Cúpula do Mercosul debate tarifa zero para Chile, Colômbia e Peru

Presidentes Evo Morales, Cristina Kirchner, José Mujica, Dilma Rousseff e Nicolas Maduro na cúpula de Montevidéu, em 2013

a brasileira prevê antecipar de 2019 para 2014 a liberalização comercial com os três países vizinhos, que integram a Aliança do Pacífico. Crise argentina e o conflito em Gaza também serão debatidos.

O governo brasileiro proporá, durante a reunião de cúpula do Mercosul em Caracas, nesta terça-feira (29/07), antecipar para este ano a entrada em vigência da tarifa zero para as importações entre os países do bloco – formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e Chile, Colômbia e Peru.

O bloco já tem acordos de redução de tarifas com esses três países, e, por esses acordos, a tarifa zero passaria a vigorar ao final de 2019. Segundo o subsecretário-geral para a América do Sul, Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Simões, o objetivo é incrementar o comércio entre o bloco e os três países vizinhos.

“É um comércio importante, pois envolve produtos manufaturados, que são de alto valor agregado e estimulam a criação de empregos formais”, comentou Simões. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, entre 2002 e 2013, o comércio do Mercosul com a Colômbia aumentou cerca de 300%, com o Peru, 389%, e com o Chile, 200%.

“O Brasil levantou esses pontos, e os três países já manifestaram o desejo de trabalhar na liberalização do comércio. É claro que vamos ver como fica isso para os demais países do Mercosul e depois para os demais países com os quais queremos trabalhar”, declarou Simões.

Colômbia Peru e Chile integram a Aliança do Pacífico, bloco comercial que inclui ainda o México e a Costa Rica. A proposta é realizar uma reunião com a Aliança do Pacífico antes de dezembro. O Mercosul tem também acordos de liberalização comercial com a Bolívia e o Equador.

Outro tema do encontro deverá ser a situação na Argentina. A presidente Cristina Fernández de Kirchner pretende convencer seus parceiros de bloco a apoiá-la na luta contra os fundos de investimento que exigem o pagamento integral de títulos que remontam ao calote de 2001. A Argentina tem até esta quinta-feira para chegar a um acordo com esses fundos de investimento.

Depois do atrito diplomático entre Brasil e Israel, é muito provável que a crise em Gaza também seja tema da cúpula em Caracas.

A cúpula do Mercosul será nesta terça-feira em Caracas. Na segunda-feira ocorrem as reuniões entre os ministros do Exterior. Além de Cristina Kirchner, participam os presidentes do Brasil; Dilma Rousseff, do Paraguai; Horacio Cartes, do Uruguai, José Mujica, e da Venezuela, Nicolás Maduro. O presidente da Bolívia, Evo Morales, participará como observador, já que seu país é associado ao bloco e está em processo de incorporação como membro pleno.

AS/abr/dpa

Fonte: DW.DE

16 Comentários

    • Eu não iria tão na jugular, mas pensei da mesma forma.
      Não disseram que esses países, principalmente o Chile, não estavam interessados mo MERCOSUL? Ou será que esse interesse é unilateral?

  1. Bateu o cagaço no Merdosul e agora eles querem aliciar a Aliança do Pacífico pelo fato da mesma estar dando certo enquanto o Merdosul afunda…

    • COITADOS… será que o Chile irá deixar de exportar vinhos para o seu maior cliente, os EUA para exportar para o Brasil, onde o consumo do mesmo é menor do que o de biotônico ???… rsrsrsrsrsrs… só por alinhamento ideológico ???… rsrsrsrsrs… os bolivarianos terão que se esforçar mais… liberar a produção da mão pesada do estado em impostos escorchantes para baratear e ampliar a produção nacional, ah, isso NEM PENSAR… 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      É …. parece que o mar não tá para os baiacus … Hahahah … ultimamente o que tem de notícias que faz com que os americanófilos virem lobisomem é impressionante … Hahahah
      .
      É o atoleiro do BIBI na Palestina, a vaca-sagrada que continua no brejo e as patetadas do tio Sam na Ucrânia e no Oriente Médio, buscando impor suas regras hitleristas através do terrorismo e atitudes policialesca através do apoio de fascistas imundos e sem falar dos BRICS , que cada dia se fortalece e corre o ” risco” de ganharem um A … Rsrsrsr
      .
      .
      Haja massa para fazer pasteis …. Hahahah …

  2. Eu realmente fico triste pela falta de liderança de nossa nação, fomos presenteados por Deus com o cetro do sul, e mesmo assim nossos lideres se escondem debaixo da mesa pra contar as notas desviadas, enquanto isso a america latina padece sem um lider regional, se perde sem entender o tabuleiro da política, é isso o que eles precisam, de um líder, alguém que saiba lhes dizer o que fazer, um país que exerça o que os EUA exercem no norte,o que a Russia exerce sobre grande parte dos eslavos, como se posicionar economicamente, ajuda e acordos mútuos, defesa e proteção, todos temos muito a ganhar com isso, os conduziríamos como se portar perante o mundo resguardados pela 6° economia do mundo, debaixo do guardião do cruzeiro do sul, mas…o que somos? o que nos tornamos? quem seremos daqui a 20 anos? aliás, seremos alguma coisa no futuro? pois toda grande ameaça que não se ergue em ataque em breve terá suas defesas testadas, e não tenho dúvidas de que seremos dentro de uns 30 anos alvo de uma grande potencia, só não sei ainda se será os EUA ou China. :/

  3. será muito difícil mas se estes países aderirem será o golpe de misericórdia nos interesses das forças ocultas na america latina..a influencia , poder e controle que sempre tiveram por estas bandas estará indo de vez para o espaço..será comprometida severamente….finalmente estamos rumando através dos Brics a independência, desenvolvimento e auto determinação…países como Paraguai, Ucrania e Honduras são reflexos obscuros de nosso passado…enquanto isso na Nicarágua e em cuba… 😀

    • TROLL TUR… Pacote VIAGENS NA MAIONESE, com direito a um final de semana lambendo as botas de fidel e alisando sua barba estilo Rasputin… se caso marcar com antecedência, grátis um passeio até o moderno centro de Havana em um riquixá chinês puxado pelo lula… 🙂

  4. Novidade nenhuma, os países da Aliança do Pacífico, em especial o Chile, já haviam se pronunciado abertamente que o grande foco deles é o Brasil e por extensão o Mercosul. Todos sabem que não é possível unir toda a América Latina sem ser sob nossa liderança, e se tem uma coisa que não falta a Chile, Colômbia e Peru é pragmatismo.

    • por LUCENA
      .
      .
      Senhor Lucas,
      .
      .
      No comércio é o pragmatismo que faz a diferencia e é onde a política de mercado,seja uma das poucas políticas que funcione hoje.
      .
      Quanto maior for o mercado, melhor para os países que compõem aquele mercado, sabemos que existe muita influência externa nas decisões dos países da América do Sul ( se estendendo para América Latina ), onde os europeus influenciam, os americanos, chineses e russos, todos eles podem influencia em algum dos nove países da America do sul ( para todos da América Latina ).
      .
      Ainda não é possível unir toda a America Latina más se começando na América do Sul, já é um grande começo e o destino da América do Sul, é ter uma unidade sócio econômica como a dos europeus.
      .
      Temos a mesma identidade linguística e histórica parecidas, bem diferente da Europa, é só uma questão de tempo para haver uma integração total das economias da região pois, o cultural e o social já existe e além do mais, os empresários querem isso.
      .
      A maravilha disso tudo, se dá sem que haja um dedo de Washington, é o que causa descontentamento por parte daqueles que ainda acham que sem o envolvimento dos EUA, não funciona só que, a realidade mostra o inverso, em especial para o governo dos EUA e para aqueles que menospreza a capacidade dos latinos em se alinharem politicamente e socialmente.

Comentários não permitidos.