Exército quer crescer na selva

http://2.bp.blogspot.com/_sPSRVdF85kQ/SAvZ-ziVkkI/AAAAAAAACZo/KIu3-AB-gTQ/s1600/SELVA.JPGMais homens e tecnologia de ponta estão na mira do governo para ampliar presença na selva; empresas do Vale vão ajudar

Por Xandu Alves

O Exército Brasileiro trabalha para fazer da atuação na Amazônia uma referência que poderá ser aplicada em outras partes do mundo.

A iniciativa faz parte do processo de transformação das Forças Armadas a partir da Estratégia Nacional de Defesa, estabelecida no ano passado, e das pretensões do país no cenário mundial.

Na avaliação do comandante militar da Amazônia, general Eduardo Villas Bôas, as previsões indicam que, até 2020, o Brasil será a quinta economia do mundo. Isso exigirá mudanças.

“Como o país pleiteia vaga no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), tornando-se um ator global, as Forças Armadas terão que ser compatíveis com as responsabilidades”, afirmou Villas Bôas.

Para ele, se o país buscar o protagonismo, o que as Forças Armadas fazem na América Latina, em especial o Exército, terá que ser expandido para o resto do mundo.

A postura exigirá modernização dos equipamentos e mudança das concepções de emprego nas missões que se vai cumprir.

Tecnologia

O primeiro passo será adotar a tecnologia como item indispensável da vigilância na Amazônia. Nesse ponto o Vale do Paraíba tem papel fundamental.

O Exército finalizou em outubro o projeto básico e começa agora a fase de especificações de equipamento do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras).

Trata-se de um sistema de alta tecnologia que terá uma rede de sensores colocados ao longo da faixa de fronteira. Na Amazônia, o sistema aproveitará a estrutura dos 27 Pelotões Especiais de Fronteira, ao longo da divisa com sete países.

A rede contará com radares, Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) e sistemas conectados por satélite a centros de comando que, por sua vez, estarão ligados a unidades operacionais e a sistemas de outras forças, como Polícia Federal, Marinha e Aeronáutica.

“Ao detectar qualquer problema em tempo real, a resposta do Exército também terá que ser em tempo real”, disse Villas Bôas, que prevê a implantação completa do sistema em 10 anos.

Empresas

Segundo o comandante da Amazônia, o sistema está “motivando a indústria brasileira a desenvolver tecnologia e equipamentos”, em especial empresas como Embraer, Avibras e Orbisat, todas instaladas no Vale do Paraíba.

Villas Bôas considera a tecnologia desenvolvida no Vale indispensável para aprimorar a cobertura militar na Amazônia. “A presença física é impossível em toda a área de fronteira. A única maneira é fazer por meio de tecnologia de ponta.”

O efetivo do Exército também será ampliado, na Amazônia, para corresponder às pretensões do país. A meta é saltar de 27 mil militares para 40 mil até 2030.

A barreira para a expansão é a falta de estrutura na Amazônia, que tem os piores indicadores sociais da América Latina, segundo relatório da ARA (Articulação Regional Amazônica), rede composta por 24 organizações atuantes na região (leia texto ao lado).

“A Amazônia não comporta muito efetivo. A infraestrutura não suporta. Poucas cidades têm condição de receber uma unidade com 600 integrantes”, apontou Villas Bôas.
“Nosso crescimento tem que ser qualitativo. Temos que ter tecnologia incorporada, melhores sistemas de comunicação e maior mobilidade.”

Unidades

O Exército criará três novas brigadas na Amazônia: uma na foz do rio Amazonas, a segunda em Manaus, que será estratégica para os problemas na fronteira, e a terceira no Acre. Esta última é necessária em razão da rodovia que ligará o Brasil com a rota comercial do Pacífico.

“Com a estrada, a Ásia e a China estarão colocadas dentro do nosso território. A região sofrerá um impacto econômico enorme. Temos que ficar atentos”, disse o general.

A previsão do setor de inteligência do Exército é que, com a estrada e a abundância de energia elétrica, diversas empresas se instalarão na Amazônia, o que trará progresso, mas também pode trazer crimes, como tráfico e contrabando.

População ainda vive em cenáriode desigualdade

Relatório da ARA (Articulação Regional Amazônica) divulgado na última quarta-feira, em Belém, durante encontro do Fórum Amazônia Sustentável, revela que a Amazônia ainda tem indicadores sociais distantes dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU em 2000.

Os 34 milhões de habitantes de nove países que compartilham a floresta estão longe de alcançar as metas da ONU para a população amazônica, em itens como educação, saúde, mortalidade infantil e materna e de meio ambiente. As metas têm de ser cumpridas até 2015.

O relatório mostra que, desde 1990, a Amazônia melhorou os indicadores, mas os avanços não foram considerados significativos e estão abaixo das médias nacionais.

Segundo o coordenador nacional da pesquisa, Adalberto Veríssimo, apenas um dos oito objetivos estabelecidos até 2015 foi alcançado na Amazônia: a eliminação da desigualdade de escolaridade entre homens e mulheres.

“A Amazônia é sempre a parte mais pobre de cada país porque é uma região que tem padrão de desenvolvimento baseado ainda na extração de recursos naturais, com grande impacto ambiental associado”, avaliou Veríssimo, representante do Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia).

O fosso social é evidente nas pequenas cidades do interior da Amazônia, nas quais os poucos recursos e a mínima infraestrutura são garantidos pelo Exército Brasileiro.

Confira a reportagem feita pelo Jornal O Vale com o apoio do Exército Brasileiro.

Fonte: O Vale

24 Comentários



  1. ate 2050/60 a Floresta Amazonica vira cerrado…face ao aquecimento global.

    mais logico investir em tecnologia de guerra do que em contingente armado para combate em selva que no futuro deixara de existir.

  2. É isso ai GENERAL E VILAS BOAS,LUTE para que a amazonia seja protejida devidamente,pois é um patrimonio nacional,armas modernas tecnologias helicopteros barcos armados estrutura e mais bases,O MI-35 SABRE é exelente para a amazonia e teriamos que ter um helicoptero puro sangue de ataque tambem para protejer a amazonia,uns tresentos para começar,DIFICEL NÉ, MAS PRECISAMOS.

  3. Isso é uma exelente noticia, precisamos começar a arrumar primeiro o basico. Não da pra ja começar ja querendo produzir porta-aviões nuclear sem antes se quer saber produzir um reator. Se quisermos ter forças armadas bem equipadas precisamos começar com coisas simples como os fuzis, vants de vigilancia, e principalmente equipamento para os soldados como coletes a prova de balas, essas coisas. Ai sim vamos para caças e etc… Integrar a amazonia definitivamente ao Brasil é fundamental e de extrema urgencia.

  4. O Estado brasileiro deve se fazer presente na Amazônia não somente com as forças armadas que já se encontram sobrecarregadas nessa região(fazendo muito mais que seu dever),mas também com estradas,saúde,infra estrutura.
    O BRASIL não é só sul e sudeste, nem só Amazônia devemos ter uma política mais homogênea para todo país onde esteja o norte,nordeste e centro-oeste ou seja o BRASIL como um todo!

  5. Reativar o projeto Calha Norte, atualizar para os dias de hoje.
    Povoar ao mínimo, equipar adequadamente.
    Helicopteros Sabre, aquela lancha sueca que é o “bicho” na mata etc.

  6. Na minha opinião, com os políticos que nós temos, a tendência é andar para trás ou estagnar, em matéria de defesa da Amazônia. Os nossos militares, também não são criativos e intuitivos. As ONGs brasileiras escoam recursos financeiros pelo ralo. Quem autoriza o funcionamento dessas ONGs ? Os políticos,e creio que passam a controlá-las colocando parentes e amigos. Não vai sobrar recursos para as Forças Armadas fazerem bem o seu trabalho. A melhor defesa da Amazônia, é povoar as regiões de fronteiras, construindo estradas de acesso e cidadelas, a cada 100 km de distância umas das outras. Os Pel de Front ficariam entre essas cidadelas.

  7. xtreme, a Amazônia vai se transformar em um deserto negro, pois irá pegar fogo naturalmente, devido a perda de umidade que virá. A não ser que represemos todos os rios da Amazônia em época de vazante. O que acontecerá com a humanidade, caso a maior floresta do mundo se incendeie ? 90% dos seres vivos morrerão, pois a temperatura da atmosfera irá para 60 graus C e todas as geleiras do planeta se derreterão, elevando o nível do oceano em 60 metros. Veremos furacões pelo mundo todo,mcom ventos de 500 km/h. As florestas são como mares de gasolina, ou seja, muito perigosas. Vamos lotear todas as florestas do mundo, em blocos de 50 x 50 km e com corredores (parede corta-fogo) de 1 km entre eles.

  8. Hoje os comentários estão apocalipticos, rapaziada menos. Em 2050 vou estar caindo os dentes, mas o Brasil vai continuar acreditem.

  9. até 2020, o Brasil será a quinta economia do mundo. Isso exigirá mudanças.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk com os f5 da fab

  10. é realmente um trecho que o dandolo comentou esta realmente correto a umidade na amazonia esta cada vez pior estão ficando bem baixa, agora aqui no amazonas ta com um clima bom porque o inverno amazonico esta chegando mas no verão parace que a cidade esta pegando fogo.

  11. PENSAMENTO POSITIVO…BRASIL!
    .
    .
    .
    Aos poucos o governo anda…más que bom,é melhor que ficar parado.
    .
    A vantagem é que não precisamos fazer tais modificações as pressas a toque de caixa como está fazendo a Venezuela que está gastando uma selva de dinheiro sem estimular o desenvolvimento da industria e a tecnologia venezuelana,isso sim é o pior dos males, sufoca os recursos financeiros sem vantagens sociais.
    .
    Não temos inimigos externos graças a politica pacifista brasileira que procura o diálogo,se dependesse de alguns “gênios” o Brasil estaria rodeados do inimigos beligerantes,só por questões ideológicas emotivas,vide como era as relações de Hugo Chaves e Uribe,graças a Deus não temos no poder,até agora,nenhum desse dois tipos patéticos.
    .
    Parabéns Brasil esse é o caminho,com prudência e determinação chegamos lá no topo!

  12. O QUE A INTELIGÊNCIA DO EXERCITO NÃO DISSE….ACAIXA DE PANDORA
    .
    .
    ************

    “A previsão do setor de inteligência do Exército é que, com a estrada e a abundância de energia elétrica, diversas empresas se instalarão na Amazônia, o que trará progresso, mas também pode trazer crimes, como tráfico e contrabando.”

    **********
    .
    .
    .
    De acordo com muitos especialista em epidemiologia,nas selvas virgens há escondidos muitas coisas,novidades, boas e outras bem más;há doenças do tipo malária,ebola ou febre amarela,que são vírus só que desconhecidos,só esperando o grande dia de conhecer a cidade grande….a selva de concreto armado.

  13. Realmente o exercito carece de equipamentos para atuar na Amazônia e sem eles somente sua presença Nao fará muita diferença. Seria necessário pelo menos fora os VANTS e radares, mais helicópteros como o Sabre e quem sabe algo como os Ka-52 (sonho). O mais importante seriam lanchas como a CB-90 já que os principais meios de locomoção na Amazônia sao os rios.
    Fiquei pensando também se as pistas clandestinas bombardeadas pelos ST Nao poderiam ser usadas como postos avançados de vigilância pelo exercito. Um pelotão de selva mais 1 ou 2 helicópteros de ataque como os que mencionei mais 1 radar como o Saber M-60 E alguns pequenos VANTS ( Daqueles portáteis ) Nao ajudariam também.
    A Amazônia e muito grande e dificil de ser inteiramente monitorada, então deve se pensar em todos os meios possíveis para se cumprir a tarefa.

  14. Construção da Hidrelétrica Belo Monte – Sou a favor da construção dessa hidrelétrica. Motivo ? Irá reter a água na Amazônia, impedindo que perca a umidade. Se a Amazônia ficar seca, vai incendiar-se, matando 90% dos terráqueos. Não vamos atrás das pessoas que não possuem conhecimento de causa. Cuidado com os Ecologistas, as ONGs estrangeiras e os Indígenas apátridas. Países imperialistas não querem deixar a Amazônia se desenvolver, a fim de internacionalizá-la. Depois eles tomam conta. O povo brasileiro é o mais ingênuo do mundo. Papai Noel não existe !

  15. Belo Monte é necessária, por um único motivo: Tornar a Amazônia mais úmida. Precisamos represar a maior parte dos rios da floresta, principalmente na época da vazante. Se a Amazônia ficar muito seca, vai se queimar naturalmente, o que mataria 90% dos seres vivos desse planeta, devido a imensa liberação de CO2, fuligem (tornando oceanos e geleiras mais escuros, absorvendo mais a energia solar), metano, além da energia calorífica lançada na atmosfera. Floresta é um mar de gasolina. Temos que tomar muito cuidado com elas, em termos de incêndio. A Amazônia poderá se transformar facilmente em um Saara negro, se nada for feito nesse sentido. Se a ONU não ajudar o Brasil e represar a água da Amazônia, ela vai se incendiar naturalmente, e matar 90% dos seres vivos na Terra. O meu estudo é intuitivo. Já morei em Belém e Manaus, e conheci a floresta por dentro. É muito difícil fazer uma fogueira dentro dela, devido a umidade. Andei lendo, que as geleiras dos Andes estão diminuindo, daí menos água na foz do Rio Amazonas. Se a Amazônia secar por 2 meses, creio que ela pegue fogo, e ninguém vai conseguir impedir tal calamidade. Além de represar os rios na época em que as chuvas são mais escassas, teríamos que lotear a floresta em blocos de 50 x 50 km, distanciados entre si de corredores de 1 km (parede corta-fogo), para evitar que um provável incêndio de alastre. Acredito, que a vida na Terra tenha se extinguido por causa da queima das florestas, elevando a temperatura do planeta para 60 graus C, e sendo assim, todas as geleiras do planeta derreteriam, elevando o nível do oceano em 60 metros. El Niño e La Niña, podem causar secas na Amazônia catastróficas. A Amazônia é o lugar que cai mais raios desse planeta. Se tivesse que se incendiar, já teria ocorrido. Se perder a umidade ela pegará fogo sozinha, pois é onde o Sol bate mais forte (Equador).O oceano ficando mais escuro através da fuligem, absorve mais a energia solar, aquecendo mais ainda o planeta. As geleiras, que refletem a energia solar para o espaço, ficando mais escuras pela poluição, reterá mais calor. A interação dos fatores climáticos, gera um efeito cascata e uma reação em cadeia, pois um influencia no outro. Terrível. As microondas também aquecem a Terra, e ninguém fala nada. Elas fazem as moléculas vibrarem, liberando mais energia. Dizem que o telefone celular faz o nosso corpo aquecer 0,5 C.

  16. Hoje aqui a maioria esta com espirito de porco… KKKKKkkkkk
    Brasil 5° Potencia…hahaha
    Ganharam o mes, sugiro ao pessoal do blog fazer um campo para votarmos na piada do mes. Quem vai ser potência sem aviação? Sem Sub? Sem míssil?…
    Vou dormir…tchau.

  17. tem que diminuir esses prazos ta muito extenso e ve se investe mais na compra dos caças logo mas tem que ser dos russos e investe tambem na marinha pois esse papinho de sobrar sempre para o exercito o dois mil volts sozinho porque a a mioria dos soldados como sao filhos legitimos da nossa terra vao ter que lutar sem cobertura aerea nem naval poque nossas elites tanto direita ou esquerda sao um fiasco o que tem bastante é covardia.

  18. Vamos aumentar o número de soldados nas 3 armas e fazer os mesmos presentes em td o norte do páis,fortemente; e pf, td com equipamentos Brasucas , novos de 1 linha…inclusive de caças e as CB90 , p ontem.

Comentários não permitidos.