Gripen NG: Contrato assinado até o dia 24 de Outubro

Virgínia Silveira

O governo brasileiro pretende assinar até o dia 24 deste mês o contrato de aquisição dos caças supersônicos Gripen NG, produzidos pela empresa sueca Saab. O acordo prevê a compra de 36 aeronaves no valor estimado de USS 4,5 bilhões. “As negociações entre a FAB [Força Aérea Brasileira] e a SAAB estão em fase bastante adiantada e o objetivo, caso não haja nenhum contratempo, é que até esta data o contrato possa ser assinado”, informou uma fonte da área de defesa.

Antes disso, porém, até meados de outubro, segundo o Valor apurou, deverão ser assinados os acordos de cooperação industrial e de transferência de tecnologia com as principais fornecedoras e parceiras do programa de desenvolvimento do Gripen no Brasil.

A assessoria do Ministério da Defesa disse não ter informação sobre a data de assinatura do contrato com a SAAB. Na próxima segunda, a empresa sueca participará de mais uma reunião com a Defesa e representantes da FAB que coordenam as negociações.

Segundo o ministério, desde agosto as partes têm trabalhado nas definições do projeto. A lista de empresas parceiras do desenvolvimento do caça sueco no Brasil inclui a EMBRAER e sua controlada ATECH, a MECTRON, do grupo Odebrecht Defesa e Tecnologia, a Inbra Aerospace, AKAER, AEL Sistemas e as unidades da SELEX e GE no Brasil.

A EMBRAER já havia assinado, em julho, um memorando de entendimento com a Saab para assegurar a sua posição de liderança no projeto. A empresa informou que qualquer acordo com a Saab depende do contrato do projeto F-X2, a ser assinado entre a SAAB e a FAB.

A participação da empresa no programa F-X2 inclui a coordenação das atividades de produção e entrega das versões monoposto e biposto do Gripen, assim como o desenvolvimento de sistemas, integração, testes em voo, montagem final e entregas.

A EMBRAER também estuda parceria com a SAAB para a promoção e comercialização global do Gripen NG. O pacote de compensação tecnológica e industrial oferecido pela Saab para o F-X2 prevê que 40% do Gripen e 80% de sua estrutura sejam produzidos no Brasil.

A SAAB também se comprometeu a investir US$ 150 milhões na construção de uma fábrica de aeroestruturas em São Bernardo do Campo (SP). A INBRAa Aerospace será sócia majoritária (60%) da nova empresa, que deve estar pronta no fim de 2015. A AKAER foi a primeira empresa contratada pela Saab para trabalhar no programa do Gripen NG, na parte de fuselagem, asas e portas principais do trem de aterrissagem. A INBRA Aerospace ficou com produção de partes estruturais em material composto.

Fonte: O Valor via, DefesaNet

16 Comentários

  1. Em que pese as pesquisas eleitorais, corre-se para assinar esse contrato, corre-se.
    Um novo presidente ou presidenta poderia derrubar o curruíra NG no projeto..

    de fato o chamado voto útil e contra o continuísmo estadual e federal e para que ocorra o segundo turno é o mais sensato …

    por Deus, pelo Brasil e pela Democracia .

    Abs.

      • Colega KLM. Temos aí duas respostas. Primeira: Atendimento da tal da transferência de tecnologia (não discutirei a relevância disto). Segunda: Nossa realidade de utilização de vetor hoje, ou seja, nossa espinha dorsal, é o F5-EM. Sendo assim o Gripen condiz com a nossa realidade, e arrisco dizer, o Gripen está até acima da nossa realidade para FFAA. Em resumo, corríamos/corremos o risco de nem Gripen termos…. vide FX (aparentemente o foi?) ad aeternum.

        Merecíamos um “Hi” pra fazer parceria com o Gripen? Claro que sim….

        Abçs.

      • Amigo William

        Concordo plenamente com seu ponto de vista.

        Infelizmente o Brasil vive com esse orcamento

        da casa da mae Candinda, para Defesa. e ai

        ficamos com A ficao para tentar Inlundir a

        realidade da coisa.

        sds

      • O Gripen não era meu candidato favorito. Nunca foi. Mas essa discussão ficou para trás, passou.
        O que nos resta agora é extrair o máximo possível dessa oportunidade. A FAB precisa urgentemente renovar seus vetores, o Brasil precisa conquistar tecnologia. Não concordo com essa suposta TT, porém, é o que temos. O que nos resta é cobrar resultados práticos dessa compra e discutir como será daqui para frente e não continuar remoendo um passado que não aconteceu. Bom, essa é a minha opinião.

  2. “O governo brasileiro pretende assinar até o dia 24 deste mês” — depois das eleições. segurem as suas cadeiras.

  3. Parabéns, antes isso q nada, o velho F-5 E está nas últimas, sua sobre vida está na enfermaria, logo log CTI e óbito.A n FAB está + q necessitada de um novo vetor, ainda q de mentirinha como à pulga alada do Gripado NG(Nova Gozação), clar q ñ é um Su-30MKS…melhor isso q nada…Sds. 😉

  4. Pessoal o Gripen é um excelente caça e temos muito à aprender em cima de sua tecnologia além de tudo é um caça multifuncional por excelência, ao contrário do Su-35 que é um excepcional interceptador apenas.Possui limitações que todo o Low tem mas ao meu ver ele tem um enorme potencial de vendas na América Latina e países com orçamento curto.
    Sempre sou a favor do HI-LOW mix mas não consigo acreditar que num curto espaço de tempo teremos este tipo de formação. Por hora nossa melhor escolha é o Gripen mesmo e poderia ser pior se a escolha fosse o Super Hornet cuja a linha de produção está paravser encerrada, o Snowden nos tirou de uma roubada imensa pois a vitória do F/A-18 era certa.

  5. Excelente, aí a FAB e a MB podem voltar sua atenção para o projeto do UCAV de ataque, que eles querem adquirir.
    Provavelmente a EMBRAER vai ter que fazer parte desse projeto.
    Assim que a Dilma for reeleita, esse programa vai começar a andar.

    • Já que vc pode, eu vou dar uma de mãe diná também: iremos de F-18 para a marinha e gripens em 2030 para a FAB… aguardemos… 🙂

Comentários não permitidos.