Deu no Voo Tático: Acho que tem mais Mi-35M chegando…

AH-2 Sabre

Nesta quinta-feira, foi publicado no Portal da Transparência o empenho de 60 milhões de dólares, com a seguinte descrição:

PN: W/O CT 004/CABE/2008 – AQUISICAO DE 12 (DOZE) HELICOPTEROS DE COMBATE-TRANSPORTE, MI-35M, DE FABRICACAO RUSSA Requisition: AFE349802CO

Sugestão: Fabricio Rocha

Para que não fiquem dúvidas: esse pagamento ainda se refere às doze aeronaves originais, adquiridas há três anos, e não a um novo contrato.

Fonte: Voo Tático

50 Comentários

  1. viva viva parabens presidente dilma agora vamos compra mais um loye extra de pelo menos 36 dessas bela-naves para o nosso exercito e pelo menos uns 24 unidades para os fuzileiros navais e mais um lote dos mil mi 28 night hunter para fab. boas festas. um abraço amigos

  2. Os Russos assim como so Alemães vem desenvolvendo uma parceria comercial interessante conosco.Suas tecnologias e armamentos por nós estão sendo testadas.A FAB quer mais,o EB anseia e a MB namora os Helicopteros Russos.Teremos novidades em 2012 em plataformas de defesa de curto e medio alcance.

  3. Me parece que o Exercito vai ensina pra Fab como é que se faz, por isso pediu 18 Mi-28 pelo mesmo preço. é outra é maiz leve é superior ao Mi-35.

  4. KHANN disse:Será que terei que votar na Dilma na próxima?Eu também já estou sentindo um pouco de admiração por ela.Na próxima é um caso a pensar.

  5. Mais uma vez no “tobs” dos TROLLS né Jackson….
    Como tem gente que gosta de cuspir pra cima….e que sempre cai no meio da testa né Jackson…Cadê a FAB que odiava o Mi-35 e que não prestava que ia cancelar as encomendas….
    Sempre tem TROLL pra desinformar e o pior é que tem “ot@ar!0” que cai nessa conversa e repete o refrão…
    Abs.

  6. Como estão os primeiros entregues? Estão todos operacionais no clima quente e úmido da Amazônia? A minha pergunta é que o clima de lá é bronca e as vezes é preciso algumas adaptações!

  7. Hugo Chávez ta se mordendo e arrumando mais empréstimo pra equilibrar esse peso…vamos ver até quando o petróleo dele aguenta.
    Truco ou blefe?

  8. Louis Aliot sabatinado chorominga BUÁ BUÁ BUÀ que o Rafale é vitima do Euro rsrs rsrs Sr.Aliot quem mais derruba a Dessault em licitações alem do alto preço e custo do Rafale são seus amiguinhos aliados Americanos rsrs rsrs O Lobby regado a Honetdolares da Boeing e o Governo Americano que não adimitem ninguem com tecnologia avançada de aviação militar do que eles proprios SÃO OS DETONADORES DO RAFALE.Então Dessaulta resta-lhes uma unica saida ja que não levaram nada mesmo na India porque não faz sentido quem opera um 4.5 e desenvolve seu proprio 5.0 e ainda tem sociedade no T-50 adiquirir tecnologia ultrapassada rsrs rsrs.Emirados Arabes são manipulados por Americanos e tambem vão arrumar nada la rsrs rsrs.Eis que surge o Brasil então deixem a arrogancia e o orgulho de lado e nos repassem na integra o Rafale e juntos desenvolveremoscelente projeto,caso contrario,morram com ele nas mãos como morreram com o Concorde rsrs rsrs e juntos aperfeiçoaremos este excelente projeto rsrs rsrs http://www.youtube.com/watch?v=6H0T3TnwcWA&feature=player_embedded

  9. GILSAFRA meu caro voce sabia que o Governo Brasileiro usou o dinheiro do contribuinte para emprestar a Hugo Chavez para ele comprar armamentos Russos????????…CPI DA DEFESA JÁ…

  10. Parabéns ao Governo Federal,por cumprir sua obrigação com os Russos,independente das criticas sobre o MI-35,QUE PARA MIM É UM EXCELENTE HELI,TEM QUE SE HORAR OS CONTRATOS,ainda bem que não teremos esse mico de comprar e não pagar.Esse Heli é robusto,bem armado e excelente para a missão que ele se propoe a fazer.

  11. Ainda bem mas a Dilma tem muito o que Fazer para ter o meu voto em 2014.
    Espero que venha os Mi-28 para o EB Juntamente com os S-300

  12. Se encaixa perfeitamente para a FAB. E o exército precisa de uns helis só de ataque. O mi-28 é uma excelente idéia. Mas o país deveria explorar mais o acordo com a helibrás e também desenvolver aqui mesmo um eurocopter tiger brasileirinho.

  13. A Aviação Militar (CAvEx, FAB e ForAerNav) deveriam mudar o conceito de seus esquadrões (Esqd). ao invés de doze aeronaves divididas em 3 esquadrilhas (Esqda), poderia-se mudar para o seguinte sistema:

    1 Esqda com 5 aeronaves (Anv)=(4+1 p/ o cmt esqda.)
    4 Esqda/Esqd=(20+1 p/ cmt esqd.)

    assim, cada Esqd teria 21 Anv.

  14. Maluquinho disse:

    Dilminha compra MI26 pro EB que voto em voce na proxima rsrs rsrs.

    Concordo com vc Maluquinho o MI26 transporta um nível de carga inacreditável.

  15. Os camaradas se esquecem que a nossa Dilma, foi terrista entre”” etc… ela deve entender muito bem disso talvez isso seja o Primeiro ano dela no governo já ta bom demais, se nesse primeiro governo sair tudo conforme o planejado é ainda os caças, com novos pedidos para mais uma leva, so vou acreditar nela mais um pouco se ela bater logo o martelo e compra os TOR-2ME para nossa artilharia, ja recebemos os Leopard 1A5, agora os Blindados Guarani, é o Exercito fechando as fronteiras com nossos M60 SABER, radares de pequeno porte mais de uso estrategico em determinadas situações, chegaremos-la com certeza, Dilma a Dama de Ferro, se nesse primeiro ano já fez muito imagine daqui a 3 anos parabéns, as coisas são de vagar mesmo mais vamos calcanhando os passos, que ainda ta cedo para tiramos conclusões.

  16. O problema do Tiger na minha opinião é que ele pelo menos pareçe ser subarmado, acho que nos deviamos desenvolver nosso propio heli de ataque, até a Africa do Sul faz o seu propio, por que nos não podemos? E ai fariamos ele como toda arma de guerra tem que ser, simples, barato, mas extremamente eficiente e armado até os dentes, feitos para resistir ao clima da amazonia, nordeste e do sul.

  17. Darth Sidious… defina terrorismo ??? Só pq a Dilma lutou contra um regime com a qual ela não concordava então ela é terrorista ???

    ..
    Nesse caso, então eu posso entender que o povo que fez a Revolução Francesa era terrorista ????
    ..
    Nelson Mandela era terrorista ??

    ..
    Ou sera q os militares que trairam a ordem constitucional é que foram os terroristas da Estoria ????????????

  18. Olha…. só digo uma coisa: Se o Mi-28 vier parar no Exercito… vai ter gente que vai sumir do mapa pro resto da miseravel vida…. PRINCIPALMENTE OS ENGENHEIROS DE INTERNET

  19. Dilma- deixa de lado essas malditas comissões, convoca a EMBRAER e define de vez a equação FX, coloca os nossos interesses como prioridade. Falando em interesses é verdade que os interesses da venezuela tem prioridade sobre os nossos?… parabéns a nossa FAB.

  20. Que bobagem essa de direitalha (isso nem existe mais no país) e petralhada… como disse o Diarium… só serve pra dividir e desestabilizar o país… enquanto vcs se matam nessa briguinha futebolística/partidária, eles dão risada com os bolsos cheios… Pra mim ninguém até agora fez nada de realmente efetivo pra defesa (e pelo jeito nem fará): nem FHC, nem Lula, nem Dilma (essa nem gosta de milico)!
    Qnd vem uma notícia de mais um adiamento do F-X2 ou mais cortes no Orçamento – sempre pra Defesa, mas nunca no pagamento dos juros aos banqueiros, obras super-faturadas pras empreiteiras amigas, aumentos de salários pra companheirada aparelhadora do estado e pros aliados pra garantir a “governabilidade” – chove as críticas (muito justas, por sinal)… Agora só faz (nada mais que obrigação) de liberar a grana pra um contrato já feito a horas, pra meia dúzia de helis, e o governo já vira a oitava maravilha do mundo?! Já temos 250 caças de primeira linha? 20 Fragatas, 3 NaE’s nucleares, satélites militares, sistemas anti-aéreos? Kd os Novos Fuzis do EB e os 2000 Guaranis?! Já temos uma industria militar nacional forte?! Já temos pelo menos um orçamento pra defesa adequado?!
    A roubalheira e maracutaia continuam na casa dos Bilhões de reais e ninguém responsabilizado por isso, e nos quartéis a mesma penúria de sempre…
    Mas parece que já se achou a solução pro povo (do compra-compra) dos Blogs de defesa: basta comprar meia dúzia de equipamentos RUSSOS e meia dúzia dos “Franceses independentes” que o pessoal já fica satisfeito e já vem com o famigerado bordão “nunca antes na história dessa país… já somos potência agora, chora PIG, etc, etc.” – E pro restante do povão: BBB, Novela, cerveja, carnaval e meia dúzia de estádios novos superfaturados basta…uma Lástima!
    Qnt incoerência, as vezes…
    E desculpem pelo desabafo… longe de mim querer ofender qualquer um aqui…

    Sds.

  21. Esse conceito de guerrilheiro ser igual terrorista é a filosofia implantada pelos EUA para justificarem suas violações de soberania e suas atrocidades…..BARCA quanto ao MI26 a meu ver é o mais adequado ao EB para emprego em nossas especificações…Calma galera a Presidenta disse que o Brasil precisa cada vez mais ter Forças Armadas bem equipadas.Em um ano de governo e com muitos problemas tanto adiministrativos quanto internos e externo ela conta com um nivel de aprovação bem maior que de FHC e ate mesmo de Lula.Dilma é a mulher certa no lugar certo,mas acercada de trairas de todos os tipos e intenções.2012 sera o ano da reestruturação de nossas Forças Armadas,segurança e defesa.Ao invez de critica-la deem-lhe um voto de confiança pois se ela não fizer nenhum outro fara melhor.Exigente e perfeccionista gringo nenhum impõe condições a ela e sim ou cumprem as condições estabelicidas por ela ou nada feito e o momento de aproveitarmos a instabilidade economica deles É AGORA!

  22. OS EQUIPAMENTOS RUSSOS PARECEM OTIMOS, O PROBLEMA COM OS RUSSOS E’ A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PEÇAS E MANUTENÇĀO. TAMBEM PRATICAM PREÇOS ABUSIVOS E PRAZOS INFINITOS COM AS PEÇAS. OS INDIANOS ESTĀO COM 2/3 DA FORÇA AEREA NOS HANGARES E O PORTA AVIOES ESTA COM O TRIPLO DO CONTRATO ORIGINAL E CINCO ANOS DE ATRAZO.

  23. O APOIO LOGISTICO DOS RUSSOS NĀO TEM SIDO CONFIAVEL COM O SEU MAIOR CLIENTE QUE E’ A INDIA (MAIS DE 500 AERONAVES). IMAGINA COM SERA COM O NOSSO BRASIL… QUEM TIVER DUVIDAS, FAVOR VISITAR O SITE DO PODER AEREO (www.aereo.jor.br) de hoje.

  24. Vishal Thapar

    Devido ao apoio logístico não confiável da Rússia, a Índia, pela primeira vez foi ao mercado internacional em busca de peças de reposição para aeronaves de fabricação russa e sistemas de mísseis operados pela Força Aérea Indiana (IAF). Tradicionalmente, estas peças vitais são provenientes dos fabricantes de equipamento original intermediados pela Rosboronexport.

    A UPA deu o sinal verde para o IAF se aproximar de fornecedores na Europa, nos EUA e em Israel para, em caráter de urgência, repor os estoques de peças sobressalentes para equipamentos de fabricação russa. Na última contagem, 47 fornecedores espalhados pelo mundo informaram dispor de peças para equipamentos que vão desde motores de MiG-29 (R29) até pneus sem câmara para caças Sukhoi Su-30MKI e peças para os sistemas SAM Pechora e OSA-AK, além de radares baseados em terra.

    Outras propostas ainda serão recebidas. As peças de reposição de caráter urgente incluem aquelas para a manutenção da frota de aviões de transporte An-32, para os quais propostas adicionais foram solicitadas. As solicitações são feitas pela ‘Defence ProcurementProcedure (DPP).

    Fontes na IAF informam que as taxas de manutenção (‘serviceability rates’) nas plataformas de fabricação russa são “inaceitavelmente baixas”, devido à baixa disponibilidade de peças e ao apoio pós-venda. “Isso está prejudicando a prontidão de combate da Índia”, informou um oficial da Força Aérea. A preocupação se estende até mesmo para os caças de linha de frente como o Su-30MKI, uma vitrina da cooperação Índia-Rússia na área de defesa.

    A situação em relação “à disponibilidade e manutenção dos IL-76 e dos reabastecedores IL-78 é “preocupante “, diz o oficial. “Isso vai além de uma discussão sobre o custo”. A manutenção dos MiG-29, também é um problema.

    A origem do problema, revelam as fontes, são as recentes reivindicações russas para aumento de preços e novos contratos. Embora o problema não seja novo, a mudança para a abordagem do mercado internacional é sinal de que a Índia não aceitará chantagens. O aumento dos custos no processo de modernização do navio-aeródromo Admiral Gorshkov, e a renegociação de contrato de 974 milhões dólares para 2,33 bilhões dólares – sem nenhuma penalidade para um período de cinco anos de atraso – destaca-se publicamente como um exemplo da falta de confiança do tradicional fornecedor de armas da Índia.

    A manobra para contornar a situação e adquirir uma fonte de sobressalentes confiável e contínua ocorreu após o fracasso nas conversas entre a Rússia e a Índia ocorridos entre os membros da Comissão Intergovernamental para Cooperação Militar, uma instância bastante elevada entre os governos de Nova Deli e Moscou.

    A Rússia tem um histórico de punir os compradores de armas que procuram novas fontes de sobressalentes e modernizações de equipamentos fabricados em seu país e existem preocupações neste sentido dentro da Índia. A decisão de enfrentar a Rússia surge em um momento de grandes programas de modernização. Um contrato de mais de US $ 2 bilhões assinado para a atualização de 50 Su-30MKI. Um programa de mais de um bilhão de dólares está em curso para a atualização de 62 caças MiG-29, com um adicional de US $ 250 milhões para os motores. Um contrato de 290 milhões dólares foi assinado para a atualização de 160 helicópteros Mi-17.

    Fontes próximas à indústria de defesa russa informam que a aquisição de peças de reposição no exterior para os seus equipamentos pode não ser fácil. Eles alertam que movimentos nesse sentido podem refletir sobre a Índia, sugerindo que o diálogo entre as duas partes “é a melhor opção para resolver os problemas.” Mas com o novo acesso aos fornecedores ocidentais e Israel, a Índia não está disposta a engolir seco. Ela exige do seu tradicional fornecedor de armas a melhor posição.

    Texto originalmente publicado na revista SP Aviation em abril de 2011.

    Leia mais (Read More): Índia corre o mundo em busca de fornecedores de sobressalentes russos | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

    Leia mais (Read More): Índia corre o mundo em busca de fornecedores de sobressalentes russos | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

  25. Então a FAB esta completando o lote de 12 Mi35, isso é muito bom
    Agora teria de continuar para o EB com Mi35, e ou os Ka50 ou Mi26 e para a MB tamben.
    Uma força sem helicopteros de ataques hoje não é uma força.

  26. rsrsrsrs… ta certo… explodir pessoas, matar por interesses politicos, assaltar bancos e casas comerciais para arrecadar fundos a fim de sustentar um movimento armado, executar camaradas etc, não pode ser considerado atos terroristas… rsrsrsrs… esses baluartes da incongluencia ora tão contra terroristas, ora a favor… na verdade não tem noção do sentido da palavra terrorista… é apedeutismo latente mesmo… rsrsrsrs… talvez terror para os mesmos se personifique na pessoa de CHUCKY, o boneco assassino do cinema… rsrsrsrsrs…

  27. .
    .
    Darth Sidious disse:
    19/12/2011 às 01:56
    Me parece que o Exercito vai ensina pra Fab como é que se faz, por isso pediu 18 Mi-28 pelo mesmo preço. é outra é maiz leve é superior ao Mi-35.
    .
    Darth, as duas aeronaves seriam diferentes em sua classe e complementares no campo de batalha, os MI-35 não são somente para ataque, servem para SAR, Missões especiais etc, ja o Mi-28 é somente para ataque, e o EB precisa sim de uma aeronave especifica para o ataque e o combate anti-carro, mas também creio que sirva uma unidade com capacidade mista como o Mi-35, principalmente em suas unidades especiais, onde o Mi-35 abre alas com fogo sobre o inimigo e depois ainda desembarca um pelotão pra acabar o serviço!
    .
    Quanto ao conceito de terrorista creio que sirva de uma vez por todas uma definição legal para isso… sugiro “O Ataque a Civis” sendo reconhecido como terrorismo, ja a luta armada contra o governo por parte de militantes civis ou revolucionários, com motivações politicas ou religiosas, que cometam ataque contra com alvos militares, seja considerada como “Luta Armada” ou “Resistência Armada”… e definido o praticante como “Guerrilheiro” e não terrorista, ja que ataca pessoas treinadas e preparadas para se defender!
    .
    Assim até mesmo estados poderiam ser responsabilizados por atos terroristas, como condiz a realidade dos fatos, ja que estes também utilizam de táticas de terror contra sociedades civis pelo mundo afora…
    .
    E lembrem-se, quem luta contra o poder instituído, seja democrático que ditatorial será sempre chamado de “Terrorista”, mas em juízo servem definições praticas e claras sobre isso… o resto do que leio somente mais do mesmo!
    .
    Valeu!

  28. OLIVER meu caro o site que voce citou como referencia ao embasamento do teu argumento PRA MIM É TENDENCIOSO aja visto que ele sempre envaideceu tudo o que é Americano.Seria a India assim tão otaria que com todas essas coisas desfavoraveis que voce aponta ainda fazendo mais contratos e estreitando cada vez mais relações com os Russos?Oliver meu amiguinho os Indianos não somente são compradores de material e tecnologias Russas,eles tem pacto de reciprocidade militar com a Russia ou seja declarar guerra a um é o mesmo que declarar guerra ao outro.Voce não acha que se os Indianos estivessem tão insatisfeitos como alguns blogs e algumas pessoas alardeam internet afora e tendo os EUA o tempo todo fazendo de tudo para agradar aos Indianos inclusive lhes oferecendo tecnologias que eles não dão aos outros parceiros militares deles so para atrair a India que alem de um importante mercado é estrategissima aos interesses Americanos na Asia,ja teriam os Indianos cedido ao assedio Americano.Então amiguinho encontre argumentos mais fundados para fazer tais afirmações.

  29. O melhor e o mais letal Helicoptero de ataque do mundo o MI26 para o EB Dilminha Please my Queen O EB precisa de MI26 e mais Blacks tambem.

  30. FIN CAL valeu dei uma escorregada rsrs é MI28 rsrs O MI26 é o maior helicoptero de transporte e tambem o mais poderoso.Operado pela Russia,Ucrania e India…………………………………………………………………………………………………”Na Primavera de 2002, um Mi-26 civil foi alugado para recuperar dois MH-47E Chinook do USArmy nas montanhas no Afeganistão.O Chinooks, operado pelo 160 Operações Especiais Regimento de Aviação , havia sido empregado na Operação Anaconda , um esforço para impulsionar a Al Qaeda e Taliban lutando no Vale Shahi-Kot e as montanhas circundantes.Eles acabaram presos nas encostas acima Sirkhankel em altitudes de 2.600 metros (8.500 pés) e 3.100 metros (10.200 pés).Enquanto o segundo foi muito danificado para se recuperar, o primeiro estava determinado a ser reparável e estimada a pesar 12.000 kg (26.000 lb) (com todo o combustível, rotores e equipamentos não essenciais removidos), o que excedeu o CH-47 de carga máxima de 9.100 kg (20.000 lb) a uma altitude de 2.600 metros (8.500 pés).O Mi-26 foi localizado através de Skylink Aviation, em Toronto , que tinha ligações com uma empresa russa chamada Sportsflite que operava três civis Mi-26 versões chamado “Heavycopters”.Uma das aeronaves, fazendo trabalho de construção e de combate a incêndios no país vizinho Tadjiquistão , foi alugado por $ 300.000, que levantou o Chinook com um gancho e voou para Cabul , depois para Bagram Air Force Base em Parvan, Afeganistão para embarque para Fort Campbell , Kentucky para reparos.Seis meses depois, um segundo Exército dos EUA CH-47 que tinha feito um pouso forçado 100 milhas (160 km) ao norte de Bagram a uma altitude de 1.200 metros (3.900 pés) foi recuperada por outro Mi Sportsflite operado -26 Heavycopter…………FONTE WIKIPEDIA……………………………Não sei não mas acho que vem mais MI35 e uns MI26 e seria bom se tambem viessesm MI28.

Comentários não permitidos.