Revista alemã especula se Brasil quer bomba atômica

http://telmoquimica.zip.net/images/cigarros.jpg
Sugestão: Cmdt Melk
AE – Agência Estado

A revista alemã Der Spiegel questiona, em matéria divulgada em seu site hoje, se o Brasil pretende construir uma bomba nuclear. A publicação afirma que, sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil “recomeçou a flertar” com a ideia de produzir uma bomba atômica, após tentativas anteriores malsucedidas durante o regime militar. No entanto, a Der Spiegel afirma que não há provas definitivas de que o Brasil esteja construindo armas nucleares, mas “eventos passados sugerem que é bastante provável”.

O Brasil é membro do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Porém, a revista cita o fato de, desde 2003, o País retomar oficialmente o desenvolvimento de um submarino movido a energia nuclear. “O que há para esconder no desenvolvimento de pequenos reatores para mover submarinos, sistemas que vários países já possuem há décadas? A resposta é tão simples quanto perturbadora: o Brasil está provavelmente tentando desenvolver algo mais nas instalações que declarou como instalações de produção para submarinos nucleares: armas atômicas”, afirma a Der Spiegel.

A publicação cita o vice-presidente José Alencar, que “abertamente defendeu a aquisição de armas nucleares pelo Brasil, em setembro de 2009”. A revista lembra que o fato de o País ser signatário do TNP, na opinião de Alencar, “é um assunto que estava aberto à negociação”.

Segundo a Der Spiegel, o País necessitaria de uma resolução parlamentar para permitir o desenvolvimento dessas armas. Então, o presidente Lula poderia dizer que os Estados Unidos não devem ter o monopólio das armas nas Américas. “Se isso acontecer, a América Latina não seria mais uma zona livre de armas nucleares – e a visão de (Barack) Obama (presidente dos EUA) de um mundo sem armas nucleares estará encerrada.”

Fonte: Estadão

16 Comentários

  1. A especulação da revista alemã é apenas uma frustração porque eles detêm a tecnologia e não podem usufruí-la como eles desejam.

  2. Roberto, não é a toa que escolhi esta imagem, mas para mim, isto é lobbie das empresas de energia nuclear bem como laboratórios alemães que em breve ganharão um concorrente considerável.
    afinal, onde já se viu? você detém as reservas de urânio, tem um programa de expansão de geradoras nucleares, e vai começar produzir seu próprio combustível e fármacos? e nós como ficamos? isto é um absurdo “Scheiße”….
    E.M.Pinto

  3. Eu também acredito que seja lobbie das industrias e dos governos do primeiro mundo. Tudo é uma questão comercial. Isso é previsível e esperado. Em todas as áreas em que o Brasil começa a ter sucesso e a querer fazer frente aos interesses estrangeiros, aí o jogo começa a ficar pesado. Por isso, o país precisa estar preparado, investir em pesquisa sempre e ter uma meta a ser atingida. Nós brasileiros temos de estar de olho permanente, naqueles maus governantes, traidores e vendidos, que visan os seus interesses particulares em detrimento dos interesses da nação.

  4. …é vamos produzir algumas… de preferência de hidrogênio (fusão nuclear), que são infinitamente mais potentes… as comuns já são carne de vaca… até o irã já está tentando fabricar… e depois mandamos para estes germânicos nazistas preconceituosos (alemão é preconceituoso por natureza, é eles na terra e o resto no esgoto)… só que com o relógio ligado e sem possibilidade de desarmar… nós devemos ter o conhecimento, a habilidade de produzir, produzir rápido e em grande escala e principalmente termos uma grande pré-disposição para utiliza-las à qualquer momento e sem nenhuma compaixão ou remorso de faze-lo, contra qualquer um que seja… precisamos deixar o complexo de vira-latas e ser um país que não só mostra os dentes, mas também aplica grandes mordidas e arranca enormes lapos de carne de quem for preciso, só assim se ganha respeito, através da ameaça e do medo alheio.

  5. A campanha ‘Brasil nuclear é perigo para a segurança mundial’ está cada dia mais explicita.
    É o pau que bate em José, agora se volta para João…

    O artigo todo é um ‘show’ de conjecturas maldosas, com algumas pitadas de meias-verdades (que portanto são meias-mentiras…).

    Já se sabe que ‘sabemos’ como fazer bombas, afinal isso não é lá nenhum segredo guardado a sete chaves.
    Pode ser complexo, mas segredo mesmo não é mais…

    Estamos em curso de começar a produção de hexafluoreto de urânio, em breve isso será em escala industrial.
    Nossas ultra-centrifugas ( o motivo da ‘queixa’ da AIEA que o Brasil não ‘colabora’ com a fiscalização) são mais eficientes.
    Temos grandes reservas de urânio.

    O movimento é para assegurar aos países ricos (principalmente EUA, Canadá e UE) o monopólio do comércio de combustível nuclear, além da exclusividade das armas.

    Mas infelizmente existem no Brasil aqueles que concordarão com tudo que se propuser contra o programa nuclear, e temo que nosso próximo governo seja da turma alinhada com tais movimentos externos.

    Devemos agora é assumir uma postura nacionalista e defender nosso programa, sem se preocupar com nos defendermos de ‘acusações escusas’ como essas.

    É assumir que queremos dominar todo o ciclo nuclear porque queremos e podemos fazê-lo.
    Temos urânio, temos parque industrial e material humano para ter TODA tecnologia nuclear que julgarmos necessária sob nosso domínio e vamos fazê-lo.

    Que ladrem os cães, vamos tocar em frente nossa caravana.

  6. “Se isso acontecer, a América Latina não seria mais uma zona livre de armas nucleares – e a visão de (Barack) Obama (presidente dos EUA) de um mundo sem armas nucleares estará encerrada.”

    …. EU li isso mesmo?? Obama e o mundo sem armas nucleares???

    Mentira pouca é bobagem !!!

    Então estamos assim, a campanha de demonização do Brasil Nuclear já começou !!!

    Devemos agora é encurtar os tempos, abandonar acordos e entrar no club dos “Atômicos” o mais rápido possível, tão rápido que uma retaliação militar contra o nosso programa seja inútil para impedir a nossa capacidade nuclear…. depois o resto se ajusta no momento, ou com o tempo.

    Viva o Brasil nuclear, mas subestimar a campanha mediàtrica contra o nosso programa nuclear é um erro, que diga o Iraque e o Irã atualmente !!

    Se Israel tem estas armas e estão sempre em guerra e ameaças no Oriente Médio, por que não podemos possuir, pois aqui no sul guerra eu não vejo… somente bases militares ameaçadoras dos Yankees!!

    Valeu !!

  7. Não porque esses alemães ficam se metendo em assuntos de nosso país.
    A diferença de nosso pais da Alemanhã é q nóa não temos espírito nazista.

  8. Uma boataria infundada, nossa constituição nos proíbe de ter tais armas,p eu, o melhor é revogar esse artigo e sair logo do TNP, os ianks e as outra potências ñ cumprem os artigos do mesmo…então, pq nós seremos os únicos trouxas?

  9. Devemos é sair imediatamente desse tnp hipocrita,faça o que eu estou mandanto,mas não faça o que eu estou fazendo.

  10. Acho que esta revistinha de m…Der Spiegel, ta mostrando o quanto incopetentes são os alemães, ja foram um dia inteligente, mas hoje são covardes e estão a sombra de outrora. Uma vergonha para um país que ja foi uma grande potência armamentista e hoje come migalhas dos EU.

  11. Fernando gonzales :
    Acho que esta revistinha de m…Der Spiegel, ta mostrando o quanto incopetentes são os alemães, ja foram um dia inteligente, mas hoje são covardes e estão a sombra de outrora. Uma vergonha para um país que ja foi uma grande potência armamentista e hoje come migalhas dos EU.

    seu comentário deveria entrar para o livro dos recordes das imbecilidades já escritas… pare de consumir, tomar, cheira, injetar …seja lá o que você anda usando…. ta te fazendo muito…muito… mais muito…mal.

    ps. a revista …publicada em vários países… <>(Seleções) tem artigos feitos para formar opnião (leia-se induzir) ..feitos pela CIA… no caso desta alemã… artigos feitos com o mesmo intuíto (induzir opinião) …. o mundo é político… pois todo animal humano..rsrs…é por essência político…

  12. Com todo respeito, mas uma revista que reproduz artigos da agência central de inteligência americana, visa montar a opinião de acordo com seus interesses político-econômicos, pois antes colocássemos manchetes feitas pela guarda revolucionária islâmica e aí ficaríamos empatados de desinformação pelos dois lados.

    Induzir a opinião num mundo essencialmente político, é natural, mas não vamos ser nós os trouxas a aceitarmos as suas visões baseadas em pontos que ferem ou acusam nossas intenções nacionais. Pois se for necessário, projetam hegemonia sobre outras soberanias.

  13. É essa a idéia , pressão p o BRASIL ñ colocar olhos nos SubNuc e outras coisas + q vai nos tirar desta situação de potenciazinha a de uma Potencia de peso..sem falar no programa nuclear de enriquecimento de urânio nosso…Calma, vem + pressão por aê.Quem viver verá.

  14. O Brasil deve ter submarinos nucleares? Se o dinheiro der, diria que uma dúzia, pelo menos, e capazes de lançar mísseis de cruzeiro com alcance de pelo menos 500 km. Deve ter aviões de caça de 5ª geração? Preferencialmente umas três centenas deles, armados com mísseis no estado-da-arte. Deve operar porta-aviões? Uns três, dois em nossa costa e um para projeção de poder, com uma ala aérea de pelo menos 40 aviões de última geração embarcados. Deve constuir mísseis? Sim, tanto os de cruzeiro, com alcance acima de 500 km, quando os balísticos, não parando até chegar a uns 10.000 km de alcance. Deve montar os pelotões de fonteira? Claro! E não com 50 soldados cada, e sim uns 1.000 soldados cada!!! Deve ter a bomba atômica? Demorou: se eles podem, porque nós não?! Afinal, assinamos esse TNP para QUÊ afinal? Cinco mil, trezentas e treze ogivas nucleares?! Faça-me o favor, Tio Sam! Dá pra acabar com o mundo com esse arsenal…

Comentários não permitidos.