Sauditas anunciam compra do Sistema Astros 2020 (MK-6) da Avibras

Delegação Brasileira em visita ao Comando de Artilharia do Exército Saudita. (Imagem: Centro de Doutrina do Exército)

Roberto Caiafa

Integrantes do Centro de Doutrina do Exército (CDoutEx), do Escritório de Projetos do Exército (EPEx) e do 6º Grupo Lançador Múltiplo de Foguetes/Centro de Instrução de Formosa (6º GLMF/CIF), por meio do Projeto Estratégico ASTROS 2020, participaram de um intercâmbio sobre artilharia de mísseis e foguetes com o exército da Arábia Saudita, no período de 15 a 22 de novembro.

A comitiva brasileira visitou Khamis Mushait, grande instalação militar saudita, onde os brasileiros conheceram o Comando da 21ª Brigada de Artilharia e o 13º Batalhão de Artilharia, usuária do Sistema Astros há 27 anos. Essa unidade empregou o sistema da Avibras em combate contra as tropas iraquianas na 1ª Guerra do Golfo.

Comitiva foi recepcionada pelo comandante e subcomandante do Comando de Artilharia. (Imagem: Centro de Doutrina do Exército)

Durante o intercâmbio, os sauditas demonstraram plena confiança na qualidade e eficiência do sistema, tanto que anunciaram a compra da versão Astros 2020 (MK-6).

Um novo grupo deverá ser formado com quatro baterias (40 a 60 viaturas divididas entre lançadoras, remuniciadoras, veículo de comando e controle, resgate e oficina, etc).

O sistema pode disparar toda a família de foguetes disponíveis, incluindo o SG-40 guiado, bem como o Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM 300 (300 Km de alcance). No anúncio, não foi detalhada a aquisição desses armamentos para emprego nos novos Astros 2020.

Fonte: Tecnologia & Defesa

14 Comentários

  1. Nosso tradicionais clientes dos anos oitenta no Oriente Médio e Sudeste da Ásia estão comprando. Isso indica satisfação com a qualidade dos produtos adquiridos anteriormente. Indica também que a independência política praticada pelo governo brasileiro nos anos oitenta, aumenta a confiança dos clientes em nossos produtos, não implicando em embargos. Devemos manter essa independência sem partidarizar, pender para lado nenhum, melhorar, ampliar a gama de produtos e vender bastante. Existe um demanda vamos supri-los seja eles vermelhos ou azuis. Muita coisa está ficando obsoleta e é preciso que alguém forneça. A nova geração de armas de feixes concentrados de energia por exemplo. Astros Laser…

    • Foi um pensamento que me veio. Mas o Brasil segue o modelo mundial da hipocrisia, fecham os olhos para os crimes e criminosos desde que eles lhes possibilitem uma grana. Depois não entendem por que o povo convivem muitas vezes pacificamente com toda especie de criminosos num conluio que chega as raias da cumplicidade. É a cultura meu caro.

  2. Parabéns à Avibrás!!!! o caminho é esse NÃO dependa do Governo Federal e confie em seus produtos e se apoie no mercado externo, também sugio entrar no mercado civil com produtos e serviços diferenciados.

  3. Mas a turminha entreguidta nao vai gostar , estah venda ira dar suporte financeiro para a Avibras dar sequencia na parceria com a MBDA e isso nao vai agradar aos lacaios baba ovos russos , kkkkk,estah nascendo mais um grande comprador do sistema avibras/mbda ,para desgosto dos parias !

      • Apreçadinho safadinho , colocou rapidim a carapuça ,qualquer semelhança com os tambacus de pesque -solte nao eh mera coincidencia,kkkkkkk ,viciadinho em anzol , primeiro uma chupeta depois engole rapidim o anzol ,kkkkkk! Vou acadar me apeixonando !

      • E continua com seus tremores, e ranger de dentes, essa crise tá demorada. Hô camisinha de força demorada que não chega sô. Kkkkkkk

  4. Muito bom, realmente reforça que tal equipamento é eficaz, a ponto dos sauditas quererem comprar as mais recentes unidades, e devido aos conflitos constantes na região, poderemos ver na pratica tal equipamento em uso e suas reais capacidades.
    Gostaria de dizer que tenho esperança nas empresas de defesa de nosso país, e se Deus quiser em breve poderemos ter acordos interessantes, principalmente na transferência de tecnologia ( ainda que limitada) do Pantsir S1, que trará melhorias significativas a diversos equipamentos nacionais, inclusive nos sistemas de radares e defesa eletrônica, que poderão reverberar no Astros II, tornando-o mais capqz do que já é.

    • A transferencia na negociaçao do pantsir serah limitadinha 9tecnologia0,mas a tranferencia de dollares da propina para o pt-cc serah gigantesca !

Comentários não permitidos.