Secretário de Defesa dos EUA Chuck Hagel renuncia

Há dois anos no cargo, Chuck Hagel estava sob críticas envolvendo as campanhas americanas no Afeganistão e contra o grupo extremista “Estado Islâmico”. Sucessor ainda não foi revelado.

O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, renunciou, anunciaram autoridades americanas nesta segunda-feira (24/11). Após dois anos no cargo, ele vinha recebendo fortes críticas pelas campanhas no Afeganistão e contra o grupo extremista “Estado Islâmico” (EI), no Iraque e na Síria.

Hagel, de 68 anos, confirmou sua renúncia após longas discussões com o presidente Barack Obama, iniciadas em outubro. Obama aceitou a saída do secretário e deve fazer um anúncio oficial ainda nesta segunda-feira.

“Um sucessor será nomeado em breve, mas o secretário Hagel seguirá como secretário de Defesa até que sua substituição seja confirmada pelo Senado”, disse um oficial da administração Obama.

A Casa Branca não deu pistas de quem pode vir a ocupar o cargo, mas o The New York Timesapontou três candidatos: Michele Florunoy, ex-subsecretária de Defesa; Jack Reed, senador de Rhode Island e ex-militar; e Ashton Carter, ex-vice-secretário de Defesa.

Ainda como senador republicano, Hagel votou a favor da invasão do Iraque, em 2003. Mais tarde, ele passou a criticar o longo conflito que se seguiu. No ano passado, foi encarregado por Obama de supervisionar a retirada das forças americanas do Afeganistão.

A experiência de Hagel como senador e veterano da Guerra do Vietnã foi vista como um ponto forte quando ele assumiu o cargo de secretário de Defesa, mas suas aparições públicas muitas vezes pareceram desajeitadas ou abaixo do esperado em meio à luta do governo dos EUA para se adaptar a novos conflitos.

LPF/afp/rtr

Fonte: DW.DE

9 Comentários

  1. Será o mt do mesmo. E tem quem diga q eles ñ são bons guerreiros e q estão prejudicando à imagem dos iankss no mundo, deixando o planeta julgar q seu presidente é um pato manco..Querem um pulso de força > e + pesado contra os q se opõe aos mesmos..Terrível. 🙂

    • kkkkkkkkkkk

      Boa pergunta

      Guerra sobre o controle de uma pequena Ilha no caribe de nome Granada

      contra o Exercito da Island Free (Cuba)

      Se nao me engano foi essa

    • Realmente, se for parar pra pensar os EUA não ganham uma guerra a muito tempo. Iraque foi uma surra, Afeganistão um câncer que sempre volta, Líbia está mostrando problemas de novo, ou seja, custos em cima de custos e bem dizer nenhum ganho com essas incursões.Sds

    • Depende do ponto vista, Iraque e a Afeganistão hoje são democracias.
      Podemos até considerar a instabilidade nesses dois países como derrotas por motivos estratégicos, mas em combate venceram.

    • A primeira Guerra do Golfe em 1991 com certeza foi vencida.
      Quanto as guerras do Iraque e Afeganistão os objetivos de mudar a cultura e ideologia dessas civilizações não podem ser responsabilidade das forças armadas porque não é para este fim que elas existem.
      A função dos militares é destruir o inimigo e não criar novas sociedades.

  2. Estão cada vez mais perdidos e patéticos, perderam o brilho e hoje seus parceiros principais, exceto os ingleses e os sionistas por uma questão de identidade do primeiro e necessidade do segundo, os demais deles desconfiam cada vez mais.

1 Trackback / Pingback

  1. Secretário de Defesa dos EUA Chuck Hagel renuncia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.