Defesa & Geopolítica

Força Aérea da Bolívia inicia montagem de aviões de treinamento

Posted by

Foto2CITIAFoxtrot

O FAB-540 Gavilán é o primeiro avião de treinamento montado no País nos últimos 20 anos e será entregue para a Força Aérea da Bolívia. Fotos Augustín Fernández Suárez.

Ivan Plavetz

Durante as comemorações dos 61 anos de existência do Colégio Militar de Aviação (COMILAV), instituição de ensino da Força Aérea da Bolívia responsável pela formação acadêmica dos seus cadetes, aconteceu a inauguração do Centro de Indústria e Tecnologia Aeroespacial (CITA). Assim como o COMILAV, o CITA esta localizado em Santa Cruz de La Sierra e foi criado com o objetivo de cuidar do desenvolvimento e fabricação de novos protótipos de aeronaves no país. Segundo fontes da mídia local, estão sendo investidos US$ 240 milhões em projetos conduzidos naquela organização.

Na ocasião da inauguração foram apresentados os dois primeiros aviões de treinamento construídos inteiramente na Bolívia nos últimos 20 anos. Baseados no projeto Foxtrot da estadunidense Team Tango, esses aviões serão entregues para a Força Aérea da Bolívia (FAB). O primeiro, designado FAB-540 Gavilán, foi construído na configuração para levar quatro ocupantes. O segundo exemplar, denominado “Sayubú”, possui capacidade para receber dois tripulantes. Um terceiro avião do modelo esta sendo montado no CITIA. O FAB-540 realizou um voo de demonstração durante a inauguração do CITIA.

Construído com grande quantidade de materiais compostos, o Foxtrot da FAB é uma aeronave com capacidade acrobática apta para cumprir tarefas de treinamento avançado, de ligação e MEDEVAC, entre outras. Equipado com um motor Lycoming IO-540 turbo-alimentado capaz de gerar 300 hp, ele alcança uma velocidade máxima de 426 km/h e teto operacional de 4.800 metros.

Como parte do contrato firmado com o governo de La Paz, a Team Tango esta transferindo tecnologias para a FAB, incluindo a capacitação de engenheiros e técnicos bolivianos com o objetivo de proporcionar competências para a produção do Foxtrot com crescente autonomia  nas instalações do CITIA em Santa Cruz de La Sierra.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

Comments are closed.

shared on wplocker.com