Irã tem novo método de enriquecimento de urânio, diz instituto

http://minnesotaindependent.com/wp-content/uploads/2010/05/nuclear-iran-map.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

VIENA (Reuters) – O Irã começou a usar equipamentos extras, instalados neste ano, para enriquecer urânio de forma mais eficiente, a despeito das sanções das Nações Unidas (ONU) ao país, informou nesta sexta-feira uma entidade ocidental.

O Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional afirmou em seu site que Teerã passou a usar uma segunda “cascata” (conjunto) de centrífugas nucleares na usina-piloto de Natanz. O instituto não revelou a fonte de sua informação.

O Irã já vinha enriquecendo urânio e, em fevereiro, anunciou que conseguiria elevar a 20 por cento o grau de pureza do material obtido, suficiente para uso em reator de pesquisas médicas.

Os Estados Unidos e seus aliados temem que o Irã se encaminhe para enriquecer urânio até mais de 90 por cento, grau necessário para o uso em armas. O Irã nega essa intenção.

Analistas dizem que a única “cascata” que vinha sendo usada no enriquecimento a 20 por cento era ineficiente, porque gerava uma grande quantidade de urânio baixamente enriquecido, junto com o material altamente enriquecido.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) já havia relatado que o Irã tinha instalado uma segunda “cascata”, mas não havia começado a usá-la.

O segundo conjunto de centrífugas permite que o subproduto do primeiro processamento seja reaproveitado, maximizando o trabalho.

Diplomatas ocidentais já disseram no passado que a segunda “cascata” poderia ser reconfigurada para a produção de urânio altissimamente enriquecido para uso em bombas. A nota do instituto corrobora essa preocupação.

“As atuais ações do Irã, embora superficialmente justificadas por razões civis, principalmente, fazem sentido no contexto de aprender a fazer quantidades significativas de urânio altamente enriquecido de forma suficiente”, diz o texto.

O Irã afirma que teve de partir para o enriquecimento a 20 por cento por causa da recusa de o Ocidente em aceitar o acordo mediado, em maio, pelo Brasil e pela Turquia para que o país enviasse urânio baixamente enriquecido ao exterior, e, em troca, pudesse receber o combustível para o seu reator de pesquisas médicas.

A proposta foi lançada inicialmente em outubro de 2009, mas, quando foi aceita por Teerã, as potências ocidentais consideraram que já era tarde demais e aprovaram um quarto pacote de sanções da ONU a Teerã.

(Reportagem de Sylvia Westall)

Fonte: Reuters

6 Comentários

  1. … cara, alguem ja leu ‘ O Punho de Deus’ ? Forsyth da a descriçao de como seria ( ou poderia ser ) o programa nuclear iraquiano…. e o lance das centrifugas, seu funcionamento… esse negocio com o Ira tá parecendo ficçao..rsrs… mas a realidade é que as coisas vao caminhar para duas alternativas possiveis : ou o Ira se torna autofuciente na produçao das ogivas e o anuncia que tem como realizar um ataque ( o que colocaria as potencias em xeque, pois nao daria para arriscar um ataque sem sofrer a retaliaçao ), ou logo, logo, o Ira e suas usinas serao atacados, de modo á retrocederem uns 15 anos em suas pesquisas e infra estrutura nuclear…
    meu voto vai pra segunda opçao….

  2. Por e por tantas, mostra o real interesse do regime iraniano, que é produzir armas. Pela sua substancia, é uma ameaça ao mundo. Lembre-se que eles nao dao o menor valor a vida, nem a deles, quanto mais a nossa.

  3. Jose Vanildes Luiz :
    Por e por tantas, mostra o real interesse do regime iraniano, que é produzir armas. Pela sua substancia, é uma ameaça ao mundo. Lembre-se que eles nao dao o menor valor a vida, nem a deles, quanto mais a nossa.

    Se os SSioniSStras tem ? ,se os ianks as tem? e deveriam diminuir os seus arsenais,vide o TNP assinados pelos ianks; então,pq ñ os Persas?Onde esá a moral destes países p exigirem tal coisa? O ataque poderá ocorrer até meiados de 2011, + vai ter mt mortos Iranianos,pelo ataque,por radiação,e o contra ataque dos Persas…vai ser um inferno p td os países do planeta.

  4. Eu nao acredito que iriam atacar o Iran, a China tem interesses que as coisas continuem exatamente como estao, recentemente foi noticiado o investimento de mais de 40 bilhoes de dolares da China no Iran, sem contar os grandes interesses dos russos, ateh na area de energia nuclear. Se atacarem o Iran, a China iria perder na reconstrucao do Pais, ficaria tudo para os EUs e seus aliados tradicionais. Alem disso, o Iran nao eh Iraque, tem poder de fogo, lembrando que mesmo com os primitivos misseis scuds, de fabricacao sovietica, chegaram a cair no meio de Israel!!!!!O Iran ja dispoe de misseis muito mais potentes que aqueles usados pelos iraquianos, maginem o que ocorreria com os misseis que hoje o Iran ja dispoe!!!!

  5. Al Carvalho,vc acaba de frustar um monte de iankófilos e SSioniSStras..nesse caso,os msm talvez consigam o querem.Mais esses Persas são mt “Bocudos”,tão levando pancadas + ñ se mancam..o silêncio vale ouro ;”NUKs”

  6. Verdade, carlos argus, se ficassem quietos, os EUs poderiam ateh empurrar com a barriga – mesmo com os “SSioniSStras” pressionando – e fazerem vistas grossas ao programa nuclear deles, da mesma forma que fizeram com Israel. Acho que o Iran poderia seguir um caminho muito menos stressante, tanto para eles como para o mundo.
    Como voce muito bem lembrou, “em boca fechada nao entra moscas”! Tanto o presidente iraniano como o venezuelano sao “bocudos” e perdem muito com isso! O Brasil estah sabendo explorar muito bem isso. O Lula fala, mas na hora certa e marca pontos no mundo inteiro. Os dois agem como caudilhos e o Lula nao, age como um grande estadista.

Comentários não permitidos.