Defesa & Geopolítica

Marinha do Brasil e Armada Argentina realizam

Posted by

A Esquadra brasileira e a Armada argentina realizaram a Operação “Fraterno XXIX” entre os dias 13 e 20 de maio, na área marítima compreendida entre o Rio Grande (RS) e Mar del Plata, na Argentina. O propósito foi manter o nível de adestramento dos navios do Comando-em-Chefe da Esquadra, avaliar de forma controlada os exercícios e táticas empregadas e incrementar a cooperação e o estreitamento dos laços de amizade entre as Marinhas.

O Grupo-Tarefa 101.2, composto pelas Fragatas “Niterói” e “Bosísio”, pelo Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, pelo helicóptero “Super Lynx” AH-11A e pelo helicóptero “Esquilo” UH-12/13, foi comandado pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, Comandante da 2a Divisão da Esquadra (ComDiv-2), a bordo da Fragata “Niterói”.

Já o Grupo-Tarefa 101.1, composto pela Fragata ARA “Almirante Brown”, a Corveta ARA “Parker” e um helicóptero AS555-SN “Fenec”, foi comandado pelo Capitão de Navio Osvaldo Andrés Vernazza, a bordo da Fragata ARA “Almirante Brown”.

Em apoio a eventos específicos da Operação, também participaram a Fragata ARA “Sarandi”, a Corveta ARA “Robinson” e as aeronaves B200M e P-3B.

Durante a Operação “Fraterno”, foram realizados exercícios no mar de caráter militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando as operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento e de apoio logístico móvel. Entre eles destacaram-se navegação em águas restritas; transferência de óleo no mar; exercícios de pouso a bordo e de “cross-deck” em proveito da Força Aeronaval (diurno e noturno); ataque coordenado a submarino submerso; e manobras táticas em formatura.

Para incrementar a interoperabilidade entre as duas Marinhas, ocorreu o intercâmbio de militares brasileiros e argentinos a bordo dos meios navais, atuando como observadores e integrando os Estados-Maiores dos Comandantes de Grupo-Tarefa. Durante a estada no porto de Mar del Plata, foram realizadas visitas protocolares às autoridades locais e eventos de confraternização entre as duas Marinhas.

Fonte: Nomar



10 Comments

shared on wplocker.com