Defesa & Geopolítica

Navio chileno LSDH “Sargento Aldea” hasteada a bandeira nacional pela primeira vez em Toulon, França

Posted by

Tradução e adaptação: Cláudio M. Queiróz & E.M.Pinto

Plano Brasil

A capacidade operacional do navio permite efetuar  a evacuação de toda a população de Chaiten ou Juan Fernandez  em caso de desastres naturais, transportando em apenas uma viagem toda a carga necessária, inclusive o destacamento aéreo empregado na  “Operação Loreto”.


O Comandante em Chefe da Marinha Chilena o almirante Edmundo González, destacou o papel multifuncional do mais novo navio da esquadra chilena, o  “Sargento Aldeia ” que irá fornecer suporte completo para as áreas extremas, além de exercer um papel fundamental nas operações de defesa nacional.

Em uma cerimônia solene realizada na Base Naval de Toulon, localizada no Mar Mediterrâneo, foi feito o hasteamento da bandeira nacional no navio de assalto anfíbio LSDH “Sargento Aldea”, a mais nova aquisição da  Marinha Chilena, trata-se do ex Marine Nationale de France, TCD  “Foudre”.

A cerimônia foi dirigida pelo Comandante da Força de Ação Naval  francesa, o  vice-almirante Xavier Magne, a cerimônia contou com a presença do embaixador do Chile na França, George Edwards e o Director-Geral dos Serviços da Armada do Chile, o contra-almirante Cristián de la Maza, bem como os membros do comando francês e chileno.

Esta unidade permitirá ao Chile recuperar a capacidade operacional perdida momentaneamente com a baixa do LST “Valdivia” em janeiro deste ano.  Prevê-se a chegada do navio para o Chile durante a primeira metade do próximo ano.

Esta manhã no LSHD “Sargento Aldea” tremolou pela primeira vez a bandeira nacional na base naval de Toulon, na França .

Características do “Sargento Aldea”

O LSHD ” Sargento Village” foi encomendado em 1990 à  Marinha Nationale de France de onde operava  sob o nome de TCD “Foudre”. Naquela marinha o “Foudre” cumpriu uma infinidade de missões de apoio humanitário em tempos de paz, de transporte e implantação de meios militares em operações de paz várias na Europa, África e Ásia. Seu novo nome, presta homenagem a um dos maiores heróis Chilenos, o sargento Juan de Dios Aldea Fonseca, que durante a Batalha Naval de Iquique em 21 de maio de 1879.

Ficha Técnica


Comprimento: 168 m.

Largura: 23,50 m.

Deslocamento de carga total: 12.000 ton.

Calado: 5,2 metros.

Velocidade máxima: 20 nós

Alcance: 11.000 milhas a uma velocidade de 15 nós.

Ttripulação:. 224 homens, possui hangar e convés de vôo para operação simultânea de  três helicópteros .

Como um vaso para missões humanitárias, pode transportar até 1.600 passageiros em caso de emergência, e é capaz de desempenhar funções hospitalares para grandes missões médicas e  missões de evacuação.

Neste sentido, o navio-hospital é equipado com uma área de 500 metros quadrados, implementada com 51 leitos, 2 salas de cirurgia, clínica dentária, Raios-X, Laboratório de Biologia e queimam sala de tratamento.

Fonte: ARMADA CHILENA

9 Comments

shared on wplocker.com