BAE Systems e Exército Brasileiro completam atualização do 100º veículo militar M113

M113Curitiba – 5 de dezembro de 2014: A BAE Systems e o Exército Brasileiro concluíram a atualização do 100º veículo M113 à configuração M113A2 Mk1 (M113BR), um marco significativo para o programa. A modernização aumenta o serviço da frota do Exército e expande suas capacidades de defesa.

“Este é um marco importante para a BAE Systems e nosso parceiro de longa data, o Exército brasileiro”, disse Adam Zarfoss, Diretor de Artilharia e Recuperação de Veículos da BAE Systems. “A entrega do centésimo veículo atualizado é um resultado direto de nossa relação de trabalho com o Exército, desenvolvida por meio de um forte programa de compartilhamento de tecnologia.”

A BAE Systems recebeu o contrato para trabalhar com o Exército Brasileiro para converter 150 veículos M113B à configuração M113A2 Mk1 em dezembro de 2011. A equipe, utilizando recursos provenientes da indústria local e do Parque de Manutenção 5 (Pq R Mnt/5) – reutiliza cascos de veículos, escotilhas, e rampas existentes para substituir ou atualizar componentes como motores, transmissões e sistemas de refrigeração. Como parte do contrato, a empresa também está transferindo tecnologia para os novos veículos e trabalha com o Exército Brasileiro para oferecer treinamento sobre atualização e manutenção dos veículos.

A família de veículos M113, a maior do mundo sobre lagartas, inclui mais de 80.000 veículos nas forças armadas de pelo menos 44 países. O M113, um dos mais versáteis veículos militares, pode transportar 12 soldados e um motorista e é capaz de operar em terrenos acidentados, missões anfíbias, e desenvolver alta velocidade em estradas e rodovias. As atualizações contínuas para o sistema ajudam a manter a relevância do M113 para as próximas três ou quatro décadas.

Além do programa de atualização M113, a BAE Systems mantém parcerias com transferência de tecnologia com a indústria brasileira em outros programas, incluindo o radar Artisan 3D naval, o canhão naval de 40mm e os controles de voo para o KC 390.

Sobre a BAE Systems

A BAE Systems atende as necessidades de seus clientes e oferece uma ampla gama de soluções avançadas em equipamentos de defesa, aeroespaciais e de segurança. A empresa trabalha em conjunto com seus parceiros locais para desenvolver, construir, produzir e apoiar as inovações que garantem a soberania, sustentam a economia e protegem os interesses comerciais dos diversos países em que atua. Seus 88 mil funcionários, nos seis continentes, estão empenhados em criar soluções que protegem e fortalecem nações, comércio, comunidades e pessoas.

5 Comentários

    • KLM,

      Este veículo ainda está em uso em praticamente todas as FAs ocidentais; e permanecerá ainda por muitos anos.

      O veículo é simples e rustico. Mas é bom o bastante para o que se espera dele, isto é, levar grupos de infantes da retaguarda para a periferia da batalha com mais segurança. Se for utilizado corretamente, não há qualquer problema…

  1. Seria um carro excelente de patrimônio obrigatório para todas as polícias de todas as capitais de todos os estados do Brasil.

    • stadeu,

      Não creio que seja o ideal.

      Em combate de rua, normalmente não se necessita de veículos com esteiras, posto que não vai se encontrar terreno difícil para transpor…

      O melhor, se considerarmos as forças de choque policiais, seria um VBTP seis por seis, ou mesmo uma viatura blindada quatro por quatro, que tem muito mais mobilidade… Nesse sentido, uma versão mais austera do Guarani seria mais interessante que um M-113…

  2. Dizem que ha uma versao da kombi guarani com esteiras , se ek pra nacionalizar ,melhor nao perder tempo , chega de planos pra futuro ,o futuro foi ONTEM !

1 Trackback / Pingback

  1. BAE Systems e Exército Brasileiro completam atualização do 100º veículo militar M113 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.