Complicações freiam o contrato dos Rafales – Caso o contrato falhe, o Sukhoi Su-30 pode ser a opção

A Índia está examinando a possibilidade de adquirir caças russos Su-30, caso o acordo para comprar os Rafale franceses venha a falhar.

Segundo uma fonte no Ministério da Defesa da Índia, contatada pela agência Sputnik, há “complicações que freiam o contrato do Rafale, mas até o momento não há nenhuma decisão oficial”. Portanto, “caso o contrato falhe, os Su-30 podem ser a opção a preferir”. frisou a fonte.

Recentemente, houve notas na imprensa local alegando que a Índia pode anular o contrato com a empresa francesa Dassault Aviation, produtora dos Rafales, a favor dos Su-30 russos.

De acordo com o ex-comandante da Força Aérea da Índia, Shashindra Pal Tyagi, “não há nenhum problema com os Su-30, mas um acordo levará algum tempo”.

A aviação militar indiana, composta de 34 esquadrões, precisa de mais aviões de combate. “Por isso, a gente tem que encontrar novos aviões em breve, e o governo da Índia trabalha sobre o assunto, mas a parte francesa reage muito lentamente. Caso o contrato dos Rafales não se materialize, precisaremos de novas rondas de concursos públicos”, disse Pal Tyagi.

Fonte: Voz da Rússia

 

35 Comentários

  1. kkkkk ainda essa lenga lenga kkkkk
    Desde o começo deste concurso eu falei que a Dessault Rafale jamais levaria nada na India.
    Por mais quanto tempo os Franceses vão insistirem nessa masturbação heim !
    Arrumem um Arabe otario e convença-os que vão repassarem-lhes tudo e depois os enrole e cobrem serviços por barris de petroleo.

  2. Eu iria sugerir o Gripen NG ,mas como a Índia quer um caça mais pesado acho que no caso de der errado ela vai de Su-30MKI, porém há rumores que ela andou observando o Gripen por aí, acho pouco provável mas fica a dica.

    • NovoBrazuk,

      Dificilmente os caras vão optar pelo Gripen NG agora… Ele poderia abater politicamente o Tejas, mesmo sendo o caça sueco muito mais avançado…

      • 1maluquinho,

        Independente de ter havido interesse ou não, estamos falando da “prata da casa”… Os hindus já gastaram horrores com o Tejas, e chegaram com seu projeto a um ponto sem retorno. Por isso acredito que as chances do Gripen por lá sejam mínimas…

      • Eu ja acredito que sejam otimas meu caro justamente pelo Tejas não ter valido a pena todo o investimento.
        Eles buscam tambem um caça leve naval e moderno e o Sea Gripen preenche isso.
        Sem contarmos e que uma fabricação conjunta seria mais em conta mas ai tambem entra toda a parte burocratica de novo contrato.
        Mas creio que pela empolgação Sueca com o Brasil e o Brasil se interessando pelo Sea Gripen como ja mostrou estar interessado e certamente sera nosso caça naval entendimento entre Brasil e India ficariam bem favoraveis de um acerto.
        Não se esqueça a Russia depois de anos de pesquisa e investimentos aceita a entrada do Brasil no SU50 no momento que o Brasil optar por ela e nem mesmo sabemos se existem entendimentos a respeito em andamento pois estamos levando nosso projeto de caças no mais alto nivel de sigilo e segredo.
        Nações não necessitam publicarem no Times o que fazem.
        Ate mesmo o que chegou a ser ventilado a mais de ano e meio sobre entendimentos sobre o Brahmos inclusive versão navalisada jamais se vazou nada de concreto.
        Quanto ao mais estamos indo no caminho certo na forma de levarmos nossos entendimentos sensiveis em defesa…NO QUE É SENSIVEL se me entendeu.

  3. É O óbvio a ocorrer. Pós venda russo ruim de doer à parte, o fato é que o Su-30 é um aparelho já plenamente absorvido pela BVS sem os pesados custos de implantação que o Rafale irá exigir. E com o PAK FA sendo desenvolvido o caça gaulês faz menos sentido ainda. Assim o ideal é comprar mais alguns Su-30 até o PAK FA chegar e substituir os Migs-21 pelo nanico Tejas

    • É caro HMS.

      Os críticos do Gripen, defensores do Rafale, vivem a reclamar o aumento de custos e a demora das entregas. Parece que com o Rafale não seria muito diferente, mesmo ele já estando pronto.

      • Se houvesse prosseguido na escolha “político etílica” do apedeuta e seu assecla Nelson ” o F-35 é demais para nós” Jobim, a FAB teria de fechar pois não teria como arcar com os custos do Rafale.

      • “””O homi gosta de mulher rapaz!!!!”””

        Você gosta do Tireless.

        Olha a resposta que dei para o maluquinho e aprenda alguma coisa sobre a Rússia.

      • E a julgar pela sua presteza na defesa do Apedeuta, você deve ser a Rosemary né Rafrutinha? Tá vendo que você mesmo se ridiculariza símio?

      • No mais, eu apenas relatei uma fato que aconteceu. Sei que isso incomoda e dói na alma de vocês que acham um sacrilégio não terem levado adiante a escolha “político etílica” de Sua Santidade o Apedeuta mas eu não aumentei e tampouco inventei nada. Acostume-se com isso Lóide (ou seria débi..rs!)

      • Existem várias quiexas sobre o ós venda russo, inclusive eles perdem concorrêcnias por causa disso.

        http://english.pravda.ru/russia/economics/28-05-2009/107643-russian_fighters-0/

        “According to Russian and foreign media sources, India refused to buy Russian Il-78 fuel tanker aircraft. Indian officials motivated this decision with the non-conformity of planes to the customer’s requisitions. The spare parts supply and the after-sales service were also mentioned.””

        “””Technical problems haunted Russia in the transfer of frigates, which India ordered from Russia . Air defense missile systems stubbornly failed to hit air targets. In many scandal situations (e.g. in the case of airplanes returned by Algeria) some observers incriminate the international backroom deal.”””””

        Aqui tem um link para você se informar antes de escrever.

        Repare que ele também menciona que mísseis anti-aéros falham muito e outros escândalos.

        A fonte é russa e de novo provo que você está errado.
        “Missão dada missão cumprida.”

      • Este franga dagua saltitante da lagoa dos patos jamais ouviu falar de reclamações de pós vendas Americanas e Francesas.
        Onde mesmo essa franga habita heim kkkk

      • Cara me xingar não conserta.
        O que ter a ver o meu estado?

        Todas vezes que fui para Rio suas mulheres me trataram muito bem.
        Inclusive são até mais esforçadas que as loiras gaúchas.

        O Rio é ótimo.

  4. A India apenas ganha tempo , desta forma eles investem a grana no andamento do seu projeto de quinta geraçao com os russos , ja ganharam ,ou seja ja adiaram por 2 anos o fechamento do contrato com os franceses , mas tudo indica que irao assinar o contrato em dezembro deste ano ,serah muito dificil a india confiar TODA sua força aerea de PONTA em aparelhos de um unico FORNECEDOR , ficariam nas maos dos russos e isto eh algo impensavel para um futuro player como a INDIA ! Nao se pode negar as qualidades do RAFALE .

    • A India assim como o Brasil faziam um jogo de estrategia.
      Ambos os concursos daqui e de la eram eram repassados entre os dois paises na avaliação,questões tecnicas,contratuais e etc.
      No Brasil o Gripen NG ja estava escolhido desde 2012.
      So cego que não enxergava a movimentação industrial.
      Quando voces irão aprender que o FX2 foi totalmente blindado e num pais repleto de capaxos,informantes e espiões jamais nada foi vazado e ate o ultimo momento ningue,m sabia dizer qual venceria e apontavam o Gripen sempre como o ultimo.
      Depois vieram com a kaozada de que era mais barato.
      Tem otarios na blogosfera que acham que por serem aficcionados ou serem milicos ou trabalharem em algum lugar ligado a area pensam que a tudo sabem e que a tudo conhecem.
      O Brasil deu um banho em voces todos.
      Agora cabe a India o tiro fatal de misericordia no agonizante.
      VOCES AINDA NOS DARÃO ESTE CAÇA DE GRAÇA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Os comentarios de 2012 pra ca nos blogs do genero chamaram a atenção do Governo Americano.
    O pentagono designou um especialista em America Latina que por sinal é um mulato Brasileiro.
    E agora me vem um babaca com as fraldas toda cagada me chamar de mentiroso e eu sou obrigado a aturar ataques em todas as minhas publicações porque o babaca discorda de mim.
    O babaca jamais apresenta argumento algum so ataques e esquizofrenias de um idiota que vem apenas aqui buscando auto-afirmação “Eu ganhei de voce”.
    O babaca esta la no sul.
    Babaca ninguem na internet esta anonimo.
    Babaca pode mudar IP e fazer tudo o que quiser que a coisa mais facil que existe é te localizar e localizar qualquer um mais rapidamente do que voce possa imaginar.
    Babaca casa de marimbondo é pequena bota a mão quem quér.

  6. Pra mim o Gripen não fede nem cheira

    Mas eu quero é ver dar algum problema no contrato ou no avião … Ai vamos ver a cara de pau dos trilogiopatas

    Vão agir como se nunca tivessem apoiado o caça sueco

    Aquela gente é cínica, hipócrita e traiçoeira

    • Indianos começaram a comprar Su-30 por menos de 30 milhões, agora, com as melhorias no caça ( que incluem ECM israelenses) algumas fontes indianas já afirmam que o Preço está entre 55 a 75 (para os produzidos na Índia) milhões de dólares.
      Além das críticas a dificuldade de manutenção e a demora na entrega de peças.

      Também existem vários outros negócios onde os russos não conseguiram cumprir o prometido e tiveram que aumentar muito o preço. O melhor exemplo foi o novo porta-aviões que venderam a índia, que demorou mais e custou muito mais caro do que o prometido.
      Negócios com os russos também saem fora do planejado com certa frequência.

      • Mentiroso.
        A demora se dá pela demora de pagamento.
        Aqui mesmo reclamavamos e quando pagamos recebemos.
        A India é tanta diversidade que se confunde tudo alem de serem porcalhões sem doutrina.
        Na India material belico novo apodrece por falta de pagamento que é desviado por corruptos e porque Indianos são pórcos em manutençao.

      • “There are plenty of scandals with India in relation to various types of arms”

        “Russia’s “Оboronka” (the defense industry) is facing yet harder problems in handling export contracts and servicing clients of earlier transactions. “It is impossible to improve the situation”, our expert concludes.”

        “” Nowadays we are facing problems with spare parts, the support of manufacturers and the delays conditioned by the centralized structure of their defense corporations”,”

        “We remind the endless complaints with The Gorshkov aircraft carrier which was designed for India. The budget for its refurbishment was mounting endlessly which enormously irritated our client. Perplexity was also connected with the problems in the modernization of the ship.”

        A fonte é russa, portanto você não pode dizer que é propaganda ou mentira.

        Não adianta você insistir. Se alguém está mentindo são os russos.

        “sobre os comentários sobre meu povo ser franga.”
        Todas vezes que fui para Rio suas mulheres me trataram muito bem.
        Inclusive são até mais esforçadas que as loiras gaúchas.

        Adoro o Rio.

    • SU30 para a Argentinqa kkkk Pagariam com trigo kkkk.
      Caça Sino-Paquistaneses é o que veremos na Argentina.
      A Russia não aceita materias que não sejam minerais essenciais ou energeticas limpas como forma de concessão de credito ainda mais de um pais endividado ate o talo.
      O novo cafetão do mundo pois a tudo bancam,investem e aplica não são nas republiquetas bananas nanicas mas ate nos EUA e Europa chama-se China.
      Pais que todos desdenham e atacam por inveja de sua prosperidade mas todos gostam de seus emprestimos ate Barata Obama.

  7. Seria precipitado arriscar com “toda certeza” o que se passa na India, pois muitos fatores estão envolvidos nesse xadrez.
    Essa protelação se dá pelo valor do caça Ralale, que tem custos exorbitantes, e segundo diversas pesquisas, o mais caro de sua geração, logo, por que arriscar uma fortuna num vetor desses? só pra diversificar fornecedor? seria um motivo fraco para um custo tão alto, ainda mais levando em conta que os indianos tem boas relações com os EUA e poderiam efetuar a compra de caças F-16, F-18 SH , que seriam muito menos custoso que o Rafale, e ainda seria o viés desejado pelos EUA para ter uma relação com a tal potência oriental ( isso levando em conta a justificativa da diversificação de fornecedores).
    Faz todo sentido aniquilar a pretensão no Rafale quando pensamos no salto olímpico que o PAK FA representará para a Índia, será simplesmente um dos caças mais avançados do mundo ( em muitos quesitos o mais o avançado) então digo, por que gastar dinheiro naquilo que não é necessario? o Rafale só roubará investimentos do T-50, nada mais, e prejudicará uma eficiente atualização da força aérea indiana.

    • ARC,

      Diversificar fornecedores é sim um motivo lógico e forte; principalmente se considerarmos a possibilidade de um conflito onde se pode acabar confrontando os interesses dos fornecedores. Assim sendo, melhor ter uma linha a mais com que contar…

      Sobre custos, todas as evidencias até aqui realmente apontam que o Rafale é um dos vetores mais caros de geração 4.5, mas em compensação é também o mais avançado atualmente. No mais, certamente as performances de um peso pesado como o Flanker são cobradas no seu custo operacional, de modo que não se pode esperar muita diferença do caça russo em relação ao caça gaulês, que é uma aeronave média e otimizada para ser mais econômica.

      E não se pode esperar que o FGFA venha a ter um custo do patamar do Rafale ou do Flanker. Sendo um caça de quinta geração, certamente terá um custo operacional compatível com essa categoria…

      Operacionalmente, o Rafale, em substituição a outros vetores mais antigos, comporia a base da BVS, deixando a superioridade aérea para o FGFA. Isso seria interessante e garantiria algo que os indianos realmente necessitam, que é de alguma padronização.

      Enfim, a aquisição do Rafale e do FGFA são as opções lógicas para se aprimorar o patamar tecnológico e as capacidades operacionais indianas. Qualquer outra opção representa regresso ou estagnação.

      • Hoje é dor de cabeça meu caro.Quando precisar de reposição efetiva em caso de guerra esta ferrado.Ficara com boa parcela parada inoperante.
        Então seria essa a sabedoria tenho de tudo e quando dér zebra o que sobrar funcionando é licro kkk

      • 1maluquinho,

        Concordo que a padronização é o ideal. Mas os hindus não podem se dar ao luxo disso, posto que tem adversários que podem coloca-lo em rota de colisão com interesses russos. Também fica difícil uma padronização total quando as necessidades operacionais exigem meios aéreos de categoria distinta, como é o caso dos indianos.

        Aliás, o MMRCA é uma tentativa dos indianos para otimizar sua força aérea o máximo possível, posto que o Rafale viria para substituir tudo o que voa no inventário indiano ( exceto pelo próprio Flanker )…

        No mais, tudo é questão de organização.

  8. eu já vejo como uma pressão do brcs para com frança sobre os navios .
    depois que a índia teve a visita do russo ,ela começou a fazer isso e a frança hoje publicamente diz que as sanções contra russia não estão ajudando a europa

    isso é geopolítica

    • e para completar os três aviões que a fab iria escolher eram bons

      mas aconteceu aquela palavra que uns não entendem que se chama geopolitica e a escolha ficou com o gripen

      tem solado que quer arminha laser ,raio desintegrador ,invisibilidade
      mas não adianta se você costumava pedir a boina rosa voe sempre vai ser um prego sem moral para nada

1 Trackback / Pingback

  1. Complicações freiam o contrato dos Rafales – Caso o contrato falhe, o Sukhoi Su-30 pode ser a opção | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.