Rússia reforça segurança aeroespacial

radar

A estação de radar de nova geração Voronezh em Armavir

A estação de radar de nova geração Voronezh entrou em serviço na cidade de Armavir. Ao participar do ato inicial da operação do sistema, no Posto de Comando Central das Forças Armadas da Rússia, em Moscou, o Presidente Vladimir Putin destacou que a nova estação será mais uma garantia de segurança no sul e no sudoeste do país.

A entrada em serviço de combate do centro de radar em Armavir, na região de Krasnodar, permitirá expandir as capacidades do sistema de alerta de ataque de mísseis das direções do sul. A nova estação é superior às da geração anterior em raio de ação e precisão de detecção de mísseis balísticos, além de consumir menos energia. A sua entrada em serviço permitirá aumentar a capacidade do país de monitorar o espaço.

O Presidente Putin, em teleconferência, afirmou: “Esta estação de radar pode literalmente olhar além do horizonte. Ela é capaz de numa fração de segundo detectar até mesmo o alvo mais invisível, e perceber lançamentos de mísseis de vários tipos a centenas e até milhares de quilômetros de distância de nossas fronteiras.”

Até agora, a tarefa de proteger as fronteiras do sul da Rússia era realizada pelas Estações Dnepr e Darial, localizadas na Ucrânia e no Azerbaijão. Recentemente, porém, Moscou deixou de coletar informações vindas desses dois sistemas. Agora, a entrada em serviço da estação na região de Krasnodar fecha a brecha que se tinha formado na defesa da fronteira sul.

Segundo a Defesa russa, até 2018 deverão entrar em funcionamento mais sete novos radares no país.

 

Fonte: Diário da Rússia