Defesa & Geopolítica

Helicóptero EC-725 fabricado pela Helibras para a Marinha do Brasil na competição NMRH da Índia

Posted by

Ivan Plavetz

Em meados de novembro passado, um helicóptero EC 725 da Marinha do Brasil foi embarcado em um avião de transporte pesado Antonov An-124 da empresa russa Volga Dneper no aeródromo de São José dos Campos (SP). O destino ainda não está oficialmente confirmado. Procurada pela reportagem de T&D, a assessoria de imprensa da Helibras declinou em comentar o assunto.

T&D conseguiu apurar que o EC 725 foi requisitado pela Airbus Helicopters e será usado em um programa de demonstrações que incluirá países da Europa e Ásia. Mais especificamente, sabe-se que os franceses estão concentrando esforços em negociações que envolvem potenciais contratos com grande chance de finalização, principalmente aqueles que apresentam  boas perspectivas a médio e longo prazo. Este é o caso do programa NMRH (Naval Multi-Role Helicopter) da Marinha da Índia, que deverá requisitar até 120 helicópteros navais do porte do EC 725. De acordo com fontes locais, o governo de Nova Delhi já estaria negociando com a estadunidense Sikorsky a aquisição inicial de 16 exemplares do seu modelo naval S-70B, entretanto, no âmbito de um programa paralelo identificado como MRH (Multi-Role Helicopter).

O EC 725 fabricado pela Helibras será usado em um programa de demonstrações na Europa e Ásia

As informações sobre a concorrência NMRH ainda são incipientes e os planos de produção da Airbus Helicopters caso vença a disputa indiana não podem ser especificados. Estima-se que a Helibras, dependendo da disponibilidade de slots em sua linha de produção de Itajubá, poderia participar da produção do EC 725 para clientes militares internacionais, mas ainda é cedo demais para essa possibilidade ser avaliada com exatidão.

Fonte: Tecnologia & Defesa

shared on wplocker.com