Irã está pronto para reativar contrato do sistema antiaéreo S-300 com a Rússia

s300

Tradução e adaptação: konner

O Irã está pronto para reativar o antigo contrato do sistema antiaéreo S-300, removendo o requerimento de compensação pela rescisão de Moscow no valor de 4.000 milhões de euros, indicou hoje o embaixador iraniano na Rússia, Mahmoud Reza Sajjadi.­­­­­­­­­­­­­­­­­­

“A bola agora está com a Rússia, mas estamos prontos para continuar a cooperação na área do S-300”, disse o diplomata.

No final de 2007, a Rússia assinou um contrato com o Irã de quase US $ 800 milhões para fornecer cinco conjuntos de sistemas antiaéreos S-300. Em 2010, o então presidente russo Dmitry Medvedev, cancelou a operação assim como a transferência de veículos blindados, aviões, helicópteros de combate e navios ao Irã em conformidade com as sanções promovidas pelo Conselho de Segurança da ONU. Teerã respondeu com uma ação judicial exigindo indenização a Moscou no total de 4.000 milhões de euros.

O chefe da corporação estatal Rostejnologuii (Technologies), Sergei Chemezov, reconheceu na semana passada que é improvável Moscou ganhar o processo, portanto, o melhor seria “tentar chegar a um acordo, até então, sem resultado”.   

O editor da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional), Igor Korotchenko, sugere ao Kremlin lutar pelo levantamento das sanções internacionais contra o Irã e fornecer os sistemas antiaéreos S-300. O especialista diz que o Irã agiu como um verdadeiro “aliado estratégico” de Moscou nas duas últimas décadas, entre outras coisas, negando qualquer apoio aos separatistas no Cáucaso russo.

 

Fonte: RIANOVOSTI

7 Comentários

  1. É, foi bem estratégico aquela recuada Russa, no momento parece que todo mundo esqueceu o Irã e se focou na Síria. Com o Irã fora dos holofotes, um acordo como esse fica muito mias fácil, e evita os efeitos diplomáticos que teriam ocorrido se o contrato tivesse sido fechado naquele momento. To achando que tudo isso não passou de um movimento coordenado entre os dois. Basta ver que o Mahmoud Ahmadinejad, até então sempre polêmico e escandaloso, tomou um chá de sumiço e nunca mais foi visto.

  2. Boa notícia para o Irã ,mas uma notícia nada agradável para seus adversário, leia-se, os saqueadores da OTAN e sua corja.Nada boa também para Israel que já deve ter planejado um ataque as instalações nucleares iranianas.
    O Irã demonstrou boa vontade para com a Rússia , só espero que a ONU autorize a venda do S-300 para o amiguinho do Lula.

  3. Não podemos nos esquecer de compras que podem ser feitas sem dar números é valores.
    Faz ha compra de 2 S300 mas na verdade são 4.

  4. É assim que se joga no tabuleiro da Geopolítica Global… que inveja… o Brasil poderia ser assim também, ganharia muito mais do que ser um aliado ou alinhado!!

    A Rússia abastece os maiores inimigos do ocidente, quem está sob embargo e quem luta pra ser independente da influencia ocidental sem ser inimigo do ocidente… e ninguém no ocidente pode fazer nada a respeito, nem os USA… e cancelar essa venda pra agradar ocidentais faria a Rússia perder alguns clientes militares, que passariam a olhar com mais propriedade pra China, e isso a Rússia não quer de jeito nenhum…

    Essa recuada estratégica da Rússia pra ganhar alguma coisa dos ocidentais atrasando a entrega dos S-300 pro Irã até que o cliente iraniano entrasse nas vias de fato no direito internacional pedindo o cumprimento do contrato, de fato arranhou um pouco a imagem de fornecedor militar da Rússia, mas agora eles já fizeram a sua parte no acordo com o Ocidente, atrasando de forma legal e sem cancelar contratos, somente atrasando os prazos contratados… e pelo visto fornecerão sim os S-300 pra Irã, atrasados mas chegarão… e pra trazer de volta a boa imagem de fornecedor de armas anti-ocidental, se brincar o Irã leva até brinde nessa!!

    O Jogo é esse, o Ocidente deve ter pagado alguma coisa pra Rússia achar um jeito de atrasar essa entrega pro Irã, dentro da legalidade internacional, e agora parece que o momento justo pra reativar o contrato chegou, só isso, negócios geopolíticos são assim mesmo, não existem deuses potentes que falam o que você deve fazer… pelo menos não se você também for potente militarmente, com Nukes e ainda tiver poder de veto na ONU!

    O Irã vai acabar ganhando brinde nesse negocio aí, pelo tempo de atraso, uma compensação…. será uma bateriazinha de S-400?? Não, seria muito, algo mais baratinho talvez… hahah

    Valeu!!

  5. A Rússia deve ter percebido que se não fornecer os S-300 tanto para a Síria como para o Irã pode perder dois importantes aliados árabes na região de uma vez só e isso não seria nada agradável para a estratégia russa.

  6. Aqueles que defendem que o Estado fascista iraniano ponha as mãos em uma arma dessa natureza para facilitar o seu nefando projeto geopolítico de ser a nação hegemônica no O.M, ameaçando outros países árabes e Israel, se esquecem que na esteira da votação que mandou para a lata de lixo aquele acordo nuclear farsesco e mal intencionado costurado e patrocinado pela dupla Estadista de Sindicato-Megalonanico foi imposto um pesado embargo de armas, onde está incluído o S-300.

    Com esse trunfo na mão a dupla Putin-Lavrov, que joga xadrez muito bem e entendem bem mais de geopolítica que a dupla tupiniquim Estadista de Sindicato-Megalonanico, vai atrás de outras concessões mais interessantes a serem obtidas do ocidente e não de ficar se desgastando pelo fascismo iraniano.

Comentários não permitidos.