Defesa & Geopolítica

EUA negociam venda aviões F16 ao Iraque

Posted by

http://www.visualintel.net/USAF/Weapon-Systems/F-16-Falcon/090217-f-4177h-931/652893683_A2LqF-L-1.jpgOs Estados Unidos estão “muito próximos” de vender 18 aviões de combate F16 ao Iraque, anunciou hoje em Washington um alto responsável militar norte-americano.

No decurso de uma conferência no Pentágono o general Russ Handy, comandante das forças aéreas norte-americanas estacionadas no Iraque, revelou que o país árabe congelou no início de 2011, na sequência das revoltas no mundo árabe, um acordo avaliado em mais de 4,2 mil milhões de dólares (perto de três mil milhões de euros).

No entanto, o general sugeriu que actualmente as perspectivas de contrato “são muito prometedoras” e sublinhou que a médio prazo o Iraque poderá encomendar um total de 36 aparelhos.

“Todas as pessoas do governo iraquiano com quem contactei estão convencidas de que é uma boa escolha. Estamos muito encorajados com essas palavras e temos o sentimento de que estão muito próximos de assinar” o contrato, precisou Russ Handy.

O responsável militar recordou que os aparelhos, fabricados no Texas pela Lockheed, demoram dois anos a ser construídos e previu a entrega dos primeiros aviões para o final de 2013 ou o início de 2014.

15 Comments

shared on wplocker.com