17 Comentários

  1. As condidatas a concubinas chinesas,loucas para serem subjugadas, certamente irão ao delírio com essa imagem. Vão até tentar defender por a+b que a sucata ucraniana guaribada é, sozinha, melhor que os 10 Nimitz juntos mais o Charles de Gaulle.

  2. HMS, sinto um ar de dor de cotuvelo no seu comentáio.
    Não vejo ninguém até agora achando ou afirmando isso, pelo menos em quem tenha postado.
    OS elogios ate agora tem sido em prol do esforço chinês em se tornar uma potência e correr atrás disso, seja com a sucata ou não.
    O que não ocorre pelo lado de cá, que continuamos concubinas de todos especialmente dos cafetões de sempre.
    Não sou adepto do pensamento ciclope que acha que melhor A que B, para mim é nenhum dos dois, preferia ver o Brasil seguir e andar com as próprias pernas.
    Mas é esse tipo de pensamento tanto seu quanto o dos que voê critica que mantém o Brasil a concumbina de todos, Hoje é do Reino Unido, França e Estados Unidos, amanhã para uns é a China.
    Eu preferia não ser de nenhum.
    Quanto a imagem, bem disseste, é só uma imagem, falta muito para o navio entrar em operação, mais ainda para fazer frente a algum Nimitz, ou mesmo para poder exibir uma foto real neste padrão.
    Porém, fico com aimpressão que os esforços chineses vão tornar realidade esta ambição, e que não necessáriamente precisa ser um Nimitz ou mesmo que sejam 10, mas 3 ou 4, ainda sim é de admirar e reconhecer o seu esforço.
    O que não entendo é a necessidade de se portar como servil e achar que temos que ser concumbinas de alguém.
    Para mim o ponto positivo que exraio da China é o seu esforço em ser independente e tal como o de qualquer nação que sai do nada para em tão pouco tempo conseguir estes feitos, deveria ser esta a postura do Brasileiro, pelo menos o brasileiro de verdade, e não a de achar que é melhor se prostituta deste ou daquele.
    Não creio que tenha nenhum chinês aqui no site para se vangloriar destes feitos, nem tão pouco americanos que precisem de reafirmações tal como se vê por aqui.
    Como diz o título, é uma arte e muito bonita como disse o Wagner.

    sds
    E.M.Pinto

  3. A verdade é… num confronto com o ocidente levariam um pau sem tamanho… o resto é mi mi mi de babão…

  4. Interessante o conceito.

    A rampa Sky Jump combinada com um sistema de catapulta permitiria a operação tanto de uma aeronave naval convencional, como o F-18 por exemplo, como uma V/STOL, como um F-35. Percebe-se também que o navio passou por grandes mudanças em sua estrutura.

    Só não entendi aquele defletor entre a Sky jump e a ilha com o caça pronto pra decolar na frente… Uma aeronave pesada como o Su-33 não decolaria em um espaço tão pequeno somente com a Sky jump… E, até onde sei, só existe catapulta no convés angulado…

    Evidente que está muito longe ainda de ser uma real projeção de poder, mas já é um começo. Se esse projeto for concluído, a marinha da China passa a ter um poderio naval muito semelhante ao da França, muito embora o ex-Variag esteja muito longe de ser um Charles de Gaulle.

  5. RR o problema é a operacionalidade no convès, fica difícil manobrar as aeronaves (especialmente os monstros J 15) para se ter o skyjump o convés tem que ser praticamente esvaziado. Basicamente comportando aeronaves atrás do caça que vai decolar.
    Em tempos de conflito isto é logisticamente limitador.
    Só há um modo de contrapor isto, fazer um convés mais largo.
    Sds
    E.M.Pinto

  6. Camarada E.M.Pinto,

    Se você observar a frente do convés, entre a ilha e a Sky jump, vai ver ali um Su-33 pronto pra decolar. O que eu quero dizer é que essa imagem não tem sentido, pois o Su-33, pesado como é, jamais decolaria dali. Uma aeronave de porte menor e V/STOL, como o Harrier, talvez conseguisse, mas não o Su-33… O caça russo talvez o fizesse se fosse posicionado antes do sistema de parada, mas mesmo assim eu não creio que seria capaz… No meu entender, ele precisaria da catapulta de qualquer maneira.

    • Salve RR, na verdade o Kznetsov operava até então o SU 33 desta maneira, mas ocupando quase todo o convés, a disponibilidade de aeronaves / minuto é muito baixa, porque o cara tem que ocupar o convés todo.
      Se os chineses resolverem colocar uma catapulta na rampa a aeronave poderá decolar em menos distância.
      Concordo com você que aeronaves Vstol seriam ideais, mas a China ao que consta vai dispor apenas do J 15 e provavelmente J 10 Navalizado para equipar este PA, pelo que consta o novo PA poderá ser maior e assim creio que eles não terão dificuldades com os J 15.
      Concordo com você que a catapulta ainda é a melhor alternativa.
      sds
      E.M.Pinto

  7. Existe as concubinhas chinesas que querem ser subjugadas e existem outras concubinas que já foram subjulgadas e ficam nervosas com qualquer outro comentário ou avançanco que não sejam de seus amos!

    Existem comentários que são feitos para se rir!!!

  8. Camarada E.M.Pinto,

    O problema é justamente esse: como colocar uma catapulta na rampa Sky jump… Até onde sei, não existe instalação como essa; ninguém fez isso ainda…

    No mais, você está certo. O Su-33 realmente opera do Kuznetzov dessa forma, mas aparentemente com grandes restrições de peso.

    E confesso que cometi um engano. Ao ver o defletor logo a frente dos cabos do sistema de parada, imediatamente relacionei isso a uma catapulta… Mas reparando melhor, vi que ele não tem catapultas. E não sei se os chineses irão instalar alguma…

    No mais, parabéns aos chineses. Vão operar um porta-aviões de um custo relativamente baixo e com aeronaves certamente eficazes.

  9. RR justamente, a catapulta pode ser instalada na pista angular, mas ainda sim reduz o lançamento de aeronaves.
    o ideal é o sistema COTOBAR Catapult Assisted Take Off Barrier Arrested Recovery.
    No meu ponto de vista O JUMP é ideal para navios como LHD tipo Juan Carlos, ou Mistral, pois os potencializam para operar VSTOL.
    UM NAE pelo preço e importância, precisa ser melhor utilizado par alançamento e recuperação do maior nº de aeronaves possível.
    Não que vá precisar lançar todos de uma vez, mas se precisar (scramble) fica difícil operar em tempo hábil.
    Abraço
    E.M.PInto

  10. Só uma breve intromissão, de um leigo, na troca de informações e questionamentos entre o RR e o E.M. Pinto… Apesar dos meus superficiais conhecimentos sobre as aeronaves chinesas em suas versões navais, posso afirmar que um SU-33 russo pode decolar traquilamente daquela posição logo a frente do “defletor”… Só não saberia precisar agora, se ou qual limite de carga seria possivel, e qual a veloocidade de deslocamento da NAe e/ou do vento de proa é ou se é necessário… Vale lembrar que o “defletor” elevado em ângulo só se faz necessário para que o deslocamento de ar provocado pelas poderosas turbinas dos grandes caças navais não façam “decolar” tudo e ou todos que estejam, inadivertidamente, no “rastro” das poderosas turbinas aceleradas à plena potência para a decolagem… E, por favor, me corrijam se eu estiver equivocado…
    Abs.

  11. disse:
    27/03/2012 às 07:05

    Ficou muito bom!!!
    Agora se è o Brasil era cheio tecoteco!!!
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu======= O BRASIL vai chegar lá, daqui a 50 anos, se ainda existir…trágico.sds.

  12. Manoel disse:
    27/03/2012 às 16:50

    E por onde anda o nosso nae São Paulo, alguém tem noticia.
    estarão apagando algun fogo,hahahaha.
    Caramba este NAE chines tem mais caças que a nossa força aérea.
    Falando serio o Brasil con os impostos que cobra do povo tinha que ter 4 NAE`s como minimo,mais claro assim os senadores e congressitas não cobrariam o 14º e 15º salarios,que por certo discubri ontem nas noticias que cobravão esses 2 salarios extras,com os salarios qu já cobrão como pra cobrar 2 mais,só no Brasil que ocurre isso.

Comentários não permitidos.