Imagens de satélite mostram ataques à Ucrânia a partir da Rússia, segundo EUA

Exercícios de artilharia na Rússia, em abril de 2014

Fotos divulgadas pelo Departamento de Estado também evidenciariam o fornecimento de armas para separatistas no leste ucraniano. Ministro do Exterior russo nega.

Os Estados Unidos divulgaram neste domingo (27/07) imagens que mostrariam que a Rússia disparou mísseis contra tropas ucranianas. Segundo o governo americano, as fotos tiradas por satélites também evidenciam que a Rússia teria fornecido armamento para os separatistas no leste da Ucrânia. As quatro imagens teriam sido captadas entre quarta-feira e sábado da semana passada.

Uma das fotos – preparadas pelo gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e repassadas a jornalistas pelo Departamento de Estado – mostraria o que Washington alega ser armamento pesado fornecido pela Rússia sendo disparado por separatistas na Ucrânia.

Nas imagens, também veem-se rampas de lançamento e crateras onde mísseis teriam caído, segundo os EUA. “A ampla área de impactos perto das unidades militares ucranianas indica ataques de diversos lançadores de foguetes”, diz um comunicado divulgado pelo governo.

Segundo o Departamento de Estado americano, pouco tempo depois das fotos serem liberadas, o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o ministro do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov, falaram por telefone.

Kerry pediu a Lavrov que detivesse o fluxo de armas pesadas e os ataques de foguetes e artilharia da Rússia para a Ucrânia. O secretário também rejeitou a afirmação de Lavrov de que armamento bélico da Rússia não estaria contribuindo para o conflito.

Mas Kerry e Lavrov concordaram que, apesar das diferenças na abordagem para a resolução do conflito, “é vital pressionar no sentido de um cessar-fogo imediato e do início de negociações entre os envolvidos”, disse um comunicado do Ministério do Exterior russo, citado pela agência de notícias Itar Tass.

Neste domingo, ameaças à segurança impediram peritos holandeses e australianos de visitar o local do desastre do avião da Malaysia Airlines, que caiu no dia 17 de julho no leste ucraniano. A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), cujos observadores coordenam as visitas ao local da tragédia, disse que foi necessário cancelar a viagem depois de relatos de combates entre as forças do governo ucraniano e rebeldes pró-Rússia.

Todas as 298 pessoas a bordo do voo MH17 morreram na queda do Boeing 777. Os Estados Unidos, a Ucrânia e os países europeus acusam rebeldes apoiados por Moscou de ter disparado contra o avião de passageiros, alegando que também há evidência de que mísseis fabricados na Rússia foram usados.

Os separatistas controlam o acesso ao local do acidente. Países como a Holanda e a Austrália têm feito pressão para acesso irrestrito à área.

BA/dpa/rtr/afp

Fonte: DW.DE

25 Comentários

  1. Beleza, mas cadê as fotos/vídeos que compravam as acusações contra os russos no caso do Malaysian Airlines? Estão querendo mudar os focos das atenções?
    Quanto à Rússia negar que tenha ajudado os separatista, é fácil, negar até o Maluf e Lula negam

  2. Os EUA continuam praticando guerra de informação sem apresentar nenhum prova que convence….

    Ainda estou aguardando a bomba nuclear do Saddan..

  3. 28 de julho de 2014

    http://cdn.rt.com/files/news/2a/ff/80/00/fake-ukraine-images-defence.si.jpg

    O Ministério da Defesa da Rússia declarou que são falsas as imagens de satélite do alegado bombardeio da Ucrânia a partir de território russo, foram criadas por conselheiros norte-americanos “, com laços estreitos com Conselho de Segurança da Ucrânia.”

    A autenticidade das imagens é impossível de provar,acrescentou o ministério .

    O Ministério da Defesa afirmou que as imagens postadas pelo embaixador dos EUA Geoffrey Pyatt. em sua conta no Twitter, supostamente provando o bombardeio da Ucrânia a partir de território russo, são “fake”, relata ITAR-TASS.

    “Esses materiais foram publicadas no Twitter não por acidente, como a sua autenticidade é impossível de provar – devido à ausência de atribuição para a área exata, e uma extremamente baixa resolução. Muito menos usá-los como “evidência fotográfica”, “Igor Konashenkov, afirmou o representante oficial do ministério, .

    “Imagens” como esta, continuou o general , “também foram apresentadas por representantes de Kiev como uma desculpa para o uso de artilharia pesada e outros armamentos pelo exército ucraniano – contra população civil do país.”

    “Na última sexta-feira, o ministro da Defesa ucraniano Valery Geletey novamente tentou adicionar um lado sensacional para colagens de fotos como esta na mídia ucraniana – em vão. Mas no domingo, o embaixador dos EUA na Ucrânia juntou-se, postando essas imagens de satélite em sua página no Twitter, o que lhe garantiu a atenção das fiéis medias ucranianas “, disse o ministério russo.

    Esse esquema é chamado de “um merry-go-round informacional”, acrescentou Konashenkov , usando uma expressão comumente proferida na Rússia relativa à alimentação da informação para a mídia.

    “Não é segredo para ninguém que “fakes” como este são feitos por um grupo de conselheiros norte-americanos que ficam no prédio do Conselho de Segurança em Kiev, liderados pelo general Randy Kee”, observou.

    O general descreveu o ciclo da seguinte forma: os conselheiros norte-americanos em Kiev semeiam a desinformação para os meios de comunicação ucranianos, pintando a notícia como sendo dada pelos representantes oficiais de Washington e apresentada como declarações.

    Depois disso, os meios de comunicação ucranianos citam as autoridades norte-americanas e publicam artigos como sendo “objetivos”.

    (Fonte: RT)

  4. engraçado é que quando os nazistas de Kiev mandados pela CIA tentaram abater o avião do putin e erraram e acertaram o dos civis

    os yankes não conseguiram arrumar nenhuma imagem de satélite rsrs

    mas agora para acusar os estados unidos foram la no apollo11 e buscaram varias fotos ,pode ser do século passado mas acharam rsrs

    desse jeito o mentiroso yanke ,nunca mais vai ser acreditado por ninguém

    mas fazer o que os estados unidos para se manterem como donos do mundo tem que fazer guerras e destruir países estão provocando a russia de toda forma

    perdeu playboi

  5. Esses yankes tem se comportado de forma absolutamente infantil, nesse assunto tão sério. Postar no facebook, no tweter, nas redes sociais, mostra um claro objetivo de fazer propaganda popular, para levantar ânimos internos. Nesse nível de problema existem organizações onde o país, se quiser continuar sendo considerado sério, deveria ir mostrar suas provas. Da forma que estão fazendo, fica claro que se trata de impor uma posição para não haver objeção de forma madura. Mostram que preferem esse disse me disse, para confundir. Isso certamente deve atender a seu joguinho geoestratégico, com perfil das gangues.

  6. Apenas vários desenhos. Será que governo Ucraniano não tem câmera ou máquina fotográfica para registrar e filmar esses ataques??

  7. “Americanopatus Trilogienses”

    Espécie nova de vírus de computador que não passam de 6 dúzia que infectam sites de geopolitica querendo dominar o mundo

  8. (Ironic off)Não, maaaaagiiiinaaa se os russos teriam motivos para dar suporte militar para rebeldes PRÓ RUSSIA na Ucrania de governo anti-Russia, os russos não são disto(Ironic on)
    O Pé de cão, o Helvecio, ARC, e Julio Que se Acha mais Brasileiro Que Todos poem a mão no fogo pelos russos.

Comentários não permitidos.