Nasa testa motor da nova geração de foguetes

A Nasa realizou os primeiros testes com seu motor J-2X, o coração da geração de foguetes que deve levar o homem ao espaço profundo.

No dia 14 de julho, ele teve a ignição ativada por 1,9 segundo no Centro Espacial John C. Stennis.

Usando uma mistura de combustíveis e com capacidade para ligar e desligar no espaço, o novo motor é a aposta da Nasa para conseguir mandar uma missão tripulada para Marte ou para um asteroide nas próximas décadas.

O J-2X usa hidrogênio e oxigênio líquidos, que podem ser misturados para gerar mais de 133 toneladas de impulso, o suficiente para levar uma nave à órbita baixa da Terra, ou 110 toneladas, para levar uma nave da órbita baixa ao espaço profundo.

O motor de 4,6 metros de comprimento,  3 de diâmetro e 2,4 toneladas possui um gerador de gás – basicamente, um pequeno motor dentro de um grande motor.


Ele produz um grande volume de gás quente que abastece duas bombas: uma para o oxigênio líquido pressurizado e outra para o hidrogênio. Quando as duas substâncias se encontram na câmara principal de ignição, elas se combinam em uma combustão controlada de alta pressão.

Nos próximos meses, a agência deve continuar testando o motor.

Fonte: Info

12 Comentários

  1. tai uma coisa q os russos sentem dificuldade em fazer, bons lançadores, e bons motores. sem duvida, uma das falhas do n-1 foi seu motor — que era fraco comparado com o do saturn-V. o n-1, ao meu ver, foi tao problematico, q s olhando na parte inferior do lançador, pode-se ver uma quantidade enorme de motores, diferentemente do saturn-V.
    outra coisa q corrabora com minha opiniao, é q, os principais problemas tecnicos de voo do n-1, foram s nao me falha a memoria, erros nos motores. é so vasculhar.
    agora, 11ot, é muita coisa para espaçop profundo…o n-1 divia ter so um pouco mais d capacidade.
    abraços!

  2. Não se justifica mais fazer motores obsoletos desse tipo.
    Sugiro propulsores do tipo fusão-nuclear ou emissão de elétrons.
    Gostaria de trabalhar em um projeto avançado dessa natureza.
    Tenho também em mente outros tipos de propulsão, que utilizam plasma e frequência, e emissão de anti-gravidade.
    Se a Nasa ou Centro Espacial Europeu quiserem me contratar, vamos lá … No Brasil não há condições, devido a mentalidade anti-criativa e anti-intuitiva dos nossos engenheiros.

  3. Sem falar que os tanque deverão ser enormes. Seguindo o projeto do dandolo o lançador seria bem menor e, pode-se dizer, com a mesma capacidade ou até superior. Apoio o dandolo… ah, e o 1maluquinho…

  4. ratus, de uma olhada na net. pesquise seriamente, e vc vai ver o problema q foi o n-1, tanto politica quanto tecnicamente falando. ele foi projetado por korolev para senao me engano, 75t, ou algo mais. mas o projeto da soyus q ia a lua, cresceu d tamanho, e o msm teve q se dar com o n-1. o problema de lançadores russo é tao complexo, q lançadores como o proton — q lança a capsula soyuz de reabastecimento — crescido ate a gota, somente dava para o veiculo russo orbitar a lua, e nao pousar e voltar. [pesquise sobre o n-1, a historia é surpreendente]
    outros lançadores promissores como o zenit, e o angara — este infelizmente nunca saiu do projeto — e mesmo o zenit encontrou muitos, digo, muitos problemas antes de s tornar operacional. o unico lançador russo q foi realmente um sucesso, foi o energia. e claro, o lançador da soyuz, o foguete soyuz, q até hoje está na ativa.
    e pesquisando mais um poko, vc vera q a russia nao chegou a lua, pela morte do incrivel ucraniano, sergei korolev, e pelo malfadado, N-1. os videos do n-1 na net sao incriveis, a destruição de um deles caindo é devastadora.
    procure amigo. e vc tbm nao vai encontrar, na historia da humanidade, motores mais confiaveis, reutilizaveis e mais potentes do q foram o do poderoso saturn-V. nisso, devemos admitir q o alemao deu o seu melhor na Nasa.
    dandolo, korolev pensou tbm em s utilizar de energia nuclear nos seus lançadores. quem sabe um dia, o projeto americano-brasileiro de lançador a laser [descrito no defesabr] nao decola? sorte pra t dan. abraços.

  5. Isso ja faz tanto tempo noticia velha, agora os Russos tem um dos melhores sistemas de propulsão!
    Eles não se interação em espaço profundo,raso,seco.
    Lii aqui mesmo que os RUSSOS querem construir um Motor Fusão Nuclear.

  6. felipe, lucena, nao, nao tem. ainda estou se batendo com o foguete soyuz, e com o proton. sem contar os citados zenit e angara. o problema sempre foi a potencia dos motores, nao sua confiablidade. quando a potencia é pouca, significa q o foguete terá mais motores, e coincidentemente, mas changes de alguma falha. nao falo aq de confiaveis, veja, ate o lançamento do satelite indiano à lua, os indianos precisaram dos motores russos, se nao m engano no segundo estagio. mas como eu tbm falei, o proton nao tinha capacidade de colocar uma nava grande na superfice lunar e depois voltar.
    no fundo, os lançadores nao querem dizer q os russos nao saber fazer nada para o espaço, visto q sem dvuda alguma os melhores projetos de naves, sao russos. abraços

Comentários não permitidos.