Tradução e adaptação: konner
O Irã está pronto para reativar o antigo contrato do sistema antiaéreo S-300, removendo o requerimento de compensação pela rescisão de Moscow no valor de 4.000 milhões de euros, indicou hoje o embaixador iraniano na Rússia, Mahmoud Reza Sajjadi.
“A bola agora está com a Rússia, mas estamos prontos para continuar a cooperação na área do S-300”, disse o diplomata.
No final de 2007, a Rússia assinou um contrato com o Irã de quase US $ 800 milhões para fornecer cinco conjuntos de sistemas antiaéreos S-300. Em 2010, o então presidente russo Dmitry Medvedev, cancelou a operação assim como a transferência de veículos blindados, aviões, helicópteros de combate e navios ao Irã em conformidade com as sanções promovidas pelo Conselho de Segurança da ONU. Teerã respondeu com uma ação judicial exigindo indenização a Moscou no total de 4.000 milhões de euros.
O chefe da corporação estatal Rostejnologuii (Technologies), Sergei Chemezov, reconheceu na semana passada que é improvável Moscou ganhar o processo, portanto, o melhor seria “tentar chegar a um acordo, até então, sem resultado”.
O editor da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional), Igor Korotchenko, sugere ao Kremlin lutar pelo levantamento das sanções internacionais contra o Irã e fornecer os sistemas antiaéreos S-300. O especialista diz que o Irã agiu como um verdadeiro “aliado estratégico” de Moscou nas duas últimas décadas, entre outras coisas, negando qualquer apoio aos separatistas no Cáucaso russo.
7 Comments