Possível ajuda de emergentes gera na Europa temor de ‘colonização às avessas’

http://www.humorpolitico.com.br/wp-content/uploads/2011/09/euro-em-queda-130911-humor-politico.jpg

A eventual ajuda de países emergentes, sobretudo da China, à Europa está sendo vista com reticência por alguns setores no continente, que veem a iniciativa como uma ingerência que pode afetar a soberania europeia.

Na França, a oposição teme as contrapartidas que a China poderia exigir para ajudar a Europa e qualifica de “chocante” o apelo feito “a uma ditadura comunista”. “A ajuda da China significa uma perda de independência para a Europa. Sermos obrigados a proclamar ao mundo que vamos recorrer à China para nos reequilibrarmos significa que teremos menos armas para negociar assuntos cruciais com esse país”, diz François Bayrou, presidente do partido centrista MoDem.

Ele cita, entre as negociações cruciais, a questão da desvalorização da moeda chinesa para estimular as exportações do país. A “guerra cambial” é um dos temas da pauta da reunião de líderes do G20 que começa nesta quinta-feira em Cannes, na França.

“Decidimos nos entregar com os pés e as mãos amarradas aos emergentes. Os europeus não podem discutir uma proteção contra os efeitos sociais e ambientais da globalização e pedir, ao mesmo tempo, a quem você vai negociar isso, para pagar a conta da sua crise financeira”, diz o deputado do partido verde europeu Daniel Cohn-Bendit.

Soberania

Por todo continente, a possível ajuda dos emergentes à Europa em crise é alvo de críticas. Em fóruns na internet, cidadãos europeus também manifestam reticências. “Após os indignados, os humilhados. Pedir ajuda à China é uma humilhação”, diz um internauta. Mesmo na Itália, país visto como um dos possíveis próximos a serem afetados com o agravamento da crise, a ajuda provoca divisões.

O ministro das Finanças da Itália, Giulio Tremonti, havia alertado, em um livro publicado há três anos, sobre os riscos de “uma colonização invertida da China na Europa”. Mas recentemente, o mesmo Tremonti não viu com maus olhos a possibilidade de a China comprar títulos da dívida italiana em um momento em que a Itália teve de captar recursos no mercado com juros bem mais altos do que os habituais.

“Se a zona do euro precisa recorrer aos credores estrangeiros, ela vai depender necessariamente da vontade deles para assegurar seu autofinanciamento”, diz Harry Wolhandler, diretor da corretora Amilton Asset Management.

“Se a China conseguir impor seus pontos de vista diplomáticos e comerciais graças a uma eventual forte participação no Fundo Europeu de Estabilização Financeira, podemos considerar a possibilidade de perda de soberania”, afirma.

“A China busca garantias políticas para acesso aos mercados europeus e para manter sua moeda desvalorizada. E pode ter uma posição fortalecida para negociar outros pontos de conflito com os europeus, como o estatuto de economia de mercado que ela espera obter”, afirma a economista Françoise Lemoine, economista do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Economia Internacional.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, que negociou o plano europeu de ajuda à Grécia e preside atualmente o G20, assegurou que a independência da Europa não estaria ameaçada com a ajuda da China à crise na zona do euro.

Instabilidade

A cúpula do G20 em Cannes, que deveria aprofundar a discussão sobre ajuda dos emergentes à Europa, acabou sendo colocada em um cenário de incertezas por causa do anúncio surpresa da Grécia de convocar um referendo sobre o pacote  de socorro europeu.

A ajuda prevê o corte de 50% da dívida grega em poder dos bancos e o reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FESF). Segundo alternativas em discussão, a China poderia injetar recursos justamente nesse fundo, estimados entre 50 bilhões e 100 bilhões de euros.

Em entrevista ao jornal francês Le Figaro na segunda-feira, o presidente chinês, Hu Jin Tao, não deixou claro se seu país pretende socorrer financeiramente a Europa. Mas afirmou que o “G20 deve emitir um sinal claro de solidariedade”.

A China possui reservas internacionais colossais, da ordem de US$ 3,2 trilhões. O país já teria, segundo estimativas de economistas, US$ 500 bilhões em títulos da dívida de países europeus, como Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha. Antes de chegar a França, para a reunião do G20, Jin disse esperar “convencer a União Europeia a reconhecer a China como uma economia de mercado”, disse o líder chinês na Áustria.

Se a China obtiver esse estatuto junto à Organização Mundial do Comércio, poderá exportar mais facilmente. A União Européia é o principal importador de produtos chineses e representa 20% do total das vendas externas do país.

A China poderia exigir em contrapartida que a Europa pare de criticar o país por manter sua moeda, o yuan, desvalorizada artificialmente, o que favorece suas exportações.

A ajuda da China à Grécia no ano passado já havia provocado críticas em países europeus, que não viram com bons olhos os chineses comprando ativos a preços baixos e se apropriando de setores de infra-estrutura do país, como o contrato de concessão de 3,3 bilhões de euros para explorar o porto de Pireu. A estratégia da China seria criar uma rede de portos, ferrovias e centros logísticos para distribuir seus produtos em todo o continente.

“Não há uma agenda escondida e o desejo de colonizar a Europa. Antes de tudo, a China vai agir em função de seus próprios interesses”, diz a economista Mary-Françoise Renard, do Instituto de Pesquisas sobre a Economia Chinesa (Idrec, na sigla em francês).

Analistas afirmam que há um interesse mútuo entre europeus e chineses para que a zona do euro não desmorone. A indústria chinesa seria afetada pela redução drástica da demanda europeia e isso teria repercussões sobre o crescimento da China, que já está sofrendo desaceleração, dizem os especialistas.

Fonte: Último Segundo

33 Comentários

  1. Espero que a Europa se afunde cada vez mais.
    Continente arrogante que só fez mal ao mundo inclusive a nós…
    .
    Sei que não podemos generalizar, mas pouquíssimos de lá fizeram bem ao mundo, agora abraça!

  2. A Europa poderia ter mais humildade,principalmente a Itália de Mussulini,e a França do Marechal Petain!
    Quem impõe exigências e o credor !

  3. César Pereira disse:
    03/11/2011 às 15:14
    ———-
    HUMILDADE?
    Essa é uma qualidade do povo, esse sofre, passa fome, fica desempregado, é atendido no corredor de hospital, estuda em colégio público de péssima qualidade.
    Na Europa e nos EUA os ricos sempre continuarão ricos, eles esqueceram do que aconteceu com Maria Antonieta, o que agora eles perceberam é que se não ocorrer uma estabilidade rápida, haverá convulsão social, caos, revolução , saques, gangues, nos moldes que eles planejaram para as elites do oriente médio. Não haverá bunkers suficientes.
    Por isso não está descartada a GUERRA TOTAL.
    A reinicialização do sistema.
    Você acha que eles querem isso pra eles(?) :
    —–
    http://www.youtube.com/watch?v=9y53nk7bzAs&feature=player_embedded#!

  4. Eu li uma reportagem defesa brasil onde disem qie vladimir pitim alerta sobre posivel empenho americano para gerar uma guerra total convencional para poderem se manter como egemonia politico economico mundial,ingrassado que embaixo alerta para não acreditarmos,quem quiser é só ler deve estar la ainda,só sei de uma coisa,sobre economia,os paises ricos estão em apuros porque estagnaram,não tem mais o que gerar emprego em seu pais,acabou as grandes obras de geramento de emprego e renda,atecnologia esta tirando o emprego e isto éra obvio de aconteser,ao contrario os paises emergentes tem muitas obras a serem feitas e as grandes multinacionais grandes grupos estão aplicando o seu envestimento nos paises emergentes,então ouve fuga de captal e os ricos estão em apuros,em seus paises,não tem como manter o emprego pois não tem o que gerar,e a mão de obra se tornou muito cara em seus paises de origem,as grandes fabricas em sua maioria estão na china,india,russia,africa do sul,qual a salvação?na cabeça americana uma grande guerra convencional global,destroi-se tudo e começa a contruir tudo novamente,mata-se um pouco da humanidade e aroda começa a girar novamente,sera esta a solução?.

  5. Seja lá qual for o sistema, novo ou velho, antes ou pós uma eventual guerra, nada mudará.

    Isso é da natureza do ser-humano.

    É apenas uma questão cíclica, começa de uma forma, e acaba de outra.
    Tem sempre que ter uns que ganham e outros que perdem.
    Idéia do mundo perfeito, paraiso perfeito, somente em inúmeros livros de escrituras sagradas, ou seja, esperar que o divino venha fazer por nós algo que nossa incapacidade não nos permite.

    O mundo perfeito.

  6. Ué… não foi um jornal britânico q insinuou q o Brasil passaria a ser metrópole de Portugal e q isso seria bom, no final das contas?

    Se os europeus não conseguem pagar suas contas, q vendam seus porta-aviões e submarinos (só parafraseando Margareth Thatcher, q está bem escondidinha com essa crise do cassino europeu-americano)

  7. Europeus, americanos, japoneses, brasileiros, entre outros, têm que entender, que o PIB vai ter que cair entre 10% a 20%, pois a China, Rússia, Índia, ex-repúblicas comunistas e países europeus do leste (que eram comunistas), tomaram o espaço econômico. Terão que se adaptar a essa nova realidade. O Brasil foi pessimamente administrado por Collor, FHC e Lula, e agora pela Dilma. Vamos afundar pessoal … O Brasil está fazendo tudo errado.A nossa Div Pública está impagável. Não vamos conseguir mais rolá-la, pois já estamos gastando 5% do PIB para isso. Os países europeus ferrados, gastam em torno de 3,5% para rolar as suas dívidas. Coloquem-me no Governo, que esse país passa a crescer como a Rússia e Argentina em apenas 1 ano.

  8. Eles que se afundem, que nós ficaremos aqui de camarote só olhando, sem um pingo de culpa ou lágrimas!Não são supra sumo da humanidade como imaginam, são perigosos, ameaçadores, tão afundando na própria arrogância, vai de globalização,vai de eco-chatice, e afudem bem, e profundamente, pra nunca mais se levantarem, há e aproveitem e levem os norte americanos juntos!

  9. Quem viver verá. O que esta ocorrendo é o ápice da usura. O efeito pirâmide do enriquecimento sem causa chegando ao fim. Corajosamente nosso país pagou o preço e muito alto, jamais visto. O que os europeus terão de pagar nem se compara com o que ja pagamos. O povo brasileiro não faz idéia de quanto ja pagou por uma dívida que nunca existiu. Nunca tivemos educação, saúde e poder de consumo, somente agora estamos nos ariscando em mudarmos nossos hábitos de consumo. Agora os piratas estão no próprio quintal. A ganância do juro fácil estourou no colo deles. Que se danem… Empresários brasileiros, esperem a quebradeira deles, depois comprem tudo com alguns quilinhos de carne…hehehe.

  10. Este medo tem fundamento,a culpa da europa estar nesta situaçao ja foi esclarecida aqui neste blog,a materia aonde um economista chines que vive na europa ,citou com muita propriedade os vicios adquiridos pelos europeus.Berço de pesquisas cientificas e avanços na qualidade de desenvolvimento humano,nao ha como negar a contribuiçao decisiva da europa dos seculos 16,17,18,19 e 20 (o fato deles considerar seus colonizados como lixo,nao retira os meritos alcançados pelos irmaos europeus nas areas das ciencias,alias boa parte do mundo realmente merece este titulo),infelizmente a europa nao se limita apenas aos paises:Alemanha,Austria,Holanda,Paises nordicos e Inglaterra, o resto da turma ferrou com os caucasianos !

  11. Estao sendo levados para o buraco,ou rompem como euro ou ja era !!!!! A Turquia deu sorte em nao estar atrelada ao euro,a cultura do povo turco ,tambem ajuda evitar a megalomania de gastar sem pensar nas consequencias!

  12. Nada de emprestar n suado dinheirinho aos Europeus.. assim teremos tempo p produzir n armas de defesa contra eles = OTAN/ianks.Charge mt boa, espero q vire realidade c a saída da Grécia e mt outros..Sds.

  13. O BRAZIL poderir ajudar a EUROPA com suas reservas comprando os equipamentos que precisa a preço de OCASIÃO-LIQUIDAÇÃO, grande ajuda, nada mais justo para o destino dos nossos impostos,somos um cliente em potencial, junta a fome com a vontade de comer, valoriza nossa ajuda, se estivessem no nosso lugar, eles não iriam deixar passar essa oprtunidade. vamos lá DILMA faça sua parte, não esqueca é tudo jogo de interesses, cada um pra si e deus por todos.

  14. Compra de pratileira, rápido enquanto é tempo, vivemos em combate, só não sabemos. DISSUASÃO URGENTE é o mínimo no momento, continuar o já programado, concordo, só que a maré vem forte, vai nos alcançar e não teremos tempo de recuperar, tempos de vaca magra já passou, justificar o leite derramado lamentando não ter BOLA DE CRISTAL, ter outras prioridades até concordo, expor nosso lombo a chicotadas com tantos impostos jamais justificaria deixar
    as portas sem reforço, se ocorrer o bicho vai pegar pra muita gente,CERTO.

  15. Pessoal, existe muita coisa escondida sobre o colapso da grécia. O povo grego é culpado de não contestar os seus lideres, mas não pelo colapso. Quem tiver tempo da uma olhada neste site http://grcrisis.blogspot.com/p/summary-of-greek-crisis-and-peoples.html e comenta aqui o que achou? muita informação sobre as causas do colapso grego.

    um ótimo video para comentar o colapso americano muito bom mesmo, por favor comentem os aspectos que podem muito bem se relacionados com a realidade do Brasil. http://www.youtube.com/watch?v=D71aiYq7jeM&feature=related

  16. Se eles morassem em outro planeta não tinha problema, o fato é que estamos no mesmo barco, e tem uma música que diz “a barca virou porque fulano não soube navegar”, ou seja, se não sairmos juntos vamos todos para o fundo. E o fundo significa guerra mundial.

  17. Os humilhados serão ferrados, a Dilma falou que o Brasil esta pronto para ajudar a Grecia, não precisamos de caça, de saude, de educação, estradas, portos…

  18. Nao sou economista mas acho ingenuidade pensar que se a Europa afundar sairemos completamente ilesos. O Brasil também tem negócios por lá assim como temos capital europeu investido aqui. Um colapso da Europa causara danos na economia de muitos paises pelo mundo, claro, mais em uns que em outros, mas Nao vejo com bons olhos essa crise. A vantagem e que, assim como a China, podemos negociar uma ajuda tirando proveito a favor do Brasil. Discordo de todos que torcem para a Europa afundar sendo que podemos sair ate lucrando de alguma forma se a ajudarmos. Basta saber negociar.

  19. DINHEIRO PARA FAZER O MAL….ELES TEM DE MONTÃO!
    .
    .
    *********

    Em plena Crise Econômica EUA gasta cerca de nove milhões mais contra Cuba.
    .
    .
    .
    .
    “(….)O International Relief and Development, O International Republican Institute (o famoso IRI) e a Pan American Development Foundation, recibem todos uma mesma quantidade: exatamente 693.069 dólares, para ensinar aos cubanos o que têm de pensar.
    .
    O IRI é financiado também pelo Fundo Nacional para a Democracia (NED, assim são suas siglas em inglês), o mecanismo CIA para financiar “abertamente” à clientela dos serviços de inteligência.
    .
    Através do IRI, o governo norteamericano paga líderes contra-revoluvionários, entre outras coisas outorgando “prêmios” às figuras da “dissidência” que ultrapassam suas tarefas de propaganda no exterior.(…)”
    .
    .
    .
    (…) Esta nova distribuição de milhões acontece quando enquanto a América está enfrentando uma grave crise econômica que coloca muitos de seus cidadãos, muitas vezes em situações críticas sem que possam contar com um tão generoso apoio como esse.(….)”

    *********
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2011/11/em-plena-crise-economica-eua-gasta.html?utm_source=BP_recent

  20. A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (4) ter considerado que a reunião do G20 realizada em Cannes, na França, foi um “sucesso relativo”. Segundo a presidente, houve avanços na discussão sobre a crise na zona do euro, mas outros assuntos importantes foram deixados em segundo plano.

    Ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a presidente Dilma Rousseff conversa com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante reunião do G20, em Cannes; encontro foi marcado por discussões sobre a crise na zona do euro. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)”O G20 foi um sucesso relativo no sentido de que era impossível que esse G20 não tratasse da crise […] e fizeram uma agenda ligada a essa questão”, afirmou a presidente em coletiva de imprensa de balanço do encontro de líderes mundiais.

    Foi a sexta edição do G20, criado em 1999 e que anuamente reúne chefes de Estado, ministros da Fazenda e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo.

    saiba mais

    Brasil está pronto a contribuir com FMI, diz Dilma a líderes do G20Em reunião do G20, Dilma defende piso global de rendaFMI e fundo europeu
    Sobre a afirmação de que o Brasil está disposto a contribuir mais com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para auxiliar na solução para a crise, Dilma disse que é preciso uma reflexão sobre a “mudança na correlação de forças”.

    “Nós discutimos as cotas, o fato de que a governança do FMI tem de refletir uma mudança na correlação de forças. […] Nós com maiores cotas, outros países com menores. Acredito que reflete um mundo novo que nós estamos vivendo”, disse a presidente aos jornalistas.

    Dilma disse que o Brasil não deve contribuir diretamente para o fundo de estabilização europeu. “Não tenho a menor intenção de fazer nenhuma contribuição direta pro fundo de estabilização europeu, até porque nem eles [europeus] têm”, disse a presidente.

    Perguntada se o Brasil apoiava a criação de uma taxa financeira global, que Dilma comparou com o Imposto sobre Operações de Crédito (IOF), ela afirmou que o país “não é contra”. “Se houver uma taxa financeira global, o Brasil adota. Nós não somos contra.”

    Rio+20
    A presidente Dilma Rousseff anunciou ainda mudança na data da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, a ser realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012. Segundo Dilma, a data passou de 4 a 6 de junho para 20 de junho, para que os líderes pudessem participar.

  21. uai… nao sao “os bons”?? que se virem!!!

    Nunca fizeram nada (de bom), por nenhum Pais…. agora q colham os frutos….rsrsrs

    Que Inglaterra e Portugal se lasquem!!! Vao ter q usar todo o ouro, prata e pedras preciosas q roubaram do nosso Brasil na epoca colonial…

    QUE FIQUEM DE JOELHOS PERANTE A CHINA!!!!!

    adooooooooorro!! rrsrsrsr

  22. Adorei o que a Dilma falou no final do G-20 sobre emprestar dinheiro a Europa. “NÃO VOU EMPRESTAR DINHEIRO! Porque? …se nem eles querem! Porque eu vou?”

  23. As aplicações Brasileiras em titulos externos consiste em 2/3 titulos Americanos e 1/3 titulos Europeus sendo que com os Americanos temos lucro zero e risco zero e com Europeus temos o que?Lucro zero e risco total né!Então porque entrarmos nessa furada de ajuda a Zona do Euro.Que vendam suas empresas e tambem seus TONHOS.

Comentários não permitidos.