Hillary deve viajar ao Brasil em abril, após Cúpula das Américas

Lucas Jackson/Reuters

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, viajará ao Brasil no dia 16 de abril, após a Cúpula das Américas e uma semana depois da visita da presidente Dilma Rousseff à Casa Branca, informou uma funcionária de alto escalão nesta segunda-feira.

Hillary participará de um diálogo ministerial para reforçar a relação bilateral entre os dois países, declarou a responsável diplomática para a América Latina, a subsecretária interina Roberta Jacobson.

Washington, que corteja o Brasil para torná-lo um interlocutor privilegiado em nível regional, quer elevar o diálogo “a um novo nível, que traga resultados concretos para nossos cidadãos”, disse Jacobson em um debate no centro de análises Wilson Center.

As relações políticas entre os Estados Unidos e o Brasil se estabilizaram após a chegada ao poder de Dilma, depois dos altos e baixos durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas as divergências comerciais persistem, como demonstrou o recente e inesperado cancelamento do Departamento de Defesa de um contrato para a compra de aviões Super Tucano da Embraer.

O episódio ofuscou a primeira visita oficial de Dilma como presidente à Casa Branca, no dia 9 de abril.

“O tema levará seu tempo, não está sujeito a prazos políticos”, disse Jacobson.

DILMA E OBAMA

Dilma se reuniu três vezes com Obama, e o recebeu em Brasília há um ano.

Na ocasião, os dois presidentes decidiram em Brasília estabelecer um diálogo permanente em temas econômicos, educacionais e diplomáticos, que se manteve muito ativo nos últimos meses.

Os Estados Unidos, que buscam abandonar progressivamente sua dependência petroleira na região de países como Venezuela, têm interesse especial nas perspectivas do Brasil em águas profundas.

Obama, grande partidário das fontes de energia renováveis, não oculta seu interesse pela experiência brasileira em biocombustíveis.

Além disso, o Brasil é uma voz de destaque no grupo de países desenvolvidos e emergentes, embora critique frequentemente nesse fórum as políticas monetárias e financeiras de Washington.

DIPLOMACIA

Apesar das divergências, Hillary continua comprometida para que a diplomacia brasileira se una aos países que estão aplicando sanções contra Síria ou Irã.

“Somos sócios naturais, algo que não era óbvio há cinco anos”, assegurou Jacobson.

Mas o Brasil se mantém em um plano discreto quanto à colaboração diplomática e prefere se concentrar nas divergências comerciais, começando pela balança comercial, que lhe é desfavorável em cerca de US$ 11 bilhões, lembrou no mesmo debate o embaixador Mauro Vieira.

“Concordamos que podemos estar em desacordo em alguns pontos”, disse o embaixador, que assegurou que a visita de sua presidente será, sem dúvida, “positiva”.

Dilma visitará outra cidade além de Washington, embora a agenda ainda esteja sendo elaborada, revelou Vieira.

“Esta relação (bilateral) é prática, se baseia obviamente em conquistar coisas”, assegurou o assessor presidencial para a América Latina, Dan Restrepo.

Os dois governos trabalham em programas para ampliar o intercâmbio entre estudantes em cooperação científica, explicaram os funcionários de alto escalão do governo Obama como exemplo desta colaboração prática.

Fonte: Folha de S.Paulo

13 Comentários

  1. Mas o que ela vem fazer aqui ?
    Assim sem mais nem menos, visitinha de cortesia?? …”uma semana depois da visita da presidente Dilma Rousseff à Casa Branca …” ????
    “Hillary participará de um diálogo ministerial para reforçar a relação bilateral entre os dois países”…nesse angú tem caroço, e nunca acaba bem pra nós…
    Um despacho bem feito, com vela de primeira e cachaça das boas pra tentar escapar do mau olhado…

  2. CUIDADO DILMINHA,ELA É PEÇONHENTA
    .

    Foi assim que a cobra enganou a mulher;com mentiras,astucia e persuasão.
    .
    O Brasil tem que ter uma agenda política com todos,inclusive com o EUA,se deve fazer negócio com todos sem distinção.
    .
    O que não se deve fazer é como era antes,no tempo da submissão,onde eles traziam o script e nós participava como figurante.
    .
    Os inimigos de Israel que são muito são unica e exclusivo deles,a madame Satã esta tão obcecada em agradar o seu genro que as necessidades do seu país neste tema sempre vêm em segundo lugar.
    .
    Essa senhora sempre de uma maneira aguerrida defendeu os seus patrocinadores da política,os sionistas.
    .
    Na verdade ela ultimamente esta mais para embaxadoura do israel do que dos EUA.

  3. A Hilária, depois de Obama negar o tapete vermelho e o tratamento deferente na visita da Dilma, virá para conferir a reação dos brasileiros. Tipo ‘viu só como nós te tratamos Wanda e agora o que é que tu tens para me dizer’. O velho morde e assopra. Para concluir ainda vai fazer um lobby básico.
    Quanta previsibilidade.

    Nossas atitudes e discursos, ao recebermos a dita cuja, deveriam se inspirar nas sábias palavras do Barão de Itararé: ‘De onde menos se espera, daí é que não sai nada.’ e

    ‘Dize-me com quem andas e eu te direi se vou contigo.’

    . Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados.

    . Tudo seria fácil se não fossem as dificuldades.

  4. Como se o intercambio estudantil fosse o coringa na manga deles não é mesmo.O mundo todo quer receber estudantes Brasileiros e trazer para suas economias seus pacotes.Os EUA ainda e sempre ensistem que nós o Brasil deveriamos compartilhar com eles da intolerancia xenofobica e dos corsarismos.A Europa-Ocidental pensa da mesma forma e Israel preciona ate com imposição.O que realmente queremos?Sermos uma nação com ideias e atitudes proprias ou o eterno essencial logistico a disponibilizar tudo o que tem BALATINHU BALATINHU em troca de espelhinhos e apitos?O Brasil precisa se decidir e pagar o preço de sua decisão.Ficar encima do muro sorrindo e abanado o rabinho para todos achando que assim agrada é a tolice do prospero fragilizado que so caira a ficha quando tivermos que colocarmos moedas de 1 real em maquininhas para atravessarmos nossas ruas e avenidas.Quem são as nações que fecham com a gente?Os BRICS.E com eles podemos desenvolver tecnologias e trocarmos materiais e peças para substituirmos assim saindo da dependencia monopolizadora e condicionada.Essa é a unica forma de avançarmos tecnologicamente e industrialmente implementando tambem beneficiamento e capacitação.Ninguem que vive condicionado e dependente obtem emancipação e autosuficiencia.Chegou a hora do Brasil ser macho e fazer valer sua soberania de nação e povo livre…….Senhora Dilma Rousseff minha paciencia contigo chegou ao limite da tolerancia minha Senhora.Sua fraze a Hillary em sua posse “A SOBERANIA E AS RIQUESAS DO BRASIL SÃO INEGOCIAVEIS” trouxe esperança mas o decorrer foi a continuidade de escandalos e roubalheiras E AÇÃO ZERO so estorinha para boi dormir.Desde sua posse eu disse que minha paciencia terminaria no primeiro semestre de 2012 E PELO RONCO DESTE BERRO ESTE FURINGO VAI É LEVAR FERRO.

  5. Eta mulher feia essa Hillary Clinton, parece uma bruxa, e a Dilma um capacho de americano, e ainda dizem que ela foi guerrilheira(?…), me parece que ela é chegada nos americanos. Infelizmente eles não são chegados no Brasil, essa é a verdade pura e cristalina.

  6. Esta certíssimo o Brasil se concentra nesse desbalanço comercial e deixar de lado o Irã e Síria pra segunda linha, pois o que interesa é o comércio e não ficar embasando com lados políticos. Coisa que o EUA gosta de fazer quando é pra eles tirarem algo dos outros.

  7. Bota essa vaga para ser recebida pelo patriota, ela não disse que gosta dele, então separa uma suíte e põe os dois lá dentro, será uma ótima chance dela devolver os chifres que levou do Bil Clinton e ainda nós poderemos dizer que o Brasil f#$%eu com os EUA.

  8. A verdade verdadeira é uma so amiguinhos seja quem for que estiver no poder do Brasil faz o jogo dos caras e por eles é garantido.Que gracinha ver antigos bandidos e antigos subversivos serem protegidos por aqueles que bancavam seus exterminios.Ate em nossas Forças Armadas é grande o capaxismo aos Yankees na MB e na FAB.A corporação que tem menos capxos de Yankees é o EB.Para que comprar caças avançados e belonaves modernas se eles poderão serem usados pelos trairas contra nós.Ainda veremos noso povo e nosso exercito lutando contra os vendidos,os trairas e uma coalizão externa.

  9. Olha..eu vou deixar para comentar após a visita da Presidenta Dilma, antes de falar qualque bobagem. Até porque visita não que dizer nada. Eu ainda confio na astúcia da Presidenta. Por isso, não vou ficar aqui chutando, prefiro esperar os fatos.

  10. Corbin07 disse:
    13/03/2012 às 15:30

    Olha..eu vou deixar para comentar após a visita da Presidenta Dilma, antes de falar qualque bobagem. Até porque visita não que dizer nada. Eu ainda confio na astúcia da Presidenta. Por isso, não vou ficar aqui chutando, prefiro esperar os fatos.========Tá certo, até pode ser, + espero q ela ñ viage.E o q essa dona iank vem fazer nas terras Brasilis?!?!Vem cobrar à sua vassala?! sds.

  11. Olha..eu vou deixar para comentar após a visita da Presidenta Dilma, antes de falar qualque bobagem. Até porque visita não que dizer nada. Eu ainda confio na astúcia da Presidenta. Por isso, não vou ficar aqui chutando, prefiro esperar os fatos.========Tá certo, até pode ser, + espero q ela ñ viage.E o q essa dona iank vem fazer nas terras Brasilis?!?!Vem cobrar à sua vassala?! sds.====Eu também não queria, mas fazer o que…Agora o que Essa mulher vem fazer aqui…aí só o tempo dirá..flw

Comentários não permitidos.