Defesa & Geopolítica

Nasa testa motor da nova geração de foguetes

Posted by

A Nasa realizou os primeiros testes com seu motor J-2X, o coração da geração de foguetes que deve levar o homem ao espaço profundo.

No dia 14 de julho, ele teve a ignição ativada por 1,9 segundo no Centro Espacial John C. Stennis.

Usando uma mistura de combustíveis e com capacidade para ligar e desligar no espaço, o novo motor é a aposta da Nasa para conseguir mandar uma missão tripulada para Marte ou para um asteroide nas próximas décadas.

O J-2X usa hidrogênio e oxigênio líquidos, que podem ser misturados para gerar mais de 133 toneladas de impulso, o suficiente para levar uma nave à órbita baixa da Terra, ou 110 toneladas, para levar uma nave da órbita baixa ao espaço profundo.

O motor de 4,6 metros de comprimento,  3 de diâmetro e 2,4 toneladas possui um gerador de gás – basicamente, um pequeno motor dentro de um grande motor.


Ele produz um grande volume de gás quente que abastece duas bombas: uma para o oxigênio líquido pressurizado e outra para o hidrogênio. Quando as duas substâncias se encontram na câmara principal de ignição, elas se combinam em uma combustão controlada de alta pressão.

Nos próximos meses, a agência deve continuar testando o motor.

Fonte: Info

12 Comments

shared on wplocker.com