Fremm e S-BR informações sobre os Submarinos brasileiros

http://www.ensta.fr/~best/img/logo_dcns.gif

Caros leitores, sugiro a matéria exclusiva do site Alide  que aborda o lançamento da 1ª unidade Fremm da Marinha da França,  o pessoal da Alide acompanhou a cerimônia de lançamento do Navio em Lorient- França.

A matéria traz-nos muitas informações acerca dos planos e projetos da DCNs, porém destaco no fim da matéria as informações já aqui divulgadas sobre as capacidades dos submarinos Brasileiros da Classe Scorpène.

O Site confima inúmeras das informações por nós divulgados, entre elas, a da dimnsão e alongamento do casco do navio, com uma correção, a informação divulgada pelo Plano brasil de que os S-BR seriam 7 m maiores que os scorpène  Chilenos, na verdade a Alide constatou que seriam 5 metros, no mais a Alide confirma em linhas gerais o que haviamos adiantado.

Os nossos submarinos terão um raio de ação bem maior, com uma autonomia de 60 dias, terá mais espaço para os tripulantes com inserção de camas extras, sistemas de armas mais avançado que as versões até agora exportados, a partipação de engenheiros e técnicos brasileiros no desenvolvimento e construção e uma informação curiosa; a troca dos habituais 2 motores diesel elétricos por 4 segundo as solicitações da Marinha do Brasil.

O site também confirma as partições na construção dos Submarinos, sendo a parte frontal do casco do primeiro navio construído na França e o restante no Brasil.  A partir daí,  os demais submarinos serão 100% fabricados no Brasil no estaleiro que será construído para este fim.

Recomendo a leitura da matéria exclusiva e parabenizo aos colegas da Alide pela bela matéria, clique aqui para acessar a matéria da Alide.

E.M.Pinto

Plano Brasil


7 Comentários

  1. Tomara que venham mesmo estas FREMM, seria uma capacidade de dissuasão e tanto para a MB… certo que menos de umas 24-32 unidades seria jogar dinheiro e dissuasão fora… creio eu !

    Valeu !!

  2. Também estou torcendo para quem venham as FREMM, pois são as que mais se adequaram aos os orçamentos pela MB. Agora seria 12 o nº de escoltas, não seriam? Se sim elas terão defesa aérea decente?

  3. Li a matéria na Alide e penso que talvez este casco maior seja o da versão c/ AIP ( AM-2000 ), neste site (http://www.naval-technology.com/projects/scorpene/ ) consta sobre esta :

    “Its performance features remain the same in all other respects, except that the length increases to 70m and its submerged displacement to 1.870t (against the 61.7m and the 1,565t of the CM2000).”
    Nota : CM-2000 é o de propulsão convencional.

    Sendo assim seria ‘apenas’ um rearranjo de configuração interna aproveitando o anel no qual estaria o sistema MESMA p/ o depósito do diesel, etc.

    Não há informação quanto será o deslocamento do bichinho, os do Chile e Malásia teriam 1600t submerso.

    Agora o que me interessou muito foi a parte das melhorias no sistema de combate, terá alguma coisa desenvolvida aqui como o Sisconta, por exemplo ?

    Abraço a todos.

    • Baqueiro, posso estar enganado mas a minha impressão pelo que ouvi é que não se trata só de um rearanjo mas sim de uma extensão do casco, inclusive a praça de máquinas terá de ser diferente.
      mais uma vez não estou certo mais crio que o deslocamento seria entre 1800-2000 ton.
      Quanto aos sistemas de combate este é quente, e nem me atrevo a falar porque nada ouvi sobre isto, mas acho que não diferirá muito do que vai entrar em breve na Marine natinale…
      Grande abraço
      E.M.Pinto

  4. Olá amigo E.M.Pinto,

    em relação ao comprimento do casco só conclui porque o do SBR e do AM-2000 são praticamente os mesmos, já quanto ao sistema também pensei que ele poderá estar muito próximo do que estará na nova classe nuclear francesa Barracuda e provavelmente no nosso Subnuc, mas torço para tenha algo de bom desenvolvido aqui.
    Abs.

  5. O clube naval , em uma conferência lá ocorrida, deixou , o orador, transparecer q a maquete seria o desenho fiel do Subnuc nosso…só q + bem armado.Espero.

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention Fremm e SBR informações sobre os Submarinos brasileiros « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.