Unasul ameaça boicotar cúpula da UE por causa de Honduras

http://www.sacralidade.com/imagens_2009/imagens_0193/honduras2.jpg

Marcia Carmo

De Buenos Aires para a BBC Brasil

Os líderes da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) podem deixar de ir à reuniao com a União Europeia na Espanha se for mantido o convite ao presidente eleito de Honduras, Porfírio Lobo, disse nesta terça-feira o presidente do Equador, Rafael Correa.

“Todos queremos ir à reunião, mas não queremos que minimizem o que aconteceu em Honduras. Se o novo governo de Honduras assistir à reuniao (da UE), nós não compareceremos”, disse Correa.

Segundo ele, existe um “mal estar da maioria” dos integrantes da Unasul.

“Honduras teve, claramente, uma ruptura institucional e agora convidam o presidente eleito. Qualquer grupo dá um golpe de Estado, convoca eleições e não acontece nada”, disse.

As declarações de Correa – que ocupa a Presidência temporária da Unasul – foram feitas ao lado da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, após o final do encontro dos líderes da Unasul na cidade de Campana, próxima a Buenos Aires. O presidente Lula já tinha embarcado para Montevidéu, no Uruguai.

Lula

Kirchner afirmou que Lula defendeu o retorno do presidente deposto Manuel Zelaya à Honduras com direito de “exercer seus direitos políticos”.

Fontes do governo brasileiro, que participaram da reunião, disseram que era esperado que a União Europeia consultasse os países da Unasul sobre o convite ao presidente eleito de Honduras, Porfirio Lobo, para o encontro em Madri no dia 17 de maio, o que não ocorreu.

Lula teria dito que atualmente Honduras não participa das reuniões de organismos regionais, como a OEA (Organizacao de Estados Ameicanos), devido à crise institucional vivida pelo país. O presidente teria afirmado ainda que se Lobo for convidado, será o “reconhecimento” da União Europeia a um governo que “anistiou” os “golpistas”, mas não a Zelaya.

A moção do presidente Lula teve apoio da Argentina, Venezuela, Paraguai, Chile e Bolívia.

Os governos do Peru e da Colombia já haviam reconhecido a eleição de Porfirio Lobo.

A reunião da Unasul definiu ainda que a ajuda financeira ao Haiti deve ser acelerada.

“Dos US$ 300 milhões comprometidos para a ajuda ao Haiti, somente foram desembolsados US$ 7,5 milhões. Antes, quando era para pagar dívida do FMI (Fundo Monetário Internacional ) para não ficar mal com o organismo se pagava antecipadamente. Mas agora, na hora da solidariedade, a burocracia nos atrapalha”, disse Correa.

Fonte: BBC Brasil

15 Comentários

  1. Mesmo que o atual regime hondurenho tenha sido eleito controversamente, após um movimento golpista, acredito que deveríamos deixá-los participar da cúpula, para tentar anular qualquer fuga da nossa área de influência para outra externa.

    Oferecemos a eles um acordo de legitimação do governo perante a UNASUL, somente se aceitarem nossas condições comerciais e econômicas para o país, tornando-os dependentes de uma política nacional atrelada à nossa estratégia de desenvolvimento para a região.

    Afinal, se fazem parte do problema, vamos colocá-los no esquema.

  2. Concordo com Donatelo, vamos inverter a lógica de dependência externa deles atual para o nosso esquema.

    Vamos georeferenciar suas posições políticas às nossas, fazendo no estilo Bill Clinton, estendendo a mão para firmar uma presença vantajosa.

  3. Creio, infelismente, que o Paulo tem razão, não podemos sucumbir a tentação do imperialismo. Seremos de uma maneira ou de outra, não importa muito o que fizermos, pois aqueles que estão menos inseridos no mundo mercantil, sempre nos verão como imperialistas. Bem, ontem quando vi a cara de satisfação da “ótima Bernardes” dando a noticia que o Porfirio Lobo ia participar da reunião, na Espanha, quase tive um infarto,pensei comigo mesmo…será que o pessoal da Unasul aceitou este disparate, esta canalhice preparada pela Europa a mando dos EUA?…Meu Deus, acordei às 6:00h e corri para ver na BBC se isto era verdade, graças a Deus era mais uma da famigerada Rede Bobo de Televisão…não me assusta, não me assusta.

  4. A reunião é importante mas as Honduras, no seu presente político, não o são.

    Na minha opinião todos os dirigentes deveriam ir, mas deveria ser aprovada uma moção de censura a este governo inconstitucional, além de ser prestado um minuto de silêncio pelos jornalistas assassinados no passado mês de Março na Honduras.

    Deveria ser assegurado também o direito de Zelaya regressar ao país, afinal de contas o homem não é nenhum criminoso, por muito que os Kissingers de trazer por casa o repitam até à exaustão.

  5. Sea europa quiser conversar com golpstas, problema dela, mas a UNASUL eos demais paises da america LATINA devem sim rechaçar qualquer aproximação ao governo hondurelho que, não tem sstentação no meio do POVO.

  6. Sim, eu acredito q para determinadas situações políticas, como essa que está a ocorrer, é necessário uma atitude de imperialismo informal, sutil mas eficaz se queremos resultados sem agressão militar e te digo porque:

    Enquanto este governo hondurenho continuar respaldado por suas instituições “reformadas” pós-golpe e com aberto apoio de países europeus e dos próprios EUA, não haverá possibilidade de retorno de Zelaya à honduras, a não ser que seja pra ser preso como eles deixaram bem claro. Muito menos, ele terá seus direitos políticos devolvidos, o que mostra como está o novo alinhamento de honduras à geopolítica regional.

    Se continuarmos achando que essa situação se reverterá apenas com boicotes e diálogos abertamente conflitantes, a tendência é o recrudescimento de um regime já inconstitucional e transferência do seu centro de decisões nacionais para o atrelamento à influência daquelas mesmas nações q falei antes.

    E isto meu caro, vai ser uma perda que poderíamos ter revertido com uma postura de parceria inicialmente não-compartilhada mas dependente para q aos poucos começassem a entrar na nossa arena geoestratégica, para q depois, façamos contrapartidas benéficas e não-invasivas cedendo posições internas.

    Veja q minha posição é de total apoio a um não imperialismo no processo de integração regional, mas para aqueles q estão perigosamente orbitando com correntes que colocam em risco esse processo, vai me desculpar, mas as medidas devem ser de imperialismo informal.

  7. Vou melhor colocar minha posição:
    Não é uma agressão física ou intervenção armada q vai resolver essa situação em honduras. Rejeitar e coibir seu governo, com forte apoio externo, também não vai surtir efeito.

    As possibilidades:
    Honduras caminha com o grupo? Fica de fora? Espera as próximas eleições?
    Para todas as 3 possibilidades, o país continua sendo uma falsa-democracia, isso é evidente enquanto persistirem as forças internas pós-golpe.

    Portanto minha escolha foi a primeira. Caminhar no grupo, vai ser eticamente incoerente com nossos preceitos democráticos, mas vai ser uma redução parcial dos efeitos de controle estrangeiros sobre a nação, e passagem para a nossa esfera num contra-movimento. Como estaremos próximos, podemos minar aos poucos a resistência das sua oligarquia.

    A 2ª e 3ª posições, são boas, mas podem ameaçar as futuras pretensões de expansão das estruturas do bloco.

  8. Manuel Zelaya é página virada na politica hondurenha, não importa a posição contraria do Brasil, Unasul ou o que for. o pais sendo reconhecido por Europa e EUA, torna a posição do Brasil insignificante. Tanto que a pressão que o Gov. brasileiro fez contra os golpista não surtiram efeito nenhum.

  9. O posicionamento da grande maioria da UNASUL, esta absolutamente correto. Esses palhacos e generais comparsas, conspiradores, inimigos da democracia e dos povos latino-americanos precisam ser detidos. Estao constantemente estimulando e causando golpes de estado em paises latino-americanos,trazendo mortes, torturas e perseguicoes nesses paises. Se ditadura fosse bom, haveria uma nos E.Us., com direito a tortura, morte e perseguicao!!! Exceto pelo vira-latismo, nao existe motivos para serem tao hipocritamente anti-latino-americanos esses militares, recebendo soldos pagos por esses povos – a menos que recebam propinas dos ianques, atraves da CIA ou outros meios para darem golpes de estado nos paises latino-americanos. Governo soh presta se governar e for bom para a maioria, essa eh a essencia e fudamento da democracia – um governo do povo, para o povo e pelo povo do pais onde o sistema existe!!!!Isso quer dizer que ela nao pode e nem deve ser bom soh para os donos dos bananais e palhacos imperialistas que matam latino americanos atraves dos generais corruptos e vira-latas !!!!!

  10. Primeiro que o assunto Honduras é página virada…

    Falamos mal dos “golpistas” ali, mas sentamos em cima do rabo e tome vista grossa para outros golpistas acolá…

    Meus caros colegas de blog, serei malhado, mas pouco importa, afinal somos democracia não é?

    Honduras é problema de Honduras, mas virar as costas é rídiculo, é um vizinho e tem de ser tratado com respeito. Os trâmites ocorridos em Honduras seguiram de acordo com a constituição e também de acordo com o judiciário daquele país.

    Não podemos interferir nos poderes soberanos de uma nação, se esses poderes estão corrompidos ou não, isso é problema deles e os meios de resolução devem ser internos e não externos.

    Pressionar por meios externos a saída de um presidente é crime assim como pressionar o retorno de um deposto a ascensão de um outro qualquer! A política hondurenha é problema do povo hondurenho e suas instituições e sinceramente quero ver que aqui ia gostar de que ficassem lá fora falando do nosso quintal… Aliás, pouquíssimos gostam (se alguém aí gosta, me desculpe, eu não gosto, afinal o quintal é meu e o problema é meu).

    Esta organização chamada UnaSul é um completo ABSURDO! Um grupo regional que fala a própria língua e que vive de rusgas e remoendo tolices que já deveriam ter sido vencidas.
    Os maiores vilões da integração latino americana são seus governos de visão apequenada e quadrada. Eu vejo que certos estamos nós em olhar para fora e nos importarmos somente o necessário com nossos vizinhos.

    Tenho absoluta convicção que países africanos são parceiros mais justo que nossos vizinhos latino americanos, pois os africanos sabem o valor do respeito, o valor da gratidão, o valor de uma mão estendida, assim como acredito que o brasileiro sabe muito mais desse valor do que 90% da nossa querida América Hispânica!

    Somos tratados como Imperialistas, mas ora?! O que podemos fazer se temos uma nação gigantesca e potencial produtivo muito maior (mesmo que acusados por muitos de sermos um povo vagabundo)?!?

    Somos desrespeitados por vizinhos como a Bolívia e temos de ver a incapacidade Paraguaia, e temos que pagar o “pato”?! E aí então entramos em que? Altruísmo?
    Isso para mim é BURRICE redonda e retumbante!
    Política de boa vizinhança tem limites!

    HONDURAS MERECE RESPEITO! E se esta organização chamadas UnaSul, quer realmente integrar a região, tem que respeitar diferenças, e respeitas momentos adversos na política interna de um país.
    Se a postura é de virar as costas ou recriminar, então em que maravilha de grupo estamos não é?
    Só mostra que nossos vizinhos não querem saber de “boas relações”, querem saber do momento em que um pode engolir o outro ou excluir o outro e ponto!

    Virar as costas não é com o Brasil, não é atitude de ser humano, não é postura de gente.
    Errar é humano, perdoar é divino, mas um divino que ainda está ao alcance dos homens, perdoem… ou sejam iguais aos que tanto criticam (EUA e etc).

    Eu sinceramente não perdôo nossos hermanos, mas os tolero e isso é só por que eu CANSEI dessa piada chamada América Latrina.

  11. Luiz Medeiros disse:

    “Não podemos interferir nos poderes soberanos de uma nação, se esses poderes estão corrompidos ou não, isso é problema deles…”

    Sinto muito, meu caro, quando Zelaya estava no poder nao havia prisoes, perseguicoes, torturas, etc…tipico de regimes ditatoriais. Alih havia democracia, um estado de direito onde o povo era soberano e respeitado!!!!Nao podemos virar as costas para essa desgraca, especialmente quando ja sentimos na propria pele o que eh isso. Especialmente quando sabemos que golpe foi tramado nos poroes do pentagono, como sempre!!! Os ianques se metem nos assuntos internos de outros paises, especialmente latino-americanos, sempre que lhes convem. O Brasil ja passou por uma ditadura e nao pode nem deve se omitir, e reagir contra os barbaros. Nosso pais segue uma politica de pais nao alinhado e nao pode se omitir diante das investidas das viboras imperialistas para desestabilizar democracias, matar, torturar e perseguir latino- americanos para satisfazer sua famigerada cobica ao patrimonio alheio. Como diz o ditado popular: “Quem cala consente” e nao podemos compactuar com tamanha ingerencia ianque, em assuntos internos de Honduras. Seria muita incoerencia de nossa parte e de nossos vizinhos, se aceitassemos os ditames imperialistas, uma vez que saimos de ditaduras a duras penas. Portanto, quem esta interferindo num assunto interno de outro pais eh os E.Us. nao o Brasil e nem tampouco a UNASUL. A UNASUL ESTA DEFENDENDO O POVO HONDURENHO, PROCURANDO RESTITUIR A DEMOCRACIA, A LEI E A ORDEM INSTITUCIONAL PARA O BEM DO POVO HONDURENHO, o golpe ocorreu a pedido do tio Sam, como sempre! Essa de dizer que o golpe esta previsto na constituicao hondurenha eh pura balela, para justificar o injustificavel e ninguem em san consciencia acredita nisso!!!O presidente Zelaya, o legitimo presidente deve voltar a presidencia de Honduras, sim !!! Com que direito os E.Us. viraram as costas para Cuba, expulsando o Pais da OEA e aplicando um embargo economico contra a pobre e minuscula ilha???? Ora, CANCEI DESTES PALHACOS, DESSA PIADA DE MAL GOSTO, chamada EUs, seus COMPARSAS E VIRA-LATAS!!! O posicionamento do Brasil e das demais nacoes, exceto para o protetorado colombiano dos EUs e do Peru, que compoem a UNASUL estah corretissimo e deve continuar assim, ateh que o presidente deposto volte a ocupar a presidencia de Honduras e concluir os seu mandato, nos termos em que fora eleito. Os paises latino-americanos merecem RESPEITO!!!!!

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention Unasul ameaça boicotar cúpula da UE por causa de Honduras « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.