Parlamento alemão decide manter acordo nuclear com o Brasil

Após Partido Verde entrar com moção contra a parceria firmada há quase quatro décadas, Bundestag vota pela manutenção do pacto, renovado por mais cinco anos.

A Alemanha decidiu nesta quinta-feira (06/11) pela continuidade do acordo nuclear com o Brasil. Em sessão no Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão), a maioria dos deputados presentes – da coalizão governamental, formada pelo Partido Social-Democrata (SPD) e a União Democrata Cristã (CDU) – votou contra a moção que pedia o cancelamento do acordo. O Partido Verde, autor da moção, foi apoiado pela legenda A Esquerda.

O acordo bilateral que completa 40 anos em 2015, será agora renovado por mais cinco anos. Entretanto, os parlamentares do CDU e do SPD se comprometeram a analisar o documento para verificar a necessidade de alterações no texto.

O Partido Verde havia entrado com a moção no Bundestag no final de setembro, alegando que a parceria no setor nuclear não contribui para melhorar a segurança nas duas usinas nucleares brasileiras, de Angra 1 e 2.

Em meados de outubro, a Comissão para Economia e Energia do Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) já havia defendido a manutenção do acordo Brasil-Alemanha. Segundo o parecer da comissão, o acordo também é de interesse alemão e abrange mais aspectos do que apenas a construção e administração de usinas nucleares.

“O acordo contém muito mais disposições sobre questões relacionadas à segurança, à proteção contra a radiação e à não proliferação de combustível nuclear”, diz o documento.

Inicialmente, a parceria, assinada em 1975, deveria vigorar por 15 anos. Pelo acordo, na teoria, o Brasil se comprometia a desenvolver um programa com empresas alemãs para a construção de oito usinas nucleares, além do desenvolvimento de uma indústria teuto-brasileira para a fabricação de componentes e combustível para os reatores.

Além disso, o país tinha interesse no repasse da tecnologia para poder dominar o ciclo de enriquecimento de urânio. Mas na prática muito pouco saiu como o assinado.

Atualmente, no âmbito do acordo, são realizados encontros anuais entre representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Sociedade Alemã para a Segurança de Usinas e Reatores Nucleares (GRS), para a troca de informações e experiências, além de workshops e cursos.

Fonte: DW.DE

13 Comentários

  1. Eu sabia que isso não ia dar em nada,mas agora o que me passou a preocupar são essas possíveis alterações,caso haja alterações significativas e que possam nos prejudicar o Governo Federal deve por uma questão de soberania cancelar esse acordo,como eu já disse antes França e Rússia adorariam nos ajudar em troca de $$$$$$,ENTÃO não é por falta de interessados em nos ajudar que seremos prejudicados.

  2. eu tinha certeza que eles iam continuar,
    os alemães tem um ótimo comercio com o brasil(mais de 1000 empresas se não me engano igual aos EUA), ambos os dois países tem uma parceria muito importante.

  3. Tanto faz como tanto fez essa assinatura. O Brasil já domina o ciclo nuclear, ja tem capacidades até para construir uma bomba, só não o fara por que foi impedido por um governo tacanho que tivemos. Um governo submisso e lacaio. Mas o fato é que temos desenvolvida tecnologia que chamou a atenção do mundo por ser muito mais pratica e econômica, gerando interesses internacionais. Até motivando especulações de que poderíamos ser espionados, inclusive pelo técnicos da ONU que fazem a vistoria para ver se atuamos dentro dos padrões estabelecidos por acordo internacional, que o governo Lacaio assinou. Portanto a Alemanha firmando ou não, nesse aspecto, pouco importa agora. A importância se dá mais pela aspecto da associação que um contrato desses dá a ambos os países, reforçando os laços e deixando portas abertas para futuras outras associações.

  4. Esse acordo tem quase 40 anos e ao meu ponto de vista foi muito infrutífero ! Falta mais iniciativa do governo brasileiro em investir na expansão do setor. A demanda crescente por energia elétrica e a escassez de áreas capazes de receber novos investimentos em hidrelétricas demonstra claramente a necessidade do país investir em centrais termo nucleares para suprir a demanda.
    A projeção inicial era de 8 usinas mas passados todos esses anos apenas duas estão em operação…quem sabe agora que o Brasil está começando a fornecer o uranio enriquecido para os reatores e a renovação do acordo de cooperação com a Alemanha, isso sirva de estímulo para que o governo federal pelo menos termine a Angra 3 e quem sabe de o início na 4ª unidade.

  5. O Brasil surpreendeu o mundo com seu metodo de emriquecer uranio o que nos impede de surpeendelo novamente com o desenvolvimento de uma usina nuclear totalmente Brasileira A PASSOS LENTOS ESTAMOS ANDANDO MAS ESTAMOS ANDANDO FIRMES E SEGUROS E OS ALEMÃES JA PERCEBERAM QUE É BURRICE SE AFASTAR DO BRASIL QUE DEUS ABENÇOE O BRASIL E SEU POVO.

Comentários não permitidos.