Marinha americana batizou neste sábado novo porta-aviões, o USS Gerald Ford

A Marinha americana batizou neste sábado um novo porta-aviões, o USS Gerald Ford, um enorme navio extremamente caro, em um momento de severas restrições orçamentárias no país. A filha do ex-presidente republicano Gerald Ford, Susan Ford Bales, quebrou a tradicional garrafa de champanhe durante cerimônia realizada no porto de Newport News, Virgínia (leste), perto da base naval de Norfolk.

“Que Deus abençoe e cuide do USS Gerald R. Ford, àqueles que construíram o navio e os homens e mulheres que o navegarão”, disse, com voz embargada, Ford Bales, momentos antes de quebrar a garrafa no navio. Um desfile de autoridades, amigos e parentes do falecido presidente discursaram no batismo, que também foi uma celebração da vida de Ford, o 38º presidente dos Estados Unidos.

“O Ford está projetado para proporcionar maior capacidade de combate com aproximadamente 700 tripulantes menos”, reduzindo o custo de manutenção do navio, informou a Marinha em um comunicado.

No entanto, o custo da construção do navio aumentou 22% desde a assinatura do contrato para sua construção, em 2008, a US$ 12,8 bilhões. “E estes custos não incluem US$ 4,7 bilhões em pesquisa e desenvolvimento”, informou o departamento do orçamento do Congresso (GAO), que fornece informações financeiras aos legisladores.

Oficiais da Marinha alegam que estes custos extras são típicos de uma nova série de embarcações. No entanto, em um momento de fortes restrições orçamentárias, o investimento causou irritação em círculos parlamentares.

AFP

 

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. Quem pode, pode… quem não pode… chora bananeira… não eram eles que estavam quebradinhos, quebradinhos ???… rsrsrsrsrsrsrsrs… pessoal, criar um espantalho para pormos a culpa dos nossos fracassos e incompetência não vai mudar a realidade… se queremos ser grandes basta seguir o bom exemplo e não os maus exemplos… querer ser grande imitando venezuela, cuba, coreia do norte, irã, é dar prova cabal da incongruência do projeto de poder daqueles que nos governam… é querer vencer uma guerra sem tecnologia e meios materiais… em outras palavras, é burrice ou traição a pátria MESMO… hora de acordar para a realidade…

    • Caro Blue Eyes, a diferença é que eles (quebrados ou não) investem na área de defesa internamente em suas indústrias. De qualquer maneira o dinheiro circula dentro do próprio país!
      Enquanto aqui, apesar do discurso de ToT, a maioria dos projetos são de fora, de empresas estrangeiras.
      Abraços,

  2. O primeiro NAe com sistema Aegis. Li uma reportagem muito boa sobre ele, bem detalhada, e o bicho é ainda mais impressionante do que o Ninitz, é um verdadeiro titã. Agora resta ver aonde será comissionado, eu to apostando na 7ª ou na 6ª frota.

    • É isso que me deixa admirado pelos yankes… os caras tem 7 FROTAS… o Brasil, no máximo uns 7 navios médios e olhe lá… é desconsolador… e o povinho quer se espelhar na Venezuela, cuba, coreia do norte e demais tranqueiras… e eu que sou entreguista… PALHAÇADA !!!…

Comentários não permitidos.