Defesa & Geopolítica

FGFA (PAK FA) pode avançar após visita de Putin a Índia

Posted by

FGFA PAK FA T 50 (2)Tradução e adaptação

E.M.Pinto

Índia e Rússia podem finalmente resolver uma série de pendências referentes aos acordos de defesa atrasados, dentre eles o programa de caças de 5ª Geração PAK FA FGFA, noticiou uma fonte russa afirmando que os acordos serão tratados durante a visita do presidente russo, Vladimir Putin à Índia neste mês de Dezembro.

Putin se reuniu com primeiro-ministro indiano Narendra Modi durante a cimeira dos BRICS, em julho, onde ambos líderes supostamente concordaram que o programa de US $ 30 bilhões para construir 200 caças  deve sair de seu estado atual e ir a diante.

Em 2010, foi assinado um acordo preliminar de design entre a Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL) e a Sukhoi Design Bureau para produzir em conjunto o caça PAK FA FGFA para uso comum de ambos os países. No entanto, um acordo final ainda está pendente porque a Força Aérea da Índia não aprovou o projeto e a carga de trabalho entre as duas empresas ainda está em debate.

A Sukhoi e Índia planejam assinar um outro contrato no âmbito do projeto conjunto para a construção de um 5G de combate polivalente, afirmou Alexander Klementyev, vice-diretor geral da Sukhoi à Itar-Tass, em agosto. “Esperamos que o contrato seja assinado em breve”.

Enquanto isso, produções conjuntas de outros futuros projetos está prevista para ser a nova norma nas relações indo-russas depois que Moscou se ofereceu no ano passado para criar instalações de produção no país as quais destinariam-se a produção conjunta de hardware de defesa, assunto que surgiu novamente na mídia  no início deste ano.

FGFA PAK FA T 50 (1)

O dois países estão declaradamente à beira de assinar vários novas ofertas de defesa este ano, como o contrato para integrar o míssil de cruzeiro Brahmos a bordo do caça multifuncional Su-30MKI, o desenvolvimento conjunto de aviões de transporte Multirole (MTA), um contrato de US$ 471. milhões de dólares para fornecer arma anti carro guiadas e mísseis guiados para o exército indiano e um acordo de US $ 3 bilhões para adquirir 42 novas aeronaves Su-30 MKI.

Além disso outro contratto vultoso se destina a aquisição de 71 helicópteros  Mi-17V5 também vai figurar nas negociações. A Rússia tem sido relutante em fornecer a transferência de tecnologia dos múltiplos sistemas de lançamento de foguetes Smerch (MLRS) para a Índia. Acredita-se que a relações entre os dois países devem tomar um novo rumo após esta visita

Fonte: Asian defense News

6 Comments

shared on wplocker.com