Vídeo: Um pouco mais sobre a NOVAER e o T-Xc

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1vGoInJ” standard=”http://www.youtube.com/v/BSg45xhQE3A?fs=1″ vars=”ytid=BSg45xhQE3A&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1702″ /]

 

Algumas etapas da fabricação do protótipo T-Xc em vídeo acelerado da montagem da fuselagem feito ao longo de 5 meses. Ensaio estático da asa, fotos de algumas das principais etapas de montagem e finalização da aeronave.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1vGpn8L” standard=”http://www.youtube.com/v/qDqJhAaMnt4?fs=1″ vars=”ytid=qDqJhAaMnt4&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5998″ /]

Sugestão: Mauro Lima

 

21 Comentários

  1. O TX-c da Novaercraft, projetado por Joseph Kovacs (o mesmo que projetou o T-27) é um avião de instrução primária. Ao mesmo tempo os T-25 da AFA já estão com quase 40 anos de serviço ativo. O lógico seria substituir o veterano da Neiva pelo produto da Novaercraft certo?

    ERRADO senhores! Por mais absurdo e bizarro que seja, em que pese uma nova indústria nacional ter projetado um aparelho competitivo, não será isso que irá acontecer. Em 2012 o Ministro da Defesa, o Megalonanico, aquele que “foi o primeiro lugar da sua turma e foi estudar em Viena”, firmou sob os auspícios da malfadada União de Nações Sul Americanas – UNASUL um memorando de entendimento pelo qual o Brasil se compromete a financiar parte do desenvolvimento e adquirir para a FAB a Aeronave de Treinamento Bolivariana (BAT), também conhecido como UNASUR 1, uma avioneta fajuta argentina que ainda é um Mock Up.

    E tudo isso com que propósito? resgatar a indústria aeronáutica argentina do estado de morte cerebral onde ora se encontra, prejudicando os interesses da indústria brasileira e fazendo mal uso do dinheiro do contribuinte.

    • Tiraleite como sempre desinformando…

      Não sabe nada, e deita a falar…
      Triste.

      O Brasil não se comprometeu em adquirir o Unasul-1.
      A FAB anunciou que não pretende aposentar os T-25 por agora.

      Estes são os fatos. O resto é especulação.
      😉

      • Na ânsia de defender o Patrão o Patrulheiro Chefe age de forma absolutamente atabalhoada e açodada. A realidade, contudo, desmascara de forma contundente as suas palavras conforme pode ser observado da Leitura do Notimp 139, abaixo transcrito:

        “Avião da Unasul ficará pronto em três anos

        O avião militar de treinamento básico e primário, que está sendo desenvolvido em conjunto pelos países que integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), ficará pronto até 2016, disse o vice-ministro argentino da Defesa, Alfredo Waldo Forti, durante a abertura da 8ª Reunião da Instância Executiva do Conselho de Defesa do grupo em Lima, no Peru.

        “Avançamos no tema e um esquema de trabalho foi estabelecido e aprovado pelos ministros. Todos os países que têm recursos próprios estão se oferecendo para fabricar diferentes partes da aeronave. É um avião de uso futuro”, declarou Forti à Agência Andina.

        O avião será batizado de Unasul 1 e, segundo o vice-ministro, estará disponível para venda aos países membros, em 2017. Os testes serão coordenados pela Argentina. O custo do avião ainda não foi anunciado. Segundo Forti, o principal modelo terá nove horas de autonomia de voo.

        Em um primeiro momento, o avião deverá atender à demanda das Forças Armadas dos países da Unasul, mas depois poderá ser comercializado com outras nações.

        O estatuto de criação do comitê consultivo que vai supervisionar a montagem do avião foi firmado em abril do ano passado, durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro.”

        http://www.fab.mil.br/notimp/mostra/20-05-2013#n5

        Como se vê, o acinte aos esforços da Novaercraft já está consumado.

    • Mundo afora existem muitas escolas de aviação. Aparelho para aprendizagem é necessário. A indústria é nova e tomara que prospere, além do mais não concordo que a EMBRAER, não sendo mais uma estatal estratégica de Defesa tenha o monopólio da aviação no Brasil. Mesmo se fosse uma estatal não concordo com monopólios. Não se deve colocar todos os OVOS em um ninho apenas.

    • Para esse povo, amigo Tireless, a ideologia marxista internacionalista é mais importante que o Brasil… simples assim… primeiro o socialismo latino, depois a nação brasileira…

  2. Qual seria melhor t-xc ou Unasul 1 ? não há como não fazer comparações , mas acredito que o BRASIL fara concessões em prol do Unasul 1 para que a União de Nações Sul-Americanas, UNASUL decole ou seja terá que renunciar a algumas coisas na esperança de um bem maior mais adiante .

    • César, essa “renúncia”como você falou terá um alto custo para o país. Uma encomenda da FAB poderia cacifar o aparelho para o mercado de exportação. Melhor do que isso, consolidaria a empresa como segundo fabricante nacional de aeronaves, apto inclusive a poder projetar e construir o substituto do T-27 já que a EMBRAER não pretende voltar ao segmento.

      Vale a pena abdicar disso para ajudar a comatosa indústria argentina? Claro que não!

      • Cesar Pereira devemos incentivar a indústria nacional a produzir equipamentos bélico para nossa defesa e uma escolha política de “cumpanheiro ” não me parece razoável, haja vista que os mui hermanos argentinos não perdem a chance de nos detonarem comercialmente preferindo produtos chineses aos produzidos no Brasil. Não tenho muita informação sobre o avião mas os Neivas estão cansados e necessitam de aposentadoria.
        A Novaer faz bem em não contar 100% com o governo o avião tem potencial de exportação alto e o governo DEVE fazer encomendas e apoiar empresa.

      • Bem meu caro HMS_TIRELESS e demais comentarista, não sei se perceberam mas eu comecei o meu comentário com uma interrogação !
        Qual seria melhor t-xc ou Unasul 1 ? e porque isso ?
        Porque teremos que abrir mão de algumas coisas para preservar a nossa ” área de influencia”,caso contrário a China a Rússia os EUA entre outros,podem ocupar oque deve ser nosso !

        Tenho lido aqui que o BRASIL deve ser líder na região,que deve ocupar o seu lugar,por isso abrimos mão agora, com um intuito bem maior que sera a consolidação da UNASUL !
        Se quisermos tudo para nós,certamente iremos perder tudo,pois devemos ter parceiros não colônias !

        A NOVAER já esta recebendo um apoio por parte do poder público, se seu produto for bom,certamente irá ter muitas vendas e parcerias, podemos dizer que ela será uma empresa estratégica, que pode desenvolver muitos produtos para as nossas forças armadas !

  3. Hoje o Ministro da Defesa Celso Amorim, o diretor titular do Comitê de Defesa da Fiesp, Jairo Cândido, e o conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Claudio Moreira participarão de discussão sobre a END.

    Transmissão ao vivo por TV e internet a partir das 19:30 na TV Brasil.

    Onde sintonizar a TV Brasil:

    UHF Analógico Canal 62 (SP)
    UHF Digital Canal 63 (SP)
    VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
    Net – Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
    Sky-Direct TV – Canal 116
    TVA digital – Canal 181

    Ou assista pela internet: http://www.tvbrasil.ebc.com.br

  4. parece ser um projeto muito promissor, seu criador e uma lenda brasileira me projetos aeronáuticos. Se tudo der certo, este será o avião a altura para suceder o bravo mas cansado Neiva Universal.
    E PELO AMOR DE DEUS, alguém “ilumine” os assinadores de cheques do nosso governo, para que deixem de vez para la a besteria chamada Unasur, de um treinado comum com as demais bibocas da America do Sul. Se eles quiserem comprar este de nós, vendemos, senão que se danem para la com as tralhas chinesas e seu pós venda de Galeria Pagé.

Comentários não permitidos.