Texto: Plano Brasil
E.M.Pinto- Informações
Ganesh- Mumbai Índia para o Plano Brasil
O Ministério da Defesa (MOD) Indiano anunciou o desenvolvimento de um novo míssil tático de curto alcance denominado Prahaar, que em sânscrito significa “Ataque”.
Trata-se de um novo míssil tático superfície-superfíce de propulsão em propelente sólido de 3 estágios de curto alcance, balístico que será equipado com pequenas ogivas omni-direcionais.
O primeiro ensaio do míssil está programado para acontecer em 17 de julho de 2011. A plataforma de lançamento móvel é baseada nos caminões Tchecos TATRA veículos 8×8, o qual levará até seis mísseis.
Segundo as informações do MOD, um veículo lançador poderá ser equipado com mísseis de diferentes tipos de ogivas. A Bateria é projetada para entrar em operação e efetuar disparo em menos de 3 minutos.
O míssil deve substituir os míssesis alimentados a combustível líquido, Prithvi, que demandam maior tempo para carga e tempo para entrar em operação.
O Prahaar terá um alcance estimado em 150 km e será empregue na lacuna existente entre os Prithvi, os foguetes Pinaka e o sitema de saturação Smerch MBRL o qual também destina-se a substituir.
Se a tecnologia dos mísseis e do sistema de lançamento e controle for 100% indiano eu vou dizer parabéns, senão…
ainda assim, parabéns p os mesmo, qto ao BRASIL…vamos aguardar na disciplina.Sds.