Navio chileno LSDH “Sargento Aldea” hasteada a bandeira nacional pela primeira vez em Toulon, França

Tradução e adaptação: Cláudio M. Queiróz & E.M.Pinto

Plano Brasil

A capacidade operacional do navio permite efetuar  a evacuação de toda a população de Chaiten ou Juan Fernandez  em caso de desastres naturais, transportando em apenas uma viagem toda a carga necessária, inclusive o destacamento aéreo empregado na  “Operação Loreto”.


O Comandante em Chefe da Marinha Chilena o almirante Edmundo González, destacou o papel multifuncional do mais novo navio da esquadra chilena, o  “Sargento Aldeia ” que irá fornecer suporte completo para as áreas extremas, além de exercer um papel fundamental nas operações de defesa nacional.

Em uma cerimônia solene realizada na Base Naval de Toulon, localizada no Mar Mediterrâneo, foi feito o hasteamento da bandeira nacional no navio de assalto anfíbio LSDH “Sargento Aldea”, a mais nova aquisição da  Marinha Chilena, trata-se do ex Marine Nationale de France, TCD  “Foudre”.

A cerimônia foi dirigida pelo Comandante da Força de Ação Naval  francesa, o  vice-almirante Xavier Magne, a cerimônia contou com a presença do embaixador do Chile na França, George Edwards e o Director-Geral dos Serviços da Armada do Chile, o contra-almirante Cristián de la Maza, bem como os membros do comando francês e chileno.

Esta unidade permitirá ao Chile recuperar a capacidade operacional perdida momentaneamente com a baixa do LST “Valdivia” em janeiro deste ano.  Prevê-se a chegada do navio para o Chile durante a primeira metade do próximo ano.

Esta manhã no LSHD “Sargento Aldea” tremolou pela primeira vez a bandeira nacional na base naval de Toulon, na França .

Características do “Sargento Aldea”

O LSHD ” Sargento Village” foi encomendado em 1990 à  Marinha Nationale de France de onde operava  sob o nome de TCD “Foudre”. Naquela marinha o “Foudre” cumpriu uma infinidade de missões de apoio humanitário em tempos de paz, de transporte e implantação de meios militares em operações de paz várias na Europa, África e Ásia. Seu novo nome, presta homenagem a um dos maiores heróis Chilenos, o sargento Juan de Dios Aldea Fonseca, que durante a Batalha Naval de Iquique em 21 de maio de 1879.

Ficha Técnica


Comprimento: 168 m.

Largura: 23,50 m.

Deslocamento de carga total: 12.000 ton.

Calado: 5,2 metros.

Velocidade máxima: 20 nós

Alcance: 11.000 milhas a uma velocidade de 15 nós.

Ttripulação:. 224 homens, possui hangar e convés de vôo para operação simultânea de  três helicópteros .

Como um vaso para missões humanitárias, pode transportar até 1.600 passageiros em caso de emergência, e é capaz de desempenhar funções hospitalares para grandes missões médicas e  missões de evacuação.

Neste sentido, o navio-hospital é equipado com uma área de 500 metros quadrados, implementada com 51 leitos, 2 salas de cirurgia, clínica dentária, Raios-X, Laboratório de Biologia e queimam sala de tratamento.

Fonte: ARMADA CHILENA

9 Comentários

  1. Esse navio em si eu considero muito velho, mas esse tipo são bem uteis, e o NAeL Mina Gerais era basicamente para isso, por isso era chamado de NAeL: Navio Aeródromo Ligeiro. Porém acho que o francês recentemente mostrado no fórum não me lembro o nome, parece ser mais útil já que possui pista para aviões e tem espaço para F-35 VTOL e é bem mais novo.

  2. Esse navio é para receber os helis que a Bolivia comprou? (brincadeira)..

    E a AS vai se armando hj a Venezuela anunciou outro empréstimo de oito bilhões de dólares da China..

    E o barco segue..

  3. Há disponíveis mais atraentes na Royal Navy… O problema é se faremos negócios com os ingleses depois de termos fechado os portos para os navios de bandeira das Falklands. Acho até que sejam compras temerárias, mas que são melhores, ah, isso são.

  4. É um navio muito bom mesmo!!
    Carlos Argus.
    Concordo contigo, penso assim tamben, e a MB já deveria de ter adquirido ou mesmo produzido um NAeL do porte do Minas Gerais.

  5. Excelente aquisição! =b Só acho que precisa de uns pontos pesados para auto-defesa. Já que é robusto. Mesmo tendo uma boa escolta.
    Ao meu ver os chilenos só fazem boas compras. p.s.Deve ser por isto que se acham! Heueheh(Brincadeira)
    Bem que poderia os países da AS terem mais entrosamento no que tange à troca de conteúdos tecnologicos.. Um dá uma sacada no sukhoi, outro no f-16. Uma verdadeira joint-venture. Tendo um estatuto priorizando a defesa da AS e seu parque tecnologico de defesa.
    Mais a fundo. Criar mecanismos de defesa econômica. Isto significa pulso firme. Governo mais controlador invés de população controlada pela a ‘democracia’.
    A Democracia como se encontra é ledo engano! Pessoal. A população não elege ninguém! No final das contas, e nem é ouvida!..
    Somente reformas radicais inovadoras. Diferentes de tudo o que já foi feito é que lograrão algum êxito. Só que para isto há de ter honestidade, compromisso, coragem. E tais características sao raras hoje em dia. Ainda mais quando estas precisam ser aplicadas no todo, e com resultados táteis de muito longo prazo.

  6. .
    .
    Parabéns ao Chile pela aquisição, mesmo sendo um navio usado, pelo menos a marinha não fica parada ao contrario daqui (Brasil) onde fizemos um grande Plano (PEAMB) para a defesa ficar a ver navios…
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.