Um rude golpe no prestígio do complexo militar industrial norte americano

F_117A_6

Konstantin Katchalin

O comando da OTAN em Bruxelas ficou muito abalado no dia 27 de março de 1999. Pela primeira vez na história das operações militares do F-117А, o avião mais “secreto” da FA dos EUA, ele não só foi detectado pelos radares antiaéreos da Iugoslávia, mas foi inclusive abatido perto de Belgrado.

Este foi um rude golpe no prestígio do complexo militar-industrial norte-americano e da corporação Lockheed. O Pentágono afirmou que teria havido um erro técnico e que o “avião invisível” se teria simplesmente despenhado algures nas florestas da Sérvia. Os militares dos EUA não reconheceram, senão a 25 de novembro, que o F-117A tinha sido destruído por um míssil soviético.

Missil servia

Sistema de defesa SA-3 — (Foto: Meramente ilustrativa do tipo de míssil utilizado)

A verdade não foi apenas ocultada aos americanos comuns, mas também aos muitos clientes que já tinham assinado contratos com a Lockheed. O “avião invisível” era na altura muito popular em todo o mundo.

O orgulho da aeronáutica estadunidense, no valor de cerca de 50 milhões de dólares, foi destruído por um sistema de mísseis terra-ar com a chancela Made in USSR. O primeiro a carregar no botão de lançamento foi Dragan Matic. Na altura, ele me contou detalhadamente as particularidades dessa operação.

Missil servia abate

Dragan Matic – (Foto: Autor)

“No dia 24 de março de 1999, nós abandonámos a nossa unidade posicionando-nos numa área periférica de Belgrado. Passamos três dias relativamente calmos. Nós trabalhamos em equipe, com os procedimentos habituais que executávamos às ordens do nosso comandante. O principal era não sermos detectados pelos radares dos AWACS que habitualmente acompanhavam os aviões da OTAN. Especialmente os F-117A.

“Nós estávamos estacionados junto à aldeia de Simanovci. No dia 27 de março, quase ao anoitecer, toda a nossa brigada estava de serviço. O colega do serviço de seguimento informou que havia fortes interferências e que o sinal estava mais próximo das nossas posições. Praticamente 5 minutos depois, a pesquisa de rádio transmitiu que um alvo se dirigia para a nossa bateria. O comandante analisava a tela e recebia as indicações da pesquisa de rádio. O alvo se dirigia contra nós. Nós detectamo-lo. Eu olhei para a tela e vi claramente a marca do alvo. Começamos a fazer o seguimento do alvo, ele estava perfeitamente visível.

“Eu relatei ao comandante que o alvo estava fixado pelos nossos instrumentos e que estávamos prontos para abatê-lo. Dezassete segundos depois da ordem de “Fogo!”, o alvo foi atingido pelo nosso míssil. O primeiro míssil arrancou a asa ao avião furtivo e o segundo abateu o próprio avião. O piloto se catapultou e o avião caiu.

“É uma fantasia dos engenheiros e pilotos estadunidenses que o F-117A é invisível. Todas as tecnologias furtivas garantem a sua “invisibilidade” apenas no diapasão de rádio de alta frequência. Ele é bastante visível nos radares que trabalham com baixas frequências. Foi por isso que nós detectámo-lo ainda a 50 quilômetros e esperámos até ele passar perto da nossa bateria para abatê-lo.“É verdade que ele tem um sinal mais fraco que os aviões normais, mas mesmo assim ele aparece nas telas dos radares. Pode ser que o piloto se tenha enganado, ou que se tenha perdido, mas ele voava apenas a 5 quilômetros de altitude e se tornou num alvo nosso.

“Nós abatemos um aparelho terrível e fantástico, o avião ultrassecreto da Força Aérea dos Estados Unidos. O piloto catapultou-se e se escondeu na floresta. Cinco horas depois, chegou em vários helicópteros um grupo de resgate de operações especiais norte-americano que o levou. No dia seguinte, ele já estava na base aérea de Aviano, perto de Veneza.

“Quando conseguimos abater o avião, abandonamos imediatamente o local juntamente com o equipamento. Quanto mais depressa mudarmos de posição, mais hipóteses de sobreviver tem a bateria. Nós fizemos isso 24 vezes durante estes três meses de agressão e foi o que salvou a nossa bateria. Não tivemos vítimas entra a nossa equipe. No entanto, a nossa brigada antiaérea teve 9 mortos.”

Fonte: Voz da Rússia

 

30 Comentários

    • Ah! o viralatismo latinoamericano de quem sabe que é um subdesenvolvido. E como não consegue aceitar que a causa do subdesenvolvimento foi causada por ele mesmo, precisa culpar “uzamericanú” pelo próprio fiasco. Pior ainda é o português, prova evidente de analfabetismo….

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        olha quem fala em viralatismo

        hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauahua

        como diria o outro: coisa triste quando alguem gosta de apontar o dedo no rosto dos outros e não percebem quando tem uma VIGA INTEIRA interrada no proprio olho !!!!

      • Se você tem uma viga inteira “interrada”nos olhos, problema seu, mas não venha julgar os outros por si certo?

      • “”viralatismo latinoamericano “”
        Duas palavras com tom de preconceito é falta de novas ideias geopoliticas mundial. Triste…..!! 🙁

      • Phillip:

        É apenas uma constatação meu bom amigo! As pessoas deixam de se ater à tecnica para comentar ( e esse abate até hoje permite discussões infindáveis) e terminar por destilar seus velhos preconceitos ideológicos. Mais viralatismo terceiro mundista que isso impossível! Ou seja, a falta de novas idéias geopolíticas mundiais é obra de quem faz esses comentários com o padrão Foro de SP de qualidade….

    • È, realmente o video é muito bom… prova o qnto a tecnologia cinematografica evoluiu… até parece verdade… se não soubessemos nada de armas e aviões até poderiamos acreditar que tudo isso é verdadeiro… aos incaltos, cuidado com o que seus olhos assistem na midia… aqui cabe uma repreensão platonica, como no mito da caverna… mas alguns continuam querendo viver na caverna das ilusões…

  1. Voz da Rússia…a mesma que disse que um F-16 israelenses teria sido abatido pelo Hamas, o que se provou ser inteiramente falso. Como se vê, a referida agência noticiosa tem a credibilidade de uma nota de 3 reais…

    • Acontece que o texto está embasado em conceitos básicos, não se pode contestar a física. Os radares de baixa frequência detectam aeronaves de shape facetado, voltados para deflecção de ondas alta frequência, típicas dos radares modernos…

      O F-117 foi abatido pela bateria dos Pechoras… Não adianta chorar Galante Tireless…

  2. Onde está o prestigiado complexo militar brasileiro? Talvez escondido em algum prótotipo não produzido dos anos que passaram? Em duas ou três empresas que remaram contra a corrente? Ou guardado para os próximos anos?

  3. A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO
    .
    .

    A tecnologia de detectar tais aviões chamados de 5° é atinga,remota nos primórdios do século XX,como se pode verificar pelos episódios anteriores,como fora com outra aeronave super ultra moderna made usa,drone RQ-170 Sentinel ,que a princípio era indetectável e imbatível,a princípio a vaca sagrada (EUA) e os seus seguidores não aceitavam que um países de 3° mundo conseguisse tal façanha,mais tarde já resignado,o governo de Obama exigia a devolução dos restos do RQ-170 Sentinel.
    .
    Esse ufanismo que se tem sobre os aviões de 5° geração perderá a força quando o sistema de detectá-los ficarem mais portáteis e transportáveis;os russos,os americanos assim como os chineses,já possuem a tecnologia para tanto,só faltam testá-los no campo de prova(batalha) e com os F-22 e os B-2 Spirit na coreia do sul ,outra menina dos olhos do americanófilos, forem abatidos como moscas pelos os sistemas norte coreano com ajuda dos russos ou dos chineses,ai sim veremos muito choros por aqui….Rsrs

    • Essa mesma bateria disse que teria atingido e danificado um B-2 pois eles captaram a conversa do piloto com a base, ele dizia que tinha sido atingido e precisava retornar imediatamente.

  4. Bem feito… os EUA só entendem essa linguagem mesmo !!

    Ps.: parece que as lagartixas adestradas estão na mesma fase de negação como quando o DRONE dos USA foi abatido pelo Irã

    só pararam de se enganar quando o OBAMA foi pedir PORFAVOR pro Irã devolver o drone

    E outra: criticar o erro de portugues dos outros… e idolatrar quem diz que entende de caça porq fez curso de piloto é no minimo uma atitudiZINHA meio ridicula dessa gente

    meu Deus

    esse povo desse ao fundo do poço e nem se toca…. dá pena !!!!

    • Você fala de lagartixa adestradas com grande propriedade não é meu caro MAV afinal, desempenha esse papel com maestria ímpar..rs! Mas a minha preferida é essa aqui:

      “idolatrar quem diz que entende de caça porq fez curso de piloto é no minimo uma atitudiZINHA meio ridicula dessa gente”

      Você até o presente não superou o trauma de ter sido expulso da trilogia, aí fica demonstrando sua dor de cotovelo assim de forma tão clara…..Mas a pessoa que lá posta que se aproxima da sua descrição rancorosa não apenas é piloto de caça como até outro dia comandava o COPAC…que coisa não?

  5. “…nós o detectamos ainda a 50 quilômetros…”

    Pessoal, ao contrário do que parece, isso tudo apenas depõe a favor da tecnologia stealth.

    Assumindo que o alcance do radar sérvio é muito maior que isso, o ato de detectar uma aeronave como essa a apenas 50 km da posição dos defensores significa que uma aeronave atual, provida dessa tecnologia, poderia realmente engajar a unidade de tiro da bateria anti-aérea fora de seu alcance! Apenas para que os amigos tenham uma ideia, o AGM-88 HARM ( um dos mais bem sucedidos mísseis anti-radares ) tem um alcance superior a esses 50 km ( salvo engano, chega aos 100 km… ). Por tanto, uma aeronave stealth, armada com mísseis antirradiação, seria o caos para qualquer defesa adversária…

    Sobre o caso sérvio, há de se ter em mente que a defesa aérea sérvia nunca foi atacada a contento, como no caso do Iraque. Isso com toda a certeza foi uma causa maior da perda americana… Ora pois, no mesmo Iraque, o F-117 encarou os mesmos sistemas, e a aplicação correta dos meios não permitiu que uma única máquina stealth fosse derrubada…

    • Caro _RR_

      Concordo com a questão da distância de 50 km depondo a favor do F-117. Porem, me parece que o mérito do abate é realmente das defesas sérvias em usar adequadamente o equipamento que possuíam. E a comparação entre as realidades sérvias e iraquianas me parece um pouco injusta, mesmo porque a força aérea sérvia atuou muito pouco no conflito e com equipamentos com os mais diversos problemas.

      Voltando ao abate, a poucos dias achei um vídeo falando sobre um outro abate, só que dessa vez de um F-18, em Junho de 1995, também sobre a Sérvia. Me parece que as técnicas utilizadas neste abate seriam as mesmas utilizadas no do F-117. O vídeo trata do resgate do piloto americano abatido, porem engloba todo o engajamento do alvo com depoimento do responsável pela bateria. Este vídeo é que me convenceu que, apesar do F-117 não ser um caça com capacidade de auto-defesa, sua capacidade stealth pode realmente ser posta em dúvida em algumas circunstâncias. Tudo questão de técnica e meios. O que me faz pensar também em o quanto é efetiva o efeito “invisibilidade” se algumas condições podem estar a favor do defensor. Abs

      Segue o link (vídeo em inglês)

      https://www.youtube.com/watch?v=qtvi7OGp-Qw

    • Eu lembrei do, CETC JY-27 um projeto chinês recente que é claramente influenciada pela 1L13 Nebo SV

      CETC YLC-8/8A VHF Banda Long Range 2D

  6. O F117 está longe de ser uma tranqueira , foi projetado pelo lendário Kelly Johnson , que em sua ficha inclui , dentre outros: P-38 ,U-2 e o C-130 Hércules.
    Ele , como foi dito acima,tem uma assinatura de radar inferior a de um caça convencional.Credito o ponto a bem adestrada equipe que abateu a fera e a boa qualidade do míssel que acertou os dois disparos.
    No mais e preciso lembrar que este foi o primeiro caça “Stealth” e TODA tecnologia precisa de tempo para maturação.Os primeiros mísseis guiados eram terrívelmentes imprecisos e foram nescessários décadas de P&D para alcançarem o estado da arte que chegaram hoje, digo tanto Russos, EUA e Europeus.
    Dou crédito aos EUA por sempre inovarem e gastarem fortunas em P&D, sem isso não se vai a lugar nenhum.

  7. o iraque ficou 20 anos de embargos sem peças e etc e tal ,os gringos primeiro embargam por decadas para depois tentar alguma coisa .

  8. Meu caro Pe de Cao
    esa ea forma covarde que os Yankes lutao , depois os documentarios brainwash dizem que as tranqueiras Made USA sao grandes coisas so para Fanboys acredita. : (
    Iraque e um exemplo desses . muito longe de ser uma Guerra real como contra os Alemaes e Coreanos ,e Vitinamitas , quando vc vias as tranqueiras made USA passando na tv Inimiga mostrando como trofeus

  9. KLM,

    PÉ DE CÃO,

    Não é bem por aí… O Iraque de 1990/1991 tinha simplesmente um dos melhores sistemas de defesa aérea do planeta! Possuía um variado leque de equipamento russo e francês, com uma rede de defesa montada com auxilio dos franceses, e que poderia ser considerada o “estado da arte” na época… O que ocorre foi que a forças da coalizão utilizaram o poder aéreo de maneira correta e sem restrições, martelando a defesa anti-aérea até que a mesma cedesse. O resultado disso foram perdas mínimas.

    O Vietnam foi um caso a parte, na qual os americanos atuaram com restrições que muitas vezes desafiavam a lógica. Só um exemplo: os pilotos americanos, quando em confronto com os caças vietnamitas, somente poderiam atirar em uma aeronave adversária se essa lhes atirasse primeiro! Todos os parâmetros das missões eram decididos por políticos, que se reuniam a portas fechadas para decidir tudo, desde os alvos a serem atacados até mesmo as espoletas a serem usadas nas bombas!!! No inicio, na campanha Rolling Thunder, os americanos planejavam uma série de ataques limitados, visando pressionar o Vietnam do Norte a deixar o sul e força-los a negociar. Mas o que ocorreu foi que o Vietnam do Norte estava pronto para lutar uma guerra aberta e franca, e foi nisso que a liderança dos americanos falhou; em entender até onde ia a determinação dos vietnamitas… Em resumo, enquanto os americanos se preparavam para negociar, os vietnamitas se preparavam para enfrentar e expulsar os adversários custasse o que custasse…

  10. RR
    O Iraque podia a ater ” um dos melhores sistemas de defesa aérea do planeta” questao que para epoca ja nao era mais, Tecnologia Yank deixo tudo isso out of loop .Fato e que ate por baixo dos panos os Iraquianos ja tavao contrabandeando Armamento de Origen ,Chines , N Coreano,e Russo vindo de algunas Republicas independente da ex USSRA pelas
    fronteiras.

    – Agora vamos LEVA EM CONTA 20 ANOS DE EMBARGO. que ja faltava de tudo la .Ai os Yanks con tecnologia the edge vem com uma forca de colisao junto com nada menos nada mais O parasita Ingles (que tinha perdido o Oil la no Iran con frustrada da operacao Ajax) , e comecarao atesta os seus brinquedinhos de ultima geracao num nacao atras de 1 embargo de 20 anos por favor ne?,

    Caso do Vietnam USSRA , no seu auge ,com uma boa tecnologia,fez com que esa realidade do Iraque fosse impossivel na epoca.

    -Primeiro Yankes nao podiao usa dessa COVARDIA de embargo que deixa o inimigo totalmente fraco e quase sem meios de se defender , segundo USSRA supria o Vietnam quanto N Coreia com o equivalente que os Yanks tinhao na epoca , resultado disso foi Uma chuva de F4 Phantom , and Sabres no chao , claro que midia e livros Yanke nois paises de baixo da umbrella ou no quintal dos americanos so contao que so vitorias dos Yanks specialmente arespeito dos numeros de Sabres que forao derrubados : (

    -,Entao num ponto vc tem razao em dizer que eles os Vietnamitas ganharao por tarem com a disposicao de uma guerra franca ,Segundo NAO TINHAO EMBARGOS, que e uma covardia pra ca pra nois ,e terceiro tinhao tecnologia equivalente ao do Inimigo que nao deixava eles ficarem atirando com riflei em aviao . entao o Iraque nunca foi um adversario como Coreia ou Vietnam ,simplismete uma Libia entra , agora de sair so correndo como tao saindo de la com chumbo no traseiro.
    .
    e por isso que nao e sabio a N Coreia give up seu armamento nuclear pq e unica coisa que ainda faz eles ficarem longe de uma PILHAGEN como foi o Iraque, sutentado por uma que Mentira que tinhao WMD : (

    • KLM,

      Eu estava falando da Primeira Guerra do Golfo; da operação Desert Storm, em 1991. Naquela época, o Iraque possuía sistemas realmente avançados e não havia embargo algum ( não da parte dos russos ou franceses ), com a aquisição em massa de material bélico avançado nos anos 80, para modernizar e ampliar a Força Aérea por causa da guerra com o Irã. Agora, se está a falar da invasão de 2003, isso é outra história. O Iraque lutou basicamente com o mesmo equipamento que tinha utilizado 12 anos antes…

      Sobre o Vietnam, a coisa foi bem mais complexa… Se os americanos quisessem, poderiam ter varrido o Vietnam do Norte logo no inicio, mas a ideia a época era manter a divisão entre norte e sul, levando a cabo operações limitadas, com a intenção de intimidar a ação dos vietnamitas do norte. Os americanos, se quisessem, poderiam ter destruído os SAMs antes que eles estivessem operacionais, mas preferiram não atacar os depósitos de armamentos ou as baterias que estavam sendo montadas… Enfim, cometeram todos os erros que não deveriam ter cometido…

  11. as guerras que os estados unidos venceu ele levou mais uns dez paises do lado dele e os paises atacados alem de terem que lutar sozinho estavam com minimo 20 anos embargados ,quando dois batem em um é chamado de covardia ,mas os estados unidos levam dez para bater em um ,ai nao ,é covardia e sim supremacia super tecnologia e o diabo a quatro
    quando lutou sozinho com vietna acabou por cansar da guerra pois os vietcongns seguraram o avanço gringo com armadilhas de bambu com fezes ,cade a tecnologia quando foi no peito a peito, quem ganhou dos nazistas foi os russos os americanso entraram quando nao havia mas jeito de ficar em cima do muro igualzinho o brasil ,mas para holliwod ,so os gringos venceram ,entao é aquele negocio o marketing continua sendo a melhor arma
    pode ver isso qando os di menor assalta com um simulacro arma de mentira ,mas consegue pois a sena que é feita engana qualquer um ,em uma visao macro os gringos sao iguais

  12. RR
    91 ja nao erao esse State of Arte que vc ta falando , ja avia Gaps na tecnologia dos sistemas Iraquianos , especialmente aqueles que forao de uso na Guerra contra o Iran .
    .
    Quanto Invasao de 2003 ja erao obsoletos perto da tecnologia cut edge dos Yanks .
    .
    – “Se os americanos quisessem, poderiam ter varrido o Vietnam do Norte logo no inicio”
    Poderiao conserteza o poder militar Vietnamita era zero lutarao na na raca contra os Franceses com tecnicas de Guerrilha contra Legiao Francesa .

    Por 1 simples fator eles nao forao Varridos , Naquela epoca era o Auge da Guerra fria . USSR jogava de igual com os Yanks nao podiao fazer o Joguinho covarde de embargo e depois entra e dizer que ganho covardimente ou massacra o povo com mosquete na mao esa foi razao pq os vietnamitas nao forao varridos. coisa que infelizmente nao aconteceu no Iraque
    .
    Porem existe Mill books de origen Yank com mill expeculacoes pq os Yanks nao ganharao. mais poucos dizen a verdade , que fator principal foi USSR foi maior medo do Yanks, segundo a determincao vietnamita de luta e forma de guerrilha. que fez os Yanks sairen de com chumbo no traseiro : (
    .

  13. KLM, Pe de Feijão, meus camaradinhas… rsrsrsrsrsr…. qnto tempo!!!…. rsrsrsrssrsr… que é a vida sem vcs para tergiversar… um tedio… rsrsrsrsrs… mas tamos na area…. derrubou é penal… rsrsrsrsr… a proposito, cade o lucena e Ilya, o grancomuna?… aos que me esqueci, perdão pela falta de memoria… ta faltando comer mais peixe… é rico em fosfato… rsrsrsrsr… por falar em fosfato, ou na falta dele, cade o 1maluquete?… senti falta de suas perolas… insubistituiveis… rsrsrsrsrssrs…

Comentários não permitidos.