No Congresso, Hillary diz que Brasil pode ajudar a mudar o Irã

http://www.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2010/03/03/100303154551_clintonbr226.jpg

Fabrícia Peixoto

Da BBC Brasil em Brasília

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou nesta quarta-feira, em Brasília, que o Brasil pode desempenhar um papel “estratégico” no sentido de “mudar” os objetivos nucleares do governo iraniano, segundo relatos de parlamentares que se reuniram com a chefe da diplomacia dos Estados Unidos.

De acordo com o deputado federal Maurício Rands (PT-PE), Hillary comentou as relações “amistosas” que o Brasil mantém com o Irã e disse que isso “facilitaria” o diálogo.

“Ela quer que o Brasil colabore, dialogando com o Irã, para que o Irã mude a direção que vem tomando”, disse o deputado.

Durante a visita de cerca de 30 minutos ao Congresso Nacional, a secretária de Estado americana conversou com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP). Outros parlamentares apenas acompanharam o encontro.

“Ela disse que o Irã não somente está desenvolvendo armas nucleares visando a Israel como também procurando manter uma hegemonia em todo o Oriente Médio”, disse Sarney.

“Ela pediu colaboração na política de não-proliferação de armas, e eu tive a oportunidade de dizer que o Brasil é signatário de um tratado nesse sentido”, acrescentou o presidente do Senado.

Honduras e Lula

Hillary também aproveitou a visita ao Congresso para pedir o reconhecimento brasileiro ao novo governo de Honduras, empossado no fim de janeiro.

“Ela fez um apelo na questão de Honduras para que o governo que foi eleito, e está empenhado em resolver os problemas, seja reconhecido”, disse o deputado Maurício Rands.

Na tarde desta quarta-feira, a secretária de Estado americana se reúne com o chanceler Celso Amorim e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a grande expectativa continua girando em torno da pressão que o governo americano deve fazer para que o Brasil apoie novas sanções ao Irã.

Pela manhã, durante evento de lançamento do Portal Brasil, Lula disse que “não é prudente encostar o Irã na parede”.

“O Brasil tem que ter outro rumo. É prudente estabelecer negociações”, afirmou o presidente. “O Irã tem o direito de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos. Se quiser ir além, isso vai contra a Constituição brasileira, e não podemos concordar.”

Fonte: BBC Brasil

6 Comentários

  1. Pois é, é eles nem se tocam q a armadilha está se fechando, o irã ñ vai aceitar parar sua busca pela bomba, pois quer ser o centro político entre os Árabes,apesar de ñ ser semita ; então , o BRASIL, perde sua credibilidade, e fica bem + longe do CS, por mim, está mt bom sem essa cadeira permanente ,isso pq os sionistas tem as mesmas..é a tal agência nada faz..os ianks e os outros ñ destoem seus arsenais nucleares…e por ai vai. Sai dessa lula..

  2. Pois é … Hillary acha que pode fazer a cabeça de todo mundo contra o Irã, e não é bem assim. Eles estão convictos do que querem e não irão abrir mão do enriquecimento de urânio caso o Brasil entre no meio disso tudo. Eu questiono a postura do presidente Lula ao afirmar: “O Irã tem o direito de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos. Se quiser ir além, isso vai contra a Constituição brasileira, e não podemos concordar.”

    Caso não concordemos faríamos o que, entrar em guerra ? ? ?

  3. O cerco está se fechando para o Irã, ou negocia ou vai sofrer sançoes pesadas. Até o mundo arabe vê com desconfiança o programa nuclear iraniano.

  4. Os americanos precisam parar de tentar impor apenas as suas verdades e aceitar dialogar mais com o mundo árabe. A arrogância americana de cawboy de meia tigela não funciona mais; do tipo ou faz o que eu mando ou leva bala. Por outro lado o Irã, caso nada tenha a esconder, permita que representantes de outros paises, e nem considero os agentes da Agência Internacional de Energia Atômica, que parece teleguiada,que possam conhecer seu programa nuclear e ai sim com conhecimento de causa apoiar. O Lula anda em terreno perigoso apoiando algo que desconhece.

  5. Caro Ito,

    Você acha que os yanks não sabiam que o Iraque não tinha armas de destruição em massa, como alegavam os yanks para a invasão do Iraque ????? Êles acreditam no querem, pura e simplesmente, pouco importa se é verdade ou não!!!
    Agora, sem demagogia, se quisermos a paz no oriente médio, temos que promover o surgimento de uma outra potência regional – o Irã. Só assim poderiam conter as agressões e abusos de Israel (com total apôio yank) contra o povo árabe. Além disso, temos que pensar também nos problemas do Brasil, na área nuclear. Você acha que não tem nada a ver ????

Comentários não permitidos.