Amorim sonda AIEA sobre proposta ao Irã

http://dsiminionu.files.wordpress.com/2009/10/celso-1.jpg

Tema será discutido hoje em encontro do chanceler com diretor-geral da agência atômica da ONU, no Rio

CLAUDIA ANTUNES

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, acredita que a última proposta feita pelo Irã sobre seu programa nuclear põe o país a uma distância “relativamente pequena” de um acordo com o Ocidente, se houver boa vontade dos dois lados. Ele pretende discutir essa possibilidade com o diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), o japonês Yukiya Amano, que iniciou ontem visita ao Brasil.

Em entrevista à Folha sobre o encontro que terá hoje com Amano, no Rio, Amorim disse que aproposta iraniana – de troca simultânea de 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento por urânio enriquecido a 20%, para abastecer o reator de pesquisas médicas de Teerã- abre caminho para a volta de uma contraproposta em que a Turquia seria a “fiel depositária” do material atômico entregue por Teerã.

As reservas entregues às autoridades turcas, sob supervisão da AIEA, ficariam guardadas até que o urânio de alto enriquecimento ficasse pronto e pudesse haver a troca simultânea -num terceiro país, e não no Irã, como têm insistido as autoridades iranianas.

“Os países que estão interessados nesse processo não entregariam antes, mas também não receberiam antes. O intermediário faria essa ponte no tempo”, disse Amorim.

Na visão do chanceler brasileiro, essa solução poderia atender tanto às exigências dos EUA e aliados, que temem que a reserva de urânio de baixo enriquecimento, nas mãos do governo do Irã, seja usada para fins militares, quanto às desconfianças de Teerã, que teme entregar o material e não recebê-lo de volta.

“Até agora o Irã não concordou com a ideia do terceiro país, mas eu acho que, com um pouco de discussão, isso seria possível. Não será se a discussão continuar pela imprensa, esperando que um ou outro lado concorde”, disse Amorim.

O chanceler afirmou que também sondará a possibilidade de Amano fazer uma visita ao Irã para impulsionar as negociações. Disse que sabe que o diretor-geral da agência atômica da ONU só fará isso se tiver apoio dos “países mais importantes”, mas considera que a iniciativa teria um impacto psicológico importante.

“Para um tipo de liderança como é a liderança iraniana, é importante poder mostrar que se quer discutir e que suas observações foram levadas em conta, desde que elas sejam razoáveis. Quando se trabalha com vários atores, é importante entender a psicologia de cada um”, disse.

Ontem, Amano passou mais de cinco horas nas instalações das Indústrias nucleares Brasileiras, em Resende, onde é enriquecido o urânio para as usinas de Angra 1 e Angra 2, e se reuniu no Rio com o presidente da CNEN (Comissão Nacional de Energia nuclear), Odair Gonçalves. Em Resende, como acontece com os demais técnicos da AIEA, o diretor-geral não pôde ver as centrífugas brasileiras.

O Brasil tem sido pressionado a assinar um Protocolo Adicional que ampliaria o alcance das inspeções da agência atômica. Mas Amorim reafirmou que isso não está em questão, segundo ele por duas razões.

A primeira é a reafirmação da barganha contida no TNP (Tratado de Não Proliferação), que garante aos países não armados o direito de controlar o ciclo do urânio e exige o desarmamento das potências atômicas. A segunda é que o Brasil quer ter “certeza de que segredo tecnológico será mantido”.

Indagado sobre o significado das recorrentes críticas de membros do governo ao TNP, Amorim disse que “o Brasil não está considerando sair” do tratado, mas quer cumprimento do artigo 6º, que prevê desarme das grandes potências.

Também disse que é uma “bobagem” enxergar no presidente Lula um “amigo” do iraniano Mahmoud Ahmadinejad. “Eles se encontraram duas ou três vezes.”

Fonte:  Notimp

7 Comentários

  1. Eles estão decididos a atacar o Irã, vão jutos com o mesmo p o fundo do poço…resseção, desemprego, e caos social interno…o petróleo vai as nuvens…Que pensem duas x antes de tal loucura.

  2. Chamou-me atenção o seguinte:

    “o Brasil não está considerando sair” do tratado, mas quer cumprimento do artigo 6º, que prevê desarme das grandes potências. ”

    E se a grandes potências não se desarmarem, como tudo indica que NÃO vão se desarmar?
    O Brasil sairia do TNP ?

    Segundo Samuel Pinheiro Guimarães,

    (sobre os ‘sinais’ de desarmamento das grandes potências):
    “Mas existe ainda outro problema, a da redução de ogivas e de aperfeiçoamento da letalidade do armamento. Deveríamos ter um protocolo adicional para países que continuam a desenvolver armamento nuclear e não cumprem suas obrigações. Quem não cumpre o TNP não tem moral para cobrar os outros. Sem contar que há países armados dos quais não se exige nada, muitos nem signatários do TNP são.”

    “TNP é apresentado como uma vitória pacifista e progressista”, mas na verdade trata-se de “uma violência unilateral” (bateu doído, hein ?)

    e mais

    “Só se justifica nossa participação no TNP na medida em que potências nucleares reduzam e eliminem arsenais.”

    e ainda

    “E qualquer tratado em que o Brasil não esteja em igualdade de condições não corresponde ao princípio de igualdade soberana entre os Estados. O TNP é um tratado desigual.”

    Todavia Samuel P. Guimarães é enfático em dizer que “de maneira nenhuma” existe a possibilidade do Brasil denunciar o TNP.

    Será que apenas não se aguarda um momento realmente oportuno ?
    Já ouvi dizer uma vez que quando se muito se nega algo, é porque isso já está sendo cogitado…

  3. Quando às conversas a respeito do Irã, parece que há sim espaço para negociar bastante, antes de medidas ‘duras’.

  4. Eduardo Carvalho:

    Verdade que parece existir pressão brasileira para o cumprimento do 6° artigo, e as criticas de todos os lados provam isso.

    Bem, se saírmos do TNP, mudarmos a constituição e sairmos do tratado dos mísseis, creio que a nossa democracia irá sem dúvida alcançar finalmente a independência e o controle do próprio destino… mas por enquanto é só um sonho. 😐

    Vamos ver os próximos passos, quais serão e até onde vão com esta pressão!!! 😉

    Valeu!! :mrgreen:

Comentários não permitidos.