ITA: TURBINA TR3500 — UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Regina França – Assessoria de Imprensa do ITA

Atendendo aos amigos: Orlov e Khann

O ano de 2008 entra para a história do ITA como um marco do domínio tecnológico no desenvolvimento e a fabricação de turbinas aeronáuticas para uso em aeronaves de 1000 kg ou mais.

É no Laboratório de Combustão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que está instalado o protótipo do primeiro motor aeronáutico fabricado no Brasil. Fruto de um projeto bem sucedido, hoje é possível demonstrar a capacidade tecnológica alcançada por aqueles que contribuíram durante todo o processo de desenvolvimento do motor, fato este selado com a visita do presidente Lula, no dia 27 de setembro de 2008.

Para melhor compreender de onde surgiu esta idéia que ganhou adeptos e se transformou em um projeto relevante para o setor aeronáutico, o iteano Homero Santiago Maciel (Turma 76, Engenharia Eletrônica) — professor titular  do ITA e coordenador do Projeto “Turbina TR3500” — relata esta história.

Como tudo começou

 No ano de 2002, estive no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro, acompanhado pelo engenheiro Alberto C. Prereira Filho (iteano, Turma 83, meu aluno de mestrado à época), onde apresentamos uma proposta de tecnologia de plasma para uma gama de engenheiros daquele conceituado centro de pesquisa. Eu acabava de assumir a direção da Pós-Graduação do ITA e procurava abrir uma porta para parcerias do ITA com aquela empresa, a exemplo do que já existia entre o Cenpes e outras instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Na oportunidade, a proposta em pauta mencionava a aplicabilidade de plasma em turbinas a gás.

Foi quando o gerente Michel Fabiansk, ao ouvir a palavra “turbina”, demonstrou muito interesse em apoiar e desenvolver uma microturbina no País, ou seja, o que era para ser um projeto de plasma tornou-se um projeto de turbinas a gás. Ao retornarmos a São José dos Campos, iniciamos imediatamente um planejamento em que o Alberto, com seu forte espírito empreendedor, e há mais de 16 anos trabalhando em desenvolvimento de produtos (concebeu e coordenou o projeto da bomba BLG 204, no Instituto de Aeronáutica e Espaço do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, IAE/CTA) ficou encarregado de montar a equipe técnica que enfrentaria este novo desafio.

Eu atuaria na coordenação institucional do programa — contratos, infra-estrutura, envolvimento de professores, alunos, etc. A equipe começava a se formar. Alberto convidou seu antigo parceiro de projetos no IAE: o experiente engenheiro Milton Sanches (iteano, Turma 78) — há mais de 15 anos desenvolvendo e fabricando pequenas turbinas para aeromodelos. Francisco Domingues (iteano, Turma 84), à época Major da Aeronáutica e engenheiro responsável pela manutenção e ensaios de motores aeronáuticos no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, por estar na ativa, participaria de forma indireta, ajudando a equipe com suas opiniões, experiência e apoio naquele Parque. Para completar a equipe, havia necessidade de um engenheiro de mecatrônica que fosse capaz de desenvolver o controle.

Na oportunidade, surgiu o aluno de mestrado no ITA Mairum Médici (graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep, 2001), cujo sonho era participar de um grande projeto no ITA. Mairum, imediatamente, com apoio e as orientações do professor Luiz Carlos Sandoval Góes (iteano, Turma 75), mergulhou fundo na área de controle. Sua tese de mestrado não poderia deixar de ser o controle de uma turbina a gás. Qual turbina? Aquela que a equipe se propunha a desenvolver para a Petrobras. Deu certo.

A equipe demonstrava potencial capacidade de integrar o sistema e  dominar o controle da primeira turbina que estaria para nascer no ITA. Com mais alguns garotos técnicos, a maioria oriunda do Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), o grupo que constava de 11 pessoas, estava formado. Os professores Pedro T. Lacava, Jefferson de O. Gomes, Amílcar P. Pimenta, Alfredo R. de Faria (iteano, Turma 93) e Luiz C. Sandoval Goes (iteano, Turma 75) estavam prontos para apoiar em questões específicas do projeto.

O desenvolvimento do projeto

Em 2003, sob os auspícios da Petrobras, surgiu o contrato do projeto cujo objetivo era o desenvolvimento e a fabricação de uma turbina laboratorial com três grandes metas: (i) dominar o processo de fabricação de câmara de combustão, (ii) dominar a vibração do motor e (iii) projetar e desenvolver o sistema de controle da turbina. O projeto proposto, àquela época, não foi simples.

Apesar de se tratar de uma máquina de apenas 52 kW de potência de eixo, ela continha três eixos, dois que trabalhavam a 70.000 rpm, para atender às duas geradoras de gases e o eixo de potência a 6.000 rpm. O motor possuía injeção parcial acionando o rotor de potência. Após um ano de trabalho intenso, nas dependências do Laboratório Geraplasma, associado ao Departamento de Física do ITA, sem hora marcada, ou dia para trabalhar (incluindo aí até alguns domingos), o projeto foi entregue e aceito pela Petrobras. A máquina estava dominada, foi um sucesso!

 No Geraplasma continuamos os ensaios da pequena turbina, e, pensando nos próximos desafios em desenvolvimento nesta área — a manufatura de peças para turbina a gás —, a equipe não cochilou. Assim, pensando nos possíveis projetos vindouros, o engenheiro Alex Sandro de Araújo Silva — mestrando do ITA, orientado do Prof. Jefferson de Oliveira Gomes, Divisão de Engenharia Mecânica do ITA — a convite do engenheiro Alberto, foi encarregado de estudar e dominar o processo de fabricação de superfícies complexas, tipo compressores, em máquinas 5 eixos. Alex aceitou e sua tese de mestrado foi justamente o processo de usinagem cinco eixos de superfícies complexas, típicas de rotor para turbinas a gás.

 Mas nem tudo foi festa. No período 2004-2005, por uma reestruturação na Petrobras ocorreram mudanças na gerência do setor que nos apoiava e, com isso, o projeto sofreu uma parada. 2005 foi um ano difícil para uma equipe que vinha se dedicando com exclusividade ao projeto que parecia ter um brilhante futuro. Para sobreviver, e não dispersar o time foi feito um acordo entre os participantes que dependiam de remuneração via orçamento do projeto: todos unidos em busca de pequenos serviços remunerativos, mas unidos. E acredite, deu certo.

Outras fontes de financiamento

Durante o período de maiores dificuldades de financiamento (um ano e meio), acolhemos a equipe no ITA, mantendo-a comprometida com atividades de estudos e pesquisa, no sentido de evitar a dispersão das competências técnicas e científicas adquiridas com o projeto Geraplasma. Mantido esse apoio institucional do ITA, eis que surge, em fins de 2005, um potencial parceiro “peso pesado”, agora interessado em desenvolver uma turbina estacionária de 1.000 kW.

Foi uma alegria, acabavam-se aqueles momentos de falta de objetivo e angústia. Interlocuções capitaneadas pela empresa Sygma  junto à VALE, então representada pelo Diretor James Pessoa — executivo de extraordinária visão estratégica e espírito de brasilidade —, levaram ao início de entendimentos que envolveriam o apoio da segunda maior empresa brasileira ao novo projeto de turbina estacionária.

O ponto de partida foi uma reunião na Reitoria do ITA em que o diretor James, acompanhado de diretores da Sygma, entre os quais José Carlos Argolo (iteano, Turma 89), foram recebidos pelo Reitor Reginaldo dos Santos (iteano,Turma 70) e o Vice-Reitor Fernando Toshinori Sakane (iteano, Turma 68). Mais uma vez o ITA, através de sua Reitoria, mostrou-se capaz de reconhecer a nova janela de oportunidades que se abria para a participação do Instituto na construção da soberania nacional, emprestando seu prestígio e competência, como instituição de ensino e pesquisa, a favor de uma nova empreitada de relevância estratégica para a tecnologia nacional. Seguiu-se o estabelecimento da parceria Sygma&Polaris, em que a empresa Sygma atuaria na gestão do projeto, cabendo à Polaris Engenharia — cuja base técnica era a própria equipe liderada pelo engenheiro Alberto — a elaboração e execução física do projeto da turbina estacionária denominado TVRD 1000.

Paralelo a isso, o Brigadeiro Costa Filho (iteano, Turma 76, Subdiretor de Capacitação do CTA), entusiasta do grupo, com seu apoio político e institucional, lutava pela aprovação, no Fundo Setorial Aeronáutico, de um projeto de turbina aeronáutica nos moldes estratégicos proposto pela equipe de engenheiros do ITA. Este grupo, então formalizado através de uma empresa, a Polaris Engenharia, incubada na Petrobras-Revap.

Incentivo a outras iniciativas

É importante destacar que durante a temporada de crise que a equipe atravessou, procurei motivar o grupo para o desenvolvimento de certas tecnologias de plasmas e a resposta foi rápida, chegando ao desenvolvimento de reatores a plasma, fontes de potência e outros dispositivos, incluindo o domínio da tecnologia de plasma-rotex — um modelo de plasma não-térmico — que, pela sua exclusividade rendeu dividendos à equipe. Nesta área, eles desenvolvem um queimador a plasma para a Petrobras, além de outros trabalhos na área de energia e meio ambiente.

Como se não bastasse, a divulgação dos resultados de nossos trabalhos nessa área foi motivo da inclusão dos pós-graduandos sob minha orientação e do Prof. Pedro Lacava, no seleto grupo internacional de Combustão Assistida a Plasma, cujo encontro anual acontece todo mês de setembro nos EUA. Muito me orgulho de ter sido escolhido membro do comitê internacional (Steering Commitee) para organização dos eventos/atividades internacionais nessa área, sendo o maior desafio a que nós, do comitê, nos propusemos enfrentar é a futura criação de um “International Center of Plasma Technology”. Vale mencionar que turbinas a gás já está incorporando ignitores e injetores a plasma sendo um dos objetivos da equipe incorporar essas inovações em nossos desenvolvimentos. Aliás, a turbina aeronáutica exibida ao presidente Lula já conta com ignitor a plasma.

Os novos projetos

O projeto TVRD1000, sob os auspícios da VALE e com base na parceria Sygma&Polaris, ao lado do ITA e da Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), teve início, em meados de  2006. Não posso deixar de mencionar o apoio decisivo do nosso Reitor, Reginaldo dos Santos (iteano, Turma 70), e do jovem Brigadeiro Venâncio (iteano,Turma 78), que acabava de assumir, no CTA, o posto deixado pela saída do Brigadeiro Costa Filho. Com a intervenção deles as dificuldades para firmar as parcerias institucionais foram superadas. Investimentos foram feitos pela Sygma&Polaris nas dependências do IAE, possibilitando a instalação da equipe que passou a utilizar infra-estrutura própria para o desenvolvimento e ensaios de turbinas.

Neste mesmo ano, com o contrato finalmente formalizado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), foi aprovado o projeto da Turbina Aeronáutica TR3500. Mais uma vez contamos com o apoio do Reitor do ITA que, atuando junto à Divisão de Engenharia Aeronáutica, viabilizou, através de recursos próprios do Instituto, a construção do novo Laboratório de Combustão, onde serão instaladas as turbinas do ITA. Este Laboratório assegurava a contrapartida da instituição no projeto aprovado pela Finep.

Assim, a equipe inicia o ano de 2006 com forte alento para enfrentar o desenvolvimento de um projeto de turbina estacionária, a TVRD1000, mantendo também a responsabilidade de interveniente no desenvolvimento de uma turbina aeronáutica, a TR3500.

Naquele momento a equipe é ampliada. Para reforçar o grupo de engenheiros, o Alberto convida mais um iteano (“bixo”, Turma 02), o engenheiro Antonio Hadade Neto, a deixar a WEG Motores para integrar a equipe, ficando responsável, juntamente com Mairum, da parte de controle das turbinas. O iteano Nehemias (Turma 78), aliado da equipe, assume, sob contrato com a Polaris, os trabalhos de simulação dos sistemas de turbina. Pesquisadores do IAE têm contribuição importante como a do engenheiro Monteiro, nos cálculos dos rotores de turbina e do engenheiro Marco Aurélio, nos cálculos de desempenho de uma nova concepção de turbina estacionária. O iteano Sala Minnuci (Turma 83), com sua equipe, marca a presença do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) ao contribuir com os estudos e ensaios sobre compressão supersônica.

Como resumo dessa parte da história, a TVRD1000 (a gás natural) foi ligada pela primeira vez em 25 de maio de 2007, um domingo, às 20h45. A TR3500, recentemente instalada no novo Laboratório de Combustão entregue pelo Prof. Paulo Rizzi (iteano, Turma 69), chefe da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA, teve a primeira partida a gasolina no dia 13 de outubro deste ano, e a querosene de aviação, dois dias depois, com desempenho satisfatório.

O desenvolvimento das novas turbinas não seguiu a mesma concepção tecnológica da turbina feita para a Petrobras

A idéia que nasceu no grupo foi bastante estratégica: iniciar os dois projetos a partir de um conjunto compressor e turbina, casados, já que no Brasil não dispomos de banco de ensaio para componentes de turbinas a gás. Com isso, seria testada a nova câmara de combustão. O fato de os parâmetros da compressão e da exaustão ser interdependentes permitiria ajustes na câmara até normalizar o funcionamento da nova máquina, reproduzindo a eficiência nominal do conjunto casado.

A partir daí, novos compressores e novos rotores de turbinas seriam reprojetados e novas máquinas surgiriam completamente nacionais, pois os demais componentes a equipe já dominara. Deu certo. Mais recentemente um novo modelo já surgiu a TVSE1000, versão aprimorada da TVRD1000, totalmente nacional, atualmente em fase de ensaios. Ou seja, essa estratégia viabilizou os projetos de turbina estacionária e turbina aeronáutica, uma vez que por este caminho a equipe pôde economizar em tempo e dinheiro.

O futuro

Os próximos passos consistem em continuar buscando apoio para este trabalho, pois ele não pode nem deve parar por aqui. Com este resultado alcançado, o País desponta como potencial fabricante de um motor restrito a empresas de países do primeiro mundo, e para se fortalecer é preciso que haja apoio e continuidade nos projetos. A turbina aeronáutica, por exemplo, necessita ser certificada. Para tal, espera-se que continuem os incentivos, agora para a homologação.

Quanto a turbinas estacionárias, o caminho para progressos maiores já foi aberto. O sucesso no funcionamento da TVRD1000 motivou os patrocinadores a apostarem no desenvolvimento de uma base fabril no Brasil. Uma nova empresa, a Vale Soluções em Energia (VSE), instalada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, tem entre seus objetivos desenvolvimentos na área de energia, incluindo aí a possibilidade de mini-térmicas com base em turbinas a gás.

Sabemos que temos um longo caminho de desenvolvimento para se chegar a uma mini-térmica a turbina com potencial para competir no mercado de energia, mas o primeiro passo foi dado com o domínio tecnológico obtido com a construção da TVRD1000, seguida da construção de uma versão aprimorada, a TVSE1000. Na área aeronáutica, a TR3500 demonstra que podemos progredir rápido. Diferentemente do que ocorreu com relação ao desenvolvimento de turbinas em outros países, não precisaremos de décadas para atingir um produto autóctone e competitivo.

Finalmente, costumo afirmar que qualquer  empreendimento tem grande chance de sucesso se contar com a tríade de sustentação: conhecimento — recursos — gestão. Hoje temos um enorme capital intelectual mobilizado para desenvolvimentos na área de turbinas — os projetos envolvem dezenas de participantes, entre engenheiros, técnicos, professores/pesquisadores e alunos. A gestão, exercida pelas empresas parceiras e intervenientes, mostrou-se profissional, própria de instituições privadas de primeira linha.

Até o momento os recursos foram adequados, a tríade foi sustentada e os resultados são tangíveis, como apresentamos acima. Ressalte-se, no entanto, que a gênese de um processo construtivo multi-institucional exitoso como esse não pode prescindir dos fundamentos morais alinhados com os vetores do processo da criação de conhecimento e inovação, ao lado do virtuoso pendor cívico de construção da cidadania e da soberania no País. Ao ITA e ao CTA cabe o reconhecimento pela sustentação desses valores e por prestar-se berço desse relevante empreendimento estratégico que apenas se inicia.

.

Fonte: ITA 

20 Comentários

  1. Junior Almeida disse:
    25/03/2012 às 14:22

    “… TVRD 1000 já é usado nos vants da MB e com sucesso, agora é criar uma turbofan para aviões maiores…”======= Se já temos a turbina, e logo logo o turbofan, podemos montar um caça , ainda q frankstein,ainda q à aviônica seja de vários países;+ um caça Brasuca,certo? Só vai melhorara n defesas…p ontem.

  2. Se temos dinheiro para fazer estadios de quase 1 bi, também tiamos quer ter dinheiro para nosso própio projeto de caça de 4 ou 5 geração.

  3. História bem velha, nenhuma novidade. Até as fotos são as mesmas de anos atrás.
    Ex. de nova notícia sobre a turbina nacional: turbina com empuxo de 40 ton. Cadê encomenda da Embraer?

  4. Se pegássemos de volta todo dinheiro que foi roubado com corrupção e investíssemos nesse projeto, com certeza, já teríamos um caça totalmente nacional… o problema é que os políticos, a sociedade em geral, ou seja o zé-povinho deste país, só pensa pequeno e no seu próprio umbigo… que merda!

  5. O duro é ler a frase “Os próximos passos consistem em continuar buscando apoio para este trabalho, pois ele não pode nem deve parar por aqui.”

    Enquanto isso, milhões de dólares irão para a França para pagar a ToT “irrestrita” ou os EUA com sua ToT “necessária”. E o real aprendizado e desenvolvimento de tecnologias próprias acontencendo aqui à conta gotas.

    []’s

  6. um viva a todos envolvidos no audocioso projeto, e pedindo a Deus q continuem alçando voos maiores. agora, lembrem de pedir a patente, por favor.

    senhor governo, tome vergonha, ajude nossos auspiciosos estudantes.
    abraços.

  7. Será que é por temer essa capacidade dos povos em desenvolver a própria tecnologia que os EUA/OTAN/Israel comandaram esse trabalhinho aqui no Iraque?????Vejam que a lista precisa ser atualizada,porque é de 2005:

    http://tribunaliraque.info/pagina/campanhas/universitarios/lista_assassinados.html

    LISTA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS ASSASSINADOS NO IRAQUE DURANTE A OCUPAÇÃO

    Documento da Campaña Estatal contra la Ocupación y por la Soberanía de Iraq (CEOSI)
    IraqSolidaridad ( http://www.nodo50.org/iraq)

    10 de Novembro de 2005

    Tradução do inglês e do árabe para o castelhano: Paloma Valverde e Houmad El Kadiri
    Tradução do castelhano para português: TMI-AP-JMB

    NOTA DA TRADUÇÃO PORTUGUESA: lista elaborada até fim de Outubro 2005; ver, no fim da lista (n.os 101 a 108), os nomes dos assassinados de Novembro e Dezembro

    A seguinte lista de professores e professoras iraquianos assassinados durante a ocupação, não sendo ainda definitiva, aumenta para 100 a que foi anteriormente publicada por IraqSolidariedad1, agrupando os casos por universidades e incluindo uma categoria de académicos que, no momento de serem assassinados desempenhavam cargos administrativos, alem de três nomes de professores cuja universidade se desconhece. Esta nova listagem foi elaborada com base em várias fontes de informação iraquianas e internacionais2, além de fontes jornalísticas árabes3.

    Tal como a anterior, esta lista ampliada não inclui os nomes de professores do ensino primário e secundário4, nem de médicos no activo ou profissionais não vinculados à docência universitária.

    Tendo em conta a situação que se vive no Iraque, é compreensível que não se disponha duma única lista completa de professores e académicos assassinados durante a ocupação. No passado mês de Outubro, o Ministério do Ensino Superior iraquiano cifrava em 146 o número de professores universitários assassinados no Iraque desde o início da ocupação5.

    Várias organizações ligadas à iniciativa Tribunal Mundial sobre o Iraque preparam uma campanha de denúncia destes assassinatos selectivos, cuja lógica, sejam quem forem os seus executores6, visaria eliminar o estrato qualificado da população a quem caberia assegurar o futuro cultural, académico e científico de um Iraque libertado e soberano.

    BAGDADE
    Universidad de Bagdade

    Abbás al-Attar: Doutor em Humanidades, professor da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bagdade.
    Abdel Huseín Jabuk: Doutor, professor da Universidade de Bagdade.
    Abdel Salam Saba: Doutor em Sociologia, professor da Universidade de Bagdade.
    Ali Abdul-Huseín Kamil: Doutor em Ciências Físicas, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Bagdade.
    Basil al-Karji: Doutor em Ciências Químicas, professor da Universidade de Bagdade.
    Basil al-Karkhi: Doutor em Ciências Químicas, professor da Universidade de Bagdade.
    Essam Sharif Mohammed: Doutor em História, catedrático e Director do Departamento de História da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bagdade.
    Fuad Abrahim Mohammed al-Bayati: Doutor em Filologia Germânica, catedrático e Director do Departamento de Filologia Germânica da Faculdade de Filologia da Universidade de Bagdade.
    Haifa Alwan al-Hil: Doutora em Física, professora na Faculdade de Ciências da Mulher da Universidade de Bagdade.
    Hazim Abdul Hadi: Doutor em Medicina, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Bagdade.
    Jálil Ismail Abd al-Dahri: Doutor em Educação Física, professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Bagdade.
    Kilan Mahmud Ramez: Doutor, professor da Universidade de Bagdade.
    Maha Abdel Kadira: Doutora, professora da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bagdade.
    Mayed Huseín Ali: Doutor em Ciências Físicas e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Bagdade.
    Marwan al-Raawi: Doutor em Engenharia, professor da Universidade de Bagdade.
    Marwan Galeb Mudhhir al-Heti: Doutor em Engenharia Química, professor da Escola de Engenharia da Universidade de Bagdade.
    Marwan Rasheed: Doutor em Engenharia, professor e Vice-Deão da Escola de Engenharia da Universidade de Bagdade.
    Mehned al-Dulaimi: Doutor em Engenharia Mecânica, professor da Universidade de Bagdade.
    Mohamed al-Kissi: Doutor, professor da Universidade de Bagdade.
    Mohammed Abd Allah al-Raawi: ex-Reitor da Universidade de Bagdade, Doutor em Cirugia7, membro do Conselho Árabe de Medicina e do Conselho Iraquiano de Medicina, presidente do Sindicato Iraquiano dos Médicos.
    Mohammad Falah al-Dulaimi: Doutor em Ciências Físicas, professor da Universidade de Bagdade.
    Mohammad Tuki Huseín al-Talakani: Doutor em Ciências Físicas, cientista nuclear desde 1984 e professor da Universidade de Bagdade.
    Mustafa al-Mashadani: Doutor em Estudos Religiosos, professor da Escola Universitária de Humanidades da Universidade de Bagdade.
    Mustafa Mohammed al-Heti: Doutor em Farmacologia, catedrático e Deão da Faculdade de Farmácia da Universidade de Bagdade.
    Nafea Ahmmoud Khalaf: Doutor em Língua Árabe, catedrático da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bagdade.
    Nazar Abdul Amir al-Ubaidy: Doutor, professor da Universidade de Bagdade.
    Rafi Sarcissan Vancan: Licenciado em Língua Inglesa, professor na Faculdade de Estudos da Mulher da Universidade de Bagdade.
    Saadi Ahmad Zidaan al-Fahdawi: Doutor em Ciências Islâmicas, professor da Faculdade de Ciências Islâmicas da Universidade de Bagdade.
    Saadi Daguer Morab: Doutor em Belas Artes, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Bagdade.
    Sabri Mustafa al-Bayati: Doutor em Geografia, professor da Escola Universitária de Humanidades da Universidade de Bagdade.
    Zaki Jabar Laftah al-Saedi: Licenciado em Veterinária, professor na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Bagdade.

    Universidade de al-Mustansiriya (Bagdade)

    Aalim Abdul Hameed: Doutor em Medicina Preventiva, especializado no estudo dos efeitos do urânio empobrecido na saúde da população de Bassorá, Deão da Faculdade de Medicina da Universidade de al-Mustansiriya.
    Abdul Sameia al-Janabi: Doutor em Ciências da Educação da Universidade de al-Mustansiriya.
    Abdul Latif al-Mayah: Doutor em Economia, professor e Director do Departamento de Investigação8 da Universidade de al-Mustansiriya.
    Abedassamia al-Jenabi: Doutor, professor e Deão da Faculdade de Ciências da Universidade de al-Mustansiriya.
    Falah al-Dulaimi: Doutor, professor e Vice-Deão da Faculdade de Ciências da Universidade de al-Mustansiriya.
    Falah Ali Huseín: Doutor em Física, professor e Vice-Deão da Faculdade de Ciências da Universidade de al-Mustansiriya.
    Hussam al-Ddin Ahmad Mahmmoud: Doutor em Ciências da Educação, professor e Deão da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade al-Mustansiriya.
    Mohammad Nayeb al-Qissi: Doutor em Geografia, professor do Departamento de Investigação da Universidade de al-Mustansiriya.
    Musa Saloum Addas: Doutor, professor e Vice-Deão da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de al-Mustansiriya.
    Sabah Mahmoud al-Rubaie: Doutor em Geografia, professor e Deão da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de al-Mustansiriya.
    Samir Yield Gerges: Doutor e professor da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de al-Mustansiriya.

    Universidade Tecnológica (Bagdade)

    Muhannad al-Dilaimi: Doutor em Engenharia Mecânica, professor da Universidade Tecnológica.
    Muhey Huseín: Doutor em Aerodinâmica, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica.
    Qahtan Kadhim Hatim: Licenciado em Ciências, professor da Escola de Engenharia da Universidade Tecnológica.

    BABILÓNIA
    Universidade de Hilla

    Jálid M. al-Janabi: Doutor em História Islâmica, professor da Escola Universitária de Humanidades da Universidade de Hilla.

    NÍNIVE
    Universidade de Mossul

    Abdel Yabar al-Naimi: Deão da Faculdade de Humanidades da Universidade de Mossul.
    Abdul Yabar Mustafa: Doutor em Ciencias Políticas, Deão da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Mossul.
    Eman Abd-Almonaom Yunis: Doutora em Tradução, professora da Faculdade de Humanidades, Universidade de Mossul.
    Jálid Faisal Hamid al-Shijo: Doutor, professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Mossul.
    Leila Abdu Allah al-Saad: Doutora em Direito, Deã da Faculdade de Direito da Universidade de Mossul.
    Mahfud al-Kazzaz: Doutor, professor da Universidade de Mossul.
    Mohammad Yunis Thanun: Licenciado em Ciências, professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Mossul.
    Munir al-Jiero: Doutor em Direito, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Mossul.9.
    Noel Butrus S. Mathew: Doutor, catedrático do Instituto de Saúde da Universidade de Mossul.

    QADISIYA
    Universidade de Diwaniya

    Hakim Malik al-Zayadi: Doutor em Filologia Árabe, professor de Literatura Árabe na Universidade de al-Qadisyia10.

    BASORÁ
    Universidade de Bassorá

    Abdel al-Munim Abdel Mayad: Licenciado e professor da Universidade de Bassorá.
    Abdel Gani Assaadun: Licenciado e professor da Universidade de Bassorá.
    Abdul Alah al-Fadhil: Doutor, professor e Vice-Deão da Faculdade de Medicina da Universidade de Bassorá.
    Abdul-Huseín Nasir Jalaf: Doutor em Agronomia, professor do Centro de Investigação sobre Tamareiras da Faculdade de Agronomia da Universidade de Bassorá.
    Alaa Daoud: Doutor em Ciências, professor e Director Científico da Universidade de Bassorá11.
    Ali Galib Abd Ali: Licenciado em Ciências. Assistente de cátedra na Escola de Engenharia da Universidade de Bassorá.
    Asaad Salem12 Shrieda: Doutor em Engenharia, professor e Deão da Escola de Engenharia da Universidade de Bassorá.
    Faysal al-Assadi: Doutor em Agronomia, professor na Faculdade de Agronomia, Universidade de Bassorá.
    Gassab Jabber Attar: Licenciado em Ciências, professor da Escola de Engenharia da Universidade de Bassorá.
    Haidar al-Baaj: Doutor em Cirurgia, Director do Hospital Universitário da Universidade de Bassorá.
    Haidar Taher: Doutor e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Bassorá.
    Huseín Yasin: Doutor em Física, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Bassorá13.
    Yaddab al-Hajjam: Doutor em Ciências da Educação, professor da Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Bassorá.
    Yamhur Karim Kammas: Doutor em Humanidades, professor da Faculdade de Humanidades da Universidade de Bassorá.
    Karim Hassani: Doutor, professor da Facultade de Medicina da Universidade de Bassorá.
    Kefaia Huseín Salih: Doutor em Filologia Inglesa, professor da Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Bassorá.
    Jálid Shrieda: Doutor em Engenharia, Deão da Escola de Engenharia da Universidade de Bassorá.
    Mohammad al-Hakim: Doutor em Farmácia, professor e Deão da Faculdade de Farmácia da Universidade de Bassorá.
    Mohammad Yassem Badr: Doutor, professor e Reitor da Universidade de Bassorá.
    Zanubia Abdel Husein: Doutora em Veterinária, professor da Faculdade de Veterinária da Universidade de Bassorá.

    Institutos Superiores

    Mohammad Kasem: Doutor em Engenharia, professor do Instituto Técnico de Bassorá.
    Sabah Hachim Yaber: Professor do Instituto Técnico de Bassorá.
    Sabah Hachim: Professor do Instituto Técnico de Bassorá.

    SALADINO
    Universidade de Tikrit

    Basem al-Mudares: Doutor em Ciências Químicas, professor da Faculdade de Ciências, Universidade de Tikrit14.
    Fathal Mosa Hussine: Doutor, catedrático da Faculdade de Educação Física da Universidade de Tikrit.
    Mahmud Ibrahim Huseín: Doutor em Ciências Biológicas, professor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Tikrit.

    DIYALA
    Universidade de Baquba

    Taleb Ibrahim al-Daher: Doutor em Ciências Físicas, catedrático e Deão da Faculdade de Ciências da Universidade de Diyala.

    AL-ANBAR
    Universidade de Ramadi

    Abdel Karim Mejlef Salih: Doutor em Filologia, professor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de al-Anbar.
    Ahmad Abdl Hadi Al-Rawi: Doutor em Biologia, catedrático da Escola de Agronomia da Universidade de al-Anbar.
    Ahmad Abdul Alrahman Hameid Al-Jhbissy: Doutor em Medicina, catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de al-Anbar.
    Raad Ojssin al-Binow: Doutor em Cirurgia, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de al-Anbar.
    Shakir Mahmmoud Jasim: Doutor em Agronomia, professor da Escola de Agronomia da Universidade de al-Anbar.

    COMISSÃO DE EDUCAÇÃO TÉCNICA15

    Aamir Ibrahim Hamza: Licenciado em Engenharia Electrónica, professor do Instituto Técnico.
    Mohammad Salih Mahdi: Licenciado em Ciências, professor do Centro de Investigações do Cancro.
    Mohammad Abd al-Huseín Wahed: Doutor em Turismo, professor do Instituto de Administração.

    CARGOS INSTITUCIONAIS

    Emad Sarsam: Doutor em Cirurgia e membro do Conselho Árabe de Medicina.
    Kamal al-Jarrah: Licenciado em Filologia Inglesa, investigador e escritor, Director-Geral do Ministério da Educação.
    Raad Abdul-Latif al-Saadi: Doutor em Língua Árabe, assessor ministerial para o Ensino Superior e a Investigação Científica do Ministério da Educação.
    Shakier al-Jafayi: Doutor em Administração, Director do Departamento de Normalização e Controlo de Qualidade do Conselho do Iraque.
    Wajeeh Mahjub: Doutor em Educação Física, Director-Geral de Educação Física do Ministério da Educação.

    UNIVERSIDADE DESCONHECIDA

    Mohammad Munim al-Izmerly: Doutor em Ciências Químicas16.
    Nafi Aboud: Catedrático de Literatura Árabe.
    Mohammad al-Adramli: Doutor em Química.
    Amir Mizhir al-Dayni: Catedrático de Telecomunicações.

    NOVAS ENTRADAS RELATIVAS A NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2005

    Haikel Mohammad al-Musawi: Doutor em Medicina, professor da Faculdade de Medicina al-Kindi da Universidade de Bagdade.
    Raad Shlash: Doutor em Ciências Biológicas, Director do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Bagdade17.
    Sad Yasin al-Ansari: Doutor, Professor da Universidade de Bagdade18.
    Jasmin al-Fahaidawi: Doutor, professor de Língua Árabe da Faculdade de Humanidades da Universidade de al-Mustansiriya, Bagdade19.
    Khawla Mohammad Taqi Zwain: Doutora em Medicina, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Kufa, Najaf.
    Akil Abdel Yabar al-Bahadili: Catedrático e Vice-Deão da Faculdade de Medicina da Universidade de an-Nahrain (Bagdade), e director do Hospital de Adamiya, bairro da capital, especialista em Medicina Interna20.
    Muhamad al-Jazairy: professor do Hospital Universitário de Kadhemia, da Faculdade de Medicina da Universidade de an-Nahrain, especializado em Cirurgia Plástica21.

    Anterior (Campanha Universitários)
    Topo
    Voltar

    Notas

    1 Ver em IraqSolidariedad: Uma guerra subterrânea contra o futuro do Iraque: Lista preliminar de académicos assassinados durante a ocupação.

    2 Às fontes referidas na primeira listagem editada por IraqSolidariedad (v. nota anterior) há que acrescentar as listas facultadas por fontes universitárias do Iraque, e pela organização iraquiana Monitoring Net of Human Rights in Iraq (incluída como Anexo no seu boletim informativo First Periodical Reporto f Monitoring Net of Human Rights in Iraq, de 20 de Agosto de 2005, enviado à CEOSI pelo seu director, Mohamad al-Darraji – v. em IraqSOlidariedad: Informe sobre la violación de los Derechos Humanos en Iraq bajo la ocupación – Report on Violations of Human Rights in Iraq under occupation.

    3 Concretamente, al-Jazira de 22 de Setembro de 2005 e al-Watan de 6 de Outubro de 2005.

    4 Estão, sim, incluídos na lista em árabe entregue à CEOSI por membros da organização iraquiana “Alto Comissariado Académico pelos Direitos Civis e o Direito Internacional no Iraque”.

    5 Al-Jazira, 21 de Outubro de 2005.

    6 Ver referência da nota [1] em IraqSolidariedad.

    7 Doutor em Cirurgia, segunda a titulação iraquiana: Fellowship of the Royal College of Surgery (FRCS).

    8 Na fonte original.

    9 Marido da Doutora Leila Abdu Allah al-Saad, também assassinada.

    10 Nascido em Diwaniya, foi assassinado em 24 de Julho de 2005 em Latifiya quando viajava vindo de Bagdade.

    11 Também se encontra o mesmo nome como licenciado em História.

    12 Também chamado Salman.

    13 Assassinado a 18 de Fevereiro de 2004 à frente da família.

    14 O seu corpo mutilado foi encontrado na cidade de Samarra em 21 de Julho de 2004.

    15 Organismo docente integrado no Ministério do Ensino Superior, cujos escritórios centrais se encontram na capital (bairro al-Mansur) e de que dependem uma vintena de Institutos Técnicos espalhados por Bagdade e pelas províncias do centro e do sul do país.

    16 Torturado até à morte durante a sua detenção por forças estado-unidenses. O cadáver foi encontrado na morgue de Bagdade e a causa do falecimento foi inicialmente registada como “hemorragia cerebral”.

    17 Assassinado à porta do seu domicílio na noite da sexta-feira 17 de Novembro de 2005, segundo informação de Nermin al-Mufti.

    18 Departamento desconhecido. Assassinado em 17 de Novembro de 2005 no bairro al-Saydiya da capital, segundo confirmação da televisão al-Sharqiya de 18 de Novembro, que citava fontes do Ministério do Interior iraquiano.

    19 Assassinado à saída da Universidade. Caso referido pela BBC News em 15 de Novembro de 2005, juntamente com o assassinato de outro professor de identidade desconhecida, morto a tiro no dia anterior (http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/middle_east/4438408.stm).

    20 Esta universidade não registara até agora assassinatos conhecidos de professores. V. IraqSolidaridad: Una guerra encubierta para borrar la cultura y el futuro de los iraquíes: Lista de profesores universitarios asesinados en Iraq durante el período de ocupación y Profesores y profesoras universitarios asesinados en los primeros 10 días de noviembre. Esta universidade foi visitada pela delegação da CEOSI ao Iraque, de Abril de 2005; v. Primer mensaje de la delegación de la CEOSI en Iraq: Un país resistente e integrado contra la ocupación, el confesionalismo y el sectarismo. Este professor foi assassinado em 2 de Dezembro de 2005, conforme informaram a CEOSI fontes universitárias iraquianas e noticiou o diário independente editado em Londres em língua árabe al-Quds al-Arabi na sua edição do dia seguinte. No fim da passado mês de Novembro, os estudantes dos campus de Bagdade aderiram a uma greve de protesto contra o assassinato dos seus professores.

    21 Segundo informaram a CEOSI fontes universitárias iraquianas no passado dia 18 de Dezembro.

  8. Parabéns pela reportagem, é muito glorificante saber que existem brasileiros dedicados ao desenvolvimento desse grande país, parabéns também ao nosso amigo Marco Aurélio por nos mostrar qual é a atuação dos países envolvidos na invasão criminosa e ilegal (porque não autorizada pela ONU)do Iraque, infelizmente tive a informação que na década de 80 um cientista nuclear brasileiro foi assassinado. Abs.

  9. Um não, vários cientistas brasileiros que trabalharam no Iraque foram assassinados…

    Quanto a VSE, é uma empresa de ponta e o governo deveria olhar mais as tecnologias que se desenvolvem por lá como o Gerador a Etanol.

  10. Como o amigo falou, eu já tinha visto esta noticia a anos atras, não tem nada de novo, pouco tempo atras eu até procurei saber se tinha alguma noticia nova mais é tudo que esta ai nada novo.

  11. Lí recentemente que a TR-3500 , será usada para produção dos futuros TH-1000.
    Ainda bem que deram utilização para essa turbina , pois eu não entendia como nossas forças armadas não utilizavam essa fantástica ferramenta .
    Pois a TR-3500 , tem capacidade de mover um objeto de 1t , os futuros TH ( Turbo Hélices )-1000 , terão 1000 SHP de potência.
    Vale salientar , que os motores utilizados nos ST- A29 , possuem 1.300 SHP , portanto em breve serão substituidos por motores nacionais .
    Espero obter mais informações sobre a TAPP-5000.
    Obs, sei que é meio fora do tópico , mas possuo excelentes documentos em PDF , e não sei como postar para a comunidade , alguns deles tem informações sobre ( sistemas de armas PEM ( pulso eletro-magnético , bomba tipo cuty diese ( cortador de margaridas em inglês , acho que é esse mesmo o nome.) , vant,s , sensor IR desenvolvido pela FAB etc..)
    Informações que nossos amigos adoraram ter conhecimento !! aguardo respostas .

  12. Pelo que vi em um fórum da internet ano passado, os conhecimentos adquiridos com a TR3500 gerariam outros dois propulsores: a TH1000, que é um turbohélice de 1000S SHP para ser usado em VANT’s e aviões civis e a TAPP 5000 (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência), um motor com a função de equipar VANT’s de combate e drones de treinamento aéreo. Ela teria 5000 N de potência.

    Depois disso nunca mais fiquei sabendo de nenhuma novidade relacionada a turbinas nacionais.

    Podíamos enviar algumas perguntas e esclarecimentos aos e-mails dos engenheiros envolvidos e ao próprio ITA/CTA.

  13. O JANILTON FALOU TUDO…. e nós vamos ficar aqui de papo? Então vamos cutucar quem conhecemos e tem influência. É para ontem…

Comentários não permitidos.