Estados Unidos propõem à China amizade contra a Rússia

A China vai perder a oportunidade de reformatar a ordem mundial se sucumbir à pressão dos Estados Unidos para impor sanções contra a Rússia, afirmou o presidente do Instituto de Estratégia Nacional, Mikhail Remizov. Assim ele comentou as tentativas de Washington de propor a Pequim amizade contra Moscou por causa de sua política na Ucrânia.

Essas declarações parecem paranoia e perda total do sentido da realidade, acredita o vice-presidente do Centro de Tecnologias Políticas, Serguei Mikheev.

A tentativa dos Estados Unidos de convencer a China a se juntar às sanções do Ocidente contra a Rússia foi anunciada pelo coordenador do Departamento de Estado dos EUA, Daniel Freed. A China, educadamente mas com firmeza, rejeitou aos Estados Unidos o apoio de sua política antirrussa. O Ministério das Relações Exteriores chinês explicou na sua resposta aos Estados Unidos que a introdução de quaisquer tipos de proibições não vai ajudar a resolver a situação na Ucrânia.

Eis o que diz o  especialista em ciências políticas Mikhail Remizov:

“A China tem um motivo bastante sólido e forte para não ceder a tal pressão. Nos últimos anos surgiu uma tendência de transformação da China em um centro alternativo de poder no cenário mundial. Regimes de muitos países da Ásia, América Latina, África, que estão tendo dificuldades com os norte-americanos, muitas vezes se focam e reorientam para a China. E isso é vantajoso para a China. E se agora ela demonstrasse maleabilidade perante a pressão bruta dos Estados Unidos, então, sem dúvida, ela teria demonstrativamente recusado esse estatuto do centro de poder alternativo, ela teria perdido a cara”.

Os Estados Unidos não têm nenhum “prêmio” para a China em troca de sanções contra a Rússia, acredita o analista político Serguei Mikheev:

“Os norte-americanos não têm nada que eles pudessem oferecer aos chineses para que os chineses estragassem suas relações com a Rússia. Se a China concordar com isso, então ela reconhecerá de fato a liderança dos Estados Unidos como potência mundial e se tornará um de seus vassalos. Isso nunca vai acontecer. A China está vendendo quantidades enormes de produtos no mercado russo, por isso perder esse mercado assim de repente ou arranjar problemas nele não é para a China de forma nenhuma. E a China não vai envolver-se em competição geopolítica com a Rússia, que é um vizinho próximo e um dos seus próximos parceiros políticos, só para agradar os Estados Unidos”.

O politologista chamou de conversa de filisteus os rumores de que os Estados Unidos vão dar à China umas tecnologias em troca de sanções contra a Rússia. Os Estados Unidos nunca irão fortalecer com suas próprias mãos o seu concorrente global, algo que Pequim entende perfeitamente. O máximo que nesta situação a China pode obter dos Estados Unidos é um tapinha nas costas, sorrisos e apelos ao estabelecimento da democracia, acredita Serguei Mikheev.

 

Fonte: Voz da Rússia

57 Comentários

  1. Se isso acontecesse a China aceitaria a liderança dos EUA, perderia economicamente ,prejudicaria a Rússia, destruiria o Brics, e ganhava um cabresto com relação aos seus interesses no extremo oriente. Sei não, de chinês se espera tudo.

    • Ela já topou… não tem escolha… sem os mercados ocidentais, os chinas morrem feito moscas… não haverá consumidores para seus produtos… logo…

      • Não gringo safado, tua estoltice por causa desse teu nacionalismo chega aos extremos do delirio. Kkkkkkkkkkk.

      • O Brasil não precisa de idiotas como vc juju… precisa é de HOMENS que pensem e não que acham que pensam estar do lado certo qndo a história já os consagrou ao extermínio… questão de tempo e vc só existirá nos museus em honra as vítimas dos holocaustos socialistas…

      • Caro Blue Eyes, não é bem assim! Todos perdem!
        Se os americanos sacanearem a China a mesma pode simplesmente quebrar os EUA liquidando os títulos da dívida pública americana que possuem.
        Mundo globalizado, todos “se dependem” de alguma forma.. e se no final nada disso importar, quem vai querer que um gigante atômico fique com 1,6 bilhões de habitantes passando fome? … apertar o gatilho seria lucro num caso destes..
        Abraço,

      • Caro amigo… e quem é que vai cobrar esses títulos ???… os russos, a serviço dos chineses ???… rsrsrsrsrssrs… não se cobra quem é mais forte que vc, ou está mais armado… qnto a questão da China ter bilhões de cidadãos, não é problema dos yankes… e esqueça… ninguém aperta o botão atômico… nem sob a mais terrível fome, pois o estado atômico chinês é anterior a fome que seu povo passou durante décadas… agora, como eu disse, é mais fácil a China se ligar aos EUA por puro pragmatismo do que aos russos… mas tudo pode acontecer em se tratando de geopolítica… as variantes são muitas… saudações…

      • Equivocadissimo o Sr. Quem exporta da China são multinacionais.

        A maior característica econômica da China é o (super)baixo custo de mão de obra em seu território que quase obriga empresas ocidentais a se instalarem lá, e claro, tudo depois é exportado.

        enquanto um operário europeu custa em torno de 50 dolares, um chinês custa 4 dolares (quase escravo).

        Por esse motivo, nenhuma empresa ocidental sobreviveria fora da China.

        Dessa forma o EUA ta mais na mão da China do que a China na dos EUAs.

      • Ele está mal informado… ainda não percebeu a mudança de paradigma mais recente… as multinacionais chinesas que pertencem a americanos estão deixando a China porque até lá os salários tendem a evoluir… natural… só como exemplo, a BYD, uma grande montadora chinesa que pertence ao americano mais rico do país está vindo para o Brasil produzir baterias recarregáveis… eu não coloco ideologia acima dos fatos… há quem o faça…

      • Verdade,esse pessoal não acompanha matérias de empresas famosas na China,até componente chines foi encontrado nas Aeronaves nos EUA.

    • Com certeza não vai.
      China quer seus direitos sobre ilhas no mar da china entre outras coisas.
      Duvido muito que os EUA vão jogar pro lado da China e contra o Japão.

  2. Os gringos parecem continuar a fingir que seu maior adversário é a Rússia. Talvez porque não possam bater a China (futuramente nem no campo militar) estão buscando uma aliança (?).
    E continuam a tentar quebrar a espinha dos Brics. Lembrando que tentam outras manobras junto à Índia também.
    O Brasil tem ficado de fora, o que pode ser um mau sinal. Talvez por insignificância militar ou talvez porque as espionagens tenham dado indícios de que o país não oferecerá num futuro próximo nenhuma preocupação ao Tio San. Isso é bem factível dados nossos números que aos poucos vão aparecer após janeiro ou fevereiro de 2015. Ou talvez porque sejamos de certa forma um aliano inofensivo. Tenha certeza de que eles tem mais informações sobre o Brasil do que o nosso próprio governo ou sociedade.
    Quanto à matéria acima, é panfletagem sindicalista, a Voz da Rússia está se nivelando com a CNN em credibilidade.

      • Igual a CNN e a BBC não é mesmo Sub_sub. Aliás, igual aos veículos de comunicação Israelense que noticiavam toda semana que Israel atacaria o Irã a qualquer momento… rsrsrsrsrsrs

      • Calouro da PaTrulha PaTeta, vai ler a Carta CaPiTal e o conversa “fiada”…Ah! E não se esquece de ir rezar lá no templo de Salomão do “Cúmpanhêro” Edir Macedo….rs!

      • Que nada !!!… ele gosta mesmo é de andar pelos corredores do Walmart… aquele templo do consumismo americano… isso que é socialista !!!… rsrsrsrsrssrsrsrs… não vive sem esbanjar suas bolsas misérias… 🙂

  3. Vejam o que acontece quando uma outrora grande nação, que exercia uma postura de liderança no mundo, sucumbe ao relativismo moral e a idiotice coletiva.Que coisa patética, os EUA de Obamis agem como putinhas geo politicas.

    • Se continuar assim,sob este tipo de administração de sitcom de tele seriados, no futuro os EUA vão sofrer ataques terroristas em largas escalas, e vão pedir “desculpas aos terroristas” por existirem rsrsrs.

  4. Coloco a cobra que quer me morder,para brincar com os meus filhos,esse Obama só pode ser um agente comuna,a china está minando os E.U.A aos poucos e o cara chama ela para uma aliança.

    OBS:O Putin deve ter dado uma cantada na esposa do Obama,pra ele colocar o lado pessoal dele acima do seu povo,qualquer um sabe que a China está minando os E.U.A aos poucos,com a intenção dela de transformar a sua moeda na nova vedete das transações comerciais.

  5. “A China, educadamente mas com firmeza, rejeitou aos Estados Unidos o apoio de sua política antirrussa.”

    Se a notícia for verdadeira (não suponho nem que sim, nem que não!) então o Governo dos EUA deveria urgentemente aprender a jogar pôquer… pois esse teria sido o pior “blefe” da história… e com resultados péssimos para a política de SUPREMACIA americana… quase um golpe de misericórdia!

    Mais um tiro no pé… logo, logo, Tio Sam vai ter que andar com “muletas”… quem sabe até tendo que pedir ajuda internacional…

    Pensando bem, é mais fácil eles criarem uma guerra antes que isso aconteça, para AQUECER o mercado, e levantar FUNDOS! Eles são bons nisso! 🙁

    Mas o fato é que, mesmo como boato, uma notícia dessas empurra mais um pouco a HEGEMONIA americana ladeira abaixo… e sem dúvida, me faz respeitar ainda mais a China e a Rússia!

    O próximo passo para enfraquecer o BRICS seria algum tipo de chantagem com o Brasil, até onde sei, o mais fraco do grupo… espero que o nosso DESGOVERNO não “amarele”… mas como diz nosso companheiro… QUEM VIVER, VERÁ!

    Vou torcer pro espírito do Araribóia baixar em Brasília, e dar um pouco de coragem pra nossa LIDERANÇA… tá precisando! O MUNDO tá mostrando O CAMINHO… não OBSERVAR, APRENDER, CAMINHAR… seria uma prova de confessa estupidez!

    O caminho é: PAREM DE PEDIR RESPEITO E RECONHECIMENTO DA SUA SOBERANIA… EXERÇAM-NA, e com ORGULHO!

      • Pelo menos há uma esperança, pois o atual é uma VERGONHA… o molusco foi lamber as botas de Mrs Soros, em plena Big Apple… o que esperar de socialistas de boutique !!!…

  6. Há quem ache que sou contra os EUA, mas admiro muito a administração INTERNA daquele país:seriedade na gerencia, na educação, saúde, etc. Mas nos sinceramente, a política externa deles é uma piada, desde o primeiro governo Bush, os EUA assinaram a própria sentença de autodestruição e agora no governo Obama começam a cavar a própria sepultura diante do mundo inteiro, tendo como inimigos a Russia, que antes estava quieta no seu canto, e agora atiram para qualquer lado (India, China, etc) cada vez mais mostram para o mundo (e principalmente pra UE) que são uma péssima liderança internacional, e que o modelo hegemonico precisa ser superado.
    Quanto a China aceitar qualquer proposta anti russa, acho no mínimo ridículo, pois o interesse da China com a Russia é muito claro: amizades em divisas territoriais, alianças comerciais e políticas fortes, etc…e com os EUA? eles veem os EUA claramente como inimigos, e desejam superá-los, e a Russia tem muito a ensinar e ajudar a China nesse caminho, por isso acho que a China nunca aceitará tais recomendações.
    Esse EUA geopolíticamente está uma bosta…triste para a população americana que só tem a perder com isso.

  7. nao acho que a china vai ceder assim como ter o escudo antimisseis na europa os EUA ESTAO CONSTRUINDO OUTRO NO PACIFICO E A CHINA JA ALERTO SER CONTRA E TEM AS DISPUTAS COM JAPAO POR CAUSAS DA ILHA E TAIWAN QUE O DIGA DA AMIZADE COM OS CHINESES, E O ESPINHO DA COREIA DO NORTE TAMBEM!!!

  8. Uma boa tentativa, pragmatismo dos Sinos se aceitarem, e se verdade só o tempo dirá.Como o mercado e o sr. , de quase td..Eu ñ acredito por causa de tarrítorios , como Taiwuan, e as ilhas Dayou, depois disso, e um caso a pensar e c ressalvas..Quem viver verá.Sds. 😉

    • Gian tocaste no ponto certo. Os States facilitariam a vida dos Chinas na questão Taiwan, principalmente, claro que não, ele não vão abrir mão desse mercado fiel. Rsrsrsrs só mesmo os nacionalistas yankes torcedores organizados para crer em Rugaru. Kkkkkkkkkkk.

  9. Esse Obama só faz m…. cismou com os Russos como se fosse algo pessoal e por conta disso está praticando mais e mais trapalhadas! Se ele fosse inteligente saberia que os russos não são seus verdadeiros inimigos… e os Chineses agradecem!
    Abraço,

  10. Pois é, quem diria!!!! Não tá fácil pra ninguém.
    Pior presidente dos Eua ever!!!!!! Jamais vi um presidente tão bundão quanto o Obama(me perdoem o palavreado) esse cara consegue ser pior que o Bush Jr. Nunca vi os EUA darem tantos passos errados e serem tão titubeantes como nos últimos anos.
    Acordem e tirem esse cara daí porque ele é um perfeito trapalhão.

    • Traçando perfis, percebo que enquanto Bush era um psicopata gastão, Obama é um idiota perdido na Casa Branca, que além de repelir aliados, cria inimigos num momento de crise global, em que diversos aliados estão na penumbra, mas o idiota e sua trupe insiste numa guerra burra que cedo ou tarde vai terminar por trazer o isolamento dos EUA…e o Dragão se fortalece.
      Sds

  11. Poucos sabem, mas as maiores montadoras de automóveis chinesas pertencem a… AMERICANOS… caso da BYD… uma das montadoras que mais crescem na China… logo, não vejo nada de novidade em uma ligação umbilical entre chineses e yankes… agora, a Rússia, PARECE que vai hibernar por longos anos… até as coisas mudarem e ela acordar do longo inverno geopolítico que se aproxima…

    • Discordo caro Blue eyes, a situação está a favor da Russia, que a cada contra golpe de sanções leva a comunidade internacional a rever suas manobras em relação aos ditames norte americanos, a UE já não suporta mais prejuizos e o detrimento das relações com a Russia que ja estão amargando na economia . A Russia ja tem incorporado no seu mercado todos os produtos que deixou de comprar da Europa, e este mesmo continente ( a salvo somente a Alemanha) esta literalmente com um dos pés na merda, e mais um passo vai ficar totalmente, tanto que a Angela Merkel e outros politicos ja começam a pressionar Kiev a mudar sua postura sentar na mesa com UE e Russia para dar fim a essa zona. Enquanto isso, os EUA perdem influencia em alguns paises da Europa, dão motivos para polarização de outras potencias ( principalmente Russia e China) e acabam por acelerar o processo de decadencia economica deles proprio. Sds

      • Me lembro, com humor, claro, de um sujeito comentando o PLANO DE DOMINAÇÃO DO MUNDO PELA CHINA…

        um dos pontos que ele comentava era justamente o fato de a China ganhar dinheiro com exportações a torto e a direito, e de empresas gigantescas fecharem as portas nos EUA para abrir na China…

        … e em caso de guerra, eles simplesmente FECHARIAM as empresas, deixando de PRODUZIR o que os EUA tanto precisam, e que não podem produzir agora!

        Não lembro de quem é esse texto, para era muito bacana!

      • Não podem pq?? Todos projetos são feitos em suas matrizes, a China funciona basicamente como fabrica, não como projetista, e como vc mencionou, as multis que fabricam lá p/ vender nos EU, simplesmente fecharão suas portas e de lá se mudarão, alias já estão fazendo isso por conta do aumento da mão de obra chinesa, o Mexico já agradece a onda migratória das multis.

      • Acho que você não entendeu bem o conteúdo do que eu postei!

        De repente uma “releitura” sem “pedras nas mãos”… uma coisa um pouco mais NEUTRA em matéria emocional, pode ampliar a compreensão do texto!

        Afinal, é um “post” bem simples! 🙂

      • Pura coincidência… comprei um barbeador descartável de marca nacional (bozanno) e pasmem… é made in USA… rsrsrsrsrs… até a pouco só ouvi que os USA não produzem mais NADA !!!… e agora, Galvão ???!!!… isso pode ???… 🙂

      • Entendi Mauro, vc que não percebe que a China, por enquanto, é tão somente a fabrica do mundo, os laboratórios e o capital continuam no mesmo lugar, a China nem sequer é auto-suficiente em materias primas!!! E Pra sua ciência, já há uma migração para locais com mão de obra mais barata, no caso o Mexico, isso JÁ esta acontecendo.

      • Não Rogério… DEFINITIVAMENTE você NÃO ENTENDEU!

        Mas tudo bem… COMUNICAÇÃO não é mesmo o FORTE dos seres HUMANOS!

        Há CERTEZAS demais, e pouca OBSERVAÇÃO!

        Abraço!

  12. Se os EUA retornarem aproximadamente 40.000 toneladas de ouro que foram transferido para os EUA em 1937 que deveriam ter sido retornado em 1997 mas aparentemente os gringos deram calotes nos chinos e estes estao magoados com Tio Sam. Mas 40.000 toneladas foi pouco. Japao quando invadiu China pilhou centenas de toneladas de ouro e outros tesouros das familias aristocratas chinesas e os transferiram para Filipinas e Indonesia esperando momento certo para transferi-los para o Japao. Os EUA vencendo a guerra contra Japao se apoderou desse tesouro mas os chineses os querem de volta, mas esse tesouro foi apropriado por muito gatunos ianques, inclusive Bush Senior, Clinton, e alguns generais.Esse tesouro aparentemente contem mais de 70.000 toneladas de ouro, os chinos os querem de volta. Se os EUA retornarem esse ouro e pagarem no caso daa 40.000 toneladas o juro de 1937 ate os dias de hoje, pois aquilo foi feito em contrato, os chineses irao abandonar os russos e se tornarem aliados dos gringos, como foram no passado. Caso contrario, eles vao continuar a alianca com o urso.

      • Nao. Voce esta errado. Creio que Dr Roberts nunca escreveu sobre esse assunto, ainda que eu acredito que disto ele deve estar informado.. Ele foi membro do governo de Reagan, e este fez muito uso do ouro chines para criar o caos que levou a Uniao Sovietica desaparecer.Refiro-me ao Hammer Project. O gringos compraram o KGB, e a maioria dos membros do partido comunista, com esse ouro chines, o chamado black gold. CHINA’S BLACKI GOLD HAS BEEN HIDDEN FOR OVER SIX DECADES IN ORDER TO FUND A GLOBALLY COORDINATED SER OF PROJECTS HIDDEN FROM PUBLIC VIEW BY THE CIA AND A CONSORTIUM OF NATIONAL INTELLIGENCE ORGANIZATIONS AND TRANSNATIONAL CORPORATIONS.. E o Black Eagle Fund, o Hammer Project, e outro projetos.Os gringos devem aos chineses pelo menos 6 trilhoes de dolares. Creio que deve mais.E por isso que recentemente uma das agencias do FED, o de Dallas, estava hasteando a bandeira chinesa ao lado da bandeira norte americana. Os chineses agora e um dos donos do FED. Tem mai, parte desse ouro chines estava guardado num dos predios que foram destruidos no dia 11 de setembro. Creio que mais de 2.000 toneladas de ouro que foi roubado. Cre-se que esse ouro agora esta numa das fazendas do Bush Senior, no Paraguai.Mas nao so foi no Bush pai que roubou o ouro dos chines. Foi muita gente. Existe processos na justica, dois nos Estados Unidos, um na Suissa iniciados pelos chineses, que estao tentando recuperar esse ouro. E onde a justica nao funciona, existe o Triad. Para resumir, foi gracas ao ouro chines, que os EUA superou financiou os gastos do programa New Deal do presidente Rosevelt, que permitiu os gringos nao so superar a crise economica de 1930. como tambem financiar sua participacao na segunda guerra mundial, e o estabelecimento do dolar como reserva mundial no Tratado de Bretton Wood. Basta para hoje, sds. .

  13. a china deixar o que esta fazendo e ser um criado mudo americano

    so acredita quem é vira lata de carteirinha rsrs

    essa era tao fácil ,mas teve 1 coitado ,que disse acreditar nisso rsrs

    muita ingenuidade por isso que os estados unidos entrou na mente desse coitado

    mas esperar o que do pé de breque que nunca jamais acertou nada em geopolítica

    justamente por acreditar veementemente em seus deuses anglosionistas rsrs

  14. Blue Eyes, Na Resistência 26 de agosto de 2014 at 0:02

    a china ta ate doida pra comprar o tao sonhado s-400 e TAMBEM nao tao sonhado assim nesse parte su-35 de esportaçao e outros brincados tambem, sinal de alinaça militar, e o gasoduto que firmaram acorda ja celado esqueceram quando os russos começarem a vender gas na china pra suas industrias e tambem pras grandes montadoras americanas la aia vamo ver se eles nao boicata do fornecimenteo de gas pra UNIAO EUROPEIA NO FRIO DA EUROPA OU AUMENTA AS TAXAS LA EM CIMA PRA COMPENSA AS SANÇOES RSRSRSRSRSRSRS

  15. Mas o Obama não disse que a China devia ser contida? agora propõe amizade contra a Rússia, isso não é contraditório?

    E as bases militares que cercam a China como ficam?

    Os EUA vão vender armas aos chineses como fazem os Russos?

    Uma proposta vaga como esta + a confiança que os EUA inspira é melhor negócio para a China do que o estado atual?

    Está na cara que a China dará uma resposta diplomática e educada e tudo ficará como está, menos a credibilidade americana depois de uma proposta indecente e ridícula como esta.

Comentários não permitidos.