Em Ferguson EUA, se pode fazer tudo o que não se podia em Kiev Ucrânia

Só na manhã do dia 26 de novembro nos Estados Unidos cessaram um pouco os tumultos causados pelos eventos na cidade de Ferguson, no estado de Missouri. Os protestos contra a liberação do policial que em agosto matou a tiros um afro-americano desarmado de 18 anos de idade se alastraram a 35 estados, desde Nova York até a Califórnia.

Em tribunal, o júri decidiu que o policial não tinha violado as instruções para agências de aplicação da lei.

Na própria cidade de Ferguson, o governador declarou o estado de emergência e chamou a Guarda Nacional para ajudar a polícia. Contra os manifestantes foram usados carros blindados, a polícia usou granadas com gás lacrimogêneo e cassetetes de choque elétrico. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dirigiu-se duas vezes aos norte-americanos. Ele anunciou que todos os responsáveis pelos tumultos, incêndios e saques serão severamente punidos segundo a lei.

Mas o mais impressionante não é isso. Tais coisas não são algo fora do comum para os Estados Unidos. O impressionante são os números e a reação da Casa Branca às manifestações.

Segundo as estatísticas mais recentes do FBI, em 2013, nos Estados Unidos foram cometidos pela polícia 461 “assassinatos justificados”. Tal elevado número de vítimas de violência das autoridades nunca ainda fora visto na história da recolha desses dados. Um “assassinato justificado” é a eliminação física de uma pessoa por funcionários da polícia, do FBI ou de outras agências governamentais, cometida em serviço e justificada pelas circunstâncias. Eles são cerca de três por cento do número total de assassinatos de todos os tipos, cometidos nos Estados Unidos naquele ano.

Mas o mais surpreendente é a reação do presidente do país, Barack Obama.

Obama anunciou na Casa Branca que todos os participantes dos tumultos em Ferguson serão punidos segundo a lei e instou os manifestantes a mostrar moderação.

Nada semelhante a esses apelos “à moderação” aconteceu durante os excessos dos saqueadores em Kiev no ano passado e este ano. Funcionários governamentais norte-americanos, incluindo senadores e altos funcionários do Departamento de Estado, pelo contrário, quase semanalmente instigavam os rebeldes de Kiev a fazer novas provocações. Mas em Kiev a polícia foi até mesmo proibida de usar gás lacrimogêneo e suas armas foram apreendidas.

Neste caso, os EUA estão agindo segundo o princípio “reparo no argueiro no olho de outro e não vejo a trave no meu”. Esta é uma prática norte-americana bastante comum, diz o analista político Serguei Mikhailov:

“Por trás dos eventos em Ferguson vê-se bem claro a frustração que a população afro-americana sente com os processos sociais e políticos que estão acontecendo no país. Quando Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos EUA, foi eleito para o cargo no ano de 2008, os afro-americanos associaram a isso grandes esperanças de melhoria das condições de vida, de reforço de seus direitos. Mas essas esperanças viraram ilusões”.

Ferguson é essencialmente um subúrbio de uma das maiores cidades do estado de Missouri, Saint Louis. Dois terços da população da cidade são afro-americanos. Mas entre os quase 60 oficiais regulares da polícia apenas três têm a pele escura. De que “harmonia racial” se pode falar nesta situação?

Fonte: Voz da Rússia

4 Comentários

  1. Sobre este tema fiz um comentário aqui no PB, um mês atrás mais ou menos…Se encaixa bem nesta matéria:
    ———————————————–

    Isto se aplica também às legislações e soberania interna dos outros países…Washington pode tudo, os desalinhados com suas vontades, nada!

    Os EUA tem uma legislação de ordem e segurança interna extremamente rigorosa e uma aplicação idem, repressiva mesmo…

    Porém, para países não submissos e no quais querem se infiltrar, tratam de amolecer e impedir suas forças de segurança internas de exercerem seu papel legítimo de garantia da soberania nacional.

    Isto é feito entre outros métodos, através do trabalho de ONGs financiadas e de campanhas midiáticas em prol de “direitos humanos” e contra a “brutalidade policial”, na repressão das manifestações (revoluções coloridas), por eles mesmos armadas…

    Também nesta direção, procuram alterar a legislação interna dos países alvos, de forma a obstruir a capacidade das forças da lei e da ordem destes países de exercerem seu legítimo papel.

    Como exemplo recente vimos os protestos de Maidan/Ucrânia, onde as milícias treinadas e organizadas de neo nazistas armados com escudos, correntes, facas, soco inglês, tacos de beisebol, barras de ferro e até armas de fogo…isto tudo,contra policiais desmotivados e encurralados, equipados só com escudos e cassetetes!

    E se as forças policiais ucranianas usavam um pouco mais de força e equipamentos adequados contra as milicias de Maidan, a “mídia ocidental” fazia um escândalo! Gritava histérica, abuso de poder! Violência antidemocrática! etc,etc…

    Más agora, com um regime pró Washington, a repressão contra os que se opõe ao novo regime está totalmente liberada.

    Aqui no Brasil tivemos em 2013 o “não vai ter copa”, movimento manipulado, que foi frustrado em boa parte pela atuação eficiente das “Forças da Lei e da Ordem” nacionais.

    Porém que não se pense que acabou, porque as mesmas forças que organizaram o movimento de 2013, identificando a eficiência das forças de segurança em controlar o caos pretendido e almejado pelos organizadores ocultos do “não vai ter copa”, agora se lançam na empreitada de manietar a atuação das forças garantidoras da soberania e segurança nacional, através da manipulação da legislação…

    Como se percebe na decisão deste juiz sobre o tema:

    29 de Outubro, 2014 – 23:26 ( Brasília )

    BALAS DE BORRACHA – JUSTIÇA PROÍBE PM/SP DE USAR EM PROTESTOS

    Decisão também impede que policiais determinem tempo e lugar de atos.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/10/justica-proibe-uso-de-balas-de-borracha-por-pm-em-protestos-de-sp.html
    ——————————-

    Como disse o ‘Julio Brasileiro’:

    “…os estates e seu parceiros querem um mundo de banguelas, para serem os unicos a poder mostrar os dentes.”

    • Quanta enganaçao , russis reprimem manifestaçoes com rpg e aks , quanto a proibiçao da bala de borracha, a proibiçao eh fruto da politico esquerdopata humanista petista , eles como sao aliados dos grupos subversivos (PCC,CV,MST,Movimentos Sindicais e ONGs parasitas ),providenciaram para que suas massas de manobra nao sofram danos fisicos ,uma vez que os danos celebrais vieram da concepçao , fusao gametica,kkkkkkk

Comentários não permitidos.