EUA negociam venda aviões F16 ao Iraque

http://www.visualintel.net/USAF/Weapon-Systems/F-16-Falcon/090217-f-4177h-931/652893683_A2LqF-L-1.jpgOs Estados Unidos estão “muito próximos” de vender 18 aviões de combate F16 ao Iraque, anunciou hoje em Washington um alto responsável militar norte-americano.

No decurso de uma conferência no Pentágono o general Russ Handy, comandante das forças aéreas norte-americanas estacionadas no Iraque, revelou que o país árabe congelou no início de 2011, na sequência das revoltas no mundo árabe, um acordo avaliado em mais de 4,2 mil milhões de dólares (perto de três mil milhões de euros).

No entanto, o general sugeriu que actualmente as perspectivas de contrato “são muito prometedoras” e sublinhou que a médio prazo o Iraque poderá encomendar um total de 36 aparelhos.

“Todas as pessoas do governo iraquiano com quem contactei estão convencidas de que é uma boa escolha. Estamos muito encorajados com essas palavras e temos o sentimento de que estão muito próximos de assinar” o contrato, precisou Russ Handy.

O responsável militar recordou que os aparelhos, fabricados no Texas pela Lockheed, demoram dois anos a ser construídos e previu a entrega dos primeiros aviões para o final de 2013 ou o início de 2014.

15 Comentários

  1. Breve breve os DINOS F 18 tbm tarao sendo vendindo

    como Banana pra paises como eses ,NAO duvido que o Chile

    no futuro nao compre tbm o DINO f 18

  2. Eles que invadiram o iraque, destruiram a tudo e agora dizem que estão “negociando” a venda de F 16 com as autoridades locais. Gostei mais ainda da unanimidade TODOS acharam uma excelente ideia…rsrs
    Viva a ironia dos gringos a pax americana e os petro-dolares!

  3. Até parece,os EUA usaram bombardeios para convencer os iraquianos, houve uma invasão, destruição, assassinatos a reveria, e agora tão colhendo os lucros do gasto, guerra é investimento!

  4. Coitado dos vencidos, e esse f16 serão td chipados…e ai deles se mexerem nos mesmo..Eles estão fazendo de td p o tal de Almaluco os aceitarem dentro do Irak, estão fazendo até ameaças, tipo, vc ainda ñ estão prontos p se defenderem , etc,etc, etc. Espero q o Sdr e sua Milicia ,são verdadeiros patriotas,os atakem se continuarem em terras Irakianas, td p pegar o Irã..Mt bom.

  5. NEGOCIAR….NEGOCIAR….?
    .
    .
    As sucatas serão “negociada” com os rendidos e o seu “redentor”-Rsrs….
    .
    Negociar…negociar…fico imaginando isso ai entre o governo do Iraque com os EUA?
    .
    Negociar…negociar…fico imaginando isso ai entre uma galinha e uma raposa?
    .
    Negociar…negociar…fico imaginando que tipo de negocio seria entre um lobo e uma ovelha?
    .
    Negociar….negociar….negociar…?_Rsrss…

  6. os EUA destruiu o iraque investiu muito dolar e esta precisando de emprego para sua população e como conseguir
    empurrando produto empoeirados e defasado .

    a maior ameaça do iraque e os EUA e les ja não tem mais nada para de defender então porque compra se os americanos vão controla os caças .

    obama : precisamos fazer uma operação contra terrorista
    (grupo população e um homem que disse ou fes algo errado)
    quem vai la os f16 super modernos joga uma bomba controlados pilotados pelo iraquianos mais comandado pelos americanos e a operação sera custeada pelo iraque

  7. .
    .
    18 unidades do F-16 por 4,2 Bilhões de US$… Barato demais hein… URRRA, que isso meu, caro pra cacete!!!
    .
    Assim é bom invadir país petrolífero né, pode cobrar o que quiser dele que ele vai ter que pagar com o próprio petróleo!!
    .
    Valeu!!

  8. Uma vergonha, massacra um país todo e depois vende armas a preços exorbitantes empurrando guela a baixo…bem se ver que os americanos não têm ética!

  9. Breve breve os DINOS F 18 tbm tarao sendo vendindo
    como Banana pra paises como eses ,NAO duvido que o Chile
    no futuro nao compre tbm o DINO f 18

    ————————-

    E o F-5 o que é?

  10. Nao desfaco o f-16. Apesar de projeto antigo ainda Nao deixa de ser um bom caça assim como o f-18 que ainda vai ser usado pelos próprios americanos por muito tempo ainda. Com certeza o que sera vendido ao Iraque Nao sera um Block 52 que e a versão mais atual, sera uma mais “básica” mesmo. Esse negocio de “negociando” com o governo iraquiano e conversa fiada só pra dizer que eles tem liberdade de escolha quando na verdade os iraquianos sao obrigados a “engolir” qualquer coisa que os EUA empurrarem. Duvido que eles possam escolher outra aeronave que Nao seja americana. Preço que se paga pela “libertação” do pais pelos americanos. E o mesmo acontecera na Libia se Kadafi Nao conseguir reagir e voltar ao poder.

  11. Os F16 devem ser uns dos melhores caças que já existiram principalmente para países que não têm possibilidades de comprar outros, são baratos,se estiverem actualizados com o MLU podem utilizar muitos dos armamentos modernos, e temos que admitir mesmo que alguns não gostem que a empresa Lockheed Martin pode dar assistência com bastante rapidez

  12. Países que não dominam a o projeto, desenvolvimento e construção de um equipamento militar, não tem nunhuma possibilidade de se defenderem… É absurdo o Brasil continuar comprando caixas-pretas…tecnologias que a qualquer momento podem ser bloqueadas.

Comentários não permitidos.