O Irã realizou neste sábado manobra militar nas proximidades de sua fronteira com o Afeganistão, informou a agência de notícias Fars, dias depois de exercícios navais no Golfo Pérsico que aumentaram as tensões com o Ocidente e elevaram os preços do petróleo.
Mohammad Pakpour, comandante das forças terrestres da Guarda Revolucionária do Irã disse que os exercícios perto de Khvat, a 60 km do Afeganistão, buscavam “aumentar a segurança ao longo das fronteiras iranianas'”, segundo a Fars.
Os dez dias de exercícios no Golfo, que terminaram na última segunda-feira (2), pioraram ainda mais as relações com Washington dias depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter aprovado sanções para evitar que outros países comprem petróleo do Irã.
Ameaças de que o Irã poderia fechar o estreito de Ormuz, que leva à saída do Golfo Pérsico e por onde passa a maior parte do óleo do Oriente Médio, elevaram o preço do petróleo.
REUTERS, EM TEERÃ
A contagem regressiva está comessando,e acho que esse ataque ao Irã não vai passar desse mês.
Infelizmente concordo que haverá ataque, mas deverá ser no inicio da primavera do hemisferio norte, ou seja, em março.
esse barbudinho ta querendo demais
será , marcio,
,
eu acho que não
Espero q essa temeridade ñ ocorra, os Persas, q ñ tolo ,estão tomando medidas p causar as > baixas possiveis entre os seus + poderosos inimigos…E n empregos vai p o ralo, se essa loucura ocorrer. Sds.
O ataque ao Iraque precisou de uma grande mobilização militar em terra e no mar, e o Irã hoje tem uma força armada melhor equipada que o iraque daquela época, ou seja, esse ataque não será neste mês, pois é preciso uma logistica pelo menos semelhante a que foi feita contra a Líbia, e isso leva tempo. Acredito que mais próximo das eleições americanas seja razoável, isso se o Obama estiver mal nas pesquisas, pois criaria um fato novo unificando o país.
Um abrams gastaria todo o combustível só para alcançar o sopé desta montanha da foto por exemplo, pois é um motor turbina que gasta meio mundo de combustivel só para se locomover na horizontal carregando seu próprio peso. Contra o Irã só uma coalizão muito forte, com ogivas atômicas em uso, e mesmo assim as consequencias negativas para os agressores serão para sempre. Isto inclui os dependentes dos mesmos, ou seja, ‘the entire world’!
É isso mesmo que eu vi na foto? Os caras pegaram um jipe sem blindagem ou com blindagem bem leve, e colocaram uma torre de blindado? Pode ser barato e leve mas toma um tiro e vira queijo suiço.
Numa guerra moderna, não se precisa de infantaria e de marinha de superfície, mas de mísseis com armas nucleares.
O EUA e Israel vão topar com seu fracaço definitivo.