Defesa & Geopolítica

Base aérea dos EUA no Quirguistão é oficialmente fechada

Posted by

Terça-feira, no aeroporto de Manas, em Bishkek, foi realizada a cerimônia oficial de encerramento da base aérea americana que ali se encontra.

“Esperamos que todos os nossos militares deixem os limites da base dentro de uma semana”, declarou a embaixadora dos EUA no Quirguistão Pamela Spratlen depois da conclusão do evento.

O primeiro vice-ministro da Defesa do Quirguistão Zamir Suerkulov revelou, da sua parte: “De acordo com os documentos, os militares americanos devem abandonar o nosso território até o dia 10 de julho mas é mais provável que isso seja feito já em meados do mês em curso”. Revelou também que proximamente os militares da Guarda Nacional do Quirguistão irão patrulhar o território da antiga base aérea americana juntamente com os seus colegas dos EUA.

No decurso da cerimônia de encerramento foi anunciado que os militares americanos deixam ao governo do Quirguistão a infraestrutura e equipamento no valor de 30 milhões de dólares, incluindo prédios, maquinaria e aparelhagem médica.

A base aérea dos EUA foi aberta em Manas em dezembro de 2001. Inicialmente aí se encontrava o material de guerra de vários países que integram a coalização antiterrorista. Mas ultimamente o fulcro do grupo tem constituído pela Força Aérea dos EUA. A direção do Quirguistão resolveu fechar a base de Manas em 2013.

Fonte: Voz da Rússia

23 Comments

shared on wplocker.com