Dilma viaja à Índia para visita oficial e cúpula dos Brics

Brasília, 25 mar (EFE).- A presidente Dilma Rousseff viaja neste domingo a Nova Délhi, onde participará da IV Cúpula dos Brics, que neste ano terá como principal pauta a análise da crise mundial e seu impacto no comércio.

A cúpula, que reúne os líderes de cinco das principais economias emergentes do mundo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – será realizada nas próximas quarta e quinta-feira em Nova Délhi. Após o encerramento, Dilma fará na sexta-feira aquela que será sua primeira visita oficial à Índia.A governante embarcará na noite de hoje e chegará à capital indiana na terça-feira, mas não terá nenhuma atividade oficial até a noite da quarta-feira, quando comparecerá a um jantar oferecido pelo primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos líderes dos Brics.

Entre os assuntos que deverão ser debatidos na cúpula está a possível criação de um banco de desenvolvimento constituído com capital dos cinco países e que financiaria projetos nos próprios integrantes do grupo e em outras nações em desenvolvimento.

O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que integra a delegação brasileira na viagem, disse na sexta-feira a correspondentes estrangeiros que essa iniciativa está em uma fase “inicial”, mas assegurou que o projeto desperta o “maior interesse” no governo.

O ministro explicou que a instituição que poderia nascer dentro dos Brics “não representaria um abandono aos organismos multilaterais”, aos quais as economias emergentes reivindicam uma maior presença e poder de voto nas grandes decisões.

“São coisas diferentes”, disse Pimentel, que explicou que órgãos como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) têm certas limitações, entre as quais citou a impossibilidade de financiar diretamente empresas privadas, o que poderia ser feito pelo “banco dos Brics”.

Sobre este assunto, a subsecretária-geral de Política do Ministério de Relações Exteriores, Maria Edileuza Fontenele, explicou nesta semana que na cúpula que será realizada em Nova Délhi não será anunciada formalmente a criação do banco, mas sim deverá ser formado um grupo de trabalho que analisará a viabilidade “técnica” do projeto.

Fontenele admitiu que um dos assuntos mais delicados para esse projeto seria a formação do capital da instituição, mas apontou que há vontade política, apesar dos cinco países estarem cientes de que “não será uma discussão fácil”.

Na IV Cúpula do Brics também serão analisados outros assuntos da agenda global relativos à paz e à segurança ou sobre a reforma das instituições multilaterais, embora a embaixadora tenha antecipado que os debates estarão focados nos aspectos econômico e comercial.

Segundo o FMI, em 2012 os países do Brics serão responsáveis por 56% do crescimento da economia mundial, enquanto os membros do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) responderão por somente 9% dessa expansão.

Esse crescente peso econômico e um comércio entre os Brics que em 2011 somou US$ 250 bilhões demonstram, segundo Fontenele, a tese de que o centro de gravidade da economia mundial deixou de estar nos países mais desenvolvidos.

Após o fim da cúpula dos Brics, Dilma debaterá assuntos bilaterais com a Índia em uma visita de Estado na qual está prevista a assinatura de acordos nas áreas de ciência e tecnologia, educação, igualdade de gêneros e cooperação.

Junto com Dilma viajam cerca de 60 empresários brasileiros, que participarão primeiro de encontros do setor privado dos países do Brics e depois de um seminário com representantes de companhias indianas. EFE

Fonte: Yahoo

23 Comentários

  1. No Grupo dos BRICS.

    Os RIC já estão armados até os dentes e podem fazer frente a turma da OTAN e dos novos pobres, o mais forte deles é a China que em caso de problemas com os EUA e a NATO pode transformar a economia deles em liquído da noite para o dia e ainda teria o seu mercado interno para lhe permitir fazer as transformações.

    Agoras os BS tem de parar com essa idéia de só ter o Soft Power como arma de dissuasão e se armar de maneira urgente pois os pessoal vestido de Kill bill não tem nenhum escrupulo.

  2. “… Agoras os BS tem de parar com essa idéia de só ter o Soft Power como arma de dissuasão e se armar de maneira urgente pois os pessoal vestido de Kill bill não tem nenhum escrupulo. …”======= Falou e disse,o n irmão caim do norte + Otan ñ são confiáveis…P ontem.Sds.

  3. A perfeita combinação de associação estrategica ao Brasil não é a idealizada por Lula onde China e India seriam a prioridade como ele cançou de dizer em sua campanha e sim uma aproximação estrategica maior com Russia e India…Aproveite Sra.Dilma Rousseff e tire da promessa transformando em pratica sua afirmação feita aMedvedev quando visitou a China “CONVERSAREMOS TAMBEM COM OS INDIANOS”…Não sei se o Putin ira mas esta ai uma boa oportunidade para se efetivar um bom acordo na area de defesa,aeronautica militar e aeroespacial.Creio que suas palavras quando na China a respeito do FX2 de que nada ainda estava decidido dando a certeza do Sukhoi ter chances o que deixou o lider Russo euforico pode se concretizar na India e se sacramentar em Moscow…….GUSTAVO G A estrategia Ocidental é atrair a India e a Russia assim isolando a China mas isso vem surtindo um efeito inverso aproximando cada vez mais essas 3 potencias e se isso realmente acontecer sera mesmo o fim da hegemonia Ocidental tanto na area de defesa como economica.

  4. Os BRICS ainda são frageis do ponto de vista comercial-economico e fortes do ponto de vista diplomatico.O fortalecimento de uma afinação econo-comercial e uma formação de um bloco estrategico incluindo area militar ai sim colocaria os BRICS como contraponto e como mecanismo gerenciador e negociador.Uma afinação geral aconteceria mais cedo ou mais tarde e penso que deveria acontecer o mais rapido possivel pelas circunstancias globais.

  5. 1maluquinho disse:
    25/03/2012 às 15:16
    _________________

    A Janela de oportunidades está aberta agora.

    A Turma do Norte e seus conspiradores tem muito problema com o seu sistema econômico de “ganhos perpetuos”, isso pode esfacelar a UE.

  6. “Segundo o FMI, em 2012 os países do Brics serão responsáveis por 56% do crescimento da economia mundial, enquanto os membros do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) responderão por somente 9% dessa expansão.”
    /
    Traduzindo para o papel representado no mundo atual:

    Enquanto EUA e aliados fazem guerras e destroem, os BRIC fazem negócios e constroem…

    E certamente, EUA e aliados não estão gostando desta equação, um caminho positivo seria se juntarem aos que constroem.

    Más parece que “o lado negro da força” tomou conta da aliança EUA/OTAN/Israel e para manterem suas posições e poder, talvez optem pela destruição/sabotagem dos que estão crescendo, o ataque ao Iran, que começou pela Síria, já é parte da opção por este “lado negro da força”…este é o efeito do poder desproporcional das armas que possuem, fica sempre a tentação de usa-las como “solução” para tudo…

  7. O MUNDO SERÁ DOS BRICS

    O grupo do BRICS aos poucos esta se solidificando,se comparar com outras mais tradicionais do ocidente como a OTAN e a CEE,que ainda elas estão aparando as suas arestas.

    É verdade que a OTAN(Europa) e o EUA não veem com bons olhos esse “clube”,basta verificar algumas considerações de muita gente importante no governo americano sobre os BRICS e os cocacolas do Tio Sam,como sempre estes sempre procuram desprestigiar qualquer movimento que vá contra os interesses do ser senhor.

    ****************************(trechos do Original)

    Washington aponta os Países BRICS como “uma Ameaça à Segurança Nacional”.

    O secretário da Defesa Panetta incitou Washington a proteger o planeta contra tentativas desses países de arruinar a estabilidade global.

    (*)por:Igor Levkov

    (…)Mas para o fato de que Leon Panetta não é o único oficial dos E.U.A. da parte superior a fazer recentemente este tipo de indicação, seu relatório poderia ser considerado até agora um outro movimento dos “falcões” de Washington. Ainda mais desde que as relações dos E.U.A. com os russos foram caracterizadas enquanto uma restauração e os dois países se moveram distante da retórica da guerra fria. No entanto, a Secretária de Estado Hillary Clinton disse há alguns dias que os E.U.A. são o líder e outros países são seguidores. Essa é a mesma razão por que Washington muitas vezes vê uma ameaça onde não há ninguém, disse o Diretor do Centro de Pesquisa Social e Política Vlaimdir Yevseev em uma entrevista a um correspondente do “Voz da Rússia”.

    “É desanimador que os Estados Unidos continuam percebendo a estabilidade como um mundo unipolar no qual ele mantém a posição dominante. Se você sentir um líder, sempre haverá alguém que você pensa que o está desafiando. No entanto, há um grande número de verdadeiras ameaças que têm de ser dirigidas pelo esforço conjunto.” (…)

    ******************************

    (8)fonte:globalresearch.ca/

    http://dinamicaglobal.blogspot.com.br/2011/09/brasil-russia-india-china-e.html

  8. TIRELESS E seu papinho Hollywoodiano rsrsrs ATE OS EUA SÃO GARÇONS E ATUALMENTE P; A DEPENDEREM DOS CHINESES MEU CARO.Ate Indianos dominam o comercio nos EUA amiguinho.Viaje pra la viva la principalmente em Washington e veja os Indianos dominando o comercio e os Chineses comprando tudo e aproveite e veja tambem nos sinais de transito quando os mesmos fecham pessoas pedindo esmolas aos que estão nos carros e esses que pedem esmolas não são Indianos,Chineses ou Latinos,são Americanos onde 40 milhões ja vivem abaixo da linha da miseria ou seja dependem de doações e sopões para sobreviverem.Aproveite e atravesse o Atlantico a autrora prospera Espanha pais que melhor adiministrava seu bem maior a exploração do turismo uma grande parcela do povo não morre de fome porque se alimentam gratuitamente em igrejas catolicas.Acorda pra vida Tireless deixa de ser capaxo de lobos.

  9. O papagaio que dizem representa o Brasil, deve parar de experto e passar a ficar esperto. Todo esse tempo debaixo das asas da aguia deveria tê-lo ensinado algo ou pelo menos aprendido a ver mais longe. A aguia com seu olhar agudo ensinou que neste mundo de nações não existem amigos, apenas interesses. Procuramos e podemos dizer que conseguimos sair das garras da aguia, cabe adotar oculos de grau para melhorar nossa visão. Agora que já passamos a Arara, não podemos nos entregar aos abraços dos ursos. Nem do panda, muito menos do Misha. O tigre Indu e onde reside nossas melhores lições. Possuimos semelhanças marcantes, quer em nivel de corrupção, quer em sistema de castas(se bem que as nossas disfarçam melhor e passam como se não existissem), também um regime de governo democratico que se constroi lentamente. Daí poderiamos vericar que a onça deveria nos simbolizar seria o mais correto, e nela nos inspirar, sendo menor que o tigre é astuta, sensivel com suas crias, mas uma caçadora audaz e corajosa que dificilmente foge a luta, inspirados nela ai sim poderiamos mudar nosso conceito e visão, interna e externa.

  10. JUNIOR ALMEIDA a muitos anos venho dizendo que o modelo monopolizador Europeu e seus titulos e moedas se desintegrariam.No perrengue a UK corro pro colo dos EUA,acontece que os EUA teem uma grande quantidade de sua população vivendo em niveis nunca antes imaginaveis.Ate mesmo sobre os disturbios na Europa eu falava e por enquanto ainda não se instalou o caos onde os disturbios se intensificarão o mesmo acontecera nos EUA.A estrategia desesperada deles é a ultima opção porque não lhes restam outras opções,guerra cambial,embargos e guerras.O que antes lhes impulsionava suas industrias pesadas e economia agora pode ser o proprio golpe de misericordia.Eles veem diminuindo o efetivo belico e dizendo que enxugam suas maquinas de guerra para moderniza-las tornando-as mais eficazes com menor custo.Uma guerra convencional de grandes proporções agora extendendo-se eles sucumbiriam.No final serão derrotados sem levarem um missel ou um tiro sequer.

  11. HMS Tireless como “Capaxo de Lobos”…
    Ganhei o meu dia, rs…

    Ei, cara belonave da Real Marinha, você tem que reconhecer que a tirada do Maluquinho foi genial!
    Hehe,

    Sds.

  12. De fato a tirada do nosso amigo maluquinho foi extremamente divertida, inteligente e espirituosa, bem diferente da doutrinação histérica praticada por você assim como a sempre desesperada apologia que costumas fazer ao seu amado e extinto império meu caro “Prêmio Stálin da Paz”.E se por um lado a espirituosidade do nosso amigo maluquinho é agradável e até prazeirosa, seus resmungos datados e cheirando a coisa putrefata são intragáveis, azedam qualquer discussão.

  13. Opa parece que o pessoal daqui e mais esperto, todo mundo que posta seus comentários aqui tem uma consciência dos fatos que estão ocorrendo, não cito nomes mais um certo “BLOG” por aí é uma melação de cueca que chega dar nojo, não se pode falar em Titio Sam que se mijão todos, o mais engraçado que leram a piada da tal Donna que a boeing repassaria tecnologia ao brasil que fizeram uma aclamação hilaria que cheguei a ver o Mazzaropi no meio RSRSRSRSRS, mas é só falar de China, Russia, França que os meninos de mais 40 anos vivendo na guerra fria ainda quase caem da cadeira, pelo menos aqui e livre os comentários tem brincadeira e tudo mas todo mundo e esperto mesmo os que tem afinidade pro lado do titio sam, e os que não tem sabem sabem levar na moral e sabem concordar um com o outro na hora certa, lá no outro os caras podem estar errados mas não reconhecem o erro de jeito nenhum se a gente vai contra as ideias cabulosas deles, e perigoso eles mandarem a gente pro inquisidor parece até que a gente tá no filme do exorcista.rsrsrsrsrsrs

    Tirando as brincadeiras valeu pessoal por mostrar que nos sitios brasileiros de defesa não tem só material pra privada.

  14. É ucraniano, seu senso de humor é equivalente as suas desilusões amorosas… é sempre o último a entender os fatos… como disse, vc tem que reconhecer sua limitada capacidade de ser engraçado… saudações…

  15. Meu deus dos céus !!!! Ideologia demais e pragmatismo zero nos comentários aqui … Reflete muito bem o estado da política internacional do Brasil … O Brasil é um garçom que desfila de salto alto … vamos cair na realidade gente ….

  16. Excel

    Ideologia?! As inúmeras citações religiosas aqui, principalmente cristãs fazem sombra à discussões entre judeus e mulçumanos… O que é um absurdo, pois cristo não tem nada haver com militarismo!

  17. De fato a tirada do nosso amigo maluquinho foi extremamente divertida, inteligente e espirituosa, bem diferente da doutrinação histérica praticada por você assim como a sempre desesperada apologia que costumas fazer ao seu amado e extinto império meu caro “Prêmio Stálin da Paz”.E se por um lado a espirituosidade do nosso amigo maluquinho é agradável e até prazeirosa, seus resmungos datados e cheirando a coisa putrefata são intragáveis, azedam qualquer discussão.

    Pares de competir em amargor com as águas do mar, caríssima belonave da Real Marinha, não lhe fará bem ao coração.

    E seja para comigo, justo, pois não sou resmungão, nem agressivo. O único a quem dedico o prazer de ser intragável é Dom Afonso. Isso porque ele merece.

    Venha para o lado vermelho da força, onde bate o coração, as emoções são fortes, e as meninas, lindas… Esqueça o império, para o qual tanto tempo dedicas, em troca de nada receber. Sejas como todos os outros neste mundo: lute contra injustiça e desigualdade.
    Lembre-se: O coração bate no lado esquerdo do peito…

    😉

  18. Ilya Ehrenburg disse: 26/03/2012 às 16:16
    Eu não sei o que há, mas os emoticons saem invertidos no Plano Brasil…
    ==
    ==
    Isso é bom ou é ruim…..kkkk

  19. Porque brigam Dondocas o minha casa minha vida não é para os pobres e sim para classe media.Neste pais chamado Brasil pobre ainda continua não yendo vez.Eu combati a candidatura da Tchutchuca de validade vencida mas reconheci sua visão periferica,capacidade,perfeccionismo e acima de tudo ela ser sujeita mulher muito mais que muito macho pensa ser sujeito homem mas esta atrelada ao cordão umbilical coligacional,acertos e acordos partidarios e pior ainda,acercada de velhas raposas que provaram do capitalismo e se acostumaram a mamarem na Cabritinha como todos os demais anteriormente mamavam e a teta é tão farta e sortida que não se dizem mais socialistas e sim social-democratas e defensores da democracia rsrs rsrs.Enquanto tivermos Brasileiros habitando esse pesadelo boçal sem fim de tonhos vermelhinhos e furingos azulzinhos o Brasil segue rejeitando a tecnologia Russa a unica capaz de proporcionar-nos realmente avanço e autosuficiencia tecno-industrial.Ja falei varias vezes e relembro aos boçais,se não fosse a tecnologia Russa a India ainda estaria adestrando Elefantes para entretenimento Britanico e a China somente plantando arroz e vendendo suas filhas ao Ocidente para adornarem Ibiza.Então senhores existe alguma forma de deixarmos as frescurinhas de lado e unicamente pensarmos no Brasil e nos Brasileiros ou continuaremos nessa masturbação sem fim e sem gozo.No ultimo Carnaval o instrumento mais tocado nos sites do genero foi a Curirica.

Comentários não permitidos.