Rapidinhas Brasil Estados Unidos

F18SH

Estados Unidos estão otimistas sobre escolha do Brasil pelos caças americanos O Brasil também avalia propostas de caças da França e da Suécia.

O encarregado de assuntos político-militares do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Tom Kelly, disse hoje (3) que o governo americano está otimista quanto à escolha do Brasil pelo modelo de caça fabricado naquele país a fim de equipar a Força Aérea Brasileira (FAB). O Brasil também avalia propostas de caças da França e da Suécia. ?Temos confiança que temos a melhor oferta com o melhor preço e a melhor tecnologia.

O governo brasileiro está dentro de um processo interno muito detalhado e respeitamos isso, mas esperamos que possamos convencer as autoridades a fazer uma parceria importante com a gente?, disse. Segundo Kelly, a questão da obrigatoriedade de transferência de tecnologia para a Força Aérea Brasileira já está superada e os líderes do Congresso americano já se comprometeram em aprovar a questão, caso o Brasil opte pelo modelo americano. ?Temos demonstrado que vamos transferir toda a tecnologia relevante que a FAB precisa?, garantiu.

Ele disse ainda que pretende debater com autoridades brasileiras a possibilidade de uma parceria entre o Brasil e os Estados Unidos para treinar novas equipes e desenvolver um currículo em conjunto a fim de aproveitar a experiência brasileira na formação de forças de manutenção da paz. ?O Brasil tem muita influência, especialmente na África, e tem a capacidade de expandir o número de países que podemos ajudar. Temos muitas necessidades na África?, disse.

O representante do governo americano declarou que os Estados Unidos podem colaborar com o Brasil na área de segurança, se for necessário, para os grandes eventos como Copa do Mundo e as Olimpíadas, e ressaltou a capacidade brasileira de fazer eventos ?maravilhosos?. ?Temos muita confiança na capacidade do Brasil?.Fonte: Agência Brasil.

Estados Unidos estão otimistas sobre escolha do Brasil pelos caças americanos

Sabrina CraideRepórter da Agência Brasil

Brasília – O encarregado de assuntos políticos-militares do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Tom Kelly, disse hoje (3) que o governo americano está otimista quanto à escolha do Brasil pelo modelo de caça fabricado naquele país a fim de equipar a Força Aérea Brasileira (FAB). O Brasil também avalia propostas de caças da França e da Suécia.

“Temos confiança que temos a melhor oferta com o melhor preço e a melhor tecnologia. O governo brasileiro está dentro de um processo interno muito detalhado e respeitamos isso, mas esperamos que possamos convencer às autoridades a fazer uma parceria importante com a gente”, disse.

Segundo Kelly, a questão da obrigatoriedade de transferência de tecnologia para a Força Aérea Brasileira já está superada e os líderes do Congresso americano já se comprometeram em aprovar a questão, caso o Brasil opte pelo modelo americano. “Temos demonstrado que vamos transferir toda a tecnologia relevante que a FAB precisa”, garantiu.

Ele disse ainda que pretende debater com autoridades brasileiras a possibilidade de uma parceria entre o Brasil e os Estados Unidos para treinar novas equipes e desenvolver um currículo em conjunto a fim de aproveitar a experiência brasileira na formação de forças de manutenção da paz. “O Brasil tem muita influência, especialmente na África, e tem a capacidade de expandir o número de países que podemos ajudar. Temos muitas necessidades na África”, disse.

O representante do governo americano declarou que os Estados Unidos podem colaborar com o Brasil na área de segurança, se for necessário, para os grandes eventos como Copa do Mundo e as Olimpíadas, e ressaltou a capacidade brasileira de fazer eventos “maravilhosos”. “Temos muita confiança na capacidade do Brasil“.

Vice-presidente dos Estados Unidos está otimista com parcerias entre norte-americanos e brasileiros

Cristina Indio do BrasilRepórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O vicepresidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar muito otimista com as perspectivas de parcerias entre o Brasil e os Estados Unidos. O comentário foi feito hoje (29) após uma reunião com empresários no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, zona norte do Rio. Segundo Biden, entre os setores que podem aumentar essas oportunidades estão energia, aço, aviação, infraestrutura e manufaturados.

Biden disse que a presidenta Dilma Rousseff fará uma visita oficial aos Estados Unidos, em outubro, destacou que o Brasil é a sétima economia do mundo e ressaltou que o país mostrou ser possível alcançar o desenvolvimento com democracia. “O Brasil demonstrou que não precisa escolher entre crescimento e democracia. Nós não temos que escolher entre sistema de livre mercado e crescimento de oportunidades”, disse.

O encontro serviu para o vicepresidente analisar oportunidades de incrementar o relacionamento entre empresas americanas e brasileiras. Participaram da reunião o embaixador americano no Brasil, Tom Shannon; a gerente da Chevron do Brasil, Eunice Carvalho; a presidente da Boeing do Brasil, Donna Hrinak; o presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter; o presidente da Odebrecht Rio, Óleo e Gás e presidente da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos, Roberto Ramos e o reitor da UFRJ, Carlos Levi.

Para a gerente da Chevron, o encontro foi extremamente positivo e excelente oportunidade para trocar ideias. “Foi uma conversa generalizada sobre cooperação entre os dois países. É de fato a importância de parcerias entre companhias americanas e brasileiras. A Chevron está no Brasil como parceira da Petrobras. É algo em que acreditamos”, disse.

Eunice Carvalho disse que o objetivo do vicepresidente era também colher impressões de como está o desempenho das empresas americanas que atuam no Brasil. Segundo ela, a primeira rodada de licitação do pré-sal, que ocorrerá em outubro, não chegou a ser comentada durante a reunião, mas ao sair, a empresária adiantou que a companhia analisa a sua participação. “Imagino que todas as companhias petrolíferas de algum porte, neste momento, estão avaliando essa questão específica”, disse.

Na avaliação de Eunice, o resultado da empresa na 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), no dia 14 deste mês, foi satisfatório. “Tivemos uma boa presença, uma presença adequada. Acho que representou o nosso interesse contínuo de estar no Brasil. Estamos satisfeitos com o que recebemos”, disse.

Antes da reunião com empresários, o vicepresidente visitou o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), também na Ilha do Fundão. Ele foi recebido pela presidenta da companhia, Graça Foster. Segundo a empresa, a comitiva americana, que incluía o embaixador Tom Shannon e o cônsul-geral no Rio de Janeiro , John Creamer,  conheceu o laboratório de Testemunho, onde foram apresentadas amostras sedimentares coletadas durante perfurações exploratórias nas bacias sedimentares brasileiras. O grupo esteve ainda no laboratório de Injeção Alternada de Água e Gás.  Ainda de acordo com a companhia, Biden ficou admirado com as instalações do Cenpes e com os projetos de pesquisas.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Fonte: passeaki

20 Comentários

  1. “…a questão da obrigatoriedade de transferência de tecnologia para a Força Aérea Brasileira já está superada e os líderes do Congresso americano já se comprometeram em aprovar a questão…”

    Olha, com todo o respeito, não consigo acreditar em nada. Bom, não serei tão radical… vamos falar em 98% de incerteza (de minha parte, claro).

    O vetor é bom, sem sombra de dúvidas seria uma aquisição razoável, razoável.

    []s.

  2. Sai pra lá!… Nem a ONU respeitam.

    “e os líderes do Congresso americano já se comprometeram em aprovar a questão”
    Podem vetar e com gosto… e ainda dando risada. Como retaliação de algum possível americano “preso injustamente” no Brasil por exemplo… Lembrem-se do nosso programa espacial!! Que até hoje tentam boicotar de todas as formas!!

  3. X-tudo
    4 de junho de 2013 at 19:57

    Sai pra lá!… Nem a ONU respeitam.

    “e os líderes do Congresso americano já se comprometeram em aprovar a questão”
    Podem vetar e com gosto… e ainda dando risada. Como retaliação de algum possível americano “preso injustamente” no Brasil por exemplo… Lembrem-se do nosso programa espacial!! Que até hoje tentam boicotar de todas as formas!!==== Falou e disse, faço minhas suas ddesconfiaças, e afirmo: ñ vão transferir tecnologia nenhuma ao BRASIL…O negocio são os caças Russos , Su-35’S’ e os 36 rafales p a n MB e p ontem.Sds.

  4. Se vier F-18, que seja!

    Com o F-18E/F, a FAB estará virtualmente uma geração a frente de qualquer força aérea latina. Mesmo Su-30 ou F-16 block 50 não fariam sombra ( tecnologicamente falando ).

    Quanto a embargos, qualquer um pode embargar o que quiser e quando quiser… Que o Brasil compre Rafale ou Gripen e fique contra o interesse dos fornecedores pra ver se tem ToT ou qualquer coisa que seja…

    • Não é simples assim. Envolve estratégia de comércio e defesa dos estados, a gestão decisória de cada estado, e não fica ao deus dará a decisão, exceto quando se pode!.. e os EUA pode! Ou pelo menos já provou por A mais B isto no decorrer da história, agindo de forma direta descaradamente.

      • X-tudo,

        Concordo.

        Mas observe a história dos conflitos e verá que países sempre assumem suas próprias necessidades e tendem sempre a postar-se ao lado daqueles que mais lhes valem.

        Veja o caso dos argentinos na Guerra das Malvinas… Todos embargaram os argentinos, incluindo os franceses…

    • _RR_

      Os Su-30 Venezuelanos vem com pacote de armamentos completos ,já os F-16 venezuelanos vem com sidewinder e sparrow à Conta-Gotas , como já foi amplamente relatado e discutido por nós aqui, inclusive com depoimento de brigadeiro aposentado da FAB dentre outras.Esse tipo de situação faz com que eu tenha aversão ao F-18.Discordo de vc pra mim acho o Su-30 o melhor caça de superioridade aérea da america latina é caçador puro sangue ,só os F-15 rivalizam com ele.
      O F/A-18 é mais vocacionado para ataque (Figther / Attack ) do que propiamente dito defesa aérea, nada o impede de efetuar tal tarefa ,mais que a família Flanker é mais apta para tal ofício é inegável

      • NovoBrazuk,

        Compreendo seu ponto de visada, mas observe que o F-18 E/F é uma aeronave completamente nova… Deveria até ter uma nova designação, pois nada tem a ver com os F-18A/B/C/D…

        A aeronave é dotada de sensores no “estado da arte”, como um radar AESA perfeitamente funcional e testado em combate, com uma suíte eletrônica de defesa avançadíssima na forma dos sistemas AN/ALQ-214 e ALE-50/55, fora o RCS consideravelmente baixo; algo que o Su-30 decisivamente não possui… Segundo reportagem da revista RFA, a proposta para o F-18 E/F contempla pacote completo de armamentos, com direito a AIM-120C e tudo o mais; fora transferência do que for necessário para manter a aeronave funcional… Arrisco-me a dizer: o F-18 E/F está muito a frente do Su-30 em termos tecnológicos…

        Os americanos não tem por que não cumprir com o estabelecido pelo FX2… Até porque, se eles não fizerem, outros farão…

  5. Nessa novela nem macumba mais dá certo!Acho que o palácio da Dilma tá afundando com caça ou sem eles!

  6. Melhor que eles mantivessem a coerência,
    – Negaram a venda do F4 ao Brasil;
    – Negaram vender o canhão Vulcam M61 para os jatos AMX;
    – Sabotaram o programa espacial brasileiro;
    – Sempre nos trataram como inimigos…

    • Acho que a Dona Dilma não vai querer comprar nada, ela prefere emprestar dinheiro pra Cuba, Venezuela e perdoar dividas de países africanos.

  7. Estava lendo. esa materia
    http://finance.yahoo.com/news/exclusive-brazil-closer-boeing-jets-220848439.html

    Sobre o DINO F18 que segundo o texto A Dilma , vai anunciar a vitoria do DINO F18 antes de ir na procima prestacao de contas da Colonia la na Metropole , quando me depararei com esa seguinte frase

    Meanwhile, the government has been less happy with the other finalists. France’s recent agreement to build submarines with Brazil has resulted in fewer technology transfers than expected, one official said.
    .
    Entretanto,O governo tem sido menos contente com outros Finalistas ,O acordo recente com a Franca na construcao de Submarinos com o Brasil tem resultado na transferecia de algumas tecnologias,menos do que esperado o oficial dise

    Caro Konner , ou outro editor do blog ,poderia confirma isso?
    .
    Contrario da frase acima que vem distorce a verdade o Prosub esta sendo um bom exemplo de trasferencia de Tecnologia vinda da Franca ,

    No Final da leitura, notei que esa materia vem do Reuters
    que para muitos que nao sabe e um veiculo de notica asociado a Familia Judia de nome Rothschild a mesma que patrocina a BBC =British Broadcasting Corporation
    ai caiu a ficha o pq da perseguicao contra os Franceses . : (

  8. Mais uma vez essa conversa fiada de transferência de tecnologia relevante de que a FAB precisa. Eles não dizem nada específico. Quem vai analisar o quanto de tecnologia nos precisamos? Seriam eles, os Americanos? Transferência de tecnologia por parte dos Americanos é uma furada. A tempos eles negaram de nos repassar informações sobre os F-5 que já estavam obsoletos. Imagine se irão nos repassar alguma coisa relevante agora.

  9. Vai dar merda. Caso outros concorrentes sejam escolhidos é possivel que o Brasil tome na cabeça. Agora , se o F18 ganhar é certeza que o Brasil será prejudicado. Acredito que o f18 tenha boa manuntenção, seja um otimo caça, mas é cavalo de troia na certa. O incrivel que as pessoals entendam a aversao ao F18 como uma questão ideologia. Não é o caso. è uma q

  10. (continuando)é uma questão pratica.

    É …os americanos se deram bem mais uma vez….
    Acho mesmo que esse caça será o escolhido. Espero estar enganado. Espero mesmo

Comentários não permitidos.