Arábia Saudita diz que Irã deve pagar por “conspiração”

Príncipe-sênior saudita Turki al-Faisal

A Arábia Saudita disse nesta quarta-feira que o Irã deve “pagar o preço” por uma suposta conspiração para matar o embaixador saudita em Washington, e autoridades norte-americanas disseram que isso poderia gerar uma nova rodada de sanções pelas Nações Unidas.

Teerã rejeitou furiosamente as acusações feitas por altos funcionários dos Estados Unidos na terça-feira, classificando-as como “amadoras”, mas elas podem representar uma ameaça à paz e a estabilidade no Golfo, uma região importante para o abastecimento mundial de petróleo e com uma série de bases militares norte-americanas.

“O ônus da prova é opressivo… e mostra claramente a responsabilidade das autoridades iranianas nisso. Alguém no Irã terá que pagar o preço”, disse em Londres o príncipe-sênior saudita Turki al-Faisal, um ex-embaixador em Washington.

O vice-presidente dos Estados Unidos Joe Bidden repetiu o sentimento, dizendo à rede de televisão ABC que o Irã deveria ser responsabilizado. Ele afirmou que Washington estava trabalhando para uma nova rodada de sanções internacionais contra o Irã.

Autoridades dos Estados Unidos disseram na terça-feira que haviam descoberto por meio de dois homens ligados a agências de segurança do Irã um plano para matar o embaixador saudita Adel al-Jubeir. Um deles foi preso no mês passado, enquanto outro acredita-se que está no Irã.

O motivo para o suporto ataque não está claro. No passado, o Irã assassinou seus próprios dissidentes no exterior, mas uma tentativa de matar um embaixador seria algo bastante incomum.

Fonte: Folha

33 Comentários

  1. Pra mim isso é mais uma mentira plantada para demonizar o Irã. Acusar um país sem prova concreta é a especialidade da CIA e do Governo dos EUA. Usarã esse pretexto para benefício próprio.

  2. Tudo mentira rsrs Arabia saudita lambe saco do tio sam, eles querem mesmo é tornar o oriente numa nova Texas eliminando os últimos homens xiitas com base na religião extremista islã apenas isso.

  3. .
    .
    E assim se faz tudo de novo, nem mudaram o roteiro… faz-se uma “Tentativa de Atentado Terrorista” do Irã, depois vai dizer a gritos e desesperos na mídia que o Irã apoia e financia o terrorismo… depois se parte para fechar as alianças com os capachos de sempre, que para fazer teatro vão pedir “provas do Caso”… e no fim se tenta a permissão da ONU para invadir o país… até que se parte para a ação Unilateral ja que a ONU não vai autorizar…
    .
    Pessoal, tem muita gente que gosta de filme repetido!!
    .
    Valeu!!



  4. a Europa ja pediu para ver as provas contra o Irã…

    não duvido que seja factivel esse complo iraniano…o tempo dira…

  5. Senhores… Manobra para resolver o problema xiita… Americanos e israelenses atacam Irã com as bençãos dos sauditas que aplacam a fúria árabe ao mesmo tempo que controlam na base do porrete a “primavera árabe” promovida pelos xiitas sauditas e de outros sultanados do golfo. []´s

  6. Até parece o filme do Rambo…..quem lembra do Stalone ajudando os Taleban contra a Rússia????……eu lembro…
    *
    *
    Filme Repetido…..

  7. É preciso esperar para confirmar a veracidade dos fatos. Contudo, caso sejam verdadeiros, o Estado fascista, teocrático e medieval iraniano merece uma condenação vigorosa, e veremos quais serão os argumentos dos esquerdalhas para defender o Irã

  8. Meu caro Príncipe…se o Irã quisesse atacar um embaixador de vocês. Eles poderiam fazer isso em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Lugares que estão menos defendidos contra atentados. Parece que nem os aliados da OTAN acreditaram nessa historinha fraca…e exigiram PROVAS!
    ————-
    A quem interessar possa: O quarteirão onde fica a embaixada da Arábia Saudita é o mais protegido de Washington depois da Casa Branca…quem lembra do filme do Michael Moore sabe.

  9. Eu me lembro que o presidente iraniano disse a uns 2 anos atrás que se o irã fosse atacado eles atacariam Israel assim como disse o presidente sírio a uns dias atrás…

  10. Mais um mentira dos EUA, são uns mentirosos mesmos só os lacaios deles acreditam nessa palhaçada. Isso só pode ser piada mesmo, e os EUA já fizeram armação mais bem feita, no caso das armas de destruição em massa no Iraque, só a Rede Globo da credibilidade e isso!

  11. caiozin! Alex Jones expõe muitas vezes coisas interessantes. Mas não esqueça que ele esconde sua raiz judia.. não sabe-se o porquê!.. Já que judeus são também vítimas dos judeus sionistas. Repare que Alex Jones culpa sempre o governo americano, que também é vítima dos sionistas.

  12. Lá vem mentira de novo já não aguento mais tanta safadeza para provocar uma guerra com intuito de roubar a riqueza do outro.

  13. A cobra engoliu o rabo, esta delirando, ridiculo pensar que o mundo continua o mesmo, os velhos metodos so funcionam na cabeça dos cmts conservadores da CIA/FBI, o que existe hoje não cabe esse tipo de metodologia arcaica;
    Ganhei no grito não cola tem que provar com fatos, arrumar atores é fácil, montar uma CENA é tb fácil, Arabia Saudita que se cuide, tb vai sobrar pra ela questão de tempo, qual a idade do REI????? DEUS, manda reciclar os cmts americanos.

  14. Ja esta se tornando monotona os pretextos que os Estados Unidos inventam para atacar um pais que eles consideram hostil. Sao sempre os mesmos, so muda a epoca e os nomes. Organiza um ataque terrorista contra seu proprio povo, soldados, navios etc ou deixam ser atacados ou como no caso 11 de Setembro, bem nem e bom comentar. Em 1898 queriam tomar para si o que restava do imperio espanhol. Que fazem? Afundam um navio seu o USS Maine, causando a morte de 260 pessoas e acusam Espanha. A imprensa exige guerra, e pronto guerra contra Espanha, o fim do imperio espanhol e EUA se apropriam desses territorios, inclusive Filipinas. O governo queria participar, contra a vontade da maioria da populacao, da segunda guerra mundial, que fazem? Provocam o Japao e quando este reage e decide atacar Pearl Harbor, vem order presidencial aos comandantes militares. Deixe que eles ataquem. Resultado? massacre de cidados norte americanos e a opiniao publica passa exigir guerra contra o Japao. Queriam atacar o Vietnan. Que fazem atacam seus proprios navios no golfo de Tonkin e diz ter sido vitima de um ataque vietnamita. Querem atacar o Iran e isso ja faz algum tempo e estao tentanto inventar uma justificativa. Um reflexo da fraquesa politica da elite politica norte americana e que eles ainda nao se sente com confianca que o povo norte americano vai engulir uma outra dessas invencoes para justificar atacar Iran. Dai essa ultima trama que nem mesmo Agencias de Analises como o Strafor – que tem vinculos com setores do pentagono – parece acreditar nelas. Ira nao tao estupido para dar esse pretexto que os norte americanos e os israelitas estao procurando. Mas mentira repetida pode se tornar verdade e dado que imprensa independente mundo ocidental e uma minoria que nao tem muita penetracao popular nao me surpreendera se um dia uma dessas invencoes absurda vem ser aceita pela populacao e o Iran sera finalmente atacado.

  15. .
    .
    É preciso esperar para confirmar a veracidade dos fatos. Contudo, caso sejam FALSOS ESSES DADOS, o Estado fascista Yankee, teocrático “com seu destino manifesto” e medieval anglo-sáxone onde usa-se sempre a força militar no exterior para resolver seus problemas internos, merece uma condenação vigorosa, e veremos quais serão os argumentos dos direitalhas para defender os USA.
    .
    Hehe, e ficou bom…
    .

  16. Em tempo: Porque a CENA se deu justamente AGORA? outra, é dentro do territorio americano, local protegido, quando poderia ocorrer em outro lugar do planeta, porque um embaixador da A Saudita se existem várias personalidades americanas desprotegidas ou quase, como se fosse seguro sair de casa hoje. Eu, acho que o IRÃ precisa de ALÁ urgente!

  17. meu para acabar com essas guerras no orinente medio transfere o estado de israel para os estados unidos
    ai la eles ja sao controlados pelos judeus mesmo
    nao vao nem ligar!

  18. Esquerdalha quando resolve ser engraçado consegue ser infeliz duas vezes. Infeliz por não ser engraçado e por cometer erros e equivocos grosseiros. EUA teocráticos por conta do destino manifesto? Esqueceu o nobre esquerdalha que o destino manifesto já foi abolido da política do governo americanos no fim do séc. XIX, ainda que infelizmente sobreviva no imaginário de muitos cidadãos de lá e seja repetida por infelizes como Mitt Romney.Bem diferente do Irã, onde o Estado é assumidamente muçulmano xiita.
    .
    EUA fascista? deixa eu ver: o fascismo se caracteriza como regime ditatorial com forte apelo às massas, que persegue e mata opositores frequentemente incitando às massas para tal. Tem isso no Irã? sim. Nos EUA? Não. presença de milícia paramilitar para garantir a sobrevivência do regime, atacar e intimidar opositores? Tem no Irã (Os Basijs), mas não tem nos EUA. Antissemitismo? precisa dizer mais? tem no Irã mas não nos EUA!
    .
    Medieval? Deixa eu ver. Ainda que nos EUA exista pena de morte (o que filosoficamente condeno), ao menos as pessoas lá possuem alguma garantia de um processo judicial isento, onde é assegurado o contraditório e a ampla defesa. E as execuções ainda seguem um roteiro onde é evitado o escárnio público do condenado. Já no Irã mulheres adúlteras são condenadas à morte em processos totalmente viciados, onde a denúncia é aditada em grau de recurso e as execuções são feitas em praça pública com métodos desumanos como o apedrejamento. Mais medieval que isso, impossível..
    .
    Obviamente tais constatações não podem ser percebidas pelos esquerdalhas afinal, são tantas afinidades com o regime iraniano que fica difícil enxergar..
    .
    Por fim fica uma recomendação aos esquerdalhas: “Conversa Fiada” faz mal à saúde mental(quem sabe daqui a 20 anos vocês entendem a mensagem)

  19. Quando eu digo que ele distorce tudo, ele me chama de entreguista: “E acho que ja chega de ficar pregando a RETORICA DO ÓDIO em nosso país como estás sempre fazendo, essa coisa ai de que “Criticou os USA é Comunista”, “Criticou a Israel é Anti-Semita”, “Criticou aos militares é revanchista”, “Criticou a guerra no Afeganistão é defensor de Taliban terrorista”…” suas palavras, caro esquerdista… distorcer, é sua genialidade… quem sera que realmente faz discurso de ódio e ideologico?… fazer o que, Tirelles… temos que aprender conviver… democracia sempre…

  20. isso pode ser o estopim para uma invasão americana , já que temos tropas posicinonadas no iraque e afeguenistão.
    Seria uma boa tbm , para recuperar a industria americana .

  21. Os modelos dos EUA (democracia não e praticada pela maioria) do Ir~a (teocracia) são uma porcaria… Infelizmente qualquer conflito lá vai ser muito ruim para nós!

  22. Excelente Wi, uma imagem vale muito mesmo, somente sendo muito tolo mesmo para acreditar que ter liberdade para escolher a marca de um produto é ser livre, é estar em um país livre e democrático. Teocracia? Só um tolo esperneia que os EUA não são uma teocracia, lunáticos armados e invasores, que vivem com o dedo no “botão vermelho”, loucos para explodir mais algumas bombas como fizeram no Japão, é hilário eles falarem do Irã com complôs se são eles que instauram e patrocinam ditaduras por todo o mundo como fizeram no Irã mesmo, no Brasil, Chile, Uruguai, suportam os cartéis mexicanos, as piores ditaduras da África e Oriente Médio tem patrocínio e foram instauradas com ajuda dos EUA, essa é a terra livre, democrática, dos homens bons, tudo isso em nome do lucro, nada mais, só uma pitada do que fazem e fizeram e pretendem ainda fazer, aí querem me fazer acreditar que o “satã” do mundo é o Irã!

  23. Com certesa é mais uma jogada suja dos manipuladores do mundo os disseminadores de intrigas e discordias os anglo-sionistas.Eu to doidinho que se peguem logo e que sejam varridos e que o mundo se livre logo dos vermes do deserto,Israel,Irã,Arabia Saudita.Que ardam logo no inferno.

Comentários não permitidos.