo usadas atualmente em radares de vigilância e de controle de fogo.
Mais lixo antiamericano
Você continua insistindo na besteira.
Todos os caças modernos com a exceção do Mig-31 e talvez o PAK-FA utilizam radares de banda x.
Ah, maquina troll.
Se você pesquisar vai ver que o “super tijolão”
é um projeto mais novo e mais moderno que o su-27 e Su-30.
Antes de me responder faça um pouco de pesquisa.
Máquina troll.
Se você pesquisar vai descobrir que os aviões que você mais gosta também tiveram vários problemas de desenvolvimento e falhas de projeto, sendo que alguns também tiveram suas especifícações reduzidas e depois que entraram em serviço demoram aos até corrigirem todos problemas.
Não vou falar aqui para não recomeçar as mesmas discussões de sempre.
kkk belo marketing todos eles fazem
mas eu acho engraçado é que se os caras colocarem um parafuso e dizer que os estados unidos fizeram pois esse é o melhor parafuso do mundo
eu aposto que esses mesmos que babaram esse ovo todo
fariam da mesma forma que foi para o parafuso
pelo simples fato dele ter sido produzido pelos estados unidos
Tem parafusos que vencem as querras outros parafusos são destruídos aos milhares.
“Sobre o fracasso do f-22 você foi já informado sobre a verdade e mesmo assim continua insistindo no erro.
O fim da linha do f-22 não tem relação nenhuma com os problemas, o motivo foi falência da União Soviética e a nova doutrina de guerra assimétrica que dispensava caças furtivos.
O motivo do cancelamento do F-22 se deu porque o rival se desintegrou e passou a ser insignificante.
Nada a ver com as capacidades do caça.
Nem vou perder tempo explicando. Daqui a pouco o RR aparece aqui e explica para você.”
ele não precisa explicar nada não …eu explico para vc e para o senhor RR ……o alto custo do programa de desenvolvimento do caça (mais de 66 bilhões de dólares), o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses, a proibição de exportações e o desenvolvimento do mais econômico f-35 acabou por encerrar o programa de produção do f-22…hoje a força aérea americana possui 187 aeronaves destas no serviço ativo sendo que o último f-22 foi entregue em 2012….em 6 de abril de 2009 a Secretaria de Defesa estadunidense cancela novos contratos e projetos referentes ao f-22 alegando seu alto custo de produção, baixa performance em condições adversas de tempo e reclamação de falhas eletrônicas relatado por pilotos…
em 25 de março de 2010 um f-22 caiu nas proximidades da base Edwards da Aeronáutica dos eua situada no Deserto de Mojave no sul da Califórnia… ao sair em missão de treinamento o acidente aconteceu por volta das 10h locais (14h de Brasília) a aproximadamente 50 km ao noroeste da base militar….em 6 de novembro de 2010 um f-22 perdeu a comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo do Alaska e caiu…. o piloto Capitão Jeffre Haney não sobreviveu…. os pilotos estadunidenses do caça decidiram não voar mais em áreas que nevavam…em 22 de março de 2011 relato de problemas com o equipamento eletrônico não especificado deixou os caças F-22 fora da operação da OTAN na Líbia sendo substituído pelo F-18 SH…
é chato sempre ter que ficar explicando e ensinando as coisas a estes insiders…. 🙂
O caso da queda do F-22 no Alaska foi devido a aquele caso dos problemas no sistema de geração de oxigênio, que gerou muita repercussão em eventos posteriores, mas que no final estava relacionado a uma válvula do sistema de oxigênio do traje anti-g. Ou seja, nada a ver com máquina em si…
Só a titulo de curiosidade, os russos estão desenvolvendo um novo anti-g para o PAK FA…
Não tem aeronave inovadora que não apresente problemas ao longo de sua vida util… O F-14, por exemplo, era uma tranqueira no inicio da operação! Volta e meia quebrava palheta de motor; mesmo mau que acometia o Mig-31… Mas no final, essas se tornaram máquinas “simbolo” do poderio de seus países; exemplos de eficiência, conforme os problemas foram sendo resolvidos…
O fato é que não se chega a lugar nenhum sendo conservador. Uma hora ou outra, existe a necessidade de se quebrar os paradigmas para se sobressair no espaço de batalha. Por tanto, a quinta geração e seus percalços se constituem em um caminho natural na evolução do poderio aéreo…
Quanto a essa estória de F-22 que não opera em tempo adverso:
O Raptor opera do Alaska a Guam, passando por todo o EUA, além de já ter realizado exercícios no Oriente Médio… Se isso não é prova de que ele é apto a operar em todas as condições de tempo, não sei mais o que seria…
Há duas principais razões para o F-22 não ter operado na Líbia: a primeira é a falta de equipamentos de datalink compatíveis ( até aqui, Raptores trocam dados apenas com Raptores, sendo essa uma das mais ferozes críticas ao caça ). E a segunda, óbvia por sinal, é a absoluta falta de necessidade de uma aeronave como aquela em um teatro limitado como aquele… Que eu saiba, o F-18 E/F não substituiu ninguém por aquela campanha. Aliás, sendo o caça padrão da USN, é óbvio que teria que tomar parte das operações…
A maior razão do Raptor ter cessado a sua produção é o final da Guerra Fria… Não fosse isso, toda a geração anterior já estaria toda enferrujando no AMARG, ou até já seria sucata e peça de museu… Fora isso, há um lobby poderoso a favor do F-35, além do dinheiro mais curto nos últimos 15 anos…
E A gente precisa o tempo todo desmentir as asneiras que você escreve mentecapto! Asneiras que você apenas escreve graças a grana surrupiada da Petrobrás. E ainda é covarde pois fugiu da trilogia com o rabo entre as pernas
A máquina, você isiste nessas conclusões erradas.
Um coisa é duvidar utras é insistir no erro.
O fato de não voarem em áreas de neve é passado, esqueceu que eles operam no Alaska?
É só pensar um pouquinho.
Os F-22 não foram usados na Líbia porque não havia necessidade, e caças da força aérea não seriam substituídos pelos da marinha.
Não sei de onde você tira essas conclusões.
Maquina,
O caso da queda do F-22 no Alaska foi devido a aquele caso dos problemas no sistema de geração de oxigênio, que gerou muita repercussão em eventos posteriores, mas que no final estava relacionado a uma válvula do sistema de oxigênio do traje anti-g. Ou seja, nada a ver com máquina em si…
Só a titulo de curiosidade, os russos estão desenvolvendo um novo anti-g para o PAK FA…
Não tem aeronave inovadora que não apresente problemas ao longo de sua vida util… O F-14, por exemplo, era uma tranqueira no inicio da operação! Volta e meia quebrava palheta de motor; mesmo mau que acometia o Mig-31… Mas no final, essas se tornaram máquinas “simbolo” do poderio de seus países; exemplos de eficiência, conforme os problemas foram sendo resolvidos…
O fato é que não se chega a lugar nenhum sendo conservador. Uma hora ou outra, existe a necessidade de se quebrar os paradigmas para se sobressair no espaço de batalha. Por tanto, a quinta geração e seus percalços se constituem em um caminho natural na evolução do poderio aéreo…
O Raptor opera do Alaska a Guam, passando por todo o EUA, além de já ter realizado exercícios no Oriente Médio… Se isso não é prova de que ele é apto a operar em todas as condições de tempo, não sei mais o que seria…
Há duas principais razões para o F-22 não ter operado na Líbia: a primeira é a falta de equipamentos de datalink compatíveis ( até aqui, Raptores trocam dados apenas com Raptores, sendo essa uma das mais ferozes críticas ao caça ). E a segunda, óbvia por sinal, é a absoluta falta de necessidade de uma aeronave como aquela em um teatro limitado como aquele… Que eu saiba, o F-18 E/F não substituiu ninguém por aquela campanha. Aliás, sendo o caça padrão da USN, é óbvio que teria que tomar parte das operações…
A maior razão do Raptor ter cessado a sua produção é o final da Guerra Fria… Não fosse isso, toda a geração anterior já estaria toda enferrujando no AMARG, ou até já seria sucata e peça de museu… Fora isso, há um lobby poderoso a favor do F-35, além do dinheiro mais curto nos últimos 15 anos…
Afinal de contas: O F-35 é BOM MESMO ou é apenas um caça BONITINHO com sua pintura e armas reluzentes?
Marcelo,
Este avião tem tudo para ser o padrão pelo qual se medirão os caças ocidentais nesse primeiro terço de século.
A aplicação de técnicas de forma, material RAM, além das baias internas para as armas, garantem a essa aeronave o status de caça de quinta geração, levando consigo sistemas e armas no estado da arte.
Fora isso, é praticamente certo que será o mais produzido de nossa época…
Isso é algo que só vamos saber quando ele entrar em ação.
os Russos já possuem um novo sistema de radar anti furtividade altamente móvel..sua peça central é uma grande antena de 100 pés AESA VHF totalmente digital que também incorpora poderosos radares de alta frequência que podem rastrear alvos pequenos após a detecção pelo radar VHF….navios de guerra chineses também carregam radares de busca VHF do Tipo 517M…que segundo o fabricante é do tipo AESA….
Maquina,
Não há qualquer indício de que radares VHF venham a ser realmente uteis contra a nova geração stealth…
Até hoje, somente uma aeronave stealth de geração anterior foi derrubada, na forma do F-117 no Kosovo. E pelo que foi divulgado até aqui, a coisa se deu mais por erros grosseiros cometidos pelos americanos que qualquer deficiência da máquina em si…
Enfim, não há como se saber se esses radares serão realmente tão eficientes como se pensa, posto que tanto as técnicas de forma como o material RAM evoluíram… Mesmo que possam eventualmente localizar um stealth, isso poderá se dar a uma distância em que não terá qualquer efeito prático…
O que está comprovado é que o stealth realmente reduz a detecção ao radar; independente do que se use para tentar localiza-lo. A questão é o que seria o melhor para localiza-lo, sendo que o VHF se conta entre as melhores apostas.
No mais, qualquer coisa que emita uma onda pode ser localizada e atacada… E não há radar que seja exceção…
Uma grande antena que seria alvo fácil para armas stand off. Tá vendo mais uma sandice sua a ir pelo ralo meu caro asno estatal?
,..+ será c certeza..,
Quem viver verá. sds. 😉
“,..+ será c certeza..,”
Certeza ninguém tem.
Uma coisa é questionar e duvidar.
Outra é fazer o que Máquina Troll está fazendo, se esforçando para não entender.
“teropode
16 de janeiro de 2015 at 19:34
A psicologia explica estah atitude , quando o macaco humano se deperah com algo que lhe eh totalmente desfavoravel e decepcionante , seu celebro tem duas reaçoes possiveis , a primeira eh desdenhar e ignorar a realidade , a outra eh o mergulho na retraçao , geralmente expressa e diagnosticada como uma DEPRESSAO , se nao tratada leva ao suicidio ou a atentados fisicos contra os agentes da situaçao desfavoravel !”
o su-35 tem mais versatilidade e capacidade de armamentos o f-35 tem so a vantagem de furtividade superior e outras eletronicas e softaware hardware e perde ainda na manobrabilidade e velocidade pro su-35!! e sem fala que em certas ocasiões
furtividade nao ajuda muito tipo bombardea com misseis de cruzeiro de longo alcance etc
Kleslei,
A furtividade é justamente o fator fundamental…
Ter velocidade e manobrabilidade é importante, mas elas jamais vão permitir a uma aeronave competir com o míssil…
Sistemas de defesa estão cada vez mais precisos e potentes, e a utilização de ECM para ludibria-los vem se tornando bastante restrita, posto que as emissões podem denunciar a posição de que usa. Por isso se pensa tanto em stealth nesses dias. A única forma de escapar a um engajamento é não ser localizado…
Quanto a versatilidade, o F-35 somente seria menos versátil numa ocasião em que estivesse limitado somente as suas baias internas de armamento. Mas se houver uma situação na qual ele possa usar seus pontos sob as asas, então ele será praticamente tão versátil quanto o Su-35… E mesmo assim, o F-35 ainda é o caça para o “primeiro dia da guerra”, enfrentando as defesas adversárias de frente; numa situação em que o Flanker estaria muito mais vulnerável…
“HMS_TIRELESS
16 de janeiro de 2015 at 20:21
Quanta besteira heim! Ainda mais quando é com a bolsa trollagem que te pagam”
o que o senhor tem contra o bolsa trollagem senhor HMS?!…quanto preconceito com o bolsa trollagem!….ele ajuda varias famílias necessitadas incluindo a minha de gatinhos aqui… e vc vem esculhambar a minha bolsa…o meu sustento de onde tiro a minha suada rendinha….as pessoas tem o direito de trollar e de terem sua renda senhor HMS…. 😀
RR
muito bom seu comentario colego
porem como disseram no começo as tecnologias anti sthelf anda crecendo como sensores IR de maior e mais nitido alcance e misseis ar ar com IR de maior alcance e sem fala em radares novos que conseguem detecta os STHELF tipo oque a abateu o f117 na bosnia e talves um B-2 voce pode ate dizer mas o SU-35 NAO PODE DETECTA O F-35!!! MAS POREM OS RADARES DE ALERTA AEREO ANTECIPADO EM TERRA PODEM E MANDAM A LOCALIZAÇAO PARA O SU-35 E OUTROS AVIOES COMO A-100 A-50E OU MESMO OS MIG31 com seus superradares aesas e tem as antenas espalhadas pleo corpo do su-35 e mig-35 que captam sinais de radares inimigos a longos distacias 400km menos ou mais depende do radar assim o piloto ja sabe que tem alguem olhando pra ele conciencia situacional o f-22 tem isso tambem as antenas pelo corpo o f-35 tambem
Segundo Monsieur Jôban ele era ” Demais para nós!” E tudo isso para tentar enfiar goela abaixo da FAB a escolha “político-etílica” que custa o mesmo e é tecnologicamente inferior. Felizmente ao final do certame ganhou o Gripen NG.
o aumento da capacidade computacional…sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade…ter/voar não significa operar…o f-22 que o diga…relatórios emitidos apontam que os custos operacionais e de apoio do f-35 ao longo dos 55 anos sairão mais de um trilhão de dólares….o atraso do desenvolvimento do software torna ainda mais inviável e defasado o programa..já que os rivais ganham tempo para desenvolver respostas….
A psicologia explica estah atitude , quando o macaco humano se deperah com algo que lhe eh totalmente desfavoravel e decepcionante , seu celebro tem duas reaçoes possiveis , a primeira eh desdenhar e ignorar a realidade , a outra eh o mergulho na retraçao , geralmente expressa e diagnosticada como uma DEPRESSAO , se nao tratada leva ao suicidio ou a atentados fisicos contra os agentes da situaçao desfavoravel !
Quanta besteira heim! Ainda mais quando é com a bolsa trollagem que te pagam
“Felizmente ao final do certame ganhou o Gripen NG.”
Concordo com vc! Imagine se a FAB pegasse os Kfirs tampões que Israel empurrou pra Colômbia (e que já caíram mais de 5 unidades), naquela época em que buscavam um substituto para os M-III.
Ufa! Nos livramos de uma! E nos livramos mais ainda da escolha catanhédica habemus papa! Rendeu uma excelente (e inesgotável) matéria prima para as nossas tirações de sarro!
Habemus papa! 😀
Mas o melhor mesmo foi termos nos livrados das escolhas das tietes russófilas e do Apedeuta não é verme?
Agora é vez dos xingamentos em defesa de um país que nem conssegue desenvolver uma aeronave Stealth de verdade.
http://www.wallsforpc.com/wp-content/uploads/2012/11/T50-PAK-FA.jpg
http://www.canadianmetalworking.com/wp-content/uploads/2013/02/F-35.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/46/Lockheed_Martin_F-22A_Raptor_JSOH.jpg
em relação ao f-35 abacaxi vemos países fantoches sendo forçados politicamente a comprar uma aeronave com projeto 20 anos mais novo que o f-22 e de semelhante custo unitário mas de desempenho amplamente inferior…comparável em alguns aspectos a aeronaves de 4 geração…
caças como esse f-35 foram projetados para entrar em conflito contra adversários do “naipe” da Líbia, Afeganistão ou Iraque…onde já se viu caças terem que ter motores poucos potentes para não esquentar muito e derreter o tal do revestimento furtivo….isso só pode ser piada….
tanto o f-22 quanto o f-35 se constituíram uma das maiores trapalhadas da historia da aviação de combate até hoje…o fracasso do f-22…os seus erros de projetos… obrigaram a sua linha de produção ser encerrada compulsoriamente……por isso estão correndo pra desenvolver e colocar em operação os caças sexta geração …defeitos e problemas mecânicos se resolvem facilmente…já defeitos e erros de projetos não…exige remodelação…. se reprojetar tudo de novo…pilotos de F-22 morrem por conta dos erros de projetos deste caça e são coagidos, cooptados e silenciados atualmente por isso…para manter as aparências e a propaganda….ação/padrão comportamental típica de regimes autoritários e tirânicos……
apenas algumas poucas centenas de f-22 foram encomendadas…todas com erros de projetos assim como o f-35…lembrando que este f-35 nem full stelti é..não é furtivo em determinadas seções/áreas/ângulos…..criticamente limitado seja em desempenho, capacidades ou tecnologias……devido a cortes de investimentos e requisitos…
Nada a ver.
O F-35 foi projetado para enfrentar os mais modernos sitemas anti-aéreos do mundo.
E seu motor é o mais potente já colocado em um caça.
Sobre o fracasso do f-22 você foi já informado sobre a verdade e mesmo assim continua insistindo no erro.
O fim da linha do f-22 não tem relação nenhuma com os problemas, o motivo foi falência da União Soviética e a nova doutrina de guerra assimétrica que dispensava caças furtivos.
Também não estão correndo para projetar um caça de 6° geração, ele está previsto para 2030.
“lembrando que este f-35 nem full stelti é..não é furtivo em determinadas seções/áreas/ângulos…..’
Observe as fotos que postei e veja qual caça é mais furtivo.
Puffffffffffffff…
Cara, eu achei q vc tivesse pilotado um PAK-FA T-50 ou um F-22 pra impor as suas verdades vencedoras de argumentação…rsrsrs
😀
Vc se baseia em fotos.. hahahahaahahhaaha
Sucker!! (A double two-part) hahahahahaha
Não caro warpth quem diz que o PAK-Fa não será muito furtivo são os russos.
As fotos só confirma isso perfeitamente.
Pena que você não entende nada sobre isso e não tem capacidade de análise nenhuma.
Meu ingles e fraco e as vezes eu nao entendo o que eles falam. Uns oficiais da Forca Aerea dos EUA, estao dizendo que o F35 e “sitting duck”, pato sentado? Aparentemente sitting duck e alvo facil para o fogo inimigo. Tambem dizem que esse F35 e um “turkey” isto e um “peru”, a ave que os gringos matam para comer no Natal. Eles estao dizendo que o F35 contra os russos nao tem chance. E pato n’agua, ou peru no quintal, ambos faceis de matar com espingarda.Meu ingles e fraco, entendo mais nada
JOJO
Essa é opinião de alguns, outros dizem exatamente o contrário.
Falou JOJO bipolar mais uma de suas sandices…
Concordo Degol minha resposta nao e para vc que parece estar ciente que o F35 tem seus criticos no proprio EUA. Nao e o caso do parrot Tireless:THE NATIONAL INTEREST: F35 Savior of US Power or Abaltross of the Asia-Pacific. BLOOMBERG NEWS: Flawed F35 Fighter too big to kill…plagued by costly design, bulkhead crack and too much weigt. http://www.news.com.au F35 combat jet that can’t fight, can’t run can’t hide. Is the F35 a flop?REUTERS, US EDITION, PENTAGON’S BIG BUDGET F-35 FIGHTER CAN’T TURN, CAN’T CLIMB, CAN’T RUN. WINSLOW WHELER, dIrector of the STRAUS MILITARY REFORM PROJECT, diz que o F-35 is less maneuverable than the vulnerable F105…The F35 is too fast to identify the target it is shooting at, to delicate flammable to withstand ground fire, a giant step back from current A10. Sem mencionar Pierre Spray, o designer do F-16 no You Tube PIERRE SPRAY RUNAWAY FIGHTER F-35.. Como se ve Mr Tiereless sandice e repetir o que outros dizem sem fazer pesquisas. O F-35 esta cheio de controversia dentro do proprio EUA.
o fato do aparelho ter enfrantado problemas de desenvolvimento não quer dizer que ele será ruim meu caro JOJO bipolar! E outros sistemas de armas que eram controversos provaram seu valor.
Como se vê, suas críticas apenas se deram no afã de engrossar a multidão de antiamericanopatas, e também para você destilar seu próprio antiamericanismo pueril.
Caro JOJO.
” F35 combat jet that can’t fight, can’t run can’t hide. Is the F35 a flop?REUTERS, US EDITION, PENTAGON’S BIG BUDGET F-35 FIGHTER CAN’T TURN, CAN’T CLIMB, CAN’T RUN. WINSLOW WHELER, dIrector of the STRAUS MILITARY REFORM PROJECT, diz que o F-35 is less maneuverable than the vulnerable F105…The F35 is too fast to identify the target it is ”
Muito disso é verdade, mas em parte exagerada pelos críticos do programa.
A parte que diz “combat jet that can’t fight”” can’t hide” não são verdades.
É claro que dependendo da distância ele pode ser detectado, mas pode chegar mais perto do alvo que qualquer outro
E o F-35 é assim porque foi projetado assim, visto que a ênfase dos americanos era o Stealth e a eletrônica acima de tudo.
Só o tempo dirá se estão certos, não podemos subestimar a USAF.
Quanto baixa área de asa é assim, porque se a furtividade der errado ele pode facilmente cumprir missões à baixa altitude escapando dos radares. Aviões como o F-22 e o PAK-FA são melhores para voos em grandes altitudes.
Com certeza o F-35 tem defeitos, problemas e limitações. Mas é um projeto basicamente aberto ao público. Se outras aeronaves tivessem a mesma transparência ( mesmo que limitada) também veríamos muitos problemas.
Todos os projetos de aeronaves “revolucionárias” apresentam grandes dificulades pois dependem de novas tecnolgias recém criadas e pouco conhecidadas que demoram muito para serem aperfeiçoadas.
Com certeza ele tem muitos defeitos e problemas mas também terá boas qualidades. Segundo os pilotos de teste o avião é muito bom, fácil de pilotar, fácil de utilizar e tem passado nos testes contra radares modernos e apresenta maior manobrabilidade que o superhornet ( o que não é grande coisa)
Espero que nunca saibamos qual doutrina está mais correta, a russa ou a americana.
Também é bom lembrar que as aeronaves inimigas passam muito mais tempo no solo do que no ar e esse é umponto importante para os americanos.
Não podemos esquecer da importânicia dos Stukas e stumovks na segunda guerra.
Aviões de ataque são tão importantes quanto aeronaves de superioridade aérea. O F-35 pode fazer os dois, talvez não tão bem como o F-22 e o PAK-Fa, mas pode.
E está sendo preparada uma nova geração de armas para ele e com com mísseis de cruzeiro furtivos JASSM, AIM-120D e Meteor, na Europa, é uma boa ameaça para qualquer caça.
Diria que a capacidade do APG-81 em jamear em diversas frequências ao mesmo tempo e de maneira direcionada focalizada concentrando enregia é a mais modrna já instalada em um caça. Certo que é limitada a banda X, mas com execeção do Mig-31 e do PAK-FA todos os caças usam radares de nessa faixa de ondas.
E a capcidade do PAK-FA em transmitir em banda L, pelo que se sabe até agora, pode reduzir a eficiência do Stealth mas não anula-la completamente além de ter menor resolução.
Algumas fontes dizem que o F-35 também tem eficiência contra outras faixas de onda mais longas, mas isso já não tenho tanta certeza.
Quanto a fama de ter curto alcance, pode ser em comparação com o Flanker e o F-15D, porém seu alcance armado é maior que qualquer outro de seu porte.
Saudações
Deagol, nos temos ideologia diferentes, mas reconheco que nesse assunto e em certos outros assuntos tecnologico vc e o expert eu sou o leigo. Me quito el sombrero.
Obrigado JOJO.
Estou muito longe de ser expert.
Quando vejo uma informção procuro confirmá-la nas mais diversas fontes possíveis, por isso considero que tenho um mínimo preparo.
Procuro pesquisar em fontes opostas para ter equilíbrio nas minhas opiniões.
Abraço
Cuidado Deagol, vc pode pagar com a lingua, seus comentarios na maioria das vezes são dosados com equilibrio, mas especular que as capacidades stealth do T-50 são inexistentes pode fazer vc sair mal, pois como vc, reconheço as otimas capacidades dos F-22 e F-35, só que preciso ser honesto em dizer que realmente ambos os projetos são terrivelmente caros, muuuuuuito caros, sem vias de lucro nenhum, só haverá a cobertura de custos num horizonte de 15 anos, e isso pelo dito pelo proprio governo americano ( e detalhe, só pagarão os debitos quando outro estiver sendo projetado). Agora falar que a Russia não domina tal setor é precipitado meu caro, até porque ate agora os prototipos só fizeram testes aerodinamicos ao publico, todos os demais testes de capacidade estao sendo acobertados ( por motivos obvios) pela Russia, mas breve breve, saberemos que a Russia domina com louvor tal arte,e provavelmente vc sairá mal na historia. Sds
Meu caro ARC.
Sobre furtividade, quem diz que o PAK-Fa será em nos furtivo são prórpios que afirmam que as características stealth, reduzem a performance, aumentam a manutenção e diminuem a disponibilidade.
E isso pode ser confirmado analisando as imagens do caça.
Um abraço.
Caro ARC.
A questão não é fato da Rússia dominar a tecnoliga com louvor, isso eu não questiono.
O problema é ter dinheiro para aplicar essas tecnologias nos produtos.
Sds.
Eu admiro as maquinas de asas russas , mas nao ao ponto de acreditar que serao o supra -sumo dos caças , espero que o SU 50 entre logo em produçao ,ja definindo o modelo final , reservei um lugar de honra na estante para ele , ao ladinho do F117 e DELTA DART !
Tá mostrando os dentinhos só pra imprensa ocidental te olhar com mais carinho né F-35 pimpão kkkkkkkkkkkk
Que trolagem!
Quem dera a Rússia tivesse dinheiro para fazer um avião furtivo.
Em furtividade são Estados unidos e China mesmo.
Perdedor.
Como de costume o Lóide ( ou seria Débi) vem aqui exercer a mesma liberdade de expressão que pratica no banheiro…rs!
o próprio assistente do Secretário da Força Aérea…William LaPlante…disse em pronunciamento que o preço do modelo F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares estadunidenses em 2018 ou 2019…traduzindo…o abacaxi não será como o planejado e propagandeado..já propagandearam de tudo desse caça…que atiraria lasers..que teria a capacidade de realizar interceptações de alvos em orbita e o escambau…como diz um ditado…quem duvida é sábio…quem acredita é feliz…
Mude suas fontes.
“quem duvida é sábio”
Uma coisa é duvidar outra é fazer questão de entender errado.
Maquina,
Se o F-35 chegar aos 80 milhões de dólares, então ele será ameaça a todos os caças ocidentais e russos de nova geração… Creio que mesmo caças chineses de nova geração não deverão ter preço abaixo dos 60 milhões de dólares…
“F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares estadunidenses em 2018 ou 2019…”
Isso é exatamente o que foi prometido no início do programa.
Realmente não sei da onde saiu a informação de que ele poderia fazer interceptação de alvos em órbita.
E sobre os lasers isso foi a suposição de uma possibilidade, nunca afrimaram que ele dispararia lasers.
E se tiver lasers de combate será para desviar mísseis, semelhante ao sistema que os Israelense já vendem hoje.
Improvavel, o custo de produção deste caça inviabiliza em 100% o valor de venda no patamar de 80 milhões, nem em 20 anos pagariam as contas. A estimativa mais concreta do Pentagono foi o valor de 100 milhões para o mais barato modelo do F-35, esse sim é um valor mediano. Talvez o caça mais barato dos considerados 5G seja o J-31, seguido pelo F-35, e o T-50 ainda é uma incognita pois não sabemos o que virá realmente embarcado nele. Sds
senhor Deadgol….F-35s não se enquadram como caças de quinta geração…não se enquadram na classe de caças Stealth..pois não são caças Full Stealth ou Stealth All Aspect…o F-35 teve sua exigência de furtividade reduzida desde os requisitos…o programa F-35 esta dentro da mesma classe dos Silent Eagles como caças Semi Stealths ou de quarta geração com alguns + a mais…Sua furtividade esta dentro do mesmo nível dos Silent Eagles e Su-35s…é de conhecimento geral que o tratamento dado ao revestimento da aeronave furtiva demanda caros e complexos investimentos…o que faz dos caças de quarta geração ainda a espinha dorsal ou os principais meios das forças pelo o mundo…o único caça furtivo de fato em operação hoje é apenas o F-22 mas com sua linha de produção já encerrada e com apenas algumas pouquíssimas centenas de unidades feitas..
de fato todos os caças estadunidenses estão hoje obsoletos…o motivo do cancelamento da linha de produção do F-22 se deu ao fato de seus rivais terem conseguido desenvolver seus próprios meios de quinta geração como Rússia e China..por isso estão correndo para desenvolverem os programas de sexta geração…por isso deixaram os programas de quinta geração de lado para se dedicarem/voltarem aos programas de sexta geração…
os problemas do caça não são nenhum segredo…esse abacaxi é suscetível a detecção por radares que operam nas faixas VHF do espectro….a capacidade de jamear do caça é restrita apenas a banda X…é um lixo para jamear radares inimigos…investiram centenas de bilhões de dólares num caça que dependera da ajuda de aeronaves de interferência especializadas que também protegem aviões não furtivos…..o aumento da capacidade computacional…sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade…
“furtividade esta dentro do mesmo nível dos Silent Eagles e Su-35s…”
Esse foi o maior erro que já vi na internet.
Se você não consegue ver a diferença entre o F-35 e o su-35 não posso fazer nada.
O Su-35 tem redução de assinatura em comparação com outras aeronaves de grande porte, não se sabe nem se ele alcança o nível do superhornet ou eurofigther. O Su-35 está muito longe de ser uma aeronave furtiva.
Compará-lo em furtividade com o f-35 é um completo absurdo!
“esse abacaxi é suscetível a detecção por radares que operam nas faixas VHF do espectro…?”
Nenhum caça tem radar VHF e os radares de VHF só servem para
alerta e tem 30 metros de largura.
” capacidade de jamear do caça é restrita apenas a banda X…é um lixo para jamear radares inimigos…’
Caças inimigos como o Su-35 opera exatamente na banda X onde o f-35 pode jamear e a furtividade funciona melhor?
O motivo do cancelamento do F-22 se deu porque o rival se desintegrou e passou a ser insignificante.
Nada a ver com as capacidades do caça.
“investiram centenas de bilhões de dólares num caça que dependera da ajuda de aeronaves de interferência especializadas que também protegem aviões não furtivos…..’
Nem vou perder tempo explicando. Daqui a pouco o RR aparece aqui e explica para você.
Chamar o f-35 de lixo sem ter a menor compreensão sobre o que está falando é demais.
nos embasemos em fatos concretos e não em paixões/ufanismos político ideológicos..picuinhas, birras e torcidas infantis em nada acrescentam ao debate…Ter não significa operar..Vide o F-22 mal lançado e já fora de linha/aposentado e o F-35 já garantido o maior fiasco da historia da aviação militar daquele pais…
Há outros fatores importantes como a resposta operacional e o custo..tanto de aquisição como o de operação durante o ciclo de vida..De nada adianta ter vetores de alta capacidade e tecnologia…super fantásticos…se os custos de desenvolvimento, aquisição e operação tornam o programa militar impraticável e inviável… a historia militar é cheia de exemplos assim…..
o programa F-35 ainda tem um longo percurso a fazer para entrar em operação..esta muito longe ainda pelo o que vemos de ser operacional e funcional..ignorar falhas graves, percalços e erros táticos de projeto que levaram estes programas a se tornarem impraticáveis e inviáveis operacionalmente não muda fatos…não muda a realidade..
não adianta se falar em escala em tempos de crise global e vacas magras….para se ter escala é preciso ter compradores…clientes… vendas….coisas difíceis em tempos de crise econômica global que assola o mundo e afeta investimentos/gastos em defesa….vários pretendentes clientes desistiram ou reduziram seus pedidos drasticamente devido a economia…
são poucos os países do ocidente que se mantém firmes e fortes..como a Alemanha por ex…..os chineses e russos terão sucesso em seus programas pois escolheram sabiamente direcionar seus projetos de forma conservadora …não investindo em programas demasiadamente mirabolantes, caros e complexos….não cometendo erros como os da bombardier por ex….
Quanta imbecilidade heim seu mentecapto inútil! Tudo o que você faz, prolixamente diga-se de passagem, é regurgitar lixo antiamericano e infectar o espaço com sua tradicional histeria sino-russófila. Tudo isso financiado pela grana surrupiada da petrobrás
“Ter não significa operar..Vide o F-22 mal lançado e já fora de linha/aposentado e o F-35 já garantido o maior fiasco da historia da aviação militar daquele pais…”
Com essa bobagens não dá para discutir.
Eu, o RR e o E.M.Pinto já lhe dissemos várias vezes que o F-22 não foi aposentado e ficará em serviço até 2040.
O F-35 tem vários problemas e defeitos, mas não são esses que você comentou.
E pesquise o desenvolvimento de outros caças para saber de problemas.
“picuinhas, birras e torcidas infantis em nada acrescentam ao debate
Você insiste no erro e em entender errado.
Por isso as picuinhas.
Desse jeito você acaba massacrando o analfabeto Troll amigo Deagol!
Como dizem, nem aqui nem na china o su-35 esta dentro da mesma classe de furtividade.
Maquina,
Não creio que os benefícios da furtividade estejam se degradando como afirma… Tanto é que Russia, China e quem mais tiver dinheiro, corre como louco para deixar pronto os seus, pois sabem que não tem nada ao nível de F-22 e F-35. Fosse o contrário, ninguém estaria tão preocupado.
Ora pois, se a evolução dos sistemas de detecção logo tornam caças stealth vulneráveis, o que acha que ocorrerá com a quarta geração? Torna-se ainda mais vulnerável…!
Sistemas de proteção eletrônica sempre foram uma constante na guerra aérea e continuarão a ser. O stealth é somente um elemento a mais de proteção, a ser utilizado em conjunto com a cobertura eletrônica, dificultando ainda mais a detecção… Aliás, assumindo que as emissões do jammer podem denunciar a posição, então não convém que a aeronave emita com seu jammer, deixando esse papel para meios especializados.
Salvo melhor juízo, a banda X é uma das que vem sendo mais utilizada em radares de vigilância, além dos radares de caças de quarta geração ( aí incluso o PESA do Su-35 )… E são esses radares os que representam a maior ameaça aos caças…
Radares de VHF tem precisão parca… Podem, evidentemente, apontar uma direção, mas seu feixe não é o melhor para o guiamento de uma arma anti-aérea… Aliás, não há nada que efetivamente prove que um radar de VHF possa realmente ser util em um engajamento contra um vetor stealth de nova geração ( F-35, F-22 e PAK FA )… Fora isso, são verdadeiros trambolhos, podendo ser facilmente localizados por qualquer força armada competente. Suas ondas são altamente susceptíveis a sofrer interferência, posto que trabalham nas mesmas frequências de transmissão domésticas, o que pode acarretar falha no retorno.
O F-35 aplica basicamente todo o conceito de técnicas de forma e de material RAM. Os Silent Eagle e o Su-35 não chegam nem perto de representar o que o F-35 representa no aspecto furtividade…
Já disse e repito: ainda não se sabe exatamente o que será a sexta geração… Tudo o que se tem são demonstradores de conceito, que podem ou não resultar em algo prático no futuro…
senhor RR..o super tijolo Growler é mais equipado do que o abacaxi para operar em áreas com sofisticadas defesas aéreas inimigas/ambientes de negação de área….apenas o Growler oferece proteção no espectro completo….a capacidade de jamear do f-35 é restrita apenas a banda X….e apenas quando se aproxima de um alvo em uma direção de entrada….é um lixo para jamear radares inimigos… dependem da ajuda de aeronaves de interferência especializadas como o Growler para realizar missões…
Maquina,
Como disse acima, sendo o F-35 uma aeronave stealth, então o jammer é a ultima opção de defesa eletrônica, pois a emissão pode entregar sua posição… Somente seria usado em ultimo caso, para jamear radares de controle de fogo ou radares dos caças inimigos. Primariamente, ele dependerá de sua furtividade.
Como também disse acima, a banda X é uma das que mais vem sendo usadas atualmente em radares de vigilância e de controle de fogo.
Mais lixo antiamericano
Você continua insistindo na besteira.
Todos os caças modernos com a exceção do Mig-31 e talvez o PAK-FA utilizam radares de banda x.
Ah, maquina troll.
Se você pesquisar vai ver que o “super tijolão”
é um projeto mais novo e mais moderno que o su-27 e Su-30.
Antes de me responder faça um pouco de pesquisa.
Máquina troll.
Se você pesquisar vai descobrir que os aviões que você mais gosta também tiveram vários problemas de desenvolvimento e falhas de projeto, sendo que alguns também tiveram suas especifícações reduzidas e depois que entraram em serviço demoram aos até corrigirem todos problemas.
Não vou falar aqui para não recomeçar as mesmas discussões de sempre.
kkk belo marketing todos eles fazem
mas eu acho engraçado é que se os caras colocarem um parafuso e dizer que os estados unidos fizeram pois esse é o melhor parafuso do mundo
eu aposto que esses mesmos que babaram esse ovo todo
fariam da mesma forma que foi para o parafuso
pelo simples fato dele ter sido produzido pelos estados unidos
Tem parafusos que vencem as querras outros parafusos são destruídos aos milhares.
“Sobre o fracasso do f-22 você foi já informado sobre a verdade e mesmo assim continua insistindo no erro.
O fim da linha do f-22 não tem relação nenhuma com os problemas, o motivo foi falência da União Soviética e a nova doutrina de guerra assimétrica que dispensava caças furtivos.
O motivo do cancelamento do F-22 se deu porque o rival se desintegrou e passou a ser insignificante.
Nada a ver com as capacidades do caça.
Nem vou perder tempo explicando. Daqui a pouco o RR aparece aqui e explica para você.”
ele não precisa explicar nada não …eu explico para vc e para o senhor RR ……o alto custo do programa de desenvolvimento do caça (mais de 66 bilhões de dólares), o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses, a proibição de exportações e o desenvolvimento do mais econômico f-35 acabou por encerrar o programa de produção do f-22…hoje a força aérea americana possui 187 aeronaves destas no serviço ativo sendo que o último f-22 foi entregue em 2012….em 6 de abril de 2009 a Secretaria de Defesa estadunidense cancela novos contratos e projetos referentes ao f-22 alegando seu alto custo de produção, baixa performance em condições adversas de tempo e reclamação de falhas eletrônicas relatado por pilotos…
em 25 de março de 2010 um f-22 caiu nas proximidades da base Edwards da Aeronáutica dos eua situada no Deserto de Mojave no sul da Califórnia… ao sair em missão de treinamento o acidente aconteceu por volta das 10h locais (14h de Brasília) a aproximadamente 50 km ao noroeste da base militar….em 6 de novembro de 2010 um f-22 perdeu a comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo do Alaska e caiu…. o piloto Capitão Jeffre Haney não sobreviveu…. os pilotos estadunidenses do caça decidiram não voar mais em áreas que nevavam…em 22 de março de 2011 relato de problemas com o equipamento eletrônico não especificado deixou os caças F-22 fora da operação da OTAN na Líbia sendo substituído pelo F-18 SH…
é chato sempre ter que ficar explicando e ensinando as coisas a estes insiders…. 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=5gYcB9TcL_o
Maquina,
O caso da queda do F-22 no Alaska foi devido a aquele caso dos problemas no sistema de geração de oxigênio, que gerou muita repercussão em eventos posteriores, mas que no final estava relacionado a uma válvula do sistema de oxigênio do traje anti-g. Ou seja, nada a ver com máquina em si…
http://www.military.com/daily-news/2012/08/01/air-force-confident-f22-oxygen-riddle-solved.html
Só a titulo de curiosidade, os russos estão desenvolvendo um novo anti-g para o PAK FA…
Não tem aeronave inovadora que não apresente problemas ao longo de sua vida util… O F-14, por exemplo, era uma tranqueira no inicio da operação! Volta e meia quebrava palheta de motor; mesmo mau que acometia o Mig-31… Mas no final, essas se tornaram máquinas “simbolo” do poderio de seus países; exemplos de eficiência, conforme os problemas foram sendo resolvidos…
O fato é que não se chega a lugar nenhum sendo conservador. Uma hora ou outra, existe a necessidade de se quebrar os paradigmas para se sobressair no espaço de batalha. Por tanto, a quinta geração e seus percalços se constituem em um caminho natural na evolução do poderio aéreo…
Quanto a essa estória de F-22 que não opera em tempo adverso:
http://www.cavok.com.br/blog/?p=49637
http://www.cavok.com.br/blog/?p=54839
O Raptor opera do Alaska a Guam, passando por todo o EUA, além de já ter realizado exercícios no Oriente Médio… Se isso não é prova de que ele é apto a operar em todas as condições de tempo, não sei mais o que seria…
Há duas principais razões para o F-22 não ter operado na Líbia: a primeira é a falta de equipamentos de datalink compatíveis ( até aqui, Raptores trocam dados apenas com Raptores, sendo essa uma das mais ferozes críticas ao caça ). E a segunda, óbvia por sinal, é a absoluta falta de necessidade de uma aeronave como aquela em um teatro limitado como aquele… Que eu saiba, o F-18 E/F não substituiu ninguém por aquela campanha. Aliás, sendo o caça padrão da USN, é óbvio que teria que tomar parte das operações…
A maior razão do Raptor ter cessado a sua produção é o final da Guerra Fria… Não fosse isso, toda a geração anterior já estaria toda enferrujando no AMARG, ou até já seria sucata e peça de museu… Fora isso, há um lobby poderoso a favor do F-35, além do dinheiro mais curto nos últimos 15 anos…
E A gente precisa o tempo todo desmentir as asneiras que você escreve mentecapto! Asneiras que você apenas escreve graças a grana surrupiada da Petrobrás. E ainda é covarde pois fugiu da trilogia com o rabo entre as pernas
A máquina, você isiste nessas conclusões erradas.
Um coisa é duvidar utras é insistir no erro.
O fato de não voarem em áreas de neve é passado, esqueceu que eles operam no Alaska?
É só pensar um pouquinho.
Os F-22 não foram usados na Líbia porque não havia necessidade, e caças da força aérea não seriam substituídos pelos da marinha.
Não sei de onde você tira essas conclusões.
Maquina,
O caso da queda do F-22 no Alaska foi devido a aquele caso dos problemas no sistema de geração de oxigênio, que gerou muita repercussão em eventos posteriores, mas que no final estava relacionado a uma válvula do sistema de oxigênio do traje anti-g. Ou seja, nada a ver com máquina em si…
Só a titulo de curiosidade, os russos estão desenvolvendo um novo anti-g para o PAK FA…
Não tem aeronave inovadora que não apresente problemas ao longo de sua vida util… O F-14, por exemplo, era uma tranqueira no inicio da operação! Volta e meia quebrava palheta de motor; mesmo mau que acometia o Mig-31… Mas no final, essas se tornaram máquinas “simbolo” do poderio de seus países; exemplos de eficiência, conforme os problemas foram sendo resolvidos…
O fato é que não se chega a lugar nenhum sendo conservador. Uma hora ou outra, existe a necessidade de se quebrar os paradigmas para se sobressair no espaço de batalha. Por tanto, a quinta geração e seus percalços se constituem em um caminho natural na evolução do poderio aéreo…
O Raptor opera do Alaska a Guam, passando por todo o EUA, além de já ter realizado exercícios no Oriente Médio… Se isso não é prova de que ele é apto a operar em todas as condições de tempo, não sei mais o que seria…
Há duas principais razões para o F-22 não ter operado na Líbia: a primeira é a falta de equipamentos de datalink compatíveis ( até aqui, Raptores trocam dados apenas com Raptores, sendo essa uma das mais ferozes críticas ao caça ). E a segunda, óbvia por sinal, é a absoluta falta de necessidade de uma aeronave como aquela em um teatro limitado como aquele… Que eu saiba, o F-18 E/F não substituiu ninguém por aquela campanha. Aliás, sendo o caça padrão da USN, é óbvio que teria que tomar parte das operações…
A maior razão do Raptor ter cessado a sua produção é o final da Guerra Fria… Não fosse isso, toda a geração anterior já estaria toda enferrujando no AMARG, ou até já seria sucata e peça de museu… Fora isso, há um lobby poderoso a favor do F-35, além do dinheiro mais curto nos últimos 15 anos…
“””Quem vê cara não vê coração”””
http://www.defesaaereanaval.com.br/oficiais-da-fach-aconselham-a-fac-a-nao-comprar-cacas-f-16-de-segunda-mao/
Afinal de contas: O F-35 é BOM MESMO ou é apenas um caça BONITINHO com sua pintura e armas reluzentes?
Marcelo,
Este avião tem tudo para ser o padrão pelo qual se medirão os caças ocidentais nesse primeiro terço de século.
A aplicação de técnicas de forma, material RAM, além das baias internas para as armas, garantem a essa aeronave o status de caça de quinta geração, levando consigo sistemas e armas no estado da arte.
Fora isso, é praticamente certo que será o mais produzido de nossa época…
Isso é algo que só vamos saber quando ele entrar em ação.
os Russos já possuem um novo sistema de radar anti furtividade altamente móvel..sua peça central é uma grande antena de 100 pés AESA VHF totalmente digital que também incorpora poderosos radares de alta frequência que podem rastrear alvos pequenos após a detecção pelo radar VHF….navios de guerra chineses também carregam radares de busca VHF do Tipo 517M…que segundo o fabricante é do tipo AESA….
Maquina,
Não há qualquer indício de que radares VHF venham a ser realmente uteis contra a nova geração stealth…
Até hoje, somente uma aeronave stealth de geração anterior foi derrubada, na forma do F-117 no Kosovo. E pelo que foi divulgado até aqui, a coisa se deu mais por erros grosseiros cometidos pelos americanos que qualquer deficiência da máquina em si…
Enfim, não há como se saber se esses radares serão realmente tão eficientes como se pensa, posto que tanto as técnicas de forma como o material RAM evoluíram… Mesmo que possam eventualmente localizar um stealth, isso poderá se dar a uma distância em que não terá qualquer efeito prático…
O que está comprovado é que o stealth realmente reduz a detecção ao radar; independente do que se use para tentar localiza-lo. A questão é o que seria o melhor para localiza-lo, sendo que o VHF se conta entre as melhores apostas.
No mais, qualquer coisa que emita uma onda pode ser localizada e atacada… E não há radar que seja exceção…
Uma grande antena que seria alvo fácil para armas stand off. Tá vendo mais uma sandice sua a ir pelo ralo meu caro asno estatal?
,..+ será c certeza..,
Quem viver verá. sds. 😉
“,..+ será c certeza..,”
Certeza ninguém tem.
Uma coisa é questionar e duvidar.
Outra é fazer o que Máquina Troll está fazendo, se esforçando para não entender.
“teropode
16 de janeiro de 2015 at 19:34
A psicologia explica estah atitude , quando o macaco humano se deperah com algo que lhe eh totalmente desfavoravel e decepcionante , seu celebro tem duas reaçoes possiveis , a primeira eh desdenhar e ignorar a realidade , a outra eh o mergulho na retraçao , geralmente expressa e diagnosticada como uma DEPRESSAO , se nao tratada leva ao suicidio ou a atentados fisicos contra os agentes da situaçao desfavoravel !”
https://www.youtube.com/watch?v=lC6vZOgYduk
o su-35 tem mais versatilidade e capacidade de armamentos o f-35 tem so a vantagem de furtividade superior e outras eletronicas e softaware hardware e perde ainda na manobrabilidade e velocidade pro su-35!! e sem fala que em certas ocasiões
furtividade nao ajuda muito tipo bombardea com misseis de cruzeiro de longo alcance etc
Kleslei,
A furtividade é justamente o fator fundamental…
Ter velocidade e manobrabilidade é importante, mas elas jamais vão permitir a uma aeronave competir com o míssil…
Sistemas de defesa estão cada vez mais precisos e potentes, e a utilização de ECM para ludibria-los vem se tornando bastante restrita, posto que as emissões podem denunciar a posição de que usa. Por isso se pensa tanto em stealth nesses dias. A única forma de escapar a um engajamento é não ser localizado…
Quanto a versatilidade, o F-35 somente seria menos versátil numa ocasião em que estivesse limitado somente as suas baias internas de armamento. Mas se houver uma situação na qual ele possa usar seus pontos sob as asas, então ele será praticamente tão versátil quanto o Su-35… E mesmo assim, o F-35 ainda é o caça para o “primeiro dia da guerra”, enfrentando as defesas adversárias de frente; numa situação em que o Flanker estaria muito mais vulnerável…
“HMS_TIRELESS
16 de janeiro de 2015 at 20:21
Quanta besteira heim! Ainda mais quando é com a bolsa trollagem que te pagam”
o que o senhor tem contra o bolsa trollagem senhor HMS?!…quanto preconceito com o bolsa trollagem!….ele ajuda varias famílias necessitadas incluindo a minha de gatinhos aqui… e vc vem esculhambar a minha bolsa…o meu sustento de onde tiro a minha suada rendinha….as pessoas tem o direito de trollar e de terem sua renda senhor HMS…. 😀
https://www.youtube.com/watch?v=P9kEOkUxBls
https://www.youtube.com/watch?v=Bf7NJ48JT2Q
https://www.youtube.com/watch?v=fUM6hGmyF34
https://www.youtube.com/watch?v=qEbiwsGMNFA
https://www.youtube.com/watch?v=97qL71AsvTE
RR
muito bom seu comentario colego
porem como disseram no começo as tecnologias anti sthelf anda crecendo como sensores IR de maior e mais nitido alcance e misseis ar ar com IR de maior alcance e sem fala em radares novos que conseguem detecta os STHELF tipo oque a abateu o f117 na bosnia e talves um B-2 voce pode ate dizer mas o SU-35 NAO PODE DETECTA O F-35!!! MAS POREM OS RADARES DE ALERTA AEREO ANTECIPADO EM TERRA PODEM E MANDAM A LOCALIZAÇAO PARA O SU-35 E OUTROS AVIOES COMO A-100 A-50E OU MESMO OS MIG31 com seus superradares aesas e tem as antenas espalhadas pleo corpo do su-35 e mig-35 que captam sinais de radares inimigos a longos distacias 400km menos ou mais depende do radar assim o piloto ja sabe que tem alguem olhando pra ele conciencia situacional o f-22 tem isso tambem as antenas pelo corpo o f-35 tambem