Japão lança satélite por informações sobre mísseis norte-coreanos

http://www.satnews.com/images/h_iia-5mar2003.jpgO Japão lançou nesta sexta-feira um satélite de inteligência de seu centro espacial de Tanegashima, no sudoeste do país, depois de a operação ter sido adiada em três ocasiões no último mês por causa do mau tempo, informou a agência local Kyodo.

O satélite foi posto em órbita em um foguete H-2A, em uma operação coordenada pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) com a fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries. Entre os objetivos do satélite está o recolhimento de informações sobre o eventual risco que os mísseis norte-coreanos representam para o Japão, segundo a Kyodo.

O Japão já pôs em órbita três satélites deste tipo após os testes de mísseis da Coreia do Norte, e o lançado nesta sexta-feira tem a missão de substituir um desses três, que já ultrapassou sua vida útil.

Este quarto satélite espião custou 35,9 bilhões de ienes (348 milhões de euros), e as despesas relacionadas com seu lançamento alcançaram 10,4 bilhões de ienes (100 milhões de euros).

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. nao tem muito tempo q falei da JAXA.
    eles sao praticos, e isso q importa na area espacial.
    nao sei, mas 4 satelites Espioes so pra espionar a Coreia norte..nao é muito nao? vejo os chineses na mira dos sensores opticos, nao sei pq..abraços.

  2. A JAXA é um exemplo de profissionalismo e comprometimento, são “novos” nessa area e olha o que já fazem…. e não me vem dizer que é porque são japas, temos muitos mais gênios aqui que não e nunca serão aproveitados o nosso problema é vergonha na cara, sim porque nosso programa espacial é sinônimo de falta de vergonha na cara!

Comentários não permitidos.